Festival de Inverno Circuito Lago de Irapé terá como sede o município de Grão Mogol (foto: Andrey Librelon/Unimontes)

Conteúdo do Site Antigo

Cidades do Entorno do Lago de Irapé vão sediar Festival de Inverno

By DTI

September 19, 2013

Os municípios do entorno do Lago da Hidrelétrica de Irapé, no Norte de Minas, contarão, em julho de 2014, com o Festival de Inverno a ser promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura. A secretária Eliane Parreiras, em encontro com o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, na manhã dessa quarta-feira (19/09), no prédio da Reitoria, anunciou a adesão da Secretaria de Cultura ao programa da universidade.

O Festival de Inverno Circuito Lago de Irapé terá a participação de doze cidades, tendo como sede, em 2014, o município de Grão Mogol. A proposta é que a cada ano um dos municípios do entorno do lago seja sede do evento. 

O reitor João dos Reis Canela destacou a riqueza cultural regional e, especialmente, da região de Grão Mogol, mostrando a necessidade de divulgar e incentivar a arte e a cultura. Os entendimentos para a realização do Festival de Inverno estão em estágio avançado e está confirmada a participação dos municípios de Berilo, Botumirim, Chapada do Norte, Cristália, Curral de Dentro, Grão Mogol, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Novorizonte, Padre Carvalho, Turmalina e Veredinha.  Além de ser uma vitrine para a apresentação da arte e da cultura, reunindo música, dança e artesanato, o Festival contará com oficinas e palestras, além de uma pesquisa sobre a cidade de Grão Mogol, que deverá ser contada por atores. 

A pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Marina Ribeiro Queiroz, explica que a Unimontes já promoveu em Grão Mogol o evento Circulador das Veredas, contribuindo para despertar o interesse regional pela preservação da cultura daquela microrregião.

“Será uma grande oportunidade para que os municípios mostrem as suas potencialidades ao mesmo tempo em que os nossos acadêmicos coloquem em prática o que aprenderam em sala de aula. As ações contribuirão também para que os grupos artísticos da universidade possam mostrar o seu talento, em perfeito entrosamento com a comunidade”, reforça. 

MUSEU REGIONAL – A implantação do Museu Regional, a ser instalado no antigo Casarão da Fafil, no centro de Montes Claros, foi outro ponto destacado durante a reunião com a secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras.

Ficou definido que a Unimontes e a Secretaria de Estado de Cultura reestruturarão as ações em busca de apoio financeiro para garantir a implantação, em 2014. O reitor João dos Reis Canela comentou uma série de ações adotadas pela instituição ao longo dos anos para a criação do Museu Regional, lembrando a grande contribuição que será dada pelo espaço para a preservação da história e da cultura regional. O casarão da Fafil foi totalmente restaurado em 2009 com recursos da Lei Rouanet (R$ 1 milhão e 187 mil reais), captados com a interveniência do Governo de Minas junto às empresas Cemig Cultural e Telemar Oi Futuro. O local tem abrigado diversos eventos culturais da universidade.