Notícias

Com dois dias de diversas atrações, caravana do Unimontes Solidária movimenta distrito em Mirabela

By Ana Elisa Carvalho de Navarro

May 16, 2019

A comunidade de Muquém, no município de Mirabela (Norte de Minas), recebe a partir desta sexta-feira (17/5), as atividades do projeto “Unimontes Solidária”. Orientado por professores, o trabalho voluntário envolverá 25 acadêmicos de vários cursos da Universidade Estadual de Montes Claros, em parceria com 12 universitários da Faculdade de Ciência e Tecnologia (Facit) com ações das áreas de saúde, meio ambiente, educação, sistemas de informação, esporte e lazer.

A iniciativa conta com parceria da Prefeitura de Mirabela, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e Organização Não-Governamental Vida Verde (Ovive).

Conforme o cronograma, pela manhã e à tarde, a Escola Estadual Santa Maria concentrará o atendimento no primeiro dia do projeto. Serão oferecidas palestras sobre alimentação saudável, higiene e saúde bucal, gravidez precoce, diabetes e obesidade, além de campanhas educativas contra o bullying, DSTs/Aids e de combate à Dengue e oficinas de robóticas.

No sábado (18/5), às 7h30, com o “Giro Mirabela de Bike”, parte da campanha “Maio Amarelo” de educação e prevenção aos riscos do trânsito, com saída na área urbana (em frente ao Banco do Brasil) em direção ao distrito de Muquém.

Os trabalhos prosseguem com uma ação social na praça da comunidade e atendimento gratuito ao público em geral nestas mesmas áreas. À tarde, a partir das 16 horas, na Escola Santa Maria, palestra dirigida aos pais sobre os riscos do tabagismo e hipertensão, e uma ronda seletiva, com caminhada e coleta de lixo identificados como possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. Na área de meio ambiente, haverá um mutirão para plantio de mudas nativas.

MAIS ATRAÇÕES

A programação à noite será cultural, com exibição do curta-metragem “O Diálogo do Crack” sobre os riscos do vício, seguida de apresentação musical com artista da terra, alunos da rede pública de ensino e do professor Igor Coimbra e acadêmicos do Curso de Extensão em Música (CEM), da Unimontes.