Conteúdo do Site Antigo

Com 17 alunos em outros países, Unimontes incentiva inscrição no Ciência sem Fronteiras

By DTI

September 05, 2012

Até o dia 14 de setembro, estudantes dos cursos de graduação da Unimontes poderão se inscrever para a realização de estudos em quatro países da Europa, América do Norte, Oceania e Ásia (Alemanha, Austrália, Canadá e Coréia do Sul) através do recebimento de bolsas na modalidade “sanduíche”, que integram o Programa “Ciência sem Fronteiras”.

As informações completas podem ser obtidas nos editais em aberto no portal eletrônico www.cienciasemfronteiras.gov.br. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

ESTÍMULO E EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

A relevância do Ciência Sem Fronteiras está sendo divulgada no âmbito da Universidade pelo Núcleo Intercâmbio e Cooperação Internacional (NIC) da Unimontes, com o objetivo de estimular os alunos a participarem do intercâmbio, cuja duração varia de seis meses a dois anos.

O coordenador do NIC, professor João Felício Rodrigues Neto, lembra que a instituição já teve 17 alunos selecionados para o Programa Ciência Sem Fronteiras, sendo que dez deles atualmente estão no exterior. A aluna Isadora Alkimin, do curso de Medicina, foi a primeira representante da Unimontes selecionada para o intercâmbio. Ela dá prosseguimento aos seus estudos na Universidade de Oregon (Estados Unidos). Isadora se inscreveu ao programa no segundo semestre de 2011, quando estava matriculada no sexto período de medicina na Unimontes, e viajou para os EUA em janeiro de 2012.

Ainda conforme o professor João Felício, foram selecionados outros 16 alunos da Universidade Estadual de Montes Claros para o intercâmbio na América do Norte, Oceania e Europa. Na Austrália estão dois alunos de Medicina e outro de Odontologia. Foram selecionados seis alunos para a continuidade dos estudos em mais três países (dois em cada) – Canadá (ambos de Medicina), Estados Unidos (Medicina e Ciências Biológicas) e Espanha (ambos do curso de Matemática).

Outros sete estudantes do curso de Educação Física da Unimontes embarcam neste mês para o intercâmbio na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad), em Portugal, também com o recebimento de bolsas do CNPq na modalidade “sanduíche”, na área de licenciatura.

PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

O coordenador do NIC/Unimontes destaca que a participação no programa de intercâmbio proporciona importantes benefícios tanto para o aluno como para a instituição. “Através do Programa Ciência sem Fronteiras, o Governo Federal contribui para que as universidades possam fortalecer o seu processo de internacionalização, entendendo o intercâmbio como forma de agregar valor na formação e produção do conhecimento, especialmente naquelas áreas onde as instituições buscam a consolidação e a excelência”, avalia o professor João Felício Neto.

O Programa Ciência sem Fronteiras tem como objetivo propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos.

BOLSAS – Os alunos selecionados para o programa vão receber uma bolsa mensal de 870 dólares, assegurada pelo CNPq e pela Capes/MEC, durante o intercâmbio. Eles também terão direito a passagens aéreas (ida e volta) e auxílio/instalação, no valor de 1.300 dólares, seguro-saúde (70 dólares), além de auxílio no valor de 1 mil dólares para material didático, destinado à compra de um computador portátil ou tablet.