Discutir os desafios da educação em uma sociedade cada vez mais conectada
Com este propósito, foi realizada na noite de quinta-feira (23/03), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a primeira edição do “CONEX@O: Encontros sobre Inovação, Educação e Tecnologia.”
O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2 do campus-sede. A solenidade de abertura foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago.O “Conex@o: Encontros sobre Inovação, Educação e Tecnologia” é uma iniciativa do Centro de Educação à Distância (CEAD) da Unimontes, em parceria com a Editora Unimontes, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Educação (PPGE), Departamento de Comunicação e Letras, Projeto “Educar: Núcleo de Tecnologias Digitais na Educação” e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
O encontro teve formato híbrido – presencial e online, com transmissão pelo canal do Cead no Youtube. Contou com as presenças da diretora da Editora Unimontes, professora Maria Clara Maciel; do diretor do CCH, professor Jânio Marques Dias; do professor Marcelo Miranda, representante do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
O tema da primeira edição do “Conex@o” foi “ChatGPT: Os desafios para a educação”, com abordagem pelo professor Rogério Justino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). A discussão foi demandada pelos professores do Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes, que desejam aprofundar as discussões sobre como a Inteligência artificial pode promover a revolução na maneira como nos relacionamos com a tecnologia.
O ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial, que foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA, o OpenAI, da sigla “Chat Generative Pre-Trained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado gerador de conversas”.Ao presidir a abertura do evento, o reitor Wagner de Paulo Santiago destacou a importância do envolvimento das gerações com a tecnologia e da necessidade de adaptação da Universidade, a sala de aula e os professores.
“Vejo a iniciativa como necessária no contexto atual onde a todo momento, somos chamados a interação e novas descobertas no mundo tecnológico. Acredito que com a implantação do ChatGPT a universidade estará mais próxima e mais envolvida para discutir a educação transformadora, que gera conhecimento e conexões que impactam diretamente para melhoria e avanços na área do conhecimento, afirmou o reitor.
“Esse é um dos objetivos da nossa gestão: estar mais próxima dos acadêmicos, professores, servidores e de toda comunidade acadêmica em geral e, desta forma, contribuir para melhoria real dos processos e programas da Universidade. Estamos abertos para ouvir e interagir com todos, a fim de construir a Unimontes que sonhamos”, concluiu Wagner Santiago.
A diretora do CEAD/Unimontes, professora Cristine Martins de Matos, ressaltou a relevância da iniciativa para atender o meio acadêmico. “O primeiro encontro acontece de forma hibrida e veio para atender a demanda da comunidade acadêmica sobre questões relacionadas à inovação, educação e tecnologia”, disse.
Ela informou que, mensalmente serão convidados professores especialistas para discutir as questões relacionadas com a inovação e a tecnologia. “Inovar na educação significa acompanhar o ritmo das mudanças que impactam a sociedade. A tecnologia é uma dessas mudanças e a educação precisa estar antenada e na vanguarda desse movimento “, observou.