Depto.Pós-Graduação em História

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 47

2017

1.   2017-2018. A coleção Sesquicentenária como lugar de memória: a cidade para Haroldo Lívio e Nelson Vianna
Descrição: O presente projeto tem por objetivo analisar como o conceito cidade aparece nas obras ?Foiceiros e Vaqueiros? de Nelson Vianna, obra publicada em 1956, e ?Nelson o personagem? do memorialista Haroldo Lívio, publicado em 1995, texto composto de crônicas publicadas em jornais da cidade. Ao fazer este debate visamos entender como o processo histórico de escrita destas obras entendia cidade e quais as definições tornaram ?se memória. Para a execução vamos analisar os autores, os processos históricos em que viviam quando da escrita das obras, e os textos, salientado as referências a Montes Claros enquanto cidade. Ao final do projeto pretendemos publicar um artigo em revista especializada e apresentar um trabalho em evento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rejane Meireles Amaral Rodrigues - Coordenador. Número de produções C, T A: 3
Membro: Rejane Meireles Amaral Rodrigues.
2.   2017-Atual. Dos Flinstones aos Simpsons: o constructo de representações de família nas representações audiovisuais americanas entre 1960 a 2015
Descrição: O projeto propõe analisar como as produções da Hanna Barbera e da FOX, contribuem respectivamente para percebermos as mudanças nas noções de família entre os anos de 1960 a 2015. Nesse interim, Os Flintstones e Os Simpsons apresentam noções de comportamento e representações de famílias que dada à longevidade do sucesso das séries no Brasil, contribuem para representar as transformações nas noções de ordenamento familiar na segunda metade do século XX e início do XXI no Brasil. A hipótese diz respeito à percepção das mudanças nos núcleos familiares que marcam o comportamento dos homens e mulheres em família e na sociedade no mundo contemporâneo. Assim, objetivamos compreender a ascensão do público infanto-juvenil com consumidores e as transformações comportamentais que ganha impacto a partir da revolução cultural dos anos 1960 e compõem a realidade dos homens no século XXI.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Regina Célia Lima Caleiro - Integrante / Alessandro de Almeida - Coordenador / Douglas Alves Moreira - Integrante.
Membro: Regina Célia Lima Caleiro.
3.   2017-Atual. Liga Acadêmica de Direito Médico e Medicina Legal - LADMEL
Descrição: Liga que tem como objetivo estudar temas ligados ao Direito Médico e Medicina Legal, com trabalhos voltados para análise das relações sociais, violência e questões de ordem médica e normativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alysson Luiz Freitas de Jesus - Coordenador / Elton Dias Xavier - Integrante / Rodrigo Santos Amaral - Integrante.
Membro: Alysson Luiz Freitas de Jesus.
4.   2017-Atual. Memória e Poder: conceitos, fontes e problemas.
Descrição: Desenvolver pesquisas com alunos da Graduação ( Monografias e Iniciação Cientifica ) e Pós-Graduação que dialoguem com temáticas que busquem problematizar conceitos como: experiência, trabalho, cidade, memória. Como metodologia pretendo analisar a imprensa escrita, fotografias, oralidade, documentos de família, literatura, arquivos, manifestações imateriais ( festas, rituais religiosos), ampliando ao máximo possível a possibilidade destas como fonte histórica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Rejane Meireles Amaral Rodrigues - Coordenador / Cristiano Barbosa - Integrante / Márcia Valéria Soares dos Reis - Integrante / Silvana Ferreira Mendes - Integrante / Ertz Ramon Teixeira Campos - Integrante / josé Reinaldo Pereira - Integrante / Cristina Dilas Malveira - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
Membro: Rejane Meireles Amaral Rodrigues.
5.   2017-Atual. Mulheres na medicina em Montes Claros MG
Descrição: A trajetória profissional de homens e mulheres na Medicina está também relacionada ao gênero, existindo variações na forma como se estruturam as respectivas carreiras. Sendo uma profissão que durante muito tempo foi considerada eminentemente masculina, tem experimentado nas últimas décadas um processo de feminilização. Apesar da entrada maciça das mulheres na graduação médica, estudos assinalam que no exercício da medicina ainda persiste a discriminação e desvalorização do trabalho feminino em detrimento do masculino, fazendo com que haja um investimento maior de esforço por parte das mulheres para comprovar a própria competência. A pesquisa proposta é um estudo quanti-qualitativo, caracteriza-se por sua natureza exploratório-descritiva, uma vez que busca explorar o percurso de algumas mulheres pioneiras na área médica em Montes Claros/MG e conhecer a participação/inserção histórica da mulher nesta profissão neste município. Como metodologia lançamos mão de fontes orais obtidas por meio de entrevistas concedidas por algumas mulheres pioneiras na medicina na cidade de Montes Claros/MG e a aplicação de questionários a uma amostra de profissionais médicas que atuam neste município, numa perspectiva de traçar o perfil destas profissionais e identificar possíveis diferenciais existentes no universo de sua atuação. A parte quantitativa da pesquisa será analisada utilizando-se o programa SPSS e na parte qualitativa as entrevistas serão audiogravadas, transcritas e analisadas a partir do referencial da História Oral e de Gênero. Serão também utilizadas outras fontes como fotos, jornais da época arquivados na DDI da Unimontes, além da bibliografia pertinente ao tema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Célia Lima Caleiro - Integrante / Vera Lúcia Trabbold - Coordenador.
Membro: Regina Célia Lima Caleiro.
6.   2017-Atual. Os intelectuais e a nação: uma análise do pensamento e trajetória de António Sérgio, Gilberto Freyre e Mário Soares
Descrição: O objeto desta pesquisa é uma investigação sobre o lugar e importância da nação no pensamento e trajetória de António Sérgio, escritor português, Gilberto Freyre, sociólogo brasileiro, e Mário Soares, líder político português. O problema central a ser enfrentado é a relação entre os sujeitos ? os intelectuais identificados - , e as estruturas coletivas, especialmente a nação/o nacionalismo. A hipótese do trabalho é que, diferentemente do que diziam da sua própria obra e biografia, os autores eram intensamente condicionadas pelos diversos coletivos em que tomavam parte e, principalmente, pela cultura nacional/nacionalista em que se inseriam.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Laurindo Mekie Pereira - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 2
Membro: Laurindo Mekie Pereira.
7.   2017-Atual. Relações de poder, representações político-culturais e redes de sociabilidade
Descrição: Objetiva-se analisar as manifestações político-culturais em diversas sociedades, nas quais podem ser detectadas as relações de sociabilidade por meio dos estudos das relações de poder. Entendemos por rede de sociabilidade o alcance que determinado grupo e/ou personagem obtém a partir de suas relações sociais. No interior dessas relações, podemos observar a disputa pelo poder: daí utilizarmos a expressão relações de poder. Tais relações podem ser identificadas a partir das várias manifestações político-culturais de determinadas a sociedades, a saber: religião, administração, educação, protagonismo político, intelectualidade, militarismo, identidades, dentre outras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Helena Amália Papa - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Membro: Helena Amália Papa.
8.   2017-Atual. Representações sobre as mulheres na imprensa montesclarense - décadas de 1960 e 70
Descrição: Esta pesquisa tem por objeto as representações discursivas e imagéticas construídas sobre as mulheres na imprensa montesclarense, seja por homens ou pelas próprias mulheres. Durante o desenvolvimento das pesquisas do Grupo de Pesquisa Gênero e Violência, da Unimontes, foi possível observar que, no que se refere a Minas Gerais, a maior parte dos estudos realizados sobre as mulheres e as relações de gênero tenderam a privilegiar os séculos XVIII e XIX e as localidades em que prevaleceram atividades econômicas ligadas à mineração. Ainda são raros os estudos sobre estas temáticas no sertão de Minas, especialmente na primeira metade do século XX, por isso ainda sabemos muito pouco sobre as mulheres as construções de gênero nessa região. Em consequência, não é difícil encontrar trabalhos de pesquisas iniciais ? como monografias e dissertações ? que utilizam os mesmos significados, processos e conceitos identificados e/ou construídos para estudar contextos urbanos e de acentuada moralidade burguesa, para explicar as diferentes formas de apresentação e representação sobre o comportamento feminino e as relações de gênero nessa região, onde a realidade social e econômica foi sempre tão particular e distinta daquelas construídas nas áreas metropolitanas, foco de estudos já consagrados. O projeto prevê a pesquisa documental no acervo de jornais de montes Claros do Centro de Pesquisa e Documentação Regional (CEPEDOR) da Unimontes. O centro conta hoje com o maior acervo de periódicos - revistas e jornais - do Norte de Minas. Contudo, algumas coleções não se encontram completas, sendo necessária a visita à acervos documentais da capital mineira para complementar o levantamento de dados sobre as duas décadas propostas. As entrevistas com as mulheres com idade acima de 70 anos faz-se necessária para que se possa compor uma outra perspectiva sobre o contexto social das décadas de 1960 e 1970.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Ivete Batista da Silva Almeida - Coordenador / Claudia de Jesus Maia - Integrante / BARBARA SOUTO - Integrante / Gerferson Damasceno Costa - Integrante / Jorge Luiz Teixeira Ribas - Integrante / Fabíola Dourado Fulgêncio - Integrante / Larissa Ramos dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 4
Membro: Ivete Batista da Silva Almeida.

