1. | 2018-Atual. A Aprendizagem do Professor Mediada por sua Relação com Materiais Curriculares de Matemática Descrição: A pesquisa com foco no uso de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática têm enfatizado esses recursos como agentes que contribuem significativamente para a aprendizagem crítica dos professores, especialmente sobre conhecimentos matemáticos para o ensino. Nesse sentido, este projeto tem por objetivo investigar se ocorre e como ocorre a aprendizagem do professor a partir de sua relação crítica com materiais curriculares. O desafio posto refere-se à emergente identificação e compreensão do papel que esses materiais exercem para as práticas dos professores, sobretudo para o seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa ora proposta se caracteriza como abordagem qualitativa, em que a coleta de dados se dará a partir da formação de um grupo de estudos, tomando como estratégias o grupo focal e o estudo de aulas. Do ponto de vista teórico-metodológico, será considerado o modelo teórico que envolve os recursos do professor (conhecimento de conteúdo, conhecimento pedagógico do conteúdo, crenças e objetivos), os recursos curriculares (objetos físicos, procedimentos e representações de domínio) e os conceitos de agência e affordance.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida - Integrante / Gilberto Januario - Coordenador. Membro: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida. |
2. | 2018-Atual. Desafios e Obstáculos no Acesso à Saúde e ao Ensino Superior Sob a Perspectiva de Indivíduos Surdos. Descrição: Projeto de Pesquisa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Wane Elayne Soares Eulálio - Integrante / Daniel Antunes Freitas - Coordenador / Luiza Fernandes Fonseca Sandes - Integrante / Maria Fernanda Neves Silveira de Souza - Integrante. Membro: Wane Elayne Soares Eulálio. |
3. | 2018-Atual. Histórias e memórias dos professores que atuaram no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros ( 1964-1990) Descrição: O presente projeto de pesquisa sob o título ?Histórias e memórias dos professores que atuaram no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (1964- 1990) tem como objetivos resgatar as memórias de professores que atuaram no curso de Pedagogia da Unimontes, de forma a conferir-lhes visibilidade e garantir que suas ações e concepções sejam conhecidas e reconhecidas, evitando-se a amnésia social e valorizando a história regional; constituir acervo de fontes orais e documentais; conhecer o modo como os professores organizaram o curso de pedagogia; identificar práticas pedagógicas dos professores, analisando estratégias, táticas e resistências as normas e políticas vigentes. O Curso de Pedagogia da Unimontes foi criado em 1964 por um grupo de professores que com persistência, determinação e vontade de contribuir para o desenvolvimento da região não mediram esforços para sua implantação. Desde então, muitos foram os resultados obtidos. Conquistas importantes sucederam-se, mudanças institucionais aconteceram, com impacto evidenciado até o presente momento. Assim, ao reconstituir a memória dos professores que atuaram no curso de Pedagogia nas décadas de 1960 a 1990 poderemos conhecer suas experiências pessoais e profissionais; políticas implantadas; métodos utilizados, conteúdos trabalhados, tensões, expectativas, resistências vivenciadas bem como as representações sobre o trabalho desenvolvido o que permitirá conhecer e contribuir com a memória e história do curso. A proposta terá como metodologia a História Oral por possibilitar o acesso a informações, acontecimentos, experiências e concepções que não se encontram nos documentos escritos e nas versões oficiais da historiografia, o que pode contribuir para uma reconstrução e compreensão mais realista do passado pela via das experiências individuais, vividas em ema época, no âmbito de um determinado grupo social. Para a coleta dos dados utilizaremos a entrevista com ex-professores do curso de Pedagogia que serão convidados a participar da pesquisa. A princípio pretendemos entrevistar 10 ex-professores, mas este número poderá ser modificado considerando a disponibilidade dos mesmos. Além das entrevistas buscaremos por outros documentos que possam contribuir com o trabalho como textos jornalísticos, fotos, cadernos e outros objetos. Como produtos publicaremos artigos e iniciaremos o processo de organização do Acervo de História Oral do Curso de Pedagogia... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita Tavares de Mello - Coordenador / MARIA JACY MAIA VELOSO - Integrante / CLÁUDIA APARECIDA FERREIRA MACHADO - Integrante / KATHIA SILVA GOMES - Integrante. Membro: Rita Tavares de Mello. