Depto.Saúde Mental e Coletiva

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 18

2018

1.   2018-Atual. Análise bibliométrica sobre saúde e religiosidade/espiritualidade
Descrição: Realizar a análise bibliométrica de artigos que tratam de religiosidade/espiritualidade na saúde dos principais periódicos de Saúde Coletiva utilizados no Brasil durante os últimos cinco anos (2010 a 2017).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Daniel Antunes Freitas - Coordenador / Kellen Bruna de Sousa Leite - Integrante / Isadora Martins Naves Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Membro: Daniel Antunes Freitas.
2.   2018-Atual. Aptidão Cardiorrespiratória em adolescentes escolares
Descrição: Tem como objetivo avaliar aptidão física de adolescentes do ensino fundamental de escolas públicas de Montes Claros. Trata-se de um estudo transversal, analítico de abordagem quantitativa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito - Coordenador / Lucinéia de Pinho - Integrante / Josiane Santos Brant Rocha - Integrante / Sélen Jaqueline Souza Ruas - Integrante.
Membro: Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito.
3.   2018-Atual. ASSISTÊNCIA PRESTADA A PACIENTES COM FERIDA CRÔNICA EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA DO NORTE DE MINAS GERAIS
Descrição: Estudo descritivo realizado em um ambulatório de referência em feridas em uma cidade do norte de Minas Gerais. O mesmo tem como população pacientes com feridas crônicas atendidos no serviço no período de 2015 a 2018. O objetivo do estudo é avaliar a assistência prestada aos pacientes atendidos e traçar o perfil epidemiológico dos mesmos. .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . Integrantes: Christiane Borges Evangelista - Coordenador / Eline Lima Borges - Integrante.
Membro: Christiane Borges Evangelista.
4.   2018-Atual. Avaliação da mortalidade em idosos comunitários
Descrição: A combinação das transições demográfica e epidemiológica associa-se ao aumento da taxa de mortalidade proporcional de idosos na população geral. O conhecimento das condições de saúde dos idosos é fundamental para que estratégias possam ser desenvolvidas e aplicadas nessa população, visando um envelhecimento saudável. Trata-se de estudo transversal aninhado a uma coorte de base populacional, realizado com idosos comunitários no município de Montes Claros/MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jair Almeida Carneiro - Coordenador / Antônio Prates Caldeira - Integrante / Fernanda Marques da Costa - Integrante / ANDRESSA SAMANTHA OLIVEIRA SOUZA - Integrante / Pâmela de Oliveira Cunha - Integrante.
Membro: Jair Almeida Carneiro.
5.   2018-Atual. Avaliação de práticas e atitudes de profissionais de saúde da Atenção Primária no cuidado às demências
Descrição: Objetivo: O presente estudo objetiva avaliar as práticas e as atitudes frente à demência em médicos, médicos residentes e enfermeiros dos polos de residência em Medicina de Família e Comunidade da Universidade Estadual de Montes Claros. Justificativa: O Brasil vem, ao longo das últimas décadas, passando por uma transformação em seu perfil demográfico caracterizado pelo envelhecimento de sua população. Este cenário se traduz, também, em uma mudança no perfil epidemiológico, com aumento da incidência e prevalência dos quadros demenciais. Com isso tem ocorrido o aumento na demanda por atendimento destes quadros na Atenção Primária à Saúde (APS) e, por conseguinte, a necessidade de aquisição de conhecimento por seus profissionais. A APS é a porta de entrada e o primeiro contato do usuário no sistema de saúde, esta deve estar preparada para atender às demandas da sociedade, sendo o envelhecimento populacional e todos os seus desdobramentos uma realidade. Deste modo, avaliar se os profissionais da APS possuem conhecimentos e atitudes que atendam de forma satisfatória aos pacientes com demências se torna um assunto atual e importante para planejamento de ações de enfrentamento a esta realidade e, principalmente, de educação nesta área. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal e analítico, no qual será aplicado um instrumento intitulado de Atenção Sanitária às Demências: a visão da Atenção Básica a médicos, médicos residentes e enfermeiros que estejam trabalhando em equipes de saúde da família dos municípios polos de Residência de Medicina de Família e Comunidade da Universidade Estadual de Montes Claros. Este instrumento foi submetido a uma adaptação transcultural a partir da versão Catalã, a fim de ser aplicado em profissionais da APS no Brasil e é composto por questões abertas e fechadas, 28 no formato para médicos e 16, para enfermeiros, relacionadas ao rastreamento, diagnóstico e acompanhamento de pacientes com demência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Lucinéia de Pinho - Coordenador / Maria Ferananda Santos Figueiredo Brito - Integrante / Ellen Mara Braga dos Reis - Integrante / Ana Rúbia Rockenbach - Integrante / Jéssica Fernanda César Silva - Integrante / Thainá Raissa Mendes Magalhães - Integrante / Ellen Mara Braga Reis Malta - Integrante.