2016

1.   2016-2018. DIFICULDADES DE PROFESSORES NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO COMPARATIVO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS URBANAS E RURAIS
Descrição: O presente estudo objetiva realizar uma análise comparativa das dificuldades de professores no ensino da língua inglesa na educação básica em escolas urbanas e rurais. Pesquisas que se ocupam da análise da complexidade que permeia a ação docente, incluindo as dificuldades enfrentadas pelos professores no exercício do magistério, têm se concentrado, em geral, na discussão de dificuldades pedagógicas em distintas áreas do conhecimento e distintos níveis de ensino e períodos da carreira, mas não focalizam, especificamente, as dificuldades pedagógicas de professores de língua inglesa na educação básica e, ademais, há poucos estudos que se voltam para a docência na zona rural e em pequenas cidades. Nesse campo específico, a pesquisa mostra-se ainda incipiente no Brasil e novas investigações são necessárias para ampliar as análises. Em estudo que desenvolvemos anteriormente (TOLEDO, AMORIM, e RODRIGUES, 2015), foi possível levantar dados sobre o ensino da língua inglesa no contexto de uma cidade de médio porte e identificar as principais queixas dos docentes nesse âmbito. Com a intenção de estender as análises e contribuir com a produção de conhecimentos nesse campo é que propõe-se, por meio dessa investigação, identificar as principais dificuldades encontradas por professores de Língua Inglesa que atuam na educação básica em escolas de contextos diversos (cidade de médio porte, de pequeno porte e zona rural); verificar as diferenças e semelhanças entre as dificuldades enfrentadas pelos docentes nos diferentes contextos pesquisados; e identificar as alternativas construídas pelos docentes no enfrentamento das dificuldades encontradas. Para cumprir tais propósitos serão desenvolvidos um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo. A pesquisa de campo contará com amostra não probabilística e será realizada por meio da aplicação de questionários para professores de língua inglesa que atuam em escolas públicas situadas nas zonas urbana e rural dos municípios de Montes Claros e Pirapora, em Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Rayane Lorena Aquino Rodrigues - Integrante / Stefani Moreira Aquino Toledo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim.
2.   2016-2018. Doutor Alfredo Coutinho: o jurista e o cidadão
Descrição: O objetivo desta pesquisa é fazer uma biografia contextualizada de Dr. Alfredo de Souza Coutinho, para entender principalmente, os aspectos políticos -sociais em Montes Claros em 1926-1930, período em que esteve como presidente da Câmara Municipal. Nesses anos havia uma dualidade de Câmara e acirrada disputa politica entre conservadores e aliancistas. Em fevereiro de 1930 houve o endurecimento das disputas e montes clarenses foram acusados de tentar contra a vida de Dr. Fernando de Mello Viana e sua comitiva. Assim, a cidade sofreu intervenção do governo federal e os dois grupos políticos ( conservadores e aliancistas) que foram fortemente atingidos. Para realizar esse trabalho, teoricamente embasaremos na Nova História Política e nos Estudos Culturais, metodologicamente na análise do discurso e através dos Estudos Culturais questionar o conceito de memória pela imprensa, que nos permite analisar à imprensa local, estadual e nacional para entendermos o que de fato ocorreu entre 1929-1930, qual foi a memória que se construiu do período e do ?centenário de nascimento? de nosso objeto de estudo. Assim, talvez possível entendermos parte de nosso passado e contribuir com a história local.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Rejane Meireles Amaral Rodrigues - Integrante / Maria de Fátima Gomes Lima Nascimento - Coordenador / Ana Flávia Gonçalves da Cruz - Integrante / João Pedro Mota Salgado - Integrante / Larissa Ramos Dos Santos - Integrante / Maria Carolina Rodrigues Nobre - Integrante. Número de produções C, T A: 4
Membro: Rejane Meireles Amaral Rodrigues.
3.   2016-Atual. EDUCAÇÃO E ARQUIVOS ESCOLARES: HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO EM MONTES CLAROS, MINAS GERAIS
Descrição: O presente projeto visa estudar os arquivos públicos escolares, especificamente da Escola Estadual Benjamim dos Anjos, da cidade de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, enquanto lugar de construção da memória educativa. A pesquisa objetiva investigar os arquivos escolares, no intuito de conhecer seu acervo, desde a elaboração do documento aos métodos de organização e a recuperação da informação, que possibilitam a construção da memória da educação. A metodologia para a investigação científica constituirá de visitas aos arquivos da Escola Estadual Belvinda Ribeiro; análise da documentação; averiguação do local onde a documentação se encontra armazenada; exame do estado do acervo; entrevistas com os trabalhadores da Instituição; e possibilidades de estudo desse material para a escrita da história da educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filomena Luciene Cordeiro - Integrante / JOÃO OLÍMPIO SOARES DOS REIS - Coordenador.
Membro: Filomena Luciene Cordeiro.
4.   2016-Atual. Globalização, Identidade e Resistência na Geopolítica Mundial : uma análise das representações midiáticas acerca do mundo muçulmano.
Descrição: Este projeto objetiva investigar as principais representações midiáticas acerca dos eventos internacionais de maior repercussão sobre o mundo muçulmano e/ou árabes/muçulmanos nas últimas duas décadas. A proposta contempla também os mais variados tipos de representação no cinema, videogame e na indústria televisiva sobre essa cultura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: César Henrique de Queiroz Porto - Coordenador.
Membro: César Henrique de Queiroz Porto.
5.   2016-Atual. Gênero e insubmissão feminina no norte de Minas Gerais
Descrição: Em pesquisa anterior onde buscamos historicizar as práticas e discursos emancipatórios das mulheres em Minas Gerais na primeira metade do século XX, percebemos que tais discursos e ações não estiveram em evidência no Norte de Minas. Embora tenhamos encontrado vestígios da criação de filiais de associações feministas na região não encontramos na impressa local ou em outros documentos pesquisados a problemática da emancipação feminina com a mesma recorrência que em outros contextos de Minas, mais urbanizados e modernizados em relação ao sertão nortemineiro. Partindo do pressuposto de que o feminismo é um discurso urbano e burguês, uma das hipóteses desta pesquisa é que, a ausência do discurso emancipatório das mulheres na região se deve ao fato de que os papéis de gênero, no período, não eram tão fixos e que as mulheres não estavam submetidas à um modelo de comportamento baseado na domesticidade burguesa. Assim, essa pesquisa buscará responder as seguintes questões: Quais e como são construídos papéis e representações de gênero associados às mulheres na família, no casamento e em espaços sociais no sertão nortemineiro da primeira metade do século XX? Quais as formas de insubmissão feminina, conflitos e tensões presentes nas relações cotidianas? Quais as representações e códigos que constitui e torna inteligível a mulher sertaneja? Pretende-se assim dar continuidade ao estudo das práticas femininas emancipatórias em Minas, mas também entender as relações de gênero em contextos não urbanizados e a constituição de modos de vidas das mulheres no sertão nortemineiro. O corpus documental será composto por entrevistas de História Oral, livros de memória, documentos pessoais, fotografias e registros de casamento. Para a análise serão utilizados procedimento de Análise do discurso e os conceitos de gênero, poder e representação social. Selecionamos como espaço de investigação empírica, nessa primeira fase, os municípios de Montes Claros, Januária, São Francisco, Pirapora e Diamantina, esse último possibilitará uma análise comparativa. A pesquisa abre-se também para a investigação de relações de poder e formas de resistência feminina em outros contextos nacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Cláudia de Jesus Maia - Coordenador / Filomena Luciene Cordeiro Reis - Integrante / Helen Ulhoa Pimentel - Integrante / Lúcia Helena Rodrigues Costa - Integrante / Bárbara Figueiredo Souto - Integrante / Dayse Lucide Santos - Integrante / Ivete Almeida Batista - Integrante / Patrícia Heleodoro - Integrante / Ana Carolina Ferreira - Integrante / Aline Cardoso Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Cláudia de Jesus Maia.
6.   2016-Atual. Gênero e insubmissão feminina no Norte de Minas na primeira metade do século XX
Descrição: O campo de estudos sobre as mulheres na historiografia Brasileira é recente e, apesar dos avanços, sabemos muito pouco sobre suas experiências no passado, especialmente em regiões pouco estudadas, como a nortemineira. A pesquisa será uma contribuição para romper os silêncios das mulheres na História do Brasil e entender as especificidades das relações sociais, das práticas culturais e relações de poder que constitui homens e mulheres em tempos e espaços distintos. Por isso, o estudo sobre as mulheres contribui para o questionamento dos esquemas globalizantes de explicação da realidade e do uso de categorias universais na produção de conhecimento histórico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Filomena Luciene Cordeiro - Integrante / Caúdia de Jesus Maia - Coordenador / Helen Ulhoa Pimentel - Integrante / Lucia Helena Rodrigues Costa - Integrante / Patricia Fernanda Heliodoro dos Santos - Integrante / IVETE BATISTA DA SILVA ALMEIDA - Integrante / JÚNIA SAMARA CARDOS OLIVEIRA - Integrante / DAYSE LÚCIDE SANTOS - Integrante.
