Depto.Letras Português

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 13

2018

1.   2018-Atual. A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: EXPERIÊNCIAS COM INTERCÂMBIO DE GÊNEROS DISCURSIVOS
Descrição: este projeto p retende ressignificar o ensino e aprendizagem, propondo-se a acompanhar, avaliar e identificar os benefícios do uso dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2000) no processo de aprendizagem da língua espanhola dos alunos dos 1os anos do Ensino Médio Integrado aos cursos Técnicos, ofertados pelo campus Almenara. A ação de produção dos gêneros será realizada com trocas de gêneros por meio de cartas com alunos de escola particular de Janaúba. Espera-se contribuir para o desenvolvimento das habilidades dos discentes, não apenas ao que se refere à língua estrangeira, mas também contribuir para as habilidades da área de linguagens, pois possibilitará maior domínio da leitura, interpretação e produção de textos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Fernanda Lacerda de Oliveira - Coordenador / Rosilene dos Anjos Sant'Anna - Integrante.
Membro: Maria Fernanda Lacerda de Oliveira.
2.   2018-Atual. A Construção de Significados Metafuncionais em Capas de Revista
Descrição: Partindo da orientação hallidayiana de linguagem como semiótica social, nosso objetivo é investigar como se processa, em capas de revista, a construção dos significados dos modos semióticos na inter-relação entre linguagem verbal e visual, evidenciando que a significação se constrói no linguístico e na maneira como a usamos em contextos. Para atingir tal fim, o referencial teórico adotado é o desenvolvido pela Teoria Sistêmico-funcional (HALLIDAY, 2004), complementada por mais duas abordagens de base sistêmica: a Teoria da Multimodalidade, cujo principal alicerce é a Gramática do Design Visual, com a proposta de Kress e van Leeuwen (2006), e a análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003). Numa abordagem multidisciplinar, estruturas visuais, como sistema semiótic, possuem características comuns com a linguagem verbal, constituindo, em contextos ideológicos, formas de produção e veiculação de significados. Esta pesquisa apresenta-se como uma investigação de cunho qualitativo, aplicando algumas ferramentas analíticas das metafunções ideacional, interpessoal e textual (da Gramática Sistêmico-Funcional) análogas às metafunções representacional, interativa e composicional (da Gramática do Design Visual), bem como da metafunção identificacional (da Análise Crítica do Discurso). Por essa via, esse estudo justifica-se porque essas abordagens teóricas sobreditas possibilitam um tipo de letramento integrado e sistêmico que oportuniza a aquisição de novas habilidades interpretativas das significações culturais, sociais e ideológicas de capas de revistas impressas e de inúmeros outros gêneros textuais/discursivos da sociedade, que atuam sob os mesmo recursos semióticos. Com a proposição dessa pesquisa, buscamos contribuir para o entendimento de que a linguagem abrange aspectos semióticos, linguísticos, visuais e discursivos, os quais constituem o sistema de significados de nossa cultura, sendo considerada como um potencial de significação que se realiza na forma de discursos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Arlete Ribeiro Nepomuceno - Coordenador / Daniel Fernandes Costa - Integrante / Sandra Ramos de Oliveira - Integrante / Joana Patrícia Barbosa Silva - Integrante / Lilia Barbosa da Silva - Integrante / Anna Beatriz Mormetto Alvarenga - Integrante.
Membro: Arlete Ribeiro Nepomuceno.
3.   2018-Atual. Agenor Barbosa: um modernista mineiro na Semana de Arte Moderna
Descrição: O Projeto objetiva trazer à cena a participação de um poeta mineiro na Semana de Arte Moderna, de 1922. Agenor Barbosa integra programação do recital, onde recita poema seu, ao lado de Mário de Andrade, Menotti del Picchia e outros. A pesquisa recobra a produção literária de Barbosa no período que antecede a Semana: em Belo Horizonte (entre 2013-2017); em São Paulo (1918-1926).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ivana Ferrante Rebello e Almeida - Coordenador.
Membro: Ivana Ferrante Rebello e Almeida.
4.   2018-Atual. Cientificidade na Formação de Revisores de Textos através da Mediação de um Laboratório Editorial
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Liliane Pereira Barbosa - Integrante / Maria Alice Mota - Coordenador.