Membro: Lucinéia de Pinho.
6.   2018-Atual. CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS PORTADORES DE CATARATA SENIL
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luçandra Ramos Espirito Santo - Coordenador / Gustavo Veloso Pereira - Integrante.
Membro: Luçandra Ramos Espirito Santo.
7.   2018-Atual. Condições de Saúde do Idoso acima de 80 Anos na Atenção Primária à Saúde
Descrição: A transição demográfica no Brasil provoca mudanças nas características epidemiológicas, econômicas e sociais do país. A longevidade aumenta a vulnerabilidade a agravos e a demanda por assistência, com impacto sobre o sistema de saúde. Este estudo objetiva levantar as condições de saúde dos idosos de 80 anos ou mais acompanhados por equipes de Saúde da Família, provendo informações que possam subsidiar o equacionamento da atenção e de ações intersetoriais longitudinais. O município de Montes Claros/MG conta com cobertura quase completa pela Estratégia de Saúde da Família, tendo próximo a um terço das equipes constituindo polos de Residência de Medicina de Família e Comunidade. Foram selecionadas equipes de quatro destes polos e uma amostra calculada de 1.520 idosos. Estimou-se toda a população das equipes para avaliação por entrevistas em domicílio, por avaliadores treinados, utilizando-se os instrumentos BOMFAQ e o IVCF-20. Em caso de recusa, era sorteado outro indivíduo em substituição. Dos instrumentos serão compilados dados relativos a sexo, idade, escolaridade, renda, autopercepção de saúde, capacidade funcional, avaliação cognitiva, uso de medicações ou polifarmácia, e polipatologias. Este subprojeto, terá como base para descrição e análise os dados do estrato de idosos de 80 anos ou mais. Os dados serão tabulados com a utilização do software SPSS versão 22.0 e submetidos a análise estatística univariada, bivariada e de regressão logística simples. Ao final, a análise das múltiplas variáveis permitirá traçar o perfil das condições de saúde, de funcionalidade e de fragilidade do estrato amostral e possíveis correlações e, potencialmente, proverá subsidio para reorganização do serviço de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Lucinéia de Pinho - Coordenador / Antônio Prates Caldeira - Integrante / Maria Ferananda Santos Figueiredo Brito - Integrante / Carlos Henrique Guimarães Brasil - Integrante.
Membro: Lucinéia de Pinho.
