Depto.Educação

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 3

2018

1.   2018-Atual. A Aprendizagem do Professor Mediada por sua Relação com Materiais Curriculares de Matemática
Descrição: A pesquisa com foco no uso de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática têm enfatizado esses recursos como agentes que contribuem significativamente para a aprendizagem crítica dos professores, especialmente sobre conhecimentos matemáticos para o ensino. Nesse sentido, este projeto tem por objetivo investigar se ocorre e como ocorre a aprendizagem do professor a partir de sua relação crítica com materiais curriculares. O desafio posto refere-se à emergente identificação e compreensão do papel que esses materiais exercem para as práticas dos professores, sobretudo para o seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa ora proposta se caracteriza como abordagem qualitativa, em que a coleta de dados se dará a partir da formação de um grupo de estudos, tomando como estratégias o grupo focal e o estudo de aulas. Do ponto de vista teórico-metodológico, será considerado o modelo teórico que envolve os recursos do professor (conhecimento de conteúdo, conhecimento pedagógico do conteúdo, crenças e objetivos), os recursos curriculares (objetos físicos, procedimentos e representações de domínio) e os conceitos de agência e affordance.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida - Integrante / Gilberto Januario - Coordenador.
Membro: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida.
2.   2018-Atual. O Ruralismo pedagógico nas escolas rurais do Norte de Minas Gerais - 1920/1970
Descrição: A pesquisa ?Ruralismo Pedagógico: políticas e práticas no Ensino Rural Norte Mineiro (1920-1970)?, tem por objetivo discutir a política pública do Ruralismo Pedagógico em Montes Claros e região Norte Mineira tomando a questão como reflexo de um discurso nacionalista que preconizava a ideia de que o Brasil constituía-se como um país essencialmente rural. Inscrita como História Política Regional, o estudo possibilitará a compreensão de especificidades da educação Norte Mineira, no contexto de transformações e mudanças deflagradas no Brasil a partir dos anos 1920. Quanto aos processos de coleta de dados, serão utilizadas diferentes fontes documentais: legislação do ensino, atas, correspondências, documentos, artigos da Revista do Ensino, além do jornal Gazeta do Norte, publicado em Montes Claros entre 1918 e 1960.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Coordenador / Ludmila Silva Souza - Integrante / Junia Marise Silva Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Úrsula Adelaide de Lélis.
3.   2018-Atual. Perfil de licenciandos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e evasão nas licenciaturas: uma análise de mudanças ocorridas com a implantação do Sistema de Seleção Unificada para Acesso ao Ensino Superior (SISU).
Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre o Sistema de seleção unificada para acesso ao ensino superior (SISU), em que serão focalizados o perfil de licenciados e a evasão em cursos de licenciatura. O objetivo do estudo é analisar o perfil de estudantes de cursos de licenciatura na Unimontes bem como o fenômeno da evasão nesse contexto e a relação destes com a implantação do SISU nessa instituição. O estudo privilegiará uma abordagem qualitativa e será desenvolvido em cinco momentos. No primeiro momento será realizada uma revisão bibliográfica para levantar e contrastar as análises sobre a temática presentes na produção bibliográfica. No segundo momento será feito contato com a gestão da Universidade com vistas ao agendamento e realização de entrevistas com profissionais dos setores responsáveis pela implantação do SISU. O terceiro momento contemplará o levantamento de dados de matrícula e evasão na secretaria geral. No quarto momento serão aplicados questionários para licenciandos de cursos alocados no Centro de Ciências Humanas, unidade com maior representatividade no que tange à oferta de licenciaturas. Para cada licenciatura serão selecionadas duas turmas do campus sede: uma turma que ingressou na universidade pelo sistema se seleção unificada ? preferencialmente alunos do 1º período (ingressantes) ? e uma turma de alunos que ingressou pelo vestibular tradicional ? preferencialmente alunos do último ano. O quinto momento envolverá a seleção de turmas com maior número de evadidos e a aplicação de questionários eletrônicos para esses sujeitos. Trabalharemos com o conceito de evasão adotado pela secretaria da Unimontes, ou seja, a de não efetivação da matricula pelo estudante por 2 semestres consecutivos. Destacamos que a pesquisa ora proposta mostrase relevante no sentido de contribuir com a produção de conhecimentos sobre o ingresso e permanência no ensino superior, bem como com o debate local e nacional no que concerne às mudanças ocorridas com a implementação do SISU, suas manifestações no perfil dos estudantes, e sua relação com a evasão nas licenciaturas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rafael Baioni do Nascimento - Integrante / AMORIM, MÔNICA MARIA TEIXEIRA - Coordenador / Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes - Integrante / Emília Murta Moraes - Integrante / Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Maria Railma Alves - Integrante / Maria Jacy Maia Veloso - Integrante / Mariléia de Souza - Integrante / Gilberto Januário dos Santos - Integrante.
Membro: Rafael Baioni do Nascimento.


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2018
Data de processamento: 27/02/2019 14:55:55