Membro: Filomena Luciene Cordeiro.
7.   2016-Atual. HISTÓRIAS DE ALFABETIZADORAS DE ADULTOS EM MONTES CLAROS: Modo de pensar, Sentir e Agir (1970-1980)
Descrição: O presente projeto, intitulado ?HISTÓRIAS DE ALFABETIZADORAS DE ADULTOS EM MONTES CLAROS: Modo de pensar, Sentir e Agir - ( 1970-1980)? tem como objetivo resgatar memórias de professoras do município de Montes Claros-MG, que atuaram nesse período, identificando dificuldades, problemas ou resistências, como também as possíveis vantagens no ofício de alfabetizar adultos. A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre o letramento, com interface na História da Educação, cuja temática de discussão centra-se na alfabetização e nos métodos tradicionais utilizados no processo da leitura e da escrita. A metodologia adotada consiste em história oral e documentos oficiais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Filomena Luciene Cordeiro - Integrante / JOÃO OLÍMPIO SOARES DOS REIS - Integrante / Roseli Aparecida Damso Messias Garcia - Integrante / Brenda Cardoso de Sousa - Integrante / Maria Clara Maia - Integrante / NATÁLIA ANDRADE RUAS - Integrante / Aline Souza Silva - Integrante / Rita Tavares de Mello - Coordenador / Michel Juliano Santos Lima - Integrante / Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida. - Integrante / Patricia Fernanda Heliodoro dos Santos - Integrante.
Membro: Filomena Luciene Cordeiro.
8.   2016-Atual. Identidade como categoria problemática: Foucault, Deleuze, Butler e a crítica da historiografia
Descrição: O projeto trata do conceito de Identidade, como é desenvolvido na perspectiva da historiografia contemporânea, buscando problematizar alguns usos da categoria de identidade a partir de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Judith Butler. Trata-se de radicalizar a crítica da noção de identidade para pensar o problema da subjetividade contemporânea, em suas diversas manifestações, a partir da categoria das categorias de resistência, criação e diferença.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Ildenilson Meireles Barbosa - Coordenador / Patricia Giselia Batista - Integrante / Ary Batista Neto - Integrante / Nathália da Silva Borges - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 2
Membro: Ildenilson Meireles Barbosa.
9.   2016-Atual. Intelectuais, cultura e poder no mundo contemporâneo
Descrição: O objetivo é abrigar e incentivar pesquisas vinculadas à historia política e historia intelectual/historia dos intelectuais nos tempos contemporâneos em diálogo e permeabilidade. O eixo comum dos trabalhos é o privilégio da dimensão do político nas diversas instâncias em que ele se apresenta, a exemplo dos espaços de sociabilidade, dos campos, instituições e movimentos. A proposta é estudar os intelectuais, em sentido stricto e ampliado, a cultura e o poder políticos, em suas múltiplas manifestações, mas com especial ênfase no Brasil e em Portugal nos séculos XX e XXI. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Laurindo Mekie Pereira - Coordenador / Felipe Cazetta - Integrante.
Membro: Laurindo Mekie Pereira.
10.   2016-Atual. OBJETOS DO COTIDIANO : cultura material nas Vilas do Ouro
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende abordar os objetos do cotidiano presentes na cultura material das vilas do ouro, ou seja, nas vilas da capitania das Minas Gerais do século XVIII. Em um mundo administrado pela religião Católica e rigidamente estratificado, os artistas e oficiais mecânicos ocupavam-se prioritariamente com a manutenção do culto divino, construindo e ornamentando templos com objetos de escultura, talha e pintura, bem como da construção de andores e cenários efêmeros para as celebrações religiosas. Eles estavam a serviço de uma arte que tinha o objetivo de encantar e entorpecer os espectadores com o brilho do ouro, o requinte dos tecidos e todo o seu apuro ornamental. Ao lado deles, laboravam oficiais mecânicos ligados às atividades de sobrevivência: alimentar (agricultores, padeiros, criadores de gado, vendedores de carne); vestir (alfaiates, costureiras, rendeiras, sapateiros); e trabalhar (agricultura, criação de gado, ofícios mecânicos). Buscaremos com esta pesquisa mapear a vida dos mineiros por meio de sua cultura material expressas nos objetos de uso cotidiano. Neste esforço, abordaremos as categorias artes e ofícios mecânicos para as sociedades tradicionais em contraponto às categorias artes utilitárias e artes decorativas, próprias das sociedades modernas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeaneth Xavier de Araújo Dias - Coordenador. Número de orientações: 1
Membro: Jeaneth Xavier de Araújo Dias.
11.   2016-Atual. Poder e territórios: relações sociais e práticas discursivas.
Descrição: Neste projeto discute-se a construção do poder em sua inter-relação com a apropriação e construção do território a partir da ocupação do espaço e dos processos de territorialização e territorialidade. O poder também é analisado com ou independentemente da presença do Estado centralizador, numa dinâmica inter-relacional que inclui e institui as relações sociais e formas de convivência que dinamiza a vida social. Assim, tanto o Estado, quanto os grupos que compõem a sociedade se relacionam e produzem discursos e práticas discursivas que podem ser mapeadas e analisadas, verificando, desse modo, as intenções veladas, os jogos de poder, bem como discursos de verdade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Renato da Silva Dias - Coordenador / Pedro Jardel Fonseca Pereira - Integrante / Fábio Santiago Santos - Integrante / Adriana Duarte Borges Aquino - Integrante / Tarcísio Iran Canguçu Guimarães - Integrante.
Membro: Renato da Silva Dias.
12.   2016-2018. Quilombos e mocambos nas Minas setecentistas: poder, violência e resistência escrava
Descrição: Neste Projeto de Pesquisa pretende-se discutir, a partir de perspectiva comparativa, a fuga escrava e formação de quilombos nas Minas setecentistas, destacando a construção do medo como elemento de negociação social. Também serão discutidas algumas das contradições resultantes da formação dos quilombos, enfatizando-se, sobretudo, a relação entre os escravos e seus senhores, a inter-relação entre escravidão, trabalho e poder, e as dificuldades vivenciadas pelos negros evadidos. Compreendem-se os cativos como agentes históricos, capazes de transformações sociais, lutando abertamente, nos quilombos e nas revoltas negras, ou no interior do escravismo, de forma subliminar, muda e cotidiana. Nesse sentido, discutem-se as fugas, a violência e a construção do medo como elementos imprescindíveis nesta negociação com o sistema ? mote deste estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renato da Silva Dias - Coordenador.
Membro: Renato da Silva Dias.
13.   2016-Atual. Representações político-culturais na Antiguidade: estudos de caso sobre as relações de poder e redes de sociabilidade
Descrição: A investigação histórica do mundo antigo possui especificidades que devem ser respeitadas. e o historiador da Antiguidade deve sempre se atentar aos cuidados com os anacronismos e compreender, ou pelo menos tentar entender, que certos conceitos que possuímos na atualidade representavam-se de maneira diferente para os antigos. Esse é o caso do universo político-cultural das sociedades grega, macedônica e romana. Este projeto de pesquisa, buscando atender essas particularidades, objetiva analisar as manifestações político-culturais nas sociedades antigas, as quais podem ser detectadas por meio do estudos das relações de poder, via a compreensão das relações de sociabilidade. Entendemos por rede de sociabilidade o alcance que determinado grupo e/ou personagem obtém a partir de suas relações sociais, nas quais, para nós, estão inseridas as possíveis relações existentes no período antigo (mítica, religiosa, política, militar, econômica, administrativa, dentre outras). No interior dessas relações, podemos observar a disputa pelo poder: daí utilizarmos a expressão relações de poder. Tais relações podem ser identificadas nas sociedades antigas não somente a partir das manifestações que envolviam diretamente e necessariamente o poder central. Existem vários tipos de relações de poder nos testemunhos antigos, a saber: citadinas, oratórias, mitológicas, discursivas, administrativas, jurídicas, por meio de violência, dentre outras que poderão surgir. Durante esta investigação, observaremos que as relações sociais também podiam acontecer por meio da circulação de cartas, de referências nominais em discursos e de outras obras e em muitas outras que procuraremos abarcar no decorrer deste projeto por meio dos estudos de caso. O estudo de caso proposto envolve a análise das relações bispo-imperador, bispo-bispo e bispo-cidade a partir da análise das relações de poder existentes na sociedade do século IV d.C. no oriente do Império Romano. Para tal, utilizaremos o estudo da rede de sociabilidade dos três Padres Capadócios: Basílio de Cesareia, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa a partir de uma intertextualidade de suas correspondências, bem como dos discursos de suas autorias que tratam do dogma trinitário e, consequentemente, da divindade da segunda pessoa da Trindade. Além da já citada Intertextualidade, a metodologia utilizada será a Análise Categorial, técnica de compreensão da Análise de Conteúdo propostas por Laurence Bardin.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Helena Amália Papa - Coordenador.
Membro: Helena Amália Papa.

