Conteúdo do Site Antigo

Com investimentos da ordem de R$ 3 milhões, obras humanizam assistência no HU

By DTI

November 08, 2018

Com a proposta de melhorar e humanizar a assistência prestada aos pacientes da região, o Hospital Universitário Clemente de Faria – HUCF, da Universidade Estadual de Montes Claros, faz investimentos em obras de reestruturação do espaço físico e aquisição de equipamentos. Os recursos, viabilizados pelo Governo do Estado e doação do Grupo Alfastar Participações, contemplam diversos serviços na instituição.

O superintendente do HUCF, Otávio Braga, destaca os esforços empreendidos pela atual gestão em benefício da comunidade regional, ao explicar que “o HU, como Hospital de ensino e pesquisa, único com prestação de atendimento 100% SUS de Montes Claros, é uma das principais unidades de saúde do Norte de Minas, e investe, de forma constante, em diversos benefícios voltados para a melhoria da assistência à saúde oferecida à população, com alto nível de excelência”.

SERVIÇOS ATUAIS

Com investimentos de R$ 368.034,13, uma das obras atuais abrange a reforma do setor de imagem para implantação do serviço de Tomografia Computadorizada, equipamento de última geração, que vai contribuir com a modernização do parque tecnológico e atualização do serviço de diagnóstico por imagem.

A estrutura da Maternidade Maria Barbosa também é contemplada com maior conforto e comodidade aos pacientes e acompanhantes. O setor encontra-se em fase final de obras de reforma, que incluem a melhoria das instalações do Bloco Obstétrico.

Com recursos da ordem de R$1.750.000,00, os principais serviços realizados no espaço da Maternidade foram: recuperação de acabamentos de paredes e tetos, reforma de portas e recepção e do posto de enfermagem da internação, adequação dos banheiros e área de conforto dos plantonistas. A obra contemplou, ainda, a troca de bancadas dos quartos, instalação de armários planejados e sistema de aquecimento e abrandamento de água.

Para os idosos e acompanhantes assistidos pelo HUCF, a oferta está num ambiente adequado às refeições durante o atendimento prestado pelo Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso (CRASI), que ganhou um amplo e confortável refeitório.

A obra, viabilizada com doações do Grupo Alfastar Participações, orçada em R$190.000,00, permitiu a ampliação a atual lanchonete e cafeteria. Os serviços contemplam ainda a reforma dos sanitários.

Dentre outros serviços de adequação do espaço físico e melhorias estruturais encontra-se em fase adiantada a reforma da Farmácia Central, no valor de R$650.000,00.

Além desses trabalhos, outras melhorias recentes foram promovidas ao longo da atual gestão, como a instalação do elevador panorâmico porta macas do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (CAETAN), revitalização das clínicas médica, pediátrica e de saúde mental, além de investimentos em infraestrutura física, recursos humanos, aquisição de móveis e equipamentos médico-hospitalares e gestão hospitalar.

ESTRUTURA – O HUCF integra a estrutura da Unimontes como Unidade Administrativa de Planejamento, Coordenação e Execução. Conta com 181 leitos para atendimento SUS, sendo 10 destinados à internação domiciliar (HU em Casa). Nas áreas de urgência e emergência, o Hospital é classificado como trauma nível 2 e conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica, uma UTI e um Pronto Socorro 24 horas. Dispõe de um Centro de Ensino Multiprofissional com infraestrutura necessária para atendimento aos alunos da graduação, mestrado e doutorado e atividades das Residências Médicas e cursos Lato sensu.

Conta, ainda, com o Laboratório de Pesquisas em Saúde, onde são realizadas as pesquisas na área de concentração Saúde Coletiva e Mecanismos e Aspectos Clínicos das Doenças. O laboratório recebe acadêmicos de graduação e pós-graduação. Eles aprendem a lidar com a prática laboratorial referente aos projetos de pesquisa de iniciação científica de mestrado e doutorado.

Com corpo clínico qualificado, o hospital se destaca pela promoção da saúde e pela constante busca do aprimoramento de seus procedimentos, focalizado no cuidado com as pessoas e no atendimento humanizado. Os constantes investimentos em tecnologia, infraestrutura e crescimento profissional reafirmam seu compromisso como instituição de saúde moderna e avançada, voltada para o diagnóstico, tratamento e prevenção.