Membro: Liliane Pereira Barbosa.
5.   2018-Atual. Entendendo a ambiguidade essencial de Isaías/Avá em Maíra
Descrição: Projeto de pesquisa com dois orientandos sobre a obra Maíra, de Darcy Ribeiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aurora Cardoso de Quadros - Coordenador / Maria de Fátima Brasileiro da Fonseca - Integrante / Ludimila Ingride Souza da Silva - Integrante.
Membro: Aurora Cardoso de Quadros.
6.   2018-Atual. ENTRE A MEMÓRIA E A AUTOBIOGRAFIA: Narrativas de Cyro dos Anjos e de Darcy Ribeiro
Descrição: Esta proposta de pesquisa tem por objetivo dar continuidade à minha pesquisa de doutorado, desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais. Na referida pesquisa, homônima deste projeto, discutimos as estratégias formais e literárias de construção da narrativa (narrador, intertextualidade, pacto autobiográfico, espaço da autobiografia, entre outros), e, além disso, articulamos esses aspectos com a contextualização social, histórica e cultural. O nosso corpus foi constituído pelos livros O amanuense Belmiro e A menina do sobrado, de Cyro dos Anjos e por Migo e Confissões, de Darcy Ribeiro. Pretendemos aprofundar a referida pesquisa de doutorado, trazendo para discussão romances dos escritores montes-clarenses que não foram trabalhados em nosso trabalho anterior: O mulo e Maíra, de Darcy Ribeiro e Abdias e Montanha, de Cyro dos Anjos. O nosso arcabouço teórico será composto por discussões de Paul Ricoeur, Philippe Lejeune, Jaques Le Goff, Stuart Hall, Antonio Candido, Edward Said, Contardo Calligaris, Wander Miranda e Geraldo Ferreira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Geraldo da Aparecida Ferreira - Coordenador / Danilo Barcelos - Integrante.
Membro: Geraldo da Aparecida Ferreira.
7.   2018-Atual. Heterônimos: nascimento, vida e morte
Descrição: Projeto de Iniciação Científica que trata dos heterônimos de Fernando Pessoa. Aborda a gênese, a biografia e a obra dos principais poetas criados pelo gênio português. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aurora Cardoso de Quadros - Coordenador / Jaini Muniz de Aguiar - Integrante / Josie Souza de Brito - Integrante.
Membro: Aurora Cardoso de Quadros.
8.   2018-Atual. Leitura e metacognição: diferenças estratégicas entre estudantes com alto e baixo rendimento escolar
Descrição: No campo da leitura, a utilização de estratégias metacognitivas tem sido apontada como diferenciadora entre leitores iniciantes ou experientes. Apesar disso, há carência de estudos que demonstrem, com clareza, quais são as distinções estratégicas observáveis entre os chamados estudantes de alta performance e aqueles considerados de baixo rendimento. Assim, este estudo se propõe a responder compreender a relação entre metacognição, compreensão em leitura e rendimento escolar, determinando as diferenças estratégicas observáveis entre estudantes com alto e baixo desempenho escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Coordenador / Ana Márcia Ruas de Aquino - Integrante / Evilázia Ferreira Martins - Integrante.
Membro: Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro.
