Diante da experiência bem sucedida com a primeira edição, em destaque com o envolvimento de acadêmicos, o intercâmbio profissional e de instituições e a projeção em nível regional e estadual, a Universidade Estadual de Montes Claros promoverá, neste semestre, o II Congresso Norte-Mineiro de Neurociências.
O evento será nos dias 2 e 3 de junho, no Espaço OAB, com a previsão de reunir 600 pessoas. O tema neste ano é “A Unidade Mente-Corpo”. A Associação Mineira de Psiquiatria (AMP) é parceira na realização do evento, que conta com o apoio das Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-MOC) e as Ligas Acadêmicas de Psiquiatria, Saúde Mental e Neurologia do Norte de Minas.
O professor Pedro Paulo Avelar é o coordenador geral do Congresso e explica que a programação contará com palestras, debates, minicursos e a apresentação de trabalhos científicos. “O público-alvo mantém a sua abrangência, com a participação aberta aos acadêmicos das áreas afins, profissionais e pesquisadores”, acrescenta.
Confira
- Site do evento
- Formulário de inscrição
- Submissão de Trabalhos (normas | edital)
A Neurociências, ainda segundo o coordenador, está associada à Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Ciências Biológicas, Biomedicina e Educação Física. “O aspecto multiprofissional reforça ainda mais a importância do Congresso como ambiente de discussão e de amplitude dos estudos acerca das Neurociências”, analisa Pedro Paulo.
PALESTRAS
Um dos incrementos na realização do Congresso está na participação de convidados internacionais, como o médico Rodrigo Córdoba Nel Rojas, professor e pesquisador da Universidade de Rosário (Colômbia) e que por três anos presidiu a Associação Psiquiátrica da América Latina. Ele fará uma abordagem sobre “Os Efeitos da Cannabis no Organismo”.
Integrante do grupo de Neurocirurgia, da Universidade de Tübingen (Alemanha) e com especialização em neuro-oncologia, a neurocirurgiã Tatiana Peres Villasboas ministrará palestra sobre “Neurocirurgia com Paciente Acordado”. A diretora do Instituto Mineiro de Psicologia Aplicada (IMPA), professora doutora Magna Roseane, vai falar sobre “Dor Crônica: Coisa da sua Cabeça?”.
O médico Humberto Corrêa Filho vem a Montes Claros para abordar a “Depressão no Peri-Parto”. Ele é mestre e doutor em Farmacologia, com pós-doutorado pela Universidade Paris-Decartes, no Hospital Sainte Anne, em Paris (França).
Doutor em Neurologia pela USP, o médico Daniel Silva Azevedo é egresso do curso de Medicina da Unimontes e ministrará a palestra “Estrutura da Substância Negra como Biomarcador do TDAH”.
MINICURSO E TRABALHOS
Em parceria com a AMP, o Congresso contará com a realização do minicurso de Psicofarmacologia. O prazo para a submissão de trabalhos, a apresentação de resumos simples, já está em aberto e se estenderá até 30 de maio. O formato da apresentação será em pôsteres eletrônicos, com temas associados à proposta do evento. O limite é de seis autores – incluindo o orientador.
Os resumos devem ser enviados para o endereço trabalhos@congressoneurociencias.com.br. Os trabalhos aprovados serão publicados na Revista Acervo Saúde (Qualis B3).
SERVIÇOII Congresso Norte-Mineiro de NeurociênciasPeríodo: 2 a 3 de junhoLocal: OAB EventosInscrições: acadêmicos e profissionaisValor: R$ 70 a R$ 120,00 (taxas diferenciadas por categorias)Informações: www.congressoneurociencias.com.br