O Projeto “Unimontes Cultural” será uma das atrações nas atividades especiais de fim de ano do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros. A promoção será na próxima quarta-feira (13/12), com a participação do projeto “Bateras na Praça” e do Grupo de Danças Parafolclóricas Saruê, a partir das 19 horas, na área de convivência (em construção) entre os prédios I e II.
A participação é gratuita e, com a doação de um quilo de alimento não perecível, o público poderá colaborar com a ação solidária em prol do Instituto Filhos da Luz, que trabalha com o tratamento e a recuperação de dependentes químicos.
Prestes a completar 15 anos de atividades, em 2018, o Grupo Saruê é um projeto extensionista vinculado ao curso de Educação Física e será responsável pela abertura das apresentações. Participam 15 dançarinos entre alunos e egressos da Unimontes, com performances em estilos típicos do Norte do Brasil: Carimbó e Siriá, ambos do Pará.
No encerramento, haverá uma interação entre o Saruê e os Bateras na Praça. “A transição será numa espécie de integração, no ritmo do “Brasileirinho”, com execução dos bateristas e performance simultânea de samba dos dançarinos”, explica o professor José Roberto Lopes, coordenador do Saruê.
Em seguida, haverá a apresentação de 30 bateristas, sob coordenação do professor Marco Neves. O projeto existe há quase dois anos e chega à quinta apresentação em 2017, numa espécie de “orquestra de percussão”. Durante 40 minutos, serão apresentados ritmos como samba, chorinho e os estilos norte-americanos soul e funk.
Na véspera da apresentação, o trânsito da Avenida Ruy Braga, na parte interna do campus, será interditado em meia pista, na saída para a rotatória do Bairro Todos os Santos. A iniciativa conta com o apoio da Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão, Coordenadoria de Extensão Cultural, Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE) e LA Equipamentos Musicais.
SERVIÇOUnimontes CulturalBateras na Praça | Grupo de Danças SaruêData: 13 de dezembroHorário: 19 horasLocal: Área de convivência (em construção) entre os prédios I e II.Informações: (38) 3229-8165