Descrição: A transição demográfica no Brasil provoca mudanças nas características epidemiológicas, econômicas e sociais do país. A longevidade aumenta a vulnerabilidade a agravos e a demanda por assistência, com impacto sobre o sistema de saúde. Este estudo objetiva levantar as condições de saúde dos idosos de 80 anos ou mais acompanhados por equipes de Saúde da Família, provendo informações que possam subsidiar o equacionamento da atenção e de ações intersetoriais longitudinais. O município de Montes Claros/MG conta com cobertura quase completa pela Estratégia de Saúde da Família, tendo próximo a um terço das equipes constituindo polos de Residência de Medicina de Família e Comunidade. Foram selecionadas equipes de quatro destes polos e uma amostra calculada de 1.520 idosos. Estimou-se toda a população das equipes para avaliação por entrevistas em domicílio, por avaliadores treinados, utilizando-se os instrumentos BOMFAQ e o IVCF-20. Em caso de recusa, era sorteado outro indivíduo em substituição. Dos instrumentos serão compilados dados relativos a sexo, idade, escolaridade, renda, autopercepção de saúde, capacidade funcional, avaliação cognitiva, uso de medicações ou polifarmácia, e polipatologias. Este subprojeto, terá como base para descrição e análise os dados do estrato de idosos de 80 anos ou mais. Os dados serão tabulados com a utilização do software SPSS versão 22.0 e submetidos a análise estatística univariada, bivariada e de regressão logística simples. Ao final, a análise das múltiplas variáveis permitirá traçar o perfil das condições de saúde, de funcionalidade e de fragilidade do estrato amostral e possíveis correlações e, potencialmente, proverá subsidio para reorganização do serviço de saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carlos Henrique Guimarães Brasil - Coordenador / Antônio Prates Caldeira - Integrante / Lucinéia de Pinho - Integrante / Luciana Colares Maia - Integrante / Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito - Integrante / Eurides Maria Atalahaum de Barros - Integrante.
Membro: Carlos Henrique Guimarães Brasil.
8.   2018-Atual. Condições de Saúde dos Agentes Comunitários
Descrição: O trabalho do ACS é essencial para o funcionamento do serviço de atenção básica. Este profissional assume papel de articulador, orientando as famílias e informando à equipe sobre as problemáticas relacionadas à saúde e bem-estar da comunidade, frente a esse contexto o objetivo desse estudo é avaliar longitudinalmente as condições de trabalho e de saúde dos Agentes Comunitários de Saúde do Norte de Minas Gerais. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa realizado com agentes comunitários de saúde no norte de Minas Gerais. O estudo quantitativo será observacional, longitudinal e prospectivo. Para coleta dos dados será aplicado um questionário contemplando as variáveis sociodemográficas, de formação, ocupacionais, fotoexposição e fotoproteção, qualidade de vida, bem estar, aspectos emocionais, fadiga por compaixão, estresse ocupacional, auto percepção da saúde, condições de saúde, capacidade para o trabalho, conflito trabalho-família e conhecimento em atenção primária à saúde. Será realizada avalição física e a coleta de sangue dos participantes para análise do perfil bioquímico. No estudo qualitativo serão realizadas entrevistas semiestruturas sobre as percepções e experiências dos agentes referentes às suas condições laborais e de saúde. Espera-se com este estudo traçar o perfil das condições laborais e de saúde deste profissional no norte de Minas Gerais, na perspectiva de subsidiar políticas públicas para a atenção a saúde destes profissionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Maria Suzana Marques - Integrante / Josiane Santos Brant Rocha - Coordenador / Viviane Maia Santos - Integrante / Mônica Thais Soares Macedo - Integrante.
Membro: Maria Suzana Marques.
9.   2018-Atual. Condições de Saúde e Qualidade da Assistência no Âmbito da Atenção Primária de Pessoas com Deficiência.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Viviane Braga Lima Fernandes - Coordenador / TATIANA FRÓES FERNANDES - Integrante.
Membro: Viviane Braga Lima Fernandes.
Descrição: Projeto Institucionalizado - Resolução CEPEx nº 126 / 2018. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiana Fróes Fernandes - Integrante / VIVIANE BRAGA LIMA FERNANDES - Coordenador.
Membro: Tatiana Fróes Fernandes.
10.   2018-Atual. Condições de Trabalho e Saúde de Agentes Comunitários de Saúde do Norte de Minas Gerias
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Tatiana Fróes Fernandes - Coordenador / Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito - Integrante / Antônio Prates Caldeira - Integrante / Josiane Santos Brant Rocha - Integrante / Fernanda Marque da Costa - Integrante / Christiane Borges Evangelista - Integrante / Ricardo Fernandes de Paula - Integrante / Lucinéia de Pinho - Integrante.