2015

1.   2015-Atual. Biopolítica, Governamentalidade e Gestão da vida: leituras a partir de M. Foucault, G. Deleuze, G. Agamben e H. Arendt
Descrição: Este projeto se situa no debate inaugurado por Michel Foucault acerca da biopolítica no contexto da emergência do capitalismo no século XIX e seus desdobramentos na administração da vida social contemporânea. Trata-se de de investigar as várias nuances do conceito de biopolitica, sua articulação com o biopoder e com as diversas pespectivas políticas surgidas ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, com atenção especial aos discursos totalitários e fascistas, os regimes discursivos de verdade, as ciências sexuais e os aparelhos de estado, no sentido de mostrar os vários dispositivos e tecnologias de poder pelos quais esses discursos e essas práticas práticas biopolíticas se erguem num sistema de cooperação mútua com a finalidade de administrar e gerir a vida da população. Nesse projeto, se articulam, ao lado de Michel Foucault, leituras imprescindíveis para uma análise fecunda da biopolítica, tais como G. Agamben e H. Arendt,. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Ildenilson Meireles Barbosa - Coordenador / Karla Maria Gonçalves Silveira Barros - Integrante / Jefferson Aleff Oliveira - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
Membro: Ildenilson Meireles Barbosa.
2.   2015-Atual. Centro de Estudos do Crime - CEC
Descrição: O projeto procura analisar trabalhos na área do crime e criminologia, relacionando aspectos sociais, políticos, históricos e jurídicos do fenomeno da violência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Alysson Luiz Freitas de Jesus - Coordenador / Janaina Castro Silveira - Integrante.
Membro: Alysson Luiz Freitas de Jesus.
3.   2015-Atual. CULTURA POLÍTICA NO SERTÃO: RELAÇÕES DE PODER E MANDONISMO.
Descrição: O projeto pretende analisar o processo de ocupação da região do vale do São Francisco, compreendendo especialmente as partes do vale que abarcam o estado da Bahia e a parte norte do estado de Minas Gerais, áreas que foram marcadas pela ação dos potentados coloniais que estabeleceram grandes fazendas destinadas a criação extensiva do gado vacum. Esse contexto histórico engendrou uma cultura política marcada por certos valores tais como: o patriarcalismo, a violência, o personalismo, o autoritarismo e a política familiar. Além disso, esse processo de ocupação e de construção de um universo sócio-econômico foi também marcado pela escravidão, pelo latifúndio e pela tradição católica. Portanto o presente projeto pretende os principais valores determinantes na estruturação da cultura política que predominou no sertão são franciscano e, que teve na hipertrofia do poder privado, o chamado mandonismo local, o seu aspecto mais longevo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: César Henrique de Queiroz Porto - Coordenador / Ilva Ruas Abreu - Integrante / Jumara Carla Azevedo Ramos Carvalho - Integrante.
Membro: César Henrique de Queiroz Porto.
4.   2015-2018. Gênero e insubmissão feminina no Norte de Minas na primeira metade do século XX
Descrição: Em pesquisa anterior onde buscamos historicizar as práticas e discursos emancipatórios das mulheres em Minas Gerais na primeira metade do século XX, percebemos que tais discursos e ações não estiveram em evidência no Norte de Minas. Embora tenhamos encontrado vestígios da criação de filiais de associações feministas na região não encontramos na impressa local ou em outros documentos pesquisados a problemática da emancipação feminina com a mesma recorrência que em outros contextos de Minas, mais urbanizados e modernizados em relação ao sertão nortemineiro. Partindo do pressuposto de que o feminismo é um discurso urbano e burguês, uma das hipóteses desta pesquisa é que, a ausência do discurso emancipatório das mulheres na região se deve ao fato de que os papéis de gênero, no período, não eram tão fixos e que as mulheres não estavam submetidas à um modelo de comportamento baseado na domesticidade burguesa. Assim, essa pesquisa buscará responder as seguintes questões: Quais e como são construídos papéis e representações de gênero associados às mulheres na família, no casamento e em espaços sociais no sertão nortemineiro da primeira metade do século XX? Quais as formas de insubmissão feminina, conflitos e tensões presentes nas relações cotidianas? Quais as representações e códigos que constitui e torna inteligível a mulher sertaneja? Pretende-se assim dar continuidade ao estudo das práticas femininas emancipatórias em Minas, mas também entender as relações de gênero em contextos não urbanizados e a constituição de modos de vidas das mulheres no sertão nortemineiro. O corpus documental será composto por entrevistas de História Oral, livros de memória, documentos pessoais, fotografias e registros de casamento. Para a análise serão utilizados procedimento de Análise do discurso e os conceitos de gênero, poder e representação social. Selecionamos como espaço de investigação empírica, nessa primeira fase, os municípios de Montes Claros e São Francisco. COORDENAÇÃO: Claudia de Jesus Maia RESOLUÇÃO: CEPEX 179/2015 FINANCIAMENTO: FAPEMIG - Demanda Universal - APQ-02139-15. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ivete Batista da Silva Almeida - Integrante / Claudia de Jesus Maia - Coordenador. Número de produções C, T A: 3
Membro: Ivete Batista da Silva Almeida.
5.   2015-Atual. Historicização do Dogma Trinitário durante a Antiguidade Tardia (Sécs. IV-V d.C.): uma Análise Categorial Documental a partir do acervo da Biblioteca Nacional
Descrição: A História do dogma trinitário está inserida no processo de desenvolvimento do cristianismo no Império Romano, mais especificamente, durante a Antiguidade Tardia nos séculos IV e V d.C. Este projeto de pesquisa objetiva realizar uma Análise Categorial Documental, ou seja, uma reunião de fontes (discursos, tratados doutrinários, cartas, panegíricos, legislações, breviários, dentre outros) com um estudo introdutório sobre a temática supracitada a partir da metodologia da Análise de Conteúdo. A seleção das obras pretende historicizar o momento de efervescência cultural, no qual foi questionada a divindade da segunda pessoa da trindade: Jesus Cristo. As obras aqui citadas compõem os acervos de Obras Raras e Obras Gerais da Biblioteca Nacional e foram escritas por Bispos cristãos e Imperadores, bem como compilações de leis do contexto aqui proposto. Palavras-chave: Império Romano ? Antiguidade Tardia ? Dogma Trinitário ?Cristianismos ? Documentação tardo-antiga ? Acervo da Biblioteca Nacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Amália Papa - Coordenador.
Membro: Helena Amália Papa.
6.   2015-Atual. História da filosofia e autonomia de pensamento
Descrição: Este projeto toma como ponto de partida um debate já consagrado, que coloca em campos opostos o aprender a filosofar e a história da filosofia e que teria entre seus principais expoentes Kant e Hegel. O que se destaca de Kant, na maioria dos trabalhos que tomam parte nesse debate, é uma proposição feita por ele em um curso do semestre e inverno de 1755-1756. Segundo o professor de Königsberg, expressamente nesse programa, o entendimento é o primeiro aspecto a ser desenvolvido pelo professor de filosofia, e isso não se faz por meio do aprendizado de pensamentos, mas aprendendo ?a pensar?. Segundo ele, o professor deveria desenvolver no seu aluno, ?em primeiro lugar, o homem de entendimento, depois, o homem de razão, e, finalmente, o homem de instrução?. Ou seja, a filosofia deveria torná-lo mais inteligente para a vida e não ?para a escola?. (KANT, Immanuel. ?Anúncio do Programa do Semestre de Inverno de 1765- 1766?. Fragmento retirado da colectânea de textos Theoretical Philosophy, 1755-1770 (edição de David Walford e Ralf Merbote, Cambridge University Press, 1992), pp. 2:306-7. Disponível em: http://criticanarede.com/fil_ensinarpensar.html. Acessado em 17/02/2015). De Hegel, os estudos colocam em relevo a atenção conferida pelo filósofo de Berlim à história da filosofia na construção do pensamento filosófico. Expressando seu posicionamento a esse respeito, de um modo resumido, em sua Propedêutica filosófica, Hegel afirma, à página 367, que a ?exigência habitual num ensino introdutório da filosofia é que se deve