Conteúdo do Site Antigo

Colóquio Internacional em Desenvolvimento Social debate o “Conhecimento e os Modos de Produção”

By DTI

August 31, 2015

A partir desta quarta-feira (2/9), a Universidade Estadual de Montes Claros promoverá o V Colóquio Internacional em Desenvolvimento Social. O evento é organizado pelo mestrado e pelo doutorado institucionais em Desenvolvimento Social, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, de Portugal, e com a Universidade de Friburgo (Suíça). As discussões têm como tema central “A Universidade e Modos de Produção do Conhecimento, para que Desenvolvimentos?”.

A coordenadora dos programas de pós-graduação na área, professora Luciene Rodrigues, explica que o evento é viabilizado graças à união de esforços dos pós-graduandos, das universidades parceiras, dos professores e servidores administrativos do mestrado e do doutorado, das pró-reitorias e do apoio da gestão da Universidade.

“Desde quando planejamos esta edição do V Colóquio Internacional, juntos às Universidades de Nova de Lisboa e de Friburgo, a nossa intenção é de refletir sobre os conhecimentos produzidos pelas três instituições; como são e como serão as Universidades no século 21 e como poderão contribuir para o desenvolvimento social e humano das nossas sociedades”, explica.

PROGRAMAÇÃO

As atividades serão desenvolvidas no auditório Mário Ribeiro da Silveira, no prédio 6, do campus-sede. A cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira, às 18 horas, com a presença do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Beirão; do reitor da Unimontes, Professor João dos Reis Canela; e do pró-reitor de Pós-Graduação, professor Hercílio Martelli Júnior, juntamente com representantes das instituições organizadoras.

Logo após, haverá a mesa redonda sobre “Os Desafios colocados à Universidade e à Ciência no século XXI”, sob a coordenação do professor Hercílio Martelli Júnior. A programação prevê na mesma noite lançamento de livros e apresentação de artistas regionais.

No dia 3/9, a programação começará às 8 horas, com mesa de trabalhos sobre a temática “Universidade e Sociedade: modelos de organização, partilha de responsabilidades e cruzamento de saberes”, que será presidida pelo professor Paulo Beirão. Na sequência, a discussão sobre o “O estatuto dos Saberes Tradicionais e Indígenas e a Universidade”, com a condução da professora Andréa Narciso Rocha de Paula, da Unimontes.

No período vespertino, a partir das 14 horas, no prédio 1, os grupos de trabalho discutem e apresentam as comunicações relativas à temática do V Colóquio.

Às 17 horas, as atividades retornam para o auditório do prédio 6, onde será realizada a mesa de trabalho sobre a “A Universidade Face aos Movimentos Sociais”, sob responsabilidade da professora Cláudia de Jesus Maia. Para finalizar a programação, haverá uma confraternização com a Noite Cultural, a partir das 20 horas, no Solar dos Sertões (Praça da Matriz), do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM), com apresentação da Companhia de Danças Folclóricas Saruê, e Show da Banda Cumade Joana (Forró tradicional) e Fascinium – Companhia de Arte e Dança.

Na sexta-feira (4/9), as atividades têm início às 8 horas, no auditório do prédio 6, com a mesa de discussão sobre “Universidade, Democracia e Justiça Social”, presidida pelo professor Gilmar Ribeiro dos Santos (Unimontes). Às 11horas, debate sobre “Os Movimentos Sociais e a Universidade”, mediada pela professora Maria Helena de Sousa Ide. Das 14 às 16 horas, no prédio 1 haverá o segundo o bloco de apresentações dos grupos de trabalhos. Às 16h30, no auditório do prédio 6, mesa de trabalho “Os Desafios colocados à Universidade e à Ciência no século XXI”, coordenada pelo professor Antônio Dimas Cardoso (Unimontes).

IMPORTNCIA DA PARCERIA

O professor Casimiro Balsa, da Universidade Nova de Lisboa, salienta que a parceria entre os programas de pós-graduação da Unimontes e a instituição portuguesa foi firmada há 10 anos e apresenta resultados positivos. “As cooperações são valorizadas no meio acadêmico tanto na Europa quanto no Brasil. A interlocução é profícua para ambos, que apresentam histórias de desenvolvimento diferentes e heterogêneas. Estas diferenças possibilitam uma análise comparativa e melhor compreensão tanto para entender os dois países”, salientou.

SERVIÇO

V Colóquio Internacional “Universidade e Modos de Produção do Conhecimento, para que Desenvolvimentos?”Site: www.coloquiointernacional.comProgramação: 2 a 4 de setembroLocais: prédios 1 e 6 do campus-sedeMais informações: (38) 3229-8149