Grupo Saruê abriu a apresentação do X Festival

Conteúdo do Site Antigo

Com casa cheia, Saruê participa do fechamento do X Festival Internacional de Folclore na cidade

By DTI

May 14, 2012

– Programação prosseguirá em Pirapora, Ouro Preto e Belo Horizonte –

Foram encerradas nesse domingo (13/05), com a participação do grupo Saruê, da Universidade Estadual de Montes Claros, as apresentações do X Festival Internacional de Folclore de Minas Gerais para a comunidade de Montes Claros. Iniciados na noite de sexta-feira (11), os shows aconteceram no ginásio do SESC, com casa cheia durante os três dias. Antes, os conjuntos folclóricos estiveram em Januária (9 e 10 de maio). Nesta terça e quarta-feira, o evento terá prosseguimento em Pirapora, no Norte de Minas. Em seguida, os grupos vão se apresentar em Ouro Preto (17) e Belo Horizonte (18 a 20 de maio).

Divulgando as manifestações culturais do Brasil e de outros nove países, o X Festival Internacional de Folclore de Minas Gerais é organizado pelo Grupo Folclórico Banzé, cujo acervo é guardado no Museu do Folclore, da Unimontes. Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet/Ministério da Cultura) e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o evento conta com o apoio do Governo de Minas, Cemig, Caixa Econômica Federal e Transnorte. Além de grupos brasileiros, o festival conta com companhias de dança que apresentam as tradições do Senegal, Chile, Paraguai e Argentina (grupos vieram dos respectivos países) e ainda da Rússia, Índia, Itália, Líbano e Portugal (grupos de etnias, que divulgam a cultura das suas nações de origem).

Em Montes Claros, aconteceram espetáculos dos conjuntos folclóricos Ballet Ucranio Kalena (da colônia ucraniana na Argentina), Grupo Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza (da colônia italiana de Nova Veneza/SC), Conjunto Polinésio Ariki Rapa Nui (Chile) e Grupo Ballet Africa (Senegal). Também se apresentaram quatro grupos locais: Banzé, Ginga Mineira, Fittas e a Companhia de Danças Folclóricas Saruê.

Criado no âmbito do curso de Educação Física, o Grupo Saruê tem 38 integrantes, incluindo professores, acadêmicos e egressos da Unimontes. Ao se apresentar domingo à noite, no X Festival Internacional de Folclore, o grupo levou ao palco as danças “Coco” e “Boi Bumbá de Parintins”.

Ainda por intermédio do Grupo Saruê, a Unimontes contribuiu com o X Festival Internacional de Folclore sediando as oficinas de intercâmbio cultural. As atividades das oficinas aconteceram no Laboratório do Exercício, do departamento de Educação Física, no Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, no último fim de semana. Houve a troca de experiências sobre as danças, produção e coreografias, com a participação de componentes dos grupos Ballet Ucraniano Kalena, Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza, Conjunto Polinésio Ariki Rapa Nui (Chile) e do próprio Saruê.