A busca permanente pela interação do ensino superior com a educação básica, por meio da socialização e intercâmbio da ciência da divulgação e da popularização do conhecimento científico e tecnológico. Este é o principal objetivo do “13º Fórum Biotemas na Educação Básica”, que será promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no período de 13 a 16 de setembro. Paralelamente, acontece o 4º Congresso Biotemas na Educação Básica.
As atividades são coordenadas pelo Departamento de Estágios e Práticas Escolares. Os eventos conjuntos promovidos pela Unimontes contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), inseridos também nas ações do Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid).
De acordo com a professora Luzimara Silveira Braz Machado, coordenadora geral do Fórum, a expectativa é de reunir cerca de 2,5 mil participantes nos dois eventos, entre acadêmicos da Unimontes e de outras instituições de ensino superior, professores, pesquisadores e estudantes do ensino fundamental e médio.
Confira
- Minicursos e Oficinas – Ensino Médio
- Minicursos e Oficinas – Ensino Fundamental
- Palestras – (ficha de inscrição aqui)
Na organização do Fórum e do Congresso, a Universidade tem como parceira a Escola Estadual Levi Durães Peres (localizada no Bairro Santa Lúcia), onde serão realizados os 152 oficinas e minicursos dirigidos aos alunos do ensino médio e ministrados por universitários da Unimontes, Instituto Federal do Norte de Minas, Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Faculdades Santo Agostinho, Instituto Prominas e FASI.
Haverá, também, palestras no campus-sede da Unimontes, com inscrições para o público em geral, além da apresentação de trabalhos em pôsteres, mostra científica e Feira de Ciências.
CONSTRUÇÃO COLETIVA
“A importância do projeto Biotemas na Educação Básica está em sua condição de espaço para a construção coletiva entre as diversas áreas do conhecimento e do diálogo entre a Universidade e as escolas da educação básica”, analisa a coordenadora, vinculada ao departamento de Estágios e Práticas Escolares.
As atividades envolvem acadêmicos dos diversos cursos de graduação: Administração, Agronomia, Artes, Biologia, Ciências da Religião, Direito, Enfermagem, Engenharias Civil, Florestal e Química, Farmácia, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Psicologia, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia.
TEMAS
Supervisionados por professores, os universitários vão desenvolver as oficinas e os minicursos para os estudantes do ensino fundamental e médio na Escola Estadual Levi Durães Peres; E também para os professores, em atendimento às demandas de formação continuada propostas pela direção do educandário.
Serão abordados temas como “A Química dos Alimentos”, “Síndrome de Down e Autismo”, “Direitos Humanos”, “Trabalho Infanto-Juvenil”, “Desafios do Combate ao abuso e à Exploração Sexual Infantil”, “DSTs na Adolescência: riscos de infecções”, “Câncer Infanto-Juvenil: Diagnóstico Precoce”, “Edificações Ecológicas”, “Toxicologia Forense”, “Excesso de alimentação de Produtos Industrializados”, “Orientação Profissional”, “Libras”, “Genética Moderna”, “Impecheament”, “Agricultura Urbana”, “Recuperação de Áreas Degradadas”, “Com Gramática também se brinca”, “Baralho de Equações”, dentre outros.
A abertura oficial será presidida pelo reitor João dos Reis Canela, terça-feira (13/9), às 19 horas, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6), onde acontecerão as palestras programadas para o campus-sede. Logo após a solenidade de abertura, será proferida a palestra “Docência, Profissionalização e Legalidade. As particularidades da Lei Trabalhista para o Professor”. O tema será abordado pela professora Anna Paula Carvalho, licenciada em Ciências Biológicas e bacharel em Direito.
POSSIBILIDADE DE OUTRA VIDA NO UNIVERSO
Na quinta-feira (15/9), no auditório Mário Ribeiro da Silveira, o astrônomo Bernardo Riedel, professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai proferir a palestra “Possibilidade de Outra Vida no Universo”. Astrônomo do Observatório Astronômico Frei Rosário, o professor Riedel é considerado pela comunidade científica um dos principais especialistas brasileiros na construção de telescópios.
Durante o fórum, ele também vai ministrar o minicurso “O sistema solar e os astros no universo”, cujas atividades vão acontecer na sexta-feira (16/9), pela manhã e à tarde.
SERVIÇO13º Fórum Biotemas na Educação Básica4º Congresso Biotemas na Educação BásicaPeríodo: 13 a 16 de setembroOnde: Campus da Unimontes e Escola Estadual Levi Durães PeresInformações: (38) 3 229-8311