Membro: Tatiana Fróes Fernandes.
Descrição: Este estudo tem como objetivo avaliar longitudinalmente as condições de trabalho e saúde dos agentes comunitários de saúde no norte de Minas Gerais. O estudo será realizado com os agentes comunitários de saúde das Estratégias de Saúde da Família na região Norte do estado de Minas Gerais, MG, Brasil. Os agentes comunitários de saúde irão responder um questionário sobre condições sociodemográficas, de formação, ocupacionais, atribuições realizadas, hábitos de vida, fotoexposição e fotoproteção, qualidade de vida, aspectos emocionais, estresse ocupacional, auto percepção da saúde, condições de saúde,capacidade para o trabalho e conflito trabalho-família. Será também realizado avalição física e a coleta de sangue para realização de exames laboratorias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito - Integrante / Antônio Prates Caldeira - Integrante / LUÍZA AUGUSTA ROSA ROSSI-BARBOSA - Integrante / Lucinéia de Pinho - Coordenador / Josiane Santos Brant Rocha - Integrante.
Membro: Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito.
Descrição: Este estudo tem como objetivo avaliar longitudinalmente as condições de trabalho e saúde dos agentes comunitários de saúde no norte de Minas Gerais. O estudo será realizado com os agentes comunitários de saúde das Estratégias de Saúde da Família na região Norte do estado de Minas Gerais, MG, Brasil. Os agentes comunitários de saúde irão responder um questionário sobre condições sociodemográficas, de formação, ocupacionais, atribuições realizadas, hábitos de vida, fotoexposição e fotoproteção, qualidade de vida, aspectos emocionais, estresse ocupacional, auto percepção da saúde, condições de saúde,capacidade para o trabalho e conflito trabalho-família. Será também realizado avalição física e a coleta de sangue para realização de exames laboratorias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucinéia de Pinho - Coordenador / Antônio Prates Caldeira - Integrante / Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito - Integrante / Luiza Augusta Rossi Barbosa - Integrante / Josiane Santos Brant Rocha - Integrante.
Membro: Lucinéia de Pinho.
Descrição: Projeto multidisciplinar desenvolvido pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros- MG. O mesmo será desenvolvida com uma grande amostra de trabalhadores (Agentes Comunitários de Saúde) em cidades do norte de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Christiane Borges Evangelista - Integrante / Tatiana Fróes Nascimento - Integrante / Karine Suene Mendes Almeida Ribeiro - Integrante / Lucinéia de Pinho - Integrante / Josiane Santos Brant Rocha - Integrante / Antônio Prates Caldeira - Integrante / Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito - Integrante / Fernanda Marques da Costa - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
Membro: Christiane Borges Evangelista.
11.   2018-Atual. DESAFIOS E OBSTÁCULOS NO ACESSO À SAÚDE E AO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DE INDIVÍDUOS SURDOS
Descrição: compreender os obstáculos encontrados no acesso à saúde sob a ótica de indivíduos surdos e compreender os obstáculos encontrados no acesso ao Ensino Superior sob a ótica de indivíduos surdos que já estão cursando a Universidade e sob a ótica de indivíduos surdos que desejam cursar, mas ainda não estão cursando a Universidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Daniel Antunes Freitas - Coordenador / Maria Fernanda Neves S Souza - Integrante / Karen Araújo Rodrigues - Integrante / Luiza Fernandes Fonseca Sandes - Integrante / Isadora Martins Naves Alves - Integrante / Wane Elayne Soares Eulálio - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Daniel Antunes Freitas.
