Depto.Geociências

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 9

2018

1.   2018-Atual. Atlas da Questão Agrária Norte-Mineira
Descrição: Esse projeto tem por objetivo analisar a questão agrária norte mineira a partir da abordagem da Geografia Agrária.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Anderson Willian's Bertholi - Coordenador / gustavo henrique cepolini ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Anderson Willian's Bertholi.
2.   2018-Atual. DINÂMICAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PARA O NORTE DE MINAS GERAIS
Descrição: ESTUDAR COM MAIOR APROFUNDAMENTO OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO NORTE DE MINAS EM CONTRA POSIÇÃO AOS PROCESSOS DA AGRICULTURA E DO AGRONEGÓCIO NA PÓS MODERNIDADE. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . Integrantes: Iara Maria Soares Costa da Silveira - Integrante / Ana Ivânia Alves Fonseca - Coordenador / Cássio Alexandre da Silva - Integrante / Vívian Hermano Mendes - Integrante / John Kelvin Gomes Rodrigues - Integrante / MARCELA ALVES FONSECA - Integrante / ANDERSON GONÇALVES DE OLIVEIRA - Integrante / RAMONY MARIA SILVA REIS OLIVEIRA - Integrante / EDUARDO CHARLES BARBOSA AIRES - Integrante / JOSÉ DIONEY SOARES SANTOS - Integrante / ANA CLÁUDIA SOARES DA SILVA - Integrante / FABRÍCIA CARLOS CONCEIÇÃO - Integrante.
Membro: Iara Maria Soares Costa da Silveira.
Descrição: Os estudos de desenvolvimento rural têm apresentado na sua base a agricultura familiar como forma de organização mais adequada para potencializar o desenvolvimento rural. A valorização e o fortalecimento da agricultura familiar, práticas agroecológicas, pecuária, seus fazeres e saberes são pontos destacados por autores como elementos fundamentais no processo de desenvolvimento rural.Dessa forma, um desenvolvimento rural sustentável fomentado a partir de ações junto às comunidades, que visem à formação de cidadãos capazes de compreender e adotar práticas produtivas que valorizem a preservação dos recursos naturais, geração de renda com racionalidade produtiva e de mercado. Com fins de promover a melhoria da qualidade de vida, pautado no desenvolvimento que seja eficiente economicamente, socialmente justo e ambientalmente sustentável. RESOLUÇÃO Nº. 124 - CEPEx/2018 Unimontes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Ana Ivânia Alves Fonseca - Coordenador / Cássio Alexandre da Silva - Integrante / Yara Maria Silveira - Integrante / VIVIAN MENDES HERMANO - Integrante / Eduardo Chales Barbosa Ayres - Integrante.
Membro: Ana Ivânia Alves Fonseca.
3.   2018-Atual. Dinâmicas espaciais da logística de transportes e das exportações de commodities agrícolas no Brasil
Descrição: O objetivo desta proposta é analisar as interações espaciais entre o Brasil e os mercados internacionais, considerando a configuração territorial dos setores exportadores de commodities agrícolas, dos meios de transportes e dos recintos alfandegados que são responsáveis pela circulação dos fluxos de mercadorias, no período de 2001 a 2018. A pesquisa será operacionalizada em duas etapas. Na primeira etapa, o foco é a revisão de literatura para discutir os conceitos e as temáticas voltadas para a logística de transportes, comércio internacional e exportações de commodities agrícolas (soja e derivados, milho e derivados, açúcar e etanol). Na segunda etapa, os estudos concentrarão nas coletas e nas análises dos dados de fontes secundárias, extraídos de instituições governamentais brasileiras para elaborar a rede de fluxos das exportações de commodities agrícolas no território brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luiz Andrei Gonçalves Pereira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Luiz Andrei Gonçalves Pereira.
4.   2018-Atual. Geografia dos Vales -Órfãos da Cana no Jequitinhonha
Descrição: Peculiaridades da Geografia do Vale do Jequitinhonha - Monopolização do território e Verticalidades pela economia canavieira. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Anderson Willian's Bertholi - Coordenador / cibele pinheiro maciel - Integrante / valery sara rocha pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrárias - Cooperação.
Membro: Anderson Willian's Bertholi.
5.   2018-Atual. OS DISTINTOS USOS DOS ESPAÇOS PÚBLICOS: analisando a produção e utilização das feiras livres na cidade de Montes Claros ? MG.
Descrição: O objeto principal desta pesquisa situa-se na cidade de Montes Claros. As feiras livres são espaços públicos muito importantes para a produção do urbano e da vida de seus moradores. Montes Claros, esta, a maior cidade da região descrita e que exerce papel importante neste cenário devido ser considerada a maior em razão de sua estrutura comercial, prestadora de serviços e industrial. Nesse contexto, surge a necessidade de compreender a produção e os diferentes usos das feiras livres da cidade. A partir desses elementos, questiona-se: como são produzidos os espaços públicos das feiras livres dessa cidade? Buscar-se-á analisar como a população compreende, utiliza e mais ainda, são produzidos tais espaços de forma distinta e singular perante a análise da produção e o planejamento urbano de Montes Claros. Destarte, é relevante compreendermos as apropriações e suas variadas funções que os espaços públicos, sua acessibilidade, manutenção, seus usos públicos ou com fins privados por determinados agentes produtores exercem em toda a cidade e também região na produção urbana da mesma, como o poder público local planeja, executa e organiza a produção de todos estes espaços públicos das feiras livres em Montes Claros - MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carlos Alexandre de Bortolo - Coordenador / DANIELE PEREIRA DE MELO - Integrante / Gustavo Henrique Cepolini - Integrante.