começar pelo existente e, a partir daí, levar a consciência para mais alto, para o pensamento? (HEGEL, G.W.F. Propedêutica filosófica. Tradução Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 1989). Para esse debate, cujos extremos são ilustrados por Kant e Hegel, outros autores podem ser convidados, como é o caso, por exemplo, de Nietzsche, com a proposição de uma filosofia para a vida, ou de Merleau-Ponty, com a ideia de um ?difícil equilíbrio? entre o texto e seu leitor, ou ainda com o debate sobre a legitimidade da história da filosofia, levada a cabo por Martial Gueroult. Nesse debate, a posição assumida neste projeto é de que tal contraposição entre o ensinar a filosofar e a história da filosofia é apenas aparente, a não ser que se conceba a história da filosofia como uma erudição vazia, um conhecimento enciclopédico estranho à vida dos estudantes. O objetivo desta pesquisa é explorar as correlações recíprocas entre a história da filosofia e o ensinar a filosofar, entre o texto filosófico e o seu leitor. O desenvolvimento dos trabalhos considera dois momentos distintos e interligados entre si. O primeiro consiste em explorar as diferentes correlações entre a filosofia e sua história, tanto aquelas elencadas até aqui quanto outras possíveis, permitindo ampliar a fundamentação do debate. O segundo compreende o uso experimental de textos da tradição filosófica em sala de aula, com o propósito de avaliar a produção do filosofar e do pensamento autônomo a partir do texto clássico. Em termos específicos, o projeto compreende, entre outros, os seguintes objetivos: 1. Apontar o tipo de ensino de filosofia em especial da concepção de história da filosofia predominante no século XIX que dá lugar à crítica de seu uso como mero enciclopedismo. 2. Expor a noção de tempo e de história em Kant em correlação com o modo como ele concebe o aprendizado. 3. Apresentar a correlação, em Hegel, entre pensamento e história tanto do ponto de vista da produção do pensamento, quanto de sua transmissão. 4. Identificar a crítica de Nietzsche às instituições de ensino de seu período e os motivos segundo os quais, para ele, são necessários educadores. 5. Interpretar a proposição de Merleau-Monty acerca do ?difícil equilíbrio? entre o texto filosófico e o seu leitor. 6. Apresentar o debate desenvolvido por M. Guéroult sobre a legitimidade da história da filoso. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Antonio Edmilson Paschoal - Coordenador / Thiago David Stadler - Integrante / Pablo Enrique Abraham Zunino - Integrante / Ricardo Pereira de Melo - Integrante / Stefan Vasilev Krastanov - Integrante / Jorge Augusto da Silva Santos - Integrante / MARCOS FÁBIO ALEXANDRE NICOLAU - Integrante / EDUARDO FERREIRA CHAGAS - Integrante / Carlos Rubens de Souza Costa - Integrante / Gabriele Cornelli - Integrante / Nelson Matos de Noronha - Integrante / LUIZ FERNANDO BARRÉRE MARTIN - Integrante / PATRÍCIA DEL NERO VELASCO - Integrante / PAULO TADEU DA SILVA - Integrante / Galileu Galilei Medeiros de Souza - Integrante / Francisco de Assis Costa da Silva - Integrante / Eduardo Salles de Oliveira Barra - Integrante / Rodrigo Brandão - Integrante / ROSARIO PECORARO - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 4
Membro: Ildenilson Meireles Barbosa.
7.   2015-2017. História, literatura, ciência e loucura feminina
Descrição: No Brasil, a constituição da medicina e da psiquiatria coincide com o período de consolidação das representações positivas sobre os comportamentos adequados às mulheres segundo a moral e os valores burgueses. Elevadas a uma condição quase sublime, as mulheres ?normais? alçaram o status de ?rainhas do lar?. Entretanto, a negação desses valores remeteria às mulheres aos lugares adequados as portadoras de comportamentos desviantes da moral preconizada pela igreja, pela família e pelo Estado e pela medicina. Aos prostíbulos as ?perdidas? e as libertinas, aos conventos as que desejavam ser ?noivas do senhor?, às escolas as solteironas para se tornarem ?tias? dos filhos que não tiveram. Fora destas categorias circulavam ?as loucas?, para elas, o hospício. A literatura não fugiu à regra e também tratou da loucura feminina de acordo com o universo social e mental na qual se inseriam os autores das obras. Para esta pesquisa elegemos as obras literárias O Homem de Aluisio de Azevedo, Úrsula de Maria Firmina dos Reis e Chica que manda do médico e escritor mineiro Agripa Vasconcelos como fontes de pesquisa das representações femininas elaboradas pelos autores bem como das representações do pensamento médico estatal do período de produção das referidas obras. Para a investigação dos dilemas do homens da época vitoriana divididos entre seu desejos mais profundos e a moral preconizada no século XIX elegemos um exemplar da literatura inglesa, Dr. Jekylll and Mr. Hyde, ou o Médico e o Monstro, autoria de Robert Louis Stevenson que retrata a crença na medicina como ciência capaz de regenerar homens perversos. Este projeto apresenta como objetivo geral a investigação de obras literárias cujos autores alinham-se ao pensamento médico-estatal para a organização social, familiar e das condutas individuais reconhecidas como desviantes. A metodologia tem como referência autores que tratam da análise da literatura enquanto fontes de compreensão de processos históricos, e da literatura que trata da emergência da medicina e da psiquiatria enquanto ciências reguladoras dos comportamentos humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Regina Célia Lima Caleiro - Coordenador / Rosangeli de Fátima Batigniane - Integrante / Alysson Luiz Freitas de Jesus - Integrante / Bárbara Rafaela de Souza Peçanha Guedes Prates - Integrante / Rhaenny Maisa Freitas - Integrante.
Membro: Regina Célia Lima Caleiro.
Descrição: No Brasil, a constituição da medicina e da psiquiatria coincide com o período de consolidação das representações positivas sobre os comportamentos adequados às mulheres segundo a moral e os valores burgueses. Elevadas a uma condição quase sublime, as mulheres ?normais? alçaram o status de ?rainhas do lar?. Entretanto, a negação desses valores remeteria às mulheres aos lugares adequados as portadoras de comportamentos desviantes da moral preconizada pela igreja, pela família e pelo Estado e pela medicina. Aos prostíbulos as ?perdidas? e as libertinas, aos conventos as que desejavam ser ?noivas do senhor?, às escolas as solteironas para se tornarem ?tias? dos filhos que não tiveram. Fora destas categorias circulavam ?as loucas?, para elas, o hospício. A literatura não fugiu à regra e também tratou da loucura feminina de acordo com o universo social e mental na qual se inseriam os autores das obras. Para esta pesquisa elegemos as obras literárias O Homem de Aluisio de Azevedo, Úrsula de Maria Firmina dos Reis e Chica que manda do médico e escritor mineiro Agripa Vasconcelos como fontes de pesquisa das representações femininas elaboradas pelos autores bem como das representações do pensamento médico estatal do período de produção das referidas obras. Para a investigação dos dilemas do homens da época vitoriana divididos entre seu desejos mais profundos e a moral preconizada no século XIX elegemos um exemplar da literatura inglesa, Dr. Jekylll and Mr. Hyde, ou o Médico e o Monstro, autoria de Robert Louis Stevenson que retrata a crença na medicina como ciência capaz de regenerar homens perversos. Este projeto apresenta como objetivo geral a investigação de obras literárias cujos autores alinham-se ao pensamento médico-estatal para a organização social, familiar e das condutas individuais reconhecidas como desviantes. A metodologia tem como referência autores que tratam da análise da literatura enquanto fontes de compreensão de processos históricos, e da literatura que trata da emergência da medicina e da psiquiatria enquanto ciências reguladoras dos comportamentos humanos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Alysson Luiz Freitas de Jesus - Integrante / Regina Celia Lima Caleiro - Coordenador.
Membro: Alysson Luiz Freitas de Jesus.
8.   2015-2018. MEDIAÇÕES CULTURAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE MÚLTIPLOS LETRAMENTOS
