Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Ciências da Saúde: mestrandos e doutorandos apresentam 9 pesquisas em Las Vegas

Nove trabalhos desenvolvidos no âmbito do mestrado e do doutorado em Ciências da Saúde, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foram apresentados no 5º Congresso Mundial de Diabetes & Metabolismo, realizado no início do mês, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. Destaque para a pesquisa “Caloric restriction versus malnutrition: Modulation of inflammatory cytokines renin-angiotensin system expression in adipose tissue”, do mestrando Thales Almeida Pinheiro, que foi apresentada pela acadêmica Deborah de Farias Lélis, premiada como um dos melhores estudos apresentados durante o evento.

A Unimontes foi representada pelos mestrandos e doutorandos Antônio Sérgio Barcala Jorge, Carlos Alberto de Carvalho Fraga, Deborah de Farias Lélis, Frederico Marques Andrade, Gislaine Jorge, João Marcus Andrade, Keila Lopes Mendes, Mírian Alves Faustino Mendes, Simone Moreira de Macêdo, Talita Antunes Guimarães e Thaisa Crespo, sob a orientação do Professor Doutor Sérgio Henrique Sousa Santos.

Mestrandos e doutorandos da Unimontes durante o evento em Las Vegas

A pesquisa premiada mostra que a restrição calórica em 20 % e 40 % controla a expressão de citocinas pró-inflamatórias em camundongos, melhorando o metabolismo. Já a restrição calórica severa de 60% produz um perfil pró-inflamatório, com aumento da expressão das enzimas ECA e AGT, componentes do Sistema Renina-Angiotensina.

PALESTRA

Ainda na programação do evento, o professor orientador Sérgio Henrique Sousa Santos ministrou a palestra “Nutrition, sirtuins renin-angiotensin system: Cross talk in metabolic regulation”. O professor destacou por meio de diversos estudos produzidos recentemente que o Sistema “Renina-Angiotensina” e as “Sirtuínas” podem ser modulados pela composição dietética, capazes de melhorar o metabolismo quando ativados seletivamente.