Membro: Carlos Alexandre de Bortolo.
6.   2018-Atual. Processos Erosivos na Bacia do Rio São Lamberto
Descrição: Compreender as ocorrêencias erosivas e contribuir para identificação de unidades de paisagem e das fragilidades ambientais naturais da bacia do Rio São Lamberto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Ivete Soares de Almeida - Coordenador / Manoel Reinaldo Leite - Integrante / Expedito José Ferreira - Integrante / MARCOS ESDRAS LEITE - Integrante.
Membro: Maria Ivete Soares de Almeida.
7.   2018-Atual. Territórios da Criminalidade e da violência: subsídios para elaboração de políticas públicas
Descrição: Diante das limitações existentes nas explicações sustentadas nas características ou motivações individuais para prática de delitos; na criminalização dos lugares e na reação social, que esta proposta de pesquisa se propõe a analisá-los do ponto de vista geográfico, considerando a concepção da constituição de territórios da violência buscando responder as seguintes questões: 1) No contexto sócio espacial urbano montesclarense, as concepções teóricas sobre território são capazes de explicar a constituição de espaços violência? 2) Quais são as áreas urbanas onde a violência mais se manifesta na cidade em análise? Para analisar a criminalidade e a violência na perspectiva do território, o trabalho pretende utilizar como plano de fundo, as práticas de crimes registradas pela população junto aos órgãos oficiais (Defesa social ? polícias), no espaço urbano da cidade de Montes Claros - MG. A pesquisa tem como objetivo coletar, organizar, analisar os dados oficiais sobre a criminalidade e violência em Montes Claros, identificado os espaços preferenciais de apropriação dos indivíduos para a prática de crimes. Do ponto de vista metodológico operacional, as ações de execução desta investigação científica reúnem atividades como pesquisa bibliográfica e descritiva em livros, capítulos de livros e artigos em periódicos, internacionais e nacionais, sobre o crime e a violência, buscando relacionar aspectos geográficos e sociológicos, a fim de estabelecer um diálogo entre estas ciências sobre os fenômenos, objeto de estudo (território e criminalidade). Pretende-se num segundo momento realizar contato junto aos órgãos públicos oficiais (Defesa Social ? Polícias) para formalizar a coleta de dados quantitativos sobre a criminalidade na cidade de Montes Claros-MG entre o período compreendido entre 2010 e 2019. Este período foi delimitado para se analisar a distribuição temporal dos delitos no espaço e pela possibilidade de organizar as informações em dois blocos equitativos e condensados de cinco anos cada (2010-2014 / 2015-2019), tornando a análise mais consistente do ponto de vista longitudinal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Pedro Ivo Jorge Gomes - Coordenador / Luiz Andrei Gonçalves Pereira - Integrante.
Membro: Pedro Ivo Jorge Gomes.
8.   2018-Atual. URBANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA: REESTRUTURAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Alexandre de Bortolo - Coordenador / Anete Marília Pereira - Integrante / Marcos Esdras Leite - Integrante / DORALICE SATYRO MAIA - Integrante / IARA SOARES FRANÇA - Integrante.
Membro: Carlos Alexandre de Bortolo.
9.   2018-Atual. Violência e Criminalidade na Região Norte de Minas Gerais: Abordagens Espaciais, a ser realizado no período de novembro/2017 a outubro/2019
Descrição: A violência urbana, manifestamente pública e gratuita tem mudado o padrão de sociabilidade dos citadinos. A cidade é um espaço cada vez mais privado na esperança de reduzir os riscos de vitimização, em função do medo da violência que segrega e distancia as classes na expectativa de escamoteá-la. Entretanto, a violência, possui muitas facetas e, de uma forma ou de outra, estará sempre presente enquanto produto do atrito social. É no contexto urbano e utilizando informações oficiais das polícias (Civil e Militar) que este trabalho fará considerações acerca da territorialização da violência em Montes Claros-MG. O objetivo e coletar, organizar, analisar os dados oficiais sobre a criminalidade e violência em Montes Claros, identificado os espaços preferenciais de apropriação dos indivíduos para a prática de crimes. Metodologicamente pretende-se desenvolver pesquisa bibliográfica e descritiva sobre o crime e a violência, buscando relacionar aspectos geográficos e sociológicos, a fim de estabelecer um diálogo entre estas ciências sobre os fenômenos, objeto de estudo (território e criminalidade). Para estabelecer as relações entre a espacialização dos delitos criminais e territórios do de violência em cidade de Montes Claros, será realizado um levantamento quantitativo sobre a distribuição dos delitos no espaço urbano a fim de tentar identificar relações entre tipo de crime e sua área de incidência. Para tanto serão acessadas informações oficiais sobre a criminalidade na cidade junto às polícias Civil e Militar e junto ao Banco de Dados do Sistema Único de Saúde DATA/SUS. Estes dados serão espacializados através da utilização das técnicas de Geoprocessamento com o uso de uma Sistema de Informação Geográfica (SIG) ArcView, identificando, através das concepções teóricas sobre territórios a constituição e a morfologia de ?territórios da violência?.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Pedro Ivo Jorge Gomes - Integrante / Marina de Fátima Brandão Carneiro - Coordenador / Fernando Haroldo Mota Nobre - Integrante.
Membro: Pedro Ivo Jorge Gomes.


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2018
Data de processamento: 27/02/2019 15:26:34