Rubelita será atendida na Rota 3 do projeto (Divulgação)

Conteúdo do Site Antigo

Com aula magna do governador, Unimontes inicia ações do Universitário Cidadão

By DTI

July 14, 2011

Em aula inaugural ministrada pelo governador Antonio Anastasia, será lançado oficialmente nesta sexta-feira (15), o projeto “Universitário Cidadão” – Fase I –, do Governo de Minas. A solenidade acontecerá no auditório do Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, às 10h45, com a participação de secretários de Estado, do reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e demais dirigentes, acadêmicos e professores das instituições de ensino superior do Norte de Minas que participam da iniciativa.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é uma das parceiras do “Universitário Cidadão”, que tem como objetivo implementar as atividades extracurriculares e práticas de ensino para a redução das desigualdades sociais. O projeto, que prioriza o atendimento às cidades com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ainda abaixo da média do restante do Estado, é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), através do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), juntamente com a assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social da Governadoria.

“Em uma iniciativa louvável do Governo de Minas, a Unimontes participa, mais uma vez, da inclusão social através da aplicação do conhecimento”, destaca o reitor João Canela.

CRONOGRAMA

Entre os dias 16 e 30 de julho, 21 acadêmicos entre o 4º e o 8º período dos cursos de Educação Física da Unimontes – Licenciatura e Bacharelado – do campus-sede, orientados por três professores, atuarão em seis municípios do Norte de Minas, em ações de incentivo às atividades esportivas.

A equipe será dividida em três grupos de sete alunos e um professor (cada), com atendimento simultâneo aos roteiros de Bonito de Minas/Pedras de Maria da Cruz (Rota 1), Mamonas/Montezuma (Rota 2) e Virgem da Lapa/Rubelita (Rota 3). A programação estabelece clínicas de arbitragem, aplicação de regras e fundamentos das modalidades esportivas, escolinhas de iniciação e ruas de lazer, com atenção direta à população juvenil.

“As ações serão desenvolvidas durante sete dias em cada cidade de cada rota estabelecida pela Sedvan em comum acordo com a equipe da Unimontes”, observa a pró-reitora de Extensão da Unimontes, Marina Ribeiro Queiroz.

Nesta fase, a partir da aula magna do governador Antonio Anastasia, os acadêmicos serão capacitados para atuarem nos municípios relacionados. “A equipe para cada rota será composta por sete acadêmicos e um professor, que permanecerão por sete dias em cada município”, explica o coordenador de Apoio ao Estudante da Unimontes, professor Gilson José Fróes. Na rota 1, por exemplo, os acadêmicos permanecerão entre os dias 16 e 23 em Bonito de Minas e, nos dias 24 a 30 de julho, atenderão aos habitantes de Pedras de Maria da Cruz.