Depto.Filosofia

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 6

2018

1.   2018-Atual. : Hablar el passado y hablar el presente: a Teoria Pós-Colonial no estudo sobre religiões marginais
Descrição: O objeto deste estudo consiste na crítica pós-colonial - especialmente o pensamento descolonial do Coletivo Modernidad/Colonialidad -, enquanto epistemologia adequada no estudo sobre religiões marginais, sincréticas e híbridas. Tradições religiosas erigidas no espaço da diferença colonial. Considerando que, são epistemologias também surgidas nesse espaço enquanto críticas à modernidade e à colonialidade é possível que sejam férteis em reflexões que desvelem resíduos culturais,. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Angela Cristina Borges Marques - Coordenador. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 3
Membro: Angela Cristina Borges Marques.
2.   2018-Atual. Dinâmicas da Religiosidade do Povo Indígena Xakriabá
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heiberle Hirsgberg Horacio - Coordenador.
Membro: Heiberle Hirsgberg Horacio.
3.   2018-Atual. Espiritualidade não religiosa: elementos representativos a partir da primeira fase do pensamento de Ludwig Wittgenstein
Descrição: Projeto de Pesquisa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cláudia Archanjo Veloso Rocha - Coordenador / João Roberto de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Montes Claros - Remuneração.
Membro: Ana Cláudia Archanjo Veloso Rocha.
4.   2018-Atual. HEIDEGGER, HEGEL E A QUESTÃO DA NEGATIVIDADE
Descrição: Pretende-se discutir a receptividade de Hegel por Heidegger no que se refere ao tema da negatividade. Nosso intuito em última instancia é demostrar o salto de Heidegger para além de Hegel e apontar a originalidade do pensar de Heidegger acerca da história.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Maria Pereira Carvalho - Coordenador.
Membro: José Maria Pereira Carvalho.
5.   2018-Atual. Lima Barreto à luz do pensamento de Michel Foucault: a vertigem da razão
Descrição: A proposta da pesquisa é problematizar a relação literatura e loucura a partir das obras Diário do Hospício e Cemitério dos Vivos, em Lima Barreto. O autor adianta as preocupações futuras em torno do problema da loucura e suas formas de expressão, como em Michel Foucault. Lima Barreto produz uma crítica às instituições manicomiais, apresentando uma noção de insanidade provocada pelo inconformismo social. Nesse sentido, seu texto é denso, reflexivo e crítico da cultura do seu país entre o final do século XIX e início do século XX. Nesta pesquisa, corroboramos o texto de Lima Barreto com a analítica produzida por Michel Foucault a partir da obra História da Loucura. Segundo Foucault, os saberes em torno da loucura controlam o discurso por procedimentos de interdição e exclusão, como a psiquiatria e seus manicômios. A crítica foucaultiana vai ao encontro da vida de Lima Barreto e a violência do seu internamento em 1914 e 1919.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alex Fabiano Correia Jardim - Coordenador.
Membro: Alex Fabiano Correia Jardim.
6.   2018-Atual. O Sensus communis como sentido de comunidade em Hannah Arendt (RESOLUÇÃO Nº. 236 - CEPEx/2017)
Descrição: Trata-se de pensar o o sensus communis numa chave de compreensão mais ampla. Pretendemos apresentar de que modo Arendt pensa o conceito que se torna tão importante para o pensamento político humanista, e como Arendt ressignifica o conceito politicamente. Desde Cícero o sensus communis é pensado como sendo um sentido que não servia apenas para um tipo especifico de conhecimento, mas que era fundamental para a construção cultural de uma dada comunidade política.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José dos Santos Filho - Coordenador / Bianca Kelly de Souza - Integrante.
Membro: José dos Santos Filho.
Descrição: Analisar no pensamento arendtiano algumas implicações da relação entre o senso comum e o juízo político como condições de possibilidade de compreensão do fenômeno totalitário sem o amparo dos conceitos tradicionais da filosofia política. Resolução nº 236 CEPEX/2017. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bianca Kelly de Souza - Integrante / José dos Santos Filho - Coordenador.
Membro: Bianca Kelly de Souza.


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2018
Data de processamento: 27/02/2019 15:24:53