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Jacy Maia Velloso - Coordenador / Claudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Rita Tavares de Mello - Integrante / Káthia Silva Gomes - Integrante. Membro: Maria Jacy Maia Velloso. Descrição: O presente projeto de pesquisa sob o título ?Histórias e memórias dos professores que atuaram no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (1964- 1990) tem como objetivos resgatar as memórias de professores que atuaram no curso de Pedagogia da Unimontes, de forma a conferir-lhes visibilidade e garantir que suas ações e concepções sejam conhecidas e reconhecidas, evitando-se a amnésia social e valorizando a história regional; constituir acervo de fontes orais e documentais; conhecer o modo como os professores organizaram o curso de pedagogia; identificar práticas pedagógicas dos professores, analisando estratégias, táticas e resistências as normas e políticas vigentes. O Curso de Pedagogia da Unimontes foi criado em 1964 por um grupo de professores que com persistência, determinação e vontade de contribuir para o desenvolvimento da região não mediram esforços para sua implantação. Desde então, muitos foram os resultados obtidos. Conquistas importantes sucederam-se, mudanças institucionais aconteceram, com impacto evidenciado até o presente momento. Assim, ao reconstituir a memória dos professores que atuaram no curso de Pedagogia nas décadas de 1960 a 1990 poderemos conhecer suas experiências pessoais e profissionais; políticas implantadas; métodos utilizados, conteúdos trabalhados, tensões, expectativas, resistências vivenciadas bem como as representações sobre o trabalho desenvolvido o que permitirá conhecer e contribuir com a memória e história do curso. A proposta terá como metodologia a História Oral por possibilitar o acesso a informações, acontecimentos, experiências e concepções que não se encontram nos documentos escritos e nas versões oficiais da historiografia, o que pode contribuir para uma reconstrução e compreensão mais realista do passado pela via das experiências individuais, vividas em ema época, no âmbito de um determinado grupo social. Para a coleta dos dados utilizaremos a entrevista com ex-professores do curso de Pedagogia que serão convidados a participar da pesquisa. A princípio pretendemos entrevistar 10 ex-professores, mas este número poderá ser modificado considerando a disponibilidade dos mesmos. Além das entrevistas buscaremos por outros documentos que possam contribuir com o trabalho como textos jornalísticos, fotos, cadernos e outros objetos. Como produtos publicaremos artigos e iniciaremos o processo de organização do Acervo de História Oral do Curso de Pedagogia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Aparecida Ferreira Machado - Coordenador / Káthia Silva Gomes - Integrante / Maria Jacy Velloso Maia - Integrante / Rita Tavares de Mello - Integrante. Membro: Cláudia Aparecida Ferreira Machado. |
4. | 2018-Atual. Lei de Diretrizes e Bases da Educacão Nacional N° 9394/96: Avanços, Limites e Possibilidades nas Histórias de Vida de Professoras Alfabetizadoras de Jovens e Adultos - 1996 a 2016 Descrição: O presente projeto, intitulado ?Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96: avanços, limites e possibilidades nas histórias de vida de professoras alfabetizadoras de jovens e adultos - 1996 a 2016? tem como objetivo ?descrever e analisar a trajetória de vida profissional de professoras alfabetizadoras de jovens e adultos, com atuação profissional no município de Montes Claros, Minas Gerais, entre os anos 1996 a 2016, período que circunscreve os vinte anos transcorridos após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/ 96?. A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre o letramento, com interface na História da Educação e na legislação educacional, cuja temática de discussão centra-se na alfabetização e nos métodos utilizados no processo da leitura, da escrita e dos conhecimentos de diversos campos, em especial matemáticos e históricos. Para esse estudo, se fazem necessárias metodologias e técnicas para (re)(des)construção de histórias de vidas por meio da história oral, ou seja, da realização de entrevistas com professoras que atuaram nessa modalidade de ensino, no período alvo da pesquisa, assim como a análise de documentos diversos que possibilitem pensar as questões propostas, quais sejam: de que modo a LDBEN nº 9394/1996 afetou o exercício da docência em turmas da EJA (no período e lócus citados)? A referida lei trouxe mudanças, avanços ou provocou retrocessos e/ou permanências nessa modalidade de ensino? Em que/quais sentidos/aspectos? Que aspectos marcam a trajetória pessoal e profissional na vida dessas educadoras? Não descartamos a possibilidade de outras questões emergirem durante a realização da pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita Tavares de Mello - Coordenador / JOÃO OLIMPIO SOARES DOS REIS - Integrante / SHIRLEY PATRÍCIA NOGUEIRA DE CASTRO E ALMEIDA - Integrante / FILOMENA LUCIENE CORDEIRO REIS - Integrante. Membro: Rita Tavares de Mello. |
