Depto.Métodos e Técnicas Educacionais

Total de produção bibliográfica


Número total de itens: 40

2018

1.   ALMEIDA, CECÍDIA BARRETO; SILVA, Mara Rubia Aparecida d.. O TRABALHO DOCENTE: ESTRANHADO NO CONTEXTO CAPITALISTA. Em: II Simpósio Nacional Educação, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ALMEIDA, CECÍDIA BARRETO; SILVA, Mara Rubia Aparecida d.. ANÁLISE DE PERIÓDICO DO GRUPO DE TRABALHO ?FORMAÇÃO DE PROFESSORES? DA ANPED: DISCURSOS SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Em: XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2018, Salvador. Didática na formação de professores para a educação básica e ensino superior, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ALMEIDA, CECÍDIA BARRETO; SILVA, Mara Rubia Aparecida d.. FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: APONTAMENTOS HISTÓRICOS. Em: ICIED: I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes, 2018, Montes Claros. ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO E SABERES, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   ALMEIDA, CECÍDIA BARRETO; SILVA, Mara Rubia Aparecida d. ; LIMA, Antônio B.. O trabalho docente: a emergência das críticas à atividade produtiva alienante. Em: VII SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   ALMEIDA, S. P. N. C.; FRANCA, S. D. ; PAIXAO, L. V. J. ; MACHADO, L. B.. Cotidiano Escolar (In)quietudes, Fronteiras, Conhecimentos e Reflexões. 01 ed. Montes Claros: Henriques Design, 2018. v. 01, p. 200.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   ALMEIDA, S. P. N. C.; FRANCA, S. D. ; PAIXAO, L. V. J. ; VELOSO, L. M. M. ; RIOS, C. A. M.. Desvelando os Desafios do Cotidiano Escolar: Relatos dos Pibidianos do Subprojeto Pibid ? Formação do Regente Alfabetizador do Curso de Pedagogia ? Brasília de Minas (MG). 01 ed. Montes Claros: Henriques Design, 2018. v. 01, p. 484.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   ALMEIDA, S. P. N. C.; REIS, F. L. C. ; MELLO, R. T. ; REIS, J. O. S.. Histórias de alfabetizadoras de adultos em Montes Claros: modos de pensar, sentir, agir e educar (1970-1980). 01 ed. Montes Claros - MG: Henriques Design, 2018. v. 01, p. 147.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   AMORIM, MÔNICA MARIA TEIXEIRA; BASTOS, S. A. ; PEREIRA, R. G.. A implementação da Lei 10.639/2003 na formação inicial de Professores de História: Uma análise de Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades Públicas Mineiras. Revista de História da UEG. v. 7, p. 77-93, issn: 23164379, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   AMORIM, MÔNICA MARIA TEIXEIRA; IDE, M. H. S. ; NASCIMENTO, R.B ; MORAIS, E. M.. A Implantação do SISU na Universidade Estadual de Montes Claros: Democratização. Em: VI Congresso em Desenvolvimento Social: Desafios à Democracia, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   AMORIM, MÔNICA MARIA TEIXEIRA; IDE, M. H. S. ; NASCIMENTO, R.B ; MORAIS, E. M.. A Implantação do SISU na Universidade Estadual de Montes Claros: Democratização do acesso ao Ensino Superior ?. Em: VI Congresso em Desenvolvimento Social, 2018, Montes Claros. Anais do: VI Congresso em Desenvolvimento Social: Desafios à Democracia, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   AMORIM, MÔNICA MARIA TEIXEIRA; NASCIMENTO, R. B.. O ENSINO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID. CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC. v. 4, p. 1-10, issn: 23172452, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   BARBOSA, F. F. ; OLIVEIRA, T. C. ; ARAUJO, A. M. B. ; SILVA, R. T. ; SOUSA, Á. A. D.. Levantamento de casos de violência contra a mulher em relacionamentos abusivos. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE. v. Sup.12, p. S1259-S1265, issn: 21782091, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   CAMPOS DO PRADO, JEOVANDIR ; ALMEIDA, CECÍDIA BARRETO ; PARRELA, CLÁUDIA ROSANE. O controle social nas ac-ões do Conselho Municipal de Educação de Montes Claros a partir da perspectiva dos conselheiros. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA. v. 18, p. 369-389, issn: 1981416X, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   FREITAS, D. A. ; SOARES, W. D. ; SOUSA, Á. A. D.. Invisibilidade, desigualdade e vulnerabilidade em saúde. 1 ed. Montes Claros: Editora Millenium, 2018. v. 1, p. 180.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   GARNICA, A. V. M. ; BARALDI, I. M. ; GOMES, M. L. M. ; SILVA, H. ; PINTO, T. P. ; SOUZA, L. A. ; MARTINS-SALANDIM, M. E. ; ROLKOUSKI, E. ; VIANNA, C. R. ; PAIVA, P. H. A. A. ; ALMEIDA, S. P. N. C.. Cartografias Contemporâneas: Mapeando a Formação de Professores de Matemática no Brasil - Volume 2. 1 ed. Curitiba - Paraná: Appris, 2018. v. 1, p. 350.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   LÉLIS, Úrsula Adelaide de; SANTOS, E. P.. O Fechamento de escolas: o avanço do projeto neoliberal no Campo. Catalão: UFG. 2018. Capítulo de Livro
