O objetivo é discutir os desafios da educação em uma sociedade cada vez mais conectada
O Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) abre suas atividades em 2023 com o lançamento do CONEX@O: Encontros sobre Inovação, Educação e Tecnologia. Atendendo demanda da comunidade acadêmica sobre temas relacionadas à inovação, educação e tecnologia, mensalmente, serão convidados professores especialistas para discutirem estas questões. Inovar na educação significa acompanhar o ritmo das mudanças que impactam a sociedade. A tecnologia é uma dessas mudanças e a educação precisa estar antenada e na vanguarda desse movimento.
As gerações cada vez mais têm se tornado digitais. Então, a escola, principalmente, a Universidade, a sala de aula e os professores precisam estar atentos para promover novas formas de aprendizagens mediadas pelas tecnologias.
Os encontros do CONEX@O acontecerão mensalmente no formato híbrido e on-line, pelo canal do Youtube do CEAD (@eadunimontes).
O 1º encontro será realizado nesta quinta-feira (23/03), no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), da Unimontes e transmitido simultaneamente pelo canal do CEAD no Youtube.
O tema do 1º encontro será “ChatGPT: Os desafios para a educação”, com o professor doutor Rogério Justino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Este tema foi demandado pelos professores do Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes, que desejam aprofundar as discussões sobre como a Inteligência artificial pode promover a revolução na maneira como nos relacionamos com a tecnologia.
O ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial, que foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA, o OpenAI, da sigla “Chat Generative Pre-Trained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado gerador de conversas”.
O CONEX@O é uma iniciativa do CEAD em parceria com a Editora Unimontes, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação (PPGE), Departamento de Comunicação e Letras, Projeto Educar: Núcleo de Tecnologias Digitais na Educação e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Outros parceiros interessados podem se juntar a esta iniciativa.