Ciente da complexidade do atual momento, em razão da COVID-19, o Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) adotou uma série de medidas visando evitar a propagação do novo coronavírus e proteger a saúde da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. Nesse sentido, o CEAD criou estratégias para auxiliar os professores da Unimontes na condução das aulas pelo sistema a distância.
Foi elaborado pelo CEAD, um Guia com Orientações para Utilização de Ferramentas Virtuais nas Atividades Didático – Acadêmicas que será determinante para o sucesso das atividades educacionais, diante da necessidade de isolamento social.
O Guia visa apoiar os professores da Unimontes na condução das aulas para os alunos em regime domiciliar, proporcionando uma reflexão sobre questões didáticas importantes referentes à dinâmica do tratamento excepcional em curso. São orientações que destacam a importância do planejamento destas atividades domiciliares e fornece uma série de dicas para ajudar o professor em suas tarefas no sistema virtual.
Em tempos de pandemia da COVID-19, a utilização de ferramentas virtuais, em especial o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do ead.unimontes.br, se torna uma estratégia vital para os alunos continuarem estudando sem prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem.
As medidas demonstram a preocupação da Universidade com a comunidade acadêmica. Visam contribuir com a redução da disseminação da doença e a não interrupção do processo de ensino-aprendizagem durante o período de suspensão das aulas presenciais.