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   LÉLIS, Úrsula Adelaide de; SILVA, Maria Vieira ; Richter, Leonice Matilde. POLÍTICAS PÚBLICAS DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AOS PLANOS MUNICIPAIS ? ENTRE O LEGAL E O REAL. Em: Conferência Nacional Popular de Educação, v. 1, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   MELLO, R. T. ; SHIRLEY PATRÍCIA NOGUEIRA DE CASTRO E ALMEIDA ; REIS, F. L. C. ; REIS, J. O. S.. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Nº 9394/96: AVANÇOS, LIMITES E POSSIBILIDADES NAS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE JOVENS E ADULTOS - 1996 A 2016. Em: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: DIVERSIDADE, FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES, 2018, Montes Claros. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAçãO: DIVERSIDADE, FORMAçãO E SABERES DOCENTES, 2018, Monte Claros. Resumos... Campinas, GALOÁ, 2018.. Campinas, SP: Galoá, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
19.   MELLO, RITA TAVARES DE; SANTOS, SÔNIA MARIA DOS. Alfabetizadoras da EJA: entre Memórias, Saberes e Viveres (1940-1960). CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE). v. 17, p. 546-566, issn: 19827806, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
20.   NASCIMENTO, R.B ; AMORIM, MÔNICA MARIA TEIXEIRA ; SILVA, E. C. R.. Debatendo Gênero e Sexualidade na Educação Básica: A Mediação de Conflitos como oportunidade de formação em Direitos Humanos. Em: VI Congresso em Desenvolvimento Social: Desafios à Democracia, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
21.   NASCIMENTO, R.B ; AMORIM, MÔNICA MARIA TEIXEIRA ; SILVA, E. C. R.. Debatendo Gênero e Sexualidade na Educação Básica: a Mediação de Conflitos como oportunidade de formação em Direitos Humanos. Em: VI Congresso em Desenvolvimento Social: Desafios à Democracia, Desenvolvimento e Bens Comuns, 2018, Montes Claros. Anais do: VI Congresso em Desenvolvimento Social: Desafios à Democracia, Desenvolvimento e Bens Comuns, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
22.   OLIVEIRA,C.S.; SILVA, I. C.. SABERES EM FORMAÇÃO: a construção da identidade docente. Em: CIED 2018, 2018, MONTES CLAROS. https://proceedings.science/cied/trabalhos. MONTES CLAROS, v. 1, p. 91598-91598, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
23.   OLIVEIRA,C.S.; SILVA, I. C.. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO: A VISÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/UNIMONTES. Em: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: DIVERSIDADE, FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES, 2018, MONTES CLAROS. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: DIVERSIDADE, FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES. MONTES CLAROS: UNIMONTES, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
24.   PASSOS, B. M. A. ; SANTOS, G. S. ; ROCHA, Josiane Santos Brant ; QUEIROZ, M. A. P. ; REIS, Vivianne Margareth Chaves Pereira ; MACEDO, M. A. L. D. ; MACEDO, M. T. S.. INCLUSÃO DE CARGA HORÁRIA A DISTÂNCIA EM GRADUAÇÃO PRESENCIAL: percepção do alunado do curso de educação física da Unimontes. PAIDÉI@ (SANTOS). v. 10, p. 01-11, issn: 19826109, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
25.   SHIRLEY PATRÍCIA NOGUEIRA DE CASTRO E ALMEIDA; ANTUNES, P.. A influência da família no processo de ensino aprendizagem da Matemática. Em: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: DIVERSIDADE, FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES, 2018, Montes Claros. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAçãO: DIVERSIDADE, FORMAçãO E SABERES DOCENTES, 2018, Monte Claros. Resumos... Campinas, GALOÁ, 2018.. Campinas, SP: Galoá, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
26.   SHIRLEY PATRÍCIA NOGUEIRA DE CASTRO E ALMEIDA; GOMES, M. L. M.. PLANOS DE CURSO: FONTE DE PESQUISA HISTÓRICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Em: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAçãO: DIVERSIDADE, FORMAçãO E SABERES DOCENTESI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: DIVERSIDADE, FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES, 2018, Montes Claros. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAçãO: DIVERSIDADE, FORMAçãO E SABERES DOCENTES, 2018, Monte Claros. Resumos... Campinas, GALOÁ, 2018.. Campinas, SP: Galoá, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
