Depto.História

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 4

2018

1.   2018-Atual. Educação e arquivos escolares: Histórias da Educação em Montes Claros/MG
Descrição: O projeto se propõe a estudar os arquivos públicos escolares de Montes Claros, especificamente o da Escola Estadual Belvinda Ribeiro, com o objetivo de averiguar as possibilidades desse acervo para a construção da história da educação no Norte de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Elizabete Barbosa Carneiro - Integrante / Filomena Luciene Cordeiro - Integrante / JOão Olímpio dos Reis - Coordenador.
Membro: Elizabete Barbosa Carneiro.
2.   2018-Atual. História intelectual em perspectiva conectada: as relações entre Brasil e Portugal na primeira metade do século XX
Descrição: Os intelectuais têm como algumas de suas características o trânsito de ideias, experiências e concepções. Estabelecem diálogos e sociabilidades de formas diversas, tais como circulação e permuta de obras, trocas de correspondências, partilha de revistas, artigos, ou mesmo de experiências, não necessariamente vinculadas à apresentação física entre as partes. Nos primeiros anos do século XX até os anos 1950 houve intenso contato entre intelectuais portugueses e brasileiros, estreitados por herança colonial, laços de parentesco, e proximidade do idioma. Tal relação por vezes é obscurecida pela influência francófona igualmente presente pela elite intelectual brasileira. Deste modo, o objetivo da pesquisa insere-se nos anos 1900, quando os projetos políticos afloram com maior intensidade entre Brasil e Portugal, em vista da alteração de regimes nestes países, e na busca de estabelecer propostas políticas viáveis para os rumos nacionais. O encerramento temporal se faz em meados do século XX, pelos vínculos hegemônicos estadunidenses pós II Guerra alterarem as influências intelectuais dos pensadores brasileiros. O objeto de pesquisa se fixa nas propostas mantidas dos dois lados do Atlântico, em termos políticos, no intuito de dotar a pesquisa de aspecto de generalidade, porém, sem perda de profundidade de análise. Logo, as análises se farão sobre relações, tais como a de Arlindo Veiga dos Santos, fundador do grupo monárquico Ação Imperial Patrianovista Brasileira, no fim dos anos 1920, com o português Rolão Preto, chefe do Nacional Sindicalismo, de convicções de direita extremista. Outro contato a ser investigado se faz entre os debates estabelecidos entre Antônio Sérgio, escritor português engajado na oposição à ditadura salazarista, e Gilberto Freyre, um dos responsáveis pelas bases do lusotropicalismo, arrefecendo o imperialismo português, por ressaltar a miscigenação e cooperação dos portugueses em detrimento da exploração exercida pela metrópole sobre suas colônias. Deste modo, podemos perceber e analisar as aproximações mais concretas entre Brasil e Portugal, e estabelecer espaços de sociabilidade através de intercâmbio de textos e fluxo de pessoas e concepções entre os dois países na primeira metade do século XX.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Felipe Azevedo Cazetta - Coordenador / PEREIRA, Laurindo Mékie - Integrante.
Membro: Felipe Azevedo Cazetta.
3.   2018-Atual. MARGEM E CULTURA MARGINAL NAS MINAS SETECENTISTAS: PODER, TRABALHO E CONTROLE SOCIAL
Descrição: Neste Projeto de Pesquisa pretende-se analisar alguns aspectos do processo de marginalização nas Minas setecentistas e sua relação com a dinamização e o ordenamento social daquela capitania. Com a divulgação da notícia da descoberta do ouro, a ambição se encarregou de conduzir milhares de pessoas de todas as regiões da América portuguesa, e principalmente de Portugal, às Minas. O período inicial de ocupação das Minas ? que se estendeu de 1693 a 1711 foi caracterizado pela efemeridade e desapego à região. Mas os problemas maiores ainda continuariam pelo menos até o final da terceira década daquele século, quando o ?motim do sertão? foi debelado pelo governador interino Martinho de Mendonça. Essa sociedade, improvisada, tinha sua razão no espírito aventureiro dos primeiros povoadores que se lançavam em penosa e longa viagem ao interior na expectativa de posteriormente desfrutarem da magnificência que o ouro promete. Contudo, o ouro gerava tumultos, requerendo maiores atenções das autoridades administrativas. É sobre esse momento que se pretende discutir, a partir da análise da documentação coeva, que se encontra sob a guarda de arquivos, como o Arquivo Público Mineiro (APM) e o Arquivo Histórico Ultramarino (AHU). Por isso, como metodologia de pesquisa serão analisadas principalmente as fontes primárias constantes da Secretaria de Governo (Sessão Colonial), que estão sob a guarda do Arquivo Público Mineiro, além da documentação constante do Arquivo Histórico Ultramarino, de Portugal. Sinalizar as formas de marginalização social possibilita aos pesquisadores perceber não somente as formas de integração e exclusão existentes nas sociedades, mas também compreender que a história é construída por uma miríade de sujeitos que, à sua maneira, transformavam o seu mundo, contribuindo para a alteração da própria história. Palavras-chave: marginalização, poder e relações sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renato da Silva Dias - Coordenador.
Membro: Renato da Silva Dias.
4.   2018-Atual. Teoria da História e Didática da História: cultura histórica e usos do passado nas narrativas historiográficas do curso de História da Unimontes/MG
Descrição: Busca-se investigar a cultura histórica e os usos do passado na região norte de Minas Gerais, considerando as várias identidades sociais, culturais e formas de se abordar o tempo, compreendidas como conteúdo da experiência, medida de orientação e definição de ação/finalidade (Rüsen, 1994). A primeira etapa do projeto visa o levantamento, catalogação e análise dos procedimentos teórico-metódicos da investigação, usos do passado e seus produtos finalizados através de uma narrativa científica (a historiografia), vinculados à produção docente e discente do Departamento de História da Unimontes/MG. A perspectiva que uma dada sociedade tem de seu passado não é resultado exclusivo, nem mesmo predominante, da produção dos historiadores acadêmicos, pois esta seria uma das manifestações dos meios e estratégias de memória histórica, articulada de forma operante pela consciência histórica e sistematizada de forma prática em sua narrativa (assim como em outros espaços: escolas, museus, etc.). Importante ressaltar, contudo, que os cursos de Graduação e Pós-graduação (Mestrado) de História da Unimontes são responsáveis em grande parte pela formação acadêmica e técnica de muitos profissionais que atuam na região, que se dedicam à educação básica e a diversas instituições de pesquisa, guarda e divulgação do passado histórico (como os museus, institutos de pesquisa e arquivos históricos). Assim, considera-se fundamental iniciar a pesquisa pela análise das fontes e objetos mobilizados, os conceitos e métodos aplicados, as articulações entre ensino-pesquisa-extensão, os espaços ocupados, dentre outros aspectos, imersos numa trama de relações da cultura histórica (em suas dimensões estética, política, cognitiva, moral e religiosa), reveladas aqui inicialmente pelos múltiplos usos do passado observados em tais narrativas historiográficas. Para definição de critérios metodológicos na elaboração de um banco de dados, realizamos a leitura de textos que auxiliam a formulação e catalogação dos diferentes caminhos relativos aos domínios, abordagens e campos da História, permitindo as análises das atividades de pesquisa, ensino e extensão provenientes de tal instituição.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Dias de Castro - Coordenador / Andrea Helena De Fazio - Integrante.
Membro: Rafael Dias de Castro.


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2018
Data de processamento: 27/02/2019 15:16:24