12.   2018-Atual. Ecologia, Uso da terra e Estratégias de Conservação das Florestas Tropicais Secas Brasileiras
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Felisa Cançado Anaya - Integrante / Rômulo S. Barbosa - Integrante / Geraldo Wilson Fernandes - Integrante / Yule Roberta Nunes - Integrante / LEITE, MARCOS E. - Integrante / Mário M. Espírito-Santo - Coordenador / Maria das Dores Magalhães - Integrante / Jarcilene Almeida Cortes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Felisa Cançado Anaya.
13.   2018-Atual. ESTUDO ALGE - Avaliação das condições de saúde das gestantes de Montes Claros-MG: estudo longitudinal
Descrição: Este estudo tem como objetivo avaliar longitudinalmente as condições de saúde das gestantes assistidas na Estratégia de Saúde da Família do município de Montes Claros ? Minas Gerais, Brasil. A presente proposta insere-se em um estudo epidemiológico, com delineamento longitudinal no município de Montes Claros. A população será constituída pelas gestantes regularmente cadastradas na Estratégia de Saúde da Família, da zona urbana. Aquelas que se encontram no 1º trimestre, serão acompanhadas ao longo das três ondas do estudo. Os dados serão coletados por meio de questionário único, composto por vários instrumentos que contemplam as dimensões das condições de saúde da gestante. Serão realizadas três ondas de coleta, sendo cada uma correspondente ao 1º, 2º e 3º trimestre da gestação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito - Coordenador / João Felício Rodrigues-Neto - Integrante / Antônio Prates Caldeira - Integrante / Lucinéia de Pinho - Integrante / Josiane Santos Brant Rocha - Integrante / Rosângela Ramos Veloso Silva - Integrante.
Membro: Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito.
Descrição: Este estudo tem como objetivo avaliar longitudinalmente as condições de saúde das gestantes assistidas na Estratégia de Saúde da Família do município de Montes Claros ? Minas Gerais, Brasil. A presente proposta insere-se em um estudo epidemiológico, com delineamento longitudinal no município de Montes Claros. A população será constituída pelas gestantes regularmente cadastradas na Estratégia de Saúde da Família, da zona urbana. Aquelas que se encontram no 1º trimestre, serão acompanhadas ao longo das três ondas do estudo. Os dados serão coletados por meio de questionário único, composto por vários instrumentos que contemplam as dimensões das condições de saúde da gestante. Serão realizadas três ondas de coleta, sendo cada uma correspondente ao 1º, 2º e 3º trimestre da gestação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucinéia de Pinho - Integrante / Antônio Prates Caldeira - Integrante / João Felício Rodrigues Neto - Integrante / Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito - Coordenador / Josiane Santos Brant Rocha - Integrante / ROSÂNGELA RAMOS VELOSO SILVA - Integrante.
Membro: Lucinéia de Pinho.
14.   2018-Atual. Influência Parental no Excesso de Peso de Adolescentes: Um Estudo Caso-Controle
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito - Integrante / Lucinéia de Pinho - Integrante / Adélia Dayane Guimarães Fonseca - Integrante / Joanilva Ribeiro Lopes - Integrante / CARLA SILVANA DE OLIVEIRA E SILVA - Coordenador / Júlia Oliveira e Silva - Integrante.
Membro: Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito.
Descrição: O excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para diversas doenças crônicas não transmissíveis, constituindo, assim, um problema de saúde pública importante. Além disso, o excesso de peso e a obesidade apresentam determinação etiológica múltipla, sendo que o seu desenvolvimento pode estar associado ao ambiente familiar. Nesse sentido, propõe-seavaliar a Influência Parental no excesso de peso de adolescentes escolares. Será conduzido um estudo de caso-controle em uma amostra não-probabilística de adolescentes de 10 a 16 anos de idade, matriculados na rede pública de ensino da zona urbana de Montes Claros, MG. Os adolescentes serão divididos em dois gupos, conforme a presença de excesso de peso: grupo caso (adolescentes com excesso de peso) e grupo controle (adoelscentes sem excesso de peso). Serão coletados dados sobre as condições sociodemográficas, consumo alimentar e prática de atividade física dos adolescentes e respectivas famílias, além de avaliação da funcionalidade familiar. Os dados serão analisados utilizando-se o programa estatístico SPSS, a fim de se verificar se há associação entre as questões parentais e o excesso de peso dos adolescentes avaliados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucinéia de Pinho - Integrante / Carla Silvana de Oliveira e Silva - Coordenador / Joanilva Ribeiro Lopes - Integrante / Maria Ferananda Santos Figueiredo Brito - Integrante / ADÉLIA DAYANE GUIMARÃES FONSECA - Integrante / Júlia Oliveira e Silva - Integrante.