27.   SHIRLEY PATRÍCIA NOGUEIRA DE CASTRO E ALMEIDA; MEIRA, J. N. G. ; FERREIRA, T. R.. A REFORMA PELA EDUCAÇÃO PRÁTICA: OBJETIVOS DE ABDÊNAGO LISBOA NA CRIAÇÃO DA ESCOLA DE INICIAÇÃO AGRÍCOLA EM SALINAS-MG (1952-1963). Em: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: DIVERSIDADE, FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES, 2018, Montes Claros. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAçãO: DIVERSIDADE, FORMAçãO E SABERES DOCENTES, 2018, Monte Claros. Resumos... Campinas, GALOÁ, 2018.. Campinas, SP: Galoá, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
28.   SHIRLEY PATRÍCIA NOGUEIRA DE CASTRO E ALMEIDA; SILVA, G. C.. ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BRASÍLIA DE MINAS ? MG. Em: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: DIVERSIDADE, FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES, 2018, Montes Claros. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAçãO: DIVERSIDADE, FORMAçãO E SABERES DOCENTES, 2018, Monte Claros. Resumos... Campinas, GALOÁ, 2018.. Campinas, SP: Galoá, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
29.   SILVA, E. C. R. ; NASCIMENTO, R.B ; AMORIM, MÔNICA MARIA TEIXEIRA. Desconstruindo Esteriótipos de Gênero e Sexualidade na Escola Básica: Um Relato de Experiência. Em: I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
30.   SILVA, E. C. R. ; NASCIMENTO, R.B ; AMORIM, MÔNICA MARIA TEIXEIRA. Desconstruindo Esteriótipos de Gênero e Sexualidade na Escola Básica por meio de oficinas pedagógicas. Em: Semana de Cultura e Sexualidade, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
31.   SILVA, E. C. R. ; NASCIMENTO, R.B ; AMORIM, MÔNICA MARIA TEIXEIRA. Desconstruindo Esteriótipos de Gênero e Sexualidade na Escola Básica: Um Relato de Experiência. Em: I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes - I CIED, 2018, Montes Claros. Anais do: I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes - I CIED, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
32.   SILVA, E. C. R. ; NASCIMENTO, R.B ; AMORIM, MÔNICA MARIA TEIXEIRA. Desconstruindo Esteriótipos de Gênero e Sexualidade na Escola Básica por meio de oficinas pedagógicas. Em: Semana de Cultura e Sexualidade, 2018, Viçosa - MG. Anais da: Semana de Cultura e Sexualidade, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
33.   SILVA, Mara Rubia Aparecida d. ; ALMEIDA, CECÍDIA BARRETO. CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO À LUZ DO MARXISMO: UMA LUTA POR DIREITOS EDUCACIONAIS. Em: II SIMPÓSIO NACIONAL EDUCAÇÃO, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
34.   SOUSA, Á. A. D.; MARTINS, A. M. E. B. L. ; SILVEIRA, M. F. ; COUTINHO, W. L. M. ; FREITAS, D. A. ; VASCONCELOS, E. L. ; ARAUJO, A. M. B. ; BRITO, A. M. G. ; FERREIRA, R. C.. Qualidade de vida e incapacidade funcional entre idosos cadastrados na estratégia de saúde da família. ABCS HEALTH SCIENCES. v. 43, p. 14-24, issn: 23578114, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
35.   SOUZA, Ludmila Silva ; LÉLIS, Úrsula Adelaide de. O Ruralismo pedagógico nas escolas rurais do Norte de Minas Gerais - 1920/1970. Em: I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes, 2018, Montes Claros. I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. Montes Claros: Unimontes - Galoá, v. 1, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
36.   SOUZA, LUDMILA SILVA SOUZA ; ADELAIDE DE LELIS, ÚRSULA ; APARECIDA FERREIRA MACHADO, CLAUDIA. O RURALISMO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS RURAIS DO NORTE DE MINAS GERAIS - 1920/1970. Em: I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, v. I, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
37.   VELOSO, G. M.; PAIVA, A. ; VEIGA, C. G.. METHOD OF GLOBAL LITERACY THROUGH SHORT STORIES AND THE ROLE OF READING AS A RENEWAL OF PRACTICE AND PEDAGOGICAL MODERNITY (1918-1938). EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE). v. 34, p. 1-24, issn: 19826621, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
38.   VELOSO, Geisa Magela ; NASCIMENTO, RAFAEL BAIONI DO ; AMORIM, MÔNICA MARIA TEIXEIRA. PRÁTICAS DISCIPLINARES NAS REPRESENTAÇÕES DE SUJEITOS DA EDUCAÇÃO (1910-1930). EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996). v. 21, p. 341-360, issn: 15193322, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
39.   VELOSO, Geisa Magela; PAIVA, A. ; VEIGA, C. G.. MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS E O PAPEL DA LEITURA COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938). EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE). v. 34, p. 1-24, issn: 19826621, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
40.   VELOSO, Geisa Magela; VEIGA, C. G. ; PAIVA, A.. Escola Nova em Montes Claros: apropriações e significados atribuídos à individualização e à socialização (1920-1930). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. v. 23, p. 1-24, issn: 1809449X, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2018
Data de processamento: 27/02/2019 15:17:48