5. | 2018-Atual. O Ruralismo pedagógico nas escolas rurais do Norte de Minas Gerais - 1920/1970 Descrição: A pesquisa ?Ruralismo Pedagógico: políticas e práticas no Ensino Rural Norte Mineiro (1920-1970)?, tem por objetivo discutir a política pública do Ruralismo Pedagógico em Montes Claros e região Norte Mineira tomando a questão como reflexo de um discurso nacionalista que preconizava a ideia de que o Brasil constituía-se como um país essencialmente rural. Inscrita como História Política Regional, o estudo possibilitará a compreensão de especificidades da educação Norte Mineira, no contexto de transformações e mudanças deflagradas no Brasil a partir dos anos 1920. Quanto aos processos de coleta de dados, serão utilizadas diferentes fontes documentais: legislação do ensino, atas, correspondências, documentos, artigos da Revista do Ensino, além do jornal Gazeta do Norte, publicado em Montes Claros entre 1918 e 1960.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Coordenador / Ludmila Silva Souza - Integrante / Junia Marise Silva Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1 Membro: Úrsula Adelaide de Lélis. |
6. | 2018-Atual. Perfil de Licenciados na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e evasão nas Licenciaturas: uma análise de mudanças ocorridas com a implantação do Sistema de Seleção Unificada para o acesso a Ensino Superior (SISU) Descrição: A pesquisa tem como problemática central a implantação do Sistema de Seleção Unificada (SISU) na Unimontes e tenciona analisar os impactos desse sistema no perfil de graduandos e na evasão escolar registrada nesse contexto. O estudo, que encontra-se em curso, privilegia a abordagem qualitativa e aglutina pesquisas de graduandos que tangenciam a temática do direito à educação superior e da formação docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Maria Auxiliadora Oliveira - Integrante / Emília Murta Morais - Integrante / Maria Jacy Maia Velloso - Integrante / MAX ALEXANDRE RODRIGUES TEIXEIRA - Integrante / Rafael Baioni do Nascimento - Integrante / Mariléia de Sousa - Integrante / Jhenifer Sousa - Integrante / Camila Santos - Integrante / Sandy Gomes - Integrante / Laiana Silva Lemos - Integrante / Samira Xavier Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 5 Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim. |
7. | 2018-Atual. PERFIL DE LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) E EVASÃO NAS LICENCIATURAS: UMA ANÁLISE DE MUDANÇAS OCORRIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA PARA ACESSO AO ENSINO SUPERIOR (SISU). Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre o Sistema de seleção unificada para acesso ao ensino superior (SISU), em que serão focalizados o perfil de licenciados e a evasão em cursos de licenciatura. O objetivo do estudo é analisar o perfil de estudantes de cursos de licenciatura na Unimontes bem como o fenômeno da evasão nesse contexto e a relação destes com a implantação do SISU nessa instituição. O estudo privilegiará uma abordagem qualitativa e será desenvolvido em cinco momentos. No primeiro momento será realizada uma revisão bibliográfica para levantar e contrastar as análises sobre a temática presentes na produção bibliográfica. No segundo momento será feito contato com a gestão da Universidade com vistas ao agendamento e realização de entrevistas com profissionais dos setores responsáveis pela implantação do SISU. O terceiro momento contemplará o levantamento de dados de matrícula e evasão na secretaria geral. No quarto momento serão aplicados questionários para licenciandos de cursos alocados no Centro de Ciências Humanas, unidade com maior representatividade no que tange à oferta de licenciaturas. Para cada licenciatura serão selecionadas duas turmas do campus sede: uma turma que ingressou na universidade pelo sistema se seleção unificada ?preferencialmente alunos do 1º período (ingressantes) ? e uma turma de alunos que ingressou pelo vestibular tradicional ? preferencialmente alunos do último ano. O quinto momento envolverá a seleção de turmas com maior número de evadidos e a aplicação de questionários eletrônicos para esses sujeitos. Trabalharemos com o conceito de evasão adotado pela secretaria da Unimontes, ou seja, a de não efetivação da matricula pelo estudante por 2 semestres consecutivos. Destacamos que a pesquisa ora proposta mostra-se relevante no sentido de contribuir com a produção de conhecimentos sobre o ingresso e permanência no ensino superior, bem