Descrição: RESUMO DA PROPOSTA Como componente regulatório da cognição, a metacognição tem sido definida como a capacidade humana de monitorar e gerenciar seus próprios processos cognitivos, de modo a otimizá-los (FLAVELL, 2000). No campo da leitura, a utilização de estratégias metacognitivas tem sido apontada como diferenciadora entre leitores iniciantes ou experientes. Apesar disso, há carência de estudos que demonstrem, com clareza, quais são as distinções estratégicas observáveis entre os chamados estudantes de alta performance e aqueles considerados de baixo rendimento. Assim, este estudo se propõe a responder quais são as relações observáveis entre metacognição, compreensão em leitura e rendimento escolar entre estudantes com alto e baixo desempenho. Assim, objetiva-se ainda: i) descrever e analisar estratégias metacognitivas de leitura utilizadas por estudantes de alto e baixo desempenho escolar, de forma a determinar padrões de semelhanças e diferenças estratégicas entre os grupos; ii) determinar o grau de satisfação dos sujeitos com a sua capacidade de compreensão leitora; iii) compreender quais são os fatores (internos e externos) capazes de influenciar no desenvolvimento metacognitivo; iv) discorrer sobre a possibilidade de desenvolvimento da competência metacognitiva por meio do ensino escolar. A pesquisa será realizada por meio de uma metodologia predominantemente qualitativa e explicativa, que selecionará, para cada grupo, 25 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da rede pública de Montes Claros (MG), com perfil socioeconômico semelhante. Os sujeitos serão submetidos a entrevistas orais e questionários semiestruturados, que serão tabulados e analisados com vistas a responder à questão-problema deste estudo. Ao fim, espera-se apontar diferenças, no campo da compreensão leitora, entre a atividade metacognitiva de estudantes de alto e baixo desempenho, tecendo conclusões sobre as potencialidades do ensino de estratégias metacognitivas de leitura na escola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Márcia Ruas de Aquino - Integrante / Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Coordenador / Evilásia Ferreira Martins - Integrante / Jéssica Lacerda Mota - Integrante.
Membro: Ana Márcia Ruas de Aquino.
9.   2018-Atual. O letramento acadêmico no âmbito das licenciaturas na Universidade Estadual de Montes Claros
Descrição: O letramento acadêmico, no âmbito das licenciaturas na Universidade Estadual de Montes Claros, é uma proposta de investigação e intervenção a ser desenvolvida com o objetivo de proporcionar o envolvimento de acadêmicos (bolsistas e voluntários) com investigações e práticas de leitura e de produção dos gêneros que circulam na esfera acadêmica, de modo a promover a ampliação da capacidade de leitura e escrita, no decorrer do processo de formação, com vistas ao letramento acadêmico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Terezinha Maria Marques Teixeira - Integrante / CARVALHO, Maria de Lourdes Guimarães - Coordenador / Lívia Oliveira Biscotto - Integrante / Maria Ivanilde Celestino Neta - Integrante.
Membro: Terezinha Maria Marques Teixeira.
Descrição: Aprovado pelo Departamento de Comunicação e Letras, pelo Parecer nº. 022/2018 da Câmara de Pesquisa e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), em sessão ordinária do dia 21 de março de 2018 - Resolução nº. 033 ? CEPEx/2018 (anexa). Carga horaria: 20 h. Vigência: março de 2018 a abril de 2020.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho - Coordenador / MARQUES, Terezinha Maria - Integrante / BISCOTTo, Lívia Oliveira - Integrante / Maria Ivanilde Celestino Neta - Integrante.
Membro: Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho.
10.   2018-Atual. POESIA SURDA: Marginalidade e Diferença - Uma literatura menor
Descrição: A presente proposta de pesquisa tem como foco investigar a Poesia Surda, uma literatura marginalizada, porém, permeada pela diferença linguística, política e identitária de um povo minoritário. Representa uma literatura da diferença que comunica a intensidade, que faz das questões individuais um ato político e onde os valores representados expressam o pensamento coletivo contextualizando o pensamento de Gilles Deleuze e Felix Guattari sobre literatura menor. Propõe-se uma pesquisa analítica de cunho teórico-crítico a partir da análise comparativa de três poesias publicadas no ambiente midiático, produzidas por autores surdos na Língua Brasileira de Sinais: Mãos do Mar de Alan Henry (2011), Voo sobre o Rio de Fernanda Machado (2014) e Grito Surdo de Shirley Vilhalva (2016), que evidenciam a resistência do povo surdo contra a sociedade ouvintista dominadora e a luta pela afirmação da sua diferença manifestada no orgulho da sua língua e a sua importância na formação do sujeito surdo. A escolha dessas obras justifica-se pela intertextualidade possível entre as mesmas, pela profundidade histórico e social, bem como o valor estético presente em todas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Themis Farias de França Desiderio - Coordenador / Alex Fabiano Correia Jardim - Integrante.
Membro: Themis Farias de França Desiderio.
11.   2018-Atual. Por um Inglês Inclusivo: Fomentando políticas para o ensino de inglês para surdos no contexto regular.