Descrição: O objetivo do estudo é analisar o processo formativo de graduandos em Pedagogia, com foco nas habilidades letradas desses sujeitos e nas transformações produzidas por mediações culturais e intervenções pedagógicas realizadas no curso. A pesquisa foi realizada por uma abordagem predominantemente qualitativa. Da perspectiva metodológica, o estudo foi formatado como pesquisa-ação e envolveu uma média de 30 graduandos do curso de Pedagogia do Campus sede da Unimontes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) . Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Geisa Magela Veloso - Integrante / Emília Murta Morais - Integrante / Maria Aparecida Colares Mendes - Integrante / Nailde Martins Ramalho Avelino - Integrante / Maria Jacy Maia Velloso - Integrante.
Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim.
9.   2015-2017. Nas barrancas do Velho Chico: Memória, História e Iconografia de São Francisco- MG ( séculos XX-XXI)
Descrição: A presente proposta de pesquisa objetiva realizar um estudo, através da análise de fotografias e da memória da imprensa local sobre as transformações no cenário ribeirinho do município de São Francisco, na região Norte de Minas Gerais, entre os séculos XX e XXI. Identificando as alterações neste espaço, observadas num amplo conjunto de fotografias que trazem como foco o rio São Francisco, as pessoas e os elementos naturais de suas margens, como também os lugares de memória na área urbana, todas expressas nos jornais locais, essa proposta visa problematizar as alterações ai percebidas, no sentido de entender suas razões de ser. Ao final, fundamentando-se em bibliografia pertinente, tem acessível e objetivo, a história da cidade. Diante do fato de o município não contar com nenhuma referência desse tipo, tendo sua história registrada restritamente a poucos livros de memorialistas locais, alguns deles bastante superficiais, tal empreitada, desenvolvida sob a ótica da História Social, mostra-se como válida, relevante e necessária para que o passado deste lugar seja investigado de modo sistematizado. Com a participação de professores e acadêmicos do curso de história, a pesquisa, pautada no confronto entre teoria e prática, e orientado pelo método comparativo, pelo qual o passado, retratado pelas fotografias e pela imprensa, confrontado com o presente, também expressos em fontes do mesmo tipo, apontará para as razões e motivos das transformações percebidas nestes dois tempos. Isso para que, no decorrer deste estudo, possamos construir um conhecimento ainda inexistente sobre as transformações na vida, no trabalho e na realidade na qual se encontram milhares de homens e mulheres vivendo às margens do Velho Chico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Rejane Meireles Amaral Rodrigues - Integrante / Roberto Mendes Pereira - Coordenador / Lenize Silva Vilas Boas - Integrante / Rafael oliveira Costa - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Rejane Meireles Amaral Rodrigues.
10.   2015-2017. Os intelectuais e o desenvolvimento: uma análise da dialética sujeito-estrutura na trajetória de Geraldo Rocha, Manuel Novaes, Jose Maria Alkmin e Apolônio Sales
Descrição: Este projeto propõe uma investigação sobre o pensamento e a trajetória do engenheiro, empresário e escritor Geraldo Rocha, do deputado baiano Manuel Novaes, do deputado mineiro Jose Maria Alkmin e do engenheiro Apolônio Sales, recortando para a análise as suas intervenções nos projetos de desenvolvimento pensados e levados a efeito no Vale do São Francisco no período 1945-1964, conjuntura marcada pelo desenvolvimentismo. Os quatro personagens apresentam em comum a intensa participação no processo em questão, operando como agentes que expressam interesses diversos, a exemplo dos classistas, partidários, regionais e corporativos. Do ponto de vista teórico-metodológico, propomos analisar como as diversas identidades ou microcosmos ? classes, partidos, territórios, campos - a que se filiam os indivíduos condicionam as suas escolhas e ações. Utilizaremos um variado conjunto de fontes como documentos parlamentares e do executivo, jornais e revistas da época, publicações e correspondências dos personagens identificados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Laurindo Mekie Pereira - Coordenador / Dilma Andrade de Paula - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12 / Número de orientações: 1
Membro: Laurindo Mekie Pereira.
11.   2015-Atual. Programa de Tratamento de Acervos Documentais de Minas Gerais
Descrição: Proceder ao tratamento dos acervos de natureza administrativa, judicial e extrajudicial dos municípios de Diamantina, Serro, Curvelo e Minas Novas, e melhorar suas condições de guarda e manuseio, possibilitando a preservação de relevante patrimônio documental e a disponibilização de fonte inédita para a pesquisa histórica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filomena Luciene Cordeiro - Coordenador / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Ângelo Alves Carrara - Integrante.
Membro: Filomena Luciene Cordeiro.
12.   2015-Atual. Ressignificações de um debate trinitário (Sécs. IV e V d.C.): um estudo sobre a disputa pelo significado da "Divindade/Humanidade de Cristo" na Modernidade
Descrição: Objetiva-se analisar os diversos significados e apreensões, entre os cristãos antigos e modernos, sobre a figura de Jesus Cristo, em torno principalmente de sua "divindade/humanidade".. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Helena Amália Papa - Coordenador / Michael Floro - Integrante. Financiador(es): Fundação Biblioteca Nacional - Bolsa.
Membro: Helena Amália Papa.
13.   2015-2017. Sociedade, Cultura e Cidades
Descrição: O período de transição do século XIX para o século XX foi pródigo em transformações frequentemente denominado de modernidade. Repleta de conflitos a modernidade insere a todos ?no drama do progresso, a palavra chave da época: maciço, iluminado, seguro de si mesmo, satisfeito, mas acima de tudo, inevitável? (HOBSBAWN, 1977, p.24).Uma das principais expressões da modernidade é a vida nas cidades. Cidades que se transformam tanto por processos econômicos, como por novos ideais de comportamento. Na transição do século XX para o XXI as transformações e os conflitos continuam a acontecer, desta feita, em um contexto histórico permeado pelas novas tecnologias e meios de comunicação que registram as formas como os diversos grupos sociais se organizam e se desfazem em decorrência de suas demandas em curto, médio e longo prazo. O projeto tem como objetivo geral a análise do contexto social em que esses grupos atuam, sua auto representação, bem como a representação que elaboram acerca dos outros ressignificando suas práticas culturais ( CHARTIER,1988.). As fontes para as pesquisas encontram-se, na contemporaneidade, especialmente na literatura, no cinema, nas ruas e nos meios digitais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Célia Lima Caleiro - Integrante / Alysson Luiz Freitas de Jesus - Coordenador.
Membro: Regina Célia Lima Caleiro.
Descrição: O período de transição do século XIX para o século XX foi pródigo em transformações frequentemente denominado de modernidade. Repleta de conflitos a modernidade insere a todos ?no drama do progresso, a palavra chave da época: maciço, iluminado, seguro de si mesmo, satisfeito, mas acima de tudo, inevitável? (HOBSBAWN, 1977,p.24). Uma das principais expressões da modernidade é a vida nas cidades. Cidades quese transformam tanto por processos econômicos, como por novos ideais de comportamento. Na transição do século XX para o XXI as transformações e os conflitos continuam a acontecer, desta feita, em um contexto histórico permeado pelas novas tecnologias e meios de comunicação que registram as formas como os diversos grupos sociais se organizam e se desfazem em decorrência de suas demandas em curto, médio elongo prazo. O projeto tem como objetivo geral a análise do contexto social em que esses grupos atuam, sua auto representação, bem como a representação que elaboram acerca dos outros ressignificando suas práticas culturais ( CHARTIER,1988.). As fontes para as pesquisas encontram-se, na contemporaneidade, especialmente na literatura, no cinema, nas ruas e nos meios digitais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Alysson Luiz Freitas de Jesus - Coordenador / Regina Celia Lima Caleiro - Integrante / Kamilla Freire Fonseca - Integrante.
Membro: Alysson Luiz Freitas de Jesus.