como com o debate local e nacional no que concerne às mudanças ocorridas com a implementação do SISU, suas manifestações no perfil dos estudantes, e sua relação com a evasão nas licenciaturas. Como produtos deste estudo pretendemos publicar artigos, participar de eventos com publicação de trabalhos, orientar acadêmicos de Iniciação Científica e TCC na graduação, organizar um banco de dados e um seminário para divulgação dos dados na Unimontes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (50) . Integrantes: Maria Jacy Maia Velloso - Integrante / Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Emilia Murta Moraes - Integrante / Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Mariléia de Souza - Integrante / Gilberto Januário - Integrante / Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes - Integrante / Rafael Baioni do Nacimento - Integrante. Membro: Maria Jacy Maia Velloso. |
8. | 2018-Atual. PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - CAPES UNIMONTES Descrição: Coordenação Programa Residência Pedagógica - CAPES - UNIMONTES - Núcleo Campus Januária. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) . Integrantes: Denice do Socorro Lopes Brito - Coordenador. Membro: Denice do Socorro Lopes Brito. Descrição: Coordenação Programa Residência Pedagógica - CAPES - UNIMONTES - Núcleo Campus Januária. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (24) . Integrantes: Denice do Socorro Lopes Brito - Coordenador. Membro: Denice do Socorro Lopes Brito. |
9. | 2018-Atual. Ruralismo Pedagógico: Políticas e práticas no Ensino Rural Norte Mineiro (1920-1970)? Descrição: A pesquisa constitui-se como subprojeto da pesquisa denominada ?História da Educação no Norte de Minas: uma Imersão na Escola Nova (1920-1970)?, que visa à reconstituição de faces da História da Educação, discutindo representações, apropriações e práticas orientadas pelo movimento da Escola Nova em Montes Claros e na região Norte Mineira. O estudo se insere no âmbito da História Cultural, na vertente defendida por Chartier (1990), que propôs os conceitos de representação, apropriação e prática como ferramentas teóricas para a reconstituição da memória coletiva. De 1920 a 1970, o Brasil esteve imerso em profundas transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. Sobretudo as décadas de 1920-30 significaram um período de intensos debates, em que reformas educacionais foram postas em andamento, visando à reconstrução nacional pela educação e à conformação dos homens e da sociedade aos ideais de progresso, civilização e modernidade. Nessa vaga modernizante, as questões educacionais ocupam grande centralidade, sendo produzidas mudanças bastante significativas nos processos de ensinar e de compreender o papel da escolarização para o desenvolvimento individual e social. Da perspectiva histórica, esse é um período em que a educação brasileira é influenciada pelo movimento da Escola Nova, que, dentre outros e ações originou a proposta de adequação do ensino rural às características peculiares brasileiras foi criado para formar professores para atuarem nas escolas do meio rural, denominado Ruralismo Pedagógico. Partindo desse contexto, a pesquisa ?Ruralismo Pedagógico: políticas e práticas no Ensino Rural Norte Mineiro (1920-1970)?, tem por objetivo discutir a política pública do Ruralismo Pedagógico em Montes Claros e região Norte Mineira tomando a questão como reflexo de um discurso nacionalista que preconizava a ideia de que o Brasil constituía-se como um país essencialmente rural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Úrsula Adelaide Lélis - Coordenador. Membro: Cláudia Aparecida Ferreira Machado. |
10. | 2018-Atual. Verificação da validade, confiabilidade e interpretabilidade de um instrumento de avaliação da qualidade de vida relacionada ao Diabetes Mellitus Descrição: O Diabetes Mellitus é descrito como uma desordem metabólica decorrente do déficit na atividade e/ou secreção da insulina e também como elevação da glicose no sangue. Essa condição provoca fragilidade do estado físico, prejuízo da capacidade funcional, falta de energia, limitações no relacionamento social e instabilidade emocional, impactando negativamente a Qualidade de Vida. O objetivo do estudo é verificar a validade, confiabilidade e interpretabilidade do instrumento D-39. Trata-se de um estudo metodológico entre pessoas com diabetes cadastradas em uma Estratégia de Saúde da Família.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Árlen Almeida Duarte de Sousa - Integrante / Andrea Maria Eleutério Barros Lima Martins - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Árlen Almeida Duarte de Sousa. |
(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2018
Data de processamento: 27/02/2019 15:17:48