1. | 2017-Atual. A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E SUA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO: EGRESSOS DA PEDAGOGIA UNIMONTES/CAMPUS ALMENARA 2011-2015 Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a formação docente. O projeto constitui-se como oportunidade para a reflexão sobre os processos formativos e as contribuições do curso de Pedagogia. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo compreender as configurações assumidas pela docência, a partir da percepção dos egressos do Curso de Pedagogia/Campus Almenara - 2011/2015, considerando os contextos sócio históricos e políticos que os rodeiam. Objetivo da Pesquisa:Compreender as configurações assumidas pela docência, a partir da percepção dos egressos do Curso de Pedagogia/Campus Almenara 2011/2015, considerando os contextos sócio-históricos e políticos que os rodeiam. Avaliação dos Riscos e Benefícios: Riscos: O desconforto dessa investigação materializa-se na possibilidade dos alunos desinteressarem pela investigação e pelo tempo dispensado para a realização das ações. Benefícios: Analisar as configurações assumidas pela docência, a partir da percepção dos egressos do Curso de Pedagogia/Campus Almenara - 2011/2015, considerando os contextos sócio-históricos e artigos e teses, o que indica a relevância do tema de pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Soares de Oliveira - Coordenador / Ihane Cardoso da Silva - Integrante. Membro: Cláudia Soares de Oliveira. |
2. | 2017-2018. As Políticas Públicas de Gestão da Educação do Campo, em Montes Claros/MG, no período de 1998-2004 Descrição: Projeto vinculado ao Laboratório de Ensino em Educação do Campo: Identidade, Território e Agroecologia (LabÉdoCampo/Unimontes), e ao Programa de Iniciação Científica- PROINIC/Unimontes. Objetiva analisar as implicações políticas, econômicas, sociais e educacionais do Programa de Gestão ?Escola Campeã?, para a organização da Educação do Campo, no período de 1998-2004, em Montes Claros/MG; ampliar o debate sobre a Educação do Campo, na Unimontes; compreender a gestão público-privada da educação brasileira, a partir dos anos 1990; porfiar o processo de gestão público-privada da Educação do Campo, no contexto de efetivação de políticas neoliberais, no Brasil; discutir as ações implementadas pelo PEC: o ?Projeto de Direção Itinerante?, a criação de Escolas-núcleo e a reformulação do Programa de Transporte Escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Coordenador / Katia Gonçalves Silva - Integrante / Danyela Soares Xavier - Integrante. Membro: Úrsula Adelaide de Lélis. |
3. | 2017-Atual. História da Educação no Norte de Minas: uma Imersão na Escola Nova (1920-1970) Descrição: A pesquisa possibilitará a compreensão de especificidades regionais e tem por objetivo reconstituir faces da História da Educação, discutindo representações, apropriações e práticas orientadas pelo movimento da Escola Nova em Montes Claros e na região Norte Mineira. O estudo se insere no âmbito da História Cultural, na vertente defendida por Chartier (1990), que propõe os conceitos de representação, apropriação e prática como ferramentas teóricas para a reconstituição da memória coletiva. O recorte temporal inclui as décadas de 1920 a 1970, um período em que o Brasil empreende mudanças em diferentes campos ? social, político, econômico, cultural, educacional ?, visando à modernização, a civilização e o progresso. No campo educacional, a Escola Nova se difunde como um movimento que se contrapõe à escola dita tradicional e pretende a construção de processos diferenciados de ensino e aprendizagem, sendo que o estado de Minas Gerais ainda em 1927 propõe a reforma do ensino primário e do curso normal a partir de orientações advindas desta perspectiva renovadora. Para captar essa realidade, quanto aos processos de coleta de dados, serão utilizadas diferentes fontes, como os documentos oficiais ? legislação do ensino, atas, correspondências e outros documentos acessados no Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte, bem como artigos da Revista do Ensino, que ampliam possibilidades de leitura da realidade por permitir captar discursos e prescrições oficiais sobre o ensino. Ainda serão utilizados artigos do jornal Gazeta do Norte, semanário publicado em Montes Claros entre 1918 e 1962, arquivados no Centro de Documentação e Informação da Unimontes. A escolha da Escola Nova como temática orientadora deve-se à importância deste movimento educativo, que produziu um deslocamento de sentido no campo educacional brasileiro ? apontava para a necessidade de renovar as práticas educativas pela superação de metodologias autoritárias e focalizadas na atividade do professor; representava o deslocamento do eixo de organização da atividade educativa, colocando a criança como centro do trabalho pedagógico; sinalizava o respeito à individualidade e o favorecimento de sua atividade consciente e interessada da criança em seu processo de aprendizagem. Considerando a abrangência da Escola Nova, o projeto será operacionalizado por quatro subprojetos: 1) ?Escola Nova em Montes Claros e Renovação no Ensino de Língua e Linguagem (1920-1970)?; 2) ?Educação Matemática no ideário da Escola Nova no Norte de Minas Gerais (1920-1970)?; 3) ?Escola Nova no Norte de Minas Gerais: quais são as contribuições da Psicologia para o ensino e a formação de professores? (1920-1970)?; 4) ?Ruralismo Pedagógico e Escola Nova no Norte de Minas Gerais (1920-1970)?. A pesquisa, por estes diferentes subprojetos, colocará foco em questões específicas da historiografia regional, de forma a compreender os processos de apropriação de discursos e orientações escolanovistas, conferindo visibilidade para as práticas materializadas em Montes Claros e na região Norte Mineira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Geisa Magela Veloso - Coordenador / MACHADO - Integrante / LÉLIS, ÚRSULA ADELAIDE DE - Integrante / