Depto.Pós-Graduação em Estratégia Empresarial

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 4

2018

1.   2018-Atual. Descolonizando estudos sobre corrupção empresarial: uma análise dos discursos de agentes econômicos na Ação de Cassação da Chapa Dilma-Temer
Descrição: Nesta pesquisa, buscaremos responder o seguinte problema de pesquisa: como se articulam os discursos de empresários e demais agentes econômicos privados sobre as suas respectivas relações políticas consideradas irregulares com partidos políticos e com agentes governamentais? O objetivo geral da pesquisa é analisar os discursos produzidos por empresários e agentes econômicos privados no âmbito da Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 1943-58 sobre as relações políticas irregulares (ex.: caixa dois, propinas) com partidos políticos e com agentes governamentais. Como objetivos específicos, proponho: a) construir um referencial teórico geopoliticamente localizado na América Latina e no Brasil, especificamente; b) analisar as estruturas mentais relacionadas à sistemática política entre partidos políticos e empresas; c) analisar a semiótica dos discursos produzidos em relação aos fatos apurados ao longo do processo; d) analisar criticamente os sentidos produzidos pelos enunciatários ao longo de suas falas e, por fim, e) construir um referencial analítico a partir da crítica construída na análise. Esta é uma pesquisa de viés qualitativo e de abordagem decolonial. Tal opção fora realizada em função da necessidade de superar o mainstream existente hoje nos estudos sobre combate à corrupção nas organizações, que cada vez mais têm se concentrado na conduta de empregados e agentes intraorganizacionais sem considerar a função política ativa de empresários e de desvios éticos decorrentes da dinâmica de negociação, o que têm culminado na concentração da teoria no controle normativo de condutas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Felipe Fróes Couto - Coordenador / Alexandre de Pádua Carrieri - Integrante.
Membro: Felipe Fróes Couto.
2.   2018-Atual. Diagnóstico da Responsabilidade Fiscal e Social da gestão pública nos municípios da AMAMS ? 2017 e 2018
Descrição: O objetivo geral da proposta do diagnóstico de responsabilidade fiscal e social da gestão pública nos municípios da área de abrangência da Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE - AMAMS ? 2017 e 2018 é produzir um relatório anual da Responsabilidade Fiscal e Social dos municípios mineiros da área da AMANS, com base na legislação vigente e em estatísticas dos órgãos oficiais, através de coleta dos indicadores sociais dos municípios mineiros da área da AMANS, aplicando o indicador social composto com base nos indicadores, legislação vigente e nas estatísticas oficiais para os municípios mineiros da área da AMANS já utilizado em edição anterior (2015 e 2016) e classificar os municípios mineiros da área da AMANS em "bem ou mal avaliados? a partir dos indicadores avaliados. O objetivo do projeto se justifica, porque a avaliação constante da gestão pública, medida por entidades externas, confere à comunidade norte- mineira e as administrações municipais parâmetros para que possa melhorar a gestão dos municípios anualmente. A metodologia será uma pesquisa descritiva com coleta de dados secundários, onde os indicadores serão mensurados anualmente, coletados das fontes oficiais dos governos Estadual e Federal relativos aos aspectos de gestão fiscal pública municipal, responsabilidade social e fiscal, gastos com saúde, educação, assistência social e dados ambientais. O universo refere-se aos 92 municípios da área mineira da AMANS, sendo 89 municípios pertencentes da meso região Norte de Minas Gerais e mais três pertencentes a outras regiões. O projeto ofertará dois produtos que serão disponibilizados à comunidade, sendo que o primeiro é um relatório descritivo e analítico dos resultados dos indicadores fiscal e social composto para os municípios mineiros da área da AMANS e o segundo será um sitio de internet para divulgação anual dos resultados para consulta pública.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geraldo Alemandro Leite Filho - Coordenador / Cleuber Vieira dos Santos da Silva - Integrante.
Membro: Geraldo Alemandro Leite Filho.
3.   2018-Atual. Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Saúde
Descrição: A proposta do projeto é a realização de estudos e pesquisas subsidiar a ação dos diversos órgãos de governo na elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de politicas públicas através da geração e manutenção de base de dados, elaboração de dados estatísticos, indicadores, metodologias e estudos em temáticas diversas com foco na saúde e microrregião de Montes Claros/MG. O projeto está focado na consolidação de informações sobre o setor de saúde, em torno da qual estão articulados estudos, produção de boletins, análises e,pesquisa junto a dados oficiais, gestores e especialistas em gestão pública.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Reginaldo Morais de Macedo - Integrante / Simone Viana Duarte - Integrante / Márcio Antônio Alves Veloso - Integrante / Simarly Maria Soares - Integrante / June Marize Castro Silva - Coordenador.
Membro: Reginaldo Morais de Macedo.
4.   2018-Atual. Inclusão financeira e concentração espacial dos crimes ao sistema financeiro: uma análise comparativa entre Minas Gerais e os demais estados brasileiros.
Descrição: O projeto tem como principal objetivo estudar a relação de causalidade entre o desenvolvimento do setor financeiro no Estado de Minas Gerais e a intensificação dos crimes a estas atividades, no período de 2000 a 2015, através da elaboração de indicadores comparativos com os demais estados brasileiros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Tânia Marta Maia Fialho - Integrante / Luciana Maria Costa Cordeiro - Coordenador / Maria Alice Ferreira - Integrante / Emerson Costa dos Santos - Integrante.
Membro: Tânia Marta Maia Fialho.


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2018
Data de processamento: 01/03/2019 17:12:41