Membro: Lucinéia de Pinho.
15.   2018-Atual. Percepção de preconceito no ensino superior e no acesso à saúde sob a perspectiva de minorias sexuais
Descrição: Projeto de pesquisa qualitativa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Daniel Antunes Freitas - Coordenador / Luiza Fernandes Fonseca Sandes - Integrante.
Membro: Daniel Antunes Freitas.
16.   2018-Atual. Saúde da mulher negra
Descrição: Objetivo Geral Pesquisar e analisar, de maneira sistemática, as publicações científicas disponíveis a respeito da saúde da mulher negra no Brasil. Objetivos Específicos Pesquisar e analisar em publicações científicas as conseqüências do racismo institucional sobre a saúde da mulher brasileira; Pesquisar e analisar em publicações científicas o acesso aos serviços de saúde para mulheres negras brasileiras; Pesquisar e analisar em publicações científicas o funcionamento das políticas públicas de saúde para mulheres negras brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Daniel Antunes Freitas - Coordenador / Karen Araújo Rodrigues - Integrante / ISABELLA MARQUES DE ALMEIDA FREITAS - Integrante / Maria Eduarda Mesquita Parreira - Integrante / Isabella Pereira de Almeida - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Daniel Antunes Freitas.
17.   2018-Atual. Saúde e as religiões de matriz africana
Descrição: Objetivo Geral Pesquisar e analisar, de maneira sistemática, as publicações científicas disponíveis a respeito da relação entre saúde e as religiões de matriz africana. Objetivos Específicos Pesquisar e analisar, de maneira sistemática, as publicações científicas disponíveis a respeito da relação entre saúde e Umbanda; Pesquisar e analisar, de maneira sistemática, as publicações científicas disponíveis a respeito da relação entre saúde e Candomblé.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Daniel Antunes Freitas - Coordenador / Maria Letícia Vieira - Integrante / Maria Madalena Soares Benício - Integrante.
Membro: Daniel Antunes Freitas.
18.   2018-Atual. Sintomas Depressivos e os Fatores Associados em Idosos Assistidos por um Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso
Descrição: Com o aumento da expectativa de vida ao nascer, observa-se um crescimento expressivo da parcela da população acima de 80 anos. Em paralelo com a transição demográfica verifica-se a transição epidemiológica, ou seja, as mudanças do perfil dos agravos da Saúde com a redução da prevalência das doenças Infectocontagiosas e aumento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), com destaque para os sintomas depressivos. Tais sintomas estão associados ao maior risco de ocorrência de desfechos clínicos adversos, principalmente, entre idosos. Nesse sentido, o presente estudo pretende-se avaliar os sintomas depressivos e os fatores associados em idosos assistidos por um Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso, localizado em Montes Claros - Minas Gerais. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo. Serão utilizado 3 instrumentos : formulário sociodemográfico e clinico , escala de Fragilidade de Edmonton Frail Scale-EFS que avalia 9 domínios, representados por 11 itens. E a Escala de Depressão Geriátrica (Geriatric Depression Scale - GDS) versão curta (GDS-15), para avaliar a presença ou não de sintomas depressivos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Marques da Costa - Coordenador / Jair Almeida Carneiro - Integrante / Patricia Oliveira Silva - Integrante.
Membro: Fernanda Marques da Costa.


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2018
Data de processamento: 27/02/2019 15:52:40