Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Com demandas sobre Direito Previdenciário e de Família, SAJ Itinerante registra 112 atendimentos em Jequitaí

Parceiro desde a implantação do projeto, o Serviço de Assistência Jurídica Itinerante, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), apresentou os números da ação solidária realizada no município de Jequitaí (Norte de Minas), durante o “8º Dia da Cidadania”. Com foco no atendimento à parcela carente da população, a iniciativa foi realizada na manhã do último domingo (10 de abril) e o programa da Unimontes atingiu a marca de 112 pessoas beneficiadas.

As consultas e orientações foram realizadas por 11 acadêmicos dos cursos de Direito Diurno e Noturno, do campus-sede da Unimontes, coordenados pelos professores Ionete Magalhães Souza e Weber da Silveira Alves. O atendimento foi concentrado na sede da Escola Estadual Professor Luciano, na área central da cidade – até o meio-dia.

Jequitaí está localizada a 74 quilômetros de Montes Claros, às margens da BR-365, e conta com uma população de 7,9 mil habitantes, segundo estimativa de 2015 do IBGE.

Os professores Ionete Magalhães e Weber da Silveira lembram que o “Dia da Cidadania” foi criado em 2009 e desde então o curso de Direito, por meio do SAJ Itinerante, mantém esta parceria, especialmente pelo auxílio às famílias de baixa renda.

As áreas de Direito de Família e Direito Previdenciário foram as mais demandas pelo público durante o atendimento da Unimontes. “A interação dos professores e acadêmicos com a população coloca em prática, na forma de cidadania, o trabalho produzido no âmbito do curso e com informação jurídica de qualidade”, resume a coordenadora do SAJ Itinerante, professora Ionete Magalhães.