Descrição: A ascensão da Libras (Língua de Sinais Brasileira) em 2002 como uma língua oficial em território nacional proporcionou, entre outras coisas, maior visibilidade à comunidade surda. No campo da educação, temas como políticas educacionais especiais e pedagogias específicas para o ensino de surdos ganharam maior notoriedade nas pesquisas sobre formação de professores. A área de Linguística Aplicada (LA), em específico a sub-área de ensino de línguas estrangeiras, tem aumentado o número de pesquisas que se debruçam sobre a questão (ainda incipiente) do ensino de línguas inglesa para surdos em contexto regular (vide BRITO, 2010; MEDEIROS, 2011; OLIVEIRA, 2007; RUBIO, 2010; SILVA, 2005; VICTOR, 2010). Se na literatura especializada podemos observar um aumento progressivo das pesquisas que problematizam a questão, no campo das políticas educacionais se nota um aparente silenciamento deste tema. Sem uma política educacional explicita, o tema corre o risco de permanecer negligenciado nas áreas de formação inicial e continuada. Neste contexto, este estudo objetiva fomentar a criação ou proposição de uma política para o ensino de inglês para surdos em contextos de ensino regular inclusivo, a partir da contribuição daqueles que vivenciam este contexto em seu dia-a-dia (alunos surdos e ouvintes, professores, comunidade escolar, etc). A proposta de criação de uma pauta política sobre o referido tema se dará a parir dos estudos sobre ?práticas democráticas? desenvolvidos por Matthews (2006;2014) e, portanto esta pesquisa-ação participativa (REASON BRADBURY, 2001) de cunho exploratório será desenvolvida em três ciclos, baseados nas referidas práticas democráticas: I) Identificação do problema; II) Enquadramento para deliberação; III) Tomada de decisões coletivas. Os dados da Fase I do projeto serão coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas em grupos focais e pautas virtuais (a partir da plataforma ?Delibera?); em seguida estes dados serão compilados em guias de discussão para deliberação pública (fase II) e, em seguida, utilizados em fóruns deliberativos em diversas partes do país (fase III). Espera-se que os resultados destas discussões possam subsidiar a escrita de políticas inclusivas para o ensino de inglês em contextos regulares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Leonardo Neves Corrêa - Coordenador.
Membro: Leonardo Neves Corrêa.
12.   2018-Atual. Poética-política em prosa experimental: Catatau de Paulo Leminski e Galáxias de Haroldo de Campos
Descrição: Este projeto diz respeito à relação entre poética e política nas obras Catatau de Paulo Leminski e Galáxias de Haroldo de Campos, propondo uma nova chave de leitura que não seja sustentada nem pelo paradigma mimético-representativo que subjaz a literatura engajada, ou simplesmente "literatura política", de um lado, nem pela subsunção operada pelas propostas de uma arte como forma de vida, ou simplesmente arte-vida, de outro. Nem ilustração pedagógica nem encarnação mítico-comunitária. A busca de uma terceira via que desvincule formas sensíveis, significações e efeitos, operando uma verdadeira criação de possibilidades e novos engendramentos do sensível, deverá ser a forma da nossa questão, enriquecida por outras que atravessam a produção artística na segunda metade do séc. XX: o entrelaçamento com o contexto dos regimes autoritários no Brasil e a lenta abertura democrática, os movimentos revolucionários e de contracultura, as propostas de experimentação das vanguardas, entre outros temas caros ao período.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luiz Henrique Carvalho Penido - Coordenador / Luiz Henrique Silva Nascimento - Integrante / Daniel Fernandes Costa - Integrante / Geraldo Magela Cáffaro - Integrante / Paulo Roberto Barreto Caetano - Integrante / Amanda Gusmão Santos - Integrante / Maria Vitória Musial de Araújo - Integrante.
Membro: Luiz Henrique Carvalho Penido.
13.   2018-Atual. Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa - THELPO
Descrição: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6174104729298109. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Penha Brandim de Lima - Integrante / Alba Helena Calas - Integrante / Vanda Maria da Silva Elias - Coordenador / Maria Rodrigues de Oliveira - Integrante / Allan de Andrade Linhares - Integrante / Rivaldo Capistrano de Souza Júnior - Integrante.
Membro: Maria da Penha Brandim de Lima.



(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2018
Data de processamento: 27/02/2019 14:24:42

1.