2014

1.   2014-Atual. Direito e Diversidade
Descrição: O projeto de pesquisa procura identificar e compreender os processos de conquista de direitos de diversidade, diferenciando este dos mecanismos de concessão ou permissão de algumas práticas de exercício da diferença. A pesquisa tem como objetivos identificar estes direitos e de que forma se inserem no processo histórico de conquista ou simples permissões do poder. Partindo desta perspectiva serão criados diversos subgrupos de pesquisa para investigar os direitos de diferença e diversidade individuais e coletivos e seus processos históricos de construção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alysson Luiz Freitas de Jesus - Coordenador / MAGALHAES, José Luiz Quadros. - Integrante.
Membro: Alysson Luiz Freitas de Jesus.
2.   2014-Atual. Violência de gênero e biopolítica no norte Minas
Descrição: O projeto tem por objetivo analisar no processo histórico a violência de gênero no norte de Minas Gerais, enfatizando a violência contra mulheres. Para tanto, segue duas grandes linhas de investigação. A primeira enfoca as mulheres em situação de violência, procurando entender suas experiências, os tipos de violências sofridas, as formas de resistências, os modos de subjetivação, seus contextos sociais e culturais, as relações de poder no âmbito familiar, as representações e sentidos que elas constroem sobre a violência sofrida, bem como as implicações dessa sobre suas vidas, seus corpos e sua saúde física e mental. A outra linha de investigação enfoca, a partir do conceito de biopolítica, a atuação e o papel do Estado na concepção, prevenção, controle e combate à violência de gênero através dos órgãos criados para essa finalidade (como a Defensoria Pública, a Delegacia da Mulher, Núcleos de assistência, etc.) e de medidas políticas e institucionais adotadas. Para as análises, utilizamos um diversificado número de fontes impressas, audiovisuais e orais. Dentro dessa perspectiva mais ampla, o projeto engloba outros subprojetos e abre-se para a incorporação de análises conjuntas e/ou comparativas com outros contextos sociais do Brasil e de outros países marcados pela cultura patriarcal. Dentre os sub-projetos já desenvolvidos estão: ?violência de gênero no norte de Minas: um olhar histórico? (2006-2009); ?Mulheres e violência no norte de Minas? (2008-2010); ?violência de gênero e saúde das mulheres (2012-atual).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filomena Luciene Cordeiro - Integrante / Caúdia de Jesus Maia - Coordenador / Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Helen Ulhoa Pimentel - Integrante / Rosana de Jesus Santos - Integrante / Luciene Rodrigues - Integrante / Manuel Gaspar Lisboa - Integrante / Vera Lúcia Puga - Integrante.
Membro: Filomena Luciene Cordeiro.

2013

1.   2013-2018. A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA(LEI FEDERAL Nº 10.639/2003): UM ESTUDO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES
Descrição: A Lei 10639, promulgada em 2003, torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país. Passados mais de dez anos de promulgação da ?Nova Lei? sua implementação carece ser avaliada. O estudo objetiva examinar a formação em serviço de professores da educação básica para a implementação da referida Lei, adentrando pela análise das dificuldades vividas pelos docentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Silvana Maria Teixeira Amorim - Integrante / Emília Murta Morais - Integrante / Maria Cleonice Mendes de Souza - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 3
Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim.
2.   2013-2017. Poder local e mandonismo político na Vila de Pitangui/MG no século XVIII: o vigário Caetano Mendes de Proença
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo primeiro analisar a participação do vigário Caetano Mendes de Proença em uma revolta coletiva na vila de Pitangui/MG, em meados do século XVIII. Para a viabilidade do projeto ora proposto, pretende-se, após levantamento bibliográfico circunstanciado, empreender pesquisa arquivística nos fundos documentais que contemplem a história de Pitangui e sua vida religiosa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Jeaneth Xavier de Araújo Dias - Coordenador / Renato da Silva Dias - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Jeaneth Xavier de Araújo Dias.
3.   2013-2018. Tecnologias de gênero e formas de insubmissão feminina na contemporaneidade
Descrição: A partir dos conceitos de 'poder' e 'tecnologias de sexo' formulados por Michel Foucault, a teórica feminista Teresa de Lauretis propôs conceber o gênero como produto de diferentes tecnologias sociais como o cinema, a televisão, a música, a literatura e a mídia impressa, de discursos institucionalizados ou não, assim como de epistemologias e de práticas da vida cotidiana. Para referir-se a essas tecnologias, discursos e práticas construtoras de gênero a autora elaborou o conceito de tecnologias de gênero . Este projeto tem por objetivo mais amplo entender o funcionamento dessas tecnologias e dispositivos de poder na constituição de sujeitos, especialmente do feminino na contemporaneidade, bem como as formas de insubmissão feminina e desacato às representações de gênero instituídas. Seguindo a perspectiva de Foucault, concebemos o poder como multiplicidade de correlações de forças; ele não apenas impede, coíbe, limita, mas também incita e produz. Além disso, não há relação de poder onde as determinações estejam saturadas, mas somente quando há possibilidade de deslocamento e escapatória; não há relação de poder sem resistência, sem insubmissão ou sem eventual inversão. Assim, se objetivamos entender o funcionamento das tecnologias de gênero na constituição de sujeitos femininos e de representações de gênero, buscamos também entender as formas de escapar das técnicas de assujeitamento ou subverter processos de subjetivação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Claudia de Jesus Maia - Coordenador / Filomena Luciene Cordeiro Reis - Integrante / Helen Ulhôa Pimentel - Integrante / Luana Balieiro Cosme - Integrante / Renata Santos Maia - Integrante / Rosana de Jesus dos Santos - Integrante / Lucia Helena Rodrigues - Integrante / Manuel Gaspar da Silva Lisboa - Integrante.
Membro: Ildenilson Meireles Barbosa.
Descrição: A partir dos conceitos de 'poder' e 'tecnologias de sexo' formulados por Michel Foucault,a teórica feminista Teresa de Lauretis propôs conceber o gênero como produto de diferentes tecnologias sociais como o cinema, a televisão, a música, a literatura e a mídia impressa, de discursos institucionalizados ou não, assim como de epistemologias e de práticas da vida cotidiana. Para referir-se a essas tecnologias, discursos e práticas construtoras de gênero a autora elaborou o conceito de ?tecnologias de gênero?. O projeto tem por objetivo mais amplo entender o funcionamento dessas tecnologias e dispositivos de poder na constituição de sujeitos, especialmente do feminino na contemporaneidade, bem como as formas de insubmissão feminina e desacato às representações de gênero instituídas. Seguindo a perspectiva de Foucault, concebemos o poder como multiplicidade de correlações de forças; ele não apenas impede, coíbe, limita, mas também incita e produz. Além disso, não há relação de poder onde as determinações estejam saturadas, mas somente quando há possibilidade de deslocamento e escapatória; não há relação de poder sem resistência, sem insubmissão ou sem eventual inversão. Assim, se objetivamos entender o funcionamento das tecnologias de gênero na constituição de sujeitos femininos e de representações de gênero, buscamos também entender as formas de escapar das técnicas de assujeitamento ou subverter processos de subjetivação.Dentro dessa perspectiva mais ampla são desenvolvidossubprojetos, entre eles: ?Mineiras insubmissas: práticas feministas e emancipação feminina em Minas Gerais? (2013-atual); ?Gênero e nação: aproximações entre o feminismo brasileiro e português o início do século XX? (2013-atual); ?Poderes disseminados, fazeres transformadores: Mulheres que ressignificaram espaços? (2014-atual), além de projetos de mestrado, monografias e iniciação científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Filomena Luciene Cordeiro - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Coordenador / Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Helen Ulhoa Pimentel - Integrante / Lucia Helena Rodrigues Costa - Integrante / Luana Cosme Balieiro - Integrante / Renata Santos Maia - Integrante / Maria Elizabeth Carneiro - Integrante / Rosana de Jesus Santos - Integrante.
Membro: Filomena Luciene Cordeiro.
Descrição: A partir dos conceitos de 'poder' e 'tecnologias de sexo' formulados por Michel Foucault, a teórica feminista Teresa de Lauretis propôs conceber o gênero como produto de diferentes tecnologias sociais como o cinema, a televisão, a música, a literatura e a mídia impressa, de discursos institucionalizados ou não, assim como de epistemologias e de práticas da vida cotidiana. Para referir-se a essas tecnologias, discursos e práticas construtoras de gênero a autora elaborou o conceito de ?tecnologias de gênero?. Este projeto tem por objetivo mais amplo entender o funcionamento dessas tecnologias e dispositivos de poder na constituição de sujeitos, especialmente do feminino na contemporaneidade, bem como as formas de insubmissão feminina e desacato às representações de gênero instituídas. Seguindo a perspectiva de Foucault, concebemos o poder como multiplicidade de correlações de forças; ele não apenas impede, coíbe, limita, mas também incita e produz. Além disso, não há relação de poder onde as determinações estejam saturadas, mas somente quando há possibilidade de deslocamento e escapatória; não há relação de poder sem resistência, sem insubmissão ou sem eventual inversão. Assim, se objetivamos entender o funcionamento das tecnologias de gênero na constituição de sujeitos femininos e de representações de gênero, buscamos também entender as formas de escapar das técnicas de assujeitamento ou subverter processos de subjetivação. Dentro dessa proposta mais ampla foram desenvolvidos os subprojetos: ?A construção de representações de gênero na música de Massa? (2009-2010); ?A construção de representações de gênero na revista Alterosa?(2008-2011). Estão em andamento: ?Mineiras insubmissas: práticas feministas e emancipação feminina em Minas Gerais? (2013-atual); ?Gênero e nação: aproximações entre o feminismo brasileiro e português o início do século XX? (2013-2014); ?Poderes disseminados, fazeres transformadores: Mulheres que ressignificaram espaços? (2014-atual), além de projetos de mestrado, monografias e iniciação científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (10) . Integrantes: Cláudia de Jesus Maia - Coordenador / Filomena Luciene Cordeiro Reis - Integrante / Luana Balieiro Cosme - Integrante / Renata Santos Maia - Integrante / Helen Ulhoa Pimentel - Integrante / Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Rosana de Jesus dos Santos - Integrante / Lúcia Helena Rodrigues Costa - Integrante / Manuel Gaspar da Silva Lisboa - Integrante / Ivete Batista Almeida - Integrante / Bárbara Figueiredo Souto - Integrante / Fabiana Oliveira Leite - Integrante / Ana Paula Jardim Martins - Integrante / Gabriela Miranda de Oliveira - Integrante / Gustavo Henrique Ramos Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa. Número de produções C, T A: 62 / Número de orientações: 14
Membro: Cláudia de Jesus Maia.

