A interação entre as diversas áreas do conhecimento, o debate e a divulgação das novidades nas pesquisas ligadas à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida. Estes foram os principais resultados do II Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar (Eipse), realizado em Montes Claros no período de 28 a 30 de maio.
O encontro foi promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio do mestrado e do doutorado em Ciências da Saúde e do Grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia, Esporte, Exercício e Saúde Ocupacional (Gipesom), em parceria com as Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP/MOC) e a Santa Casa de Montes Claros.
“O balanço do evento foi muito positivo. Contamos com mais de 1.300 inscritos, 94 palestrantes de 34 universidades brasileiras e o envolvimento de 23 países, com transmissão ao vivo das principais conferências”, afirma o professor Jaime Tolentino Miranda Neto, presidente da comissão organizadora do II Eipse. O evento aconteceu no Portal de Eventos.
Ele ressalta que a difusão científica foi um dos pontos altos do evento, que somou o total de 130 trabalhos científicos apresentados com enfoque nas atividades físicas, ciências da saúde, esporte e rendimento humano, psicologia do exercício e da saúde e bioética. “Os resultados foram muito expressivos. Houve a interação entre as diversas áreas do conhecimento, buscando sempre o bem-estar e a qualidade de vida do cidadão. A pesquisa deixou de ser algo das gavetas das universidades e passou a ser compartilhado com a solução dos problemas da população e dos cidadãos”, afirmou.
VISITANTES
O presidente da comissão organizadora ressalta que o encontro contou com delegações de professores e acadêmicos de Teresina (PI), Guanambi (BA), Brasília, São Paulo, Januária e Sete Lagoas. Entre outras instituições, foram representadas no evento internacional a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de Sete Lagoas (Unifemm), a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e as universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), do Piauí (UFPI) e do Ceará (UFCE).
“O site do encontro teve mais de 50 mil acessos de 23 estados e de mais de 40 países, demonstrando o sucesso nacional e internacional do evento. Só temos agradecer à reitoria da Unimontes e aos demais parceiros e colaboradores que possibilitaram a realização do II Encontro Internacional de Pesquisadores em Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar”, afirma o professor Jaime Tolentino.
O II Eipse contou com o apoio do Governo de Minas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Paralelamente, acontecem o 8º Simpósio de Pesquisa da FIP/MOC e o 1º Simpósio Internacional de Saúde do Norte de Minas.