“A crise do Sistema Prisional Brasileiro: o Encarceramento do Ser Humano nos Dias Atuais”. Com esta temática, acontece na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) nesta semana, o II Seminário de Estudos Jurídicos, que reúne mais de 500 participantes. Dentro da programação, nessa segunda-feira (3/), foi realizada a abertura da Mostra Científica de Estudos Jurídicos.
O seminário é organizado pelo Centro Acadêmico Cyro dos Anjos, vinculado ao curso de Direito da Unimontes. Conta com o apoio da coordenação didática do curso de Direito e dos Departamentos de Direito Público Substantivo, Direito Público Adjetivo e Direito Privado, além da direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). As atividades prosseguem até sexta-feira (7/4).
A Mostra Científica de Estudos Jurídicos soma 108 trabalhos, com a abordagem de várias temáticas como responsabilidade do Estado, crise carcerária brasileira, Direitos Humanos, Cidadania e questão de gênero e de orientação sexual. Os trabalhos em pôsteres (resumos expandidos) foram exibidos na manhã, na sala 2 do Centro Esportivo Universitário do campus-sede. À noite, foram realizadas as sessões de comunicações orais, nas salas do curso de Direito, no CCSA (prédio 1 do campus).
PALESTRAS
Nesta terça-feira (4/4), às 19 horas, acontece a abertura oficial do II Seminário de Estudos Jurídicos, no auditório Mário Ribeiro da Silveira – prédio 6 do campus-sede. Logo após a abertura, haverá duas palestras, sendo a primeira com o tema “A Crise do Sistema Prisional”, abordado por Dílson Antônio Marques, presidente do Conselho da Comunicação na Execução Penal de Montes Claros. A segunda palestra da noite será proferida pelo professor e juiz Marcos Antônio Ferreira, da Segunda Vara de Família de Montes Claros. Ele fala sobre “As rebeliões carcerárias: o terror e carência material dos presídios”.
Na quarta-feira, às 9 horas, o evento terá continuidade com a palestra “Direito Penal, Poder e Violência: uma Sociedade Fracassada”, que será proferida pelo delegado da Polícia Federal Marcelo Eduardo Freitas. Na quinta-feira, às 19 horas, a professora Regina Célia Lima Caleiro, da Unimontes, vai abordar “História e Crime: quando a mulher é a ré”.
O II Seminário de Estudos Jurídicos será encerrado sexta-feira com a mesa-redonda “Legalização das drogas, narcotráfico e a crise do sistema carcerário brasileiro”. O assunto contará com cinco debatedores, com a participação de professores, juristas e profissionais do direito.
SERVIÇO
II Seminário de Estudos JurídicosQuando: até 7 de abril de 2017Onde: campus-sede