2012

1.   2012-Atual. Indicadores Ciênciométricos da Ciência Econômica no Brasil na última década.
Descrição: Construir e avaliar Indicadores Ciênciométricos da Ciência Econômica no Brasil na última década.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ilva Ruas Abreu - Integrante / Maria Ivanilde Pereira Santos - Coordenador / Hercílio Martelli Júnior - Integrante / Francisco Marcone Veríssimo - Integrante / Virginia Antunes Nobre Mesquita - Integrante.
Membro: Ilva Ruas Abreu.
2.   2012-Atual. Violência de gênero e biopolítica no Norte de Minas
Descrição: O projeto dar continuidade a pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Gênero e Violência, iniciadas em 2006 e tem por objetivo analisar no processo histórico a violência de gênero no norte de Minas Gerais, enfatizando a violência contra mulheres. Para tanto, segue duas grandes linhas de investigação. A primeira enfoca as mulheres em situação de violência, procurando entender suas experiências, os tipos de violências sofridas, as formas de resistências, os modos de subjetivação, seus contextos sociais e culturais, as relações de poder no âmbito familiar, as representações e sentidos que elas constroem sobre a violência sofrida, bem como as implicações dessa sobre suas vidas, seus corpos e sua saúde física e mental. A outra linha de investigação enfoca, a partir do conceito de biopolítica, a atuação e o papel do Estado na concepção, prevenção, controle e combate à violência de gênero através dos órgãos criados para essa finalidade (como a Defensoria Pública, a Delegacia da Mulher, Núcleos de assistência, etc.) e de medidas políticas e institucionais adotadas. Para as análises, utilizamos um diversificado número de fontes impressas, audiovisuais e orais. Dentro dessa perspectiva mais ampla, o projeto engloba outros subprojetos e abre-se para a incorporação de análises conjuntas e/ou comparativas com outros contextos sociais do Brasil e de outros países marcados pela cultura patriarcal. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Claudia de Jesus Maia - Coordenador / Helen Ulhôa Pimentel - Integrante / Rosana de Jesus dos Santos - Integrante / Lucia Helena Rodrigues - Integrante / Manuel Gaspar da Silva Lisboa - Integrante / Luciene Rodrigues - Integrante / vera lucia puga - Integrante.
Membro: Ildenilson Meireles Barbosa.
Descrição: O projeto dar continuidade a pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Gênero e Violência, iniciadas em 2006 e tem por objetivo analisar no processo histórico a violência de gênero no norte de Minas Gerais, enfatizando a violência contra mulheres. Para tanto, segue duas grandes linhas de investigação. A primeira enfoca as mulheres em situação de violência, procurando entender suas experiências, os tipos de violências sofridas, as formas de resistências, os modos de subjetivação, seus contextos sociais e culturais, as relações de poder no âmbito familiar, as representações e sentidos que elas constroem sobre a violência sofrida, bem como as implicações dessa sobre suas vidas, seus corpos e sua saúde física e mental. A outra linha de investigação enfoca, a partir do conceito de biopolítica, a atuação e o papel do Estado na concepção, prevenção, controle e combate à violência de gênero através dos órgãos criados para essa finalidade (como a Defensoria Pública, a Delegacia da Mulher, Núcleos de assistência, etc.) e de medidas políticas e institucionais adotadas. Para as análises, utilizamos um diversificado número de fontes impressas, audiovisuais e orais. Dentro dessa perspectiva mais ampla, o projeto engloba outros subprojetos e abre-se para a incorporação de análises conjuntas e/ou comparativas com outros contextos sociais do Brasil e de outros países marcados pela cultura patriarcal. Dentre os subprojetos já desenvolvidos estão: ?violência de gênero no norte de Minas: um olhar histórico? (2006-2009); ?Mulheres e violência no norte de Minas? (2008-2010); ?violência de gênero e saúde das mulheres? (2012-atual).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cláudia de Jesus Maia - Coordenador / Luciene Rodrigues - Integrante / Vera Lúcia Puga - Integrante / Helen Ulhoa Pimentel - Integrante / Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Rosana de Jesus dos Santos - Integrante / Lúcia Helena Rodrigues Costa - Integrante / Manuel Gaspar da Silva Lisboa - Integrante / Lara Lanusa Santos Nascimento - Integrante. Número de produções C, T A: 7
Membro: Cláudia de Jesus Maia.

2010

1.   2010-Atual. Grupo de Estudos História do Tempo Presente
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: César Henrique de Queiroz Porto - Coordenador.
Membro: César Henrique de Queiroz Porto.

2009

1.   2009-Atual. Negros no Norte de Minas: Relações Intercomunitárias e Processos Sociais em Comunidades Quilombolas
Descrição: Projeto de Pesquisa e Extensão. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Maria Railma Alves - Integrante / Maria Helena de Souza Ide - Coordenador / Luciano Cândido Sarmento - Integrante / Marcos Ântonio Caldeira Neves - Integrante / Claúdia Luz de Oliveira - Integrante / João Batista de Almeida Costa - Integrante / Clóvis Zimmermann - Integrante / Geisa Magela Veloso - Integrante / Márcio Antônio Silva - Integrante / Telma Borges de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim.

2007

1.   2007-Atual. Violência, justiça e administracao do poder: das Minas ao sertão das Minas - 1870-1900
Descrição: Analisar o período de crise da monarquia no sertão das Minas, evidenciando a estrutura política e social da regiao em consonância com a província de Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alysson Luiz Freitas de Jesus - Integrante / Regina Celia Lima Caleiro - Coordenador / Claudia de Jesus Maia - Integrante / Leonardo Pacheco - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Alysson Luiz Freitas de Jesus.
2.   2007-Atual. Violência, justiça e administração do poder: das Minas ao sertão das Minas - 1889-1920
Descrição: Analisar o processo de proclamação da República no norte de Minas, e o impacto que a alteracao institucional provocou na regiao.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Alysson Luiz Freitas de Jesus - Integrante / Regina Celia Lima Caleiro - Coordenador / Claudia de Jesus Maia - Integrante / Leonardo Pacheco - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Alysson Luiz Freitas de Jesus.

2006

1.   2006-Atual. Grupo de Pesquisa Fronteiras do Sertão
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: César Henrique de Queiroz Porto - Integrante / Carla Cristina Barbosa - Coordenador / Denílson Meireles Barbosa - Integrante.
Membro: César Henrique de Queiroz Porto.
2.   2006-Atual. Núcleo de História e Cultura Regional
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: César Henrique de Queiroz Porto - Coordenador.
Membro: César Henrique de Queiroz Porto.


(*) Relatório criado com produções desde 2017 até 2017
Data de processamento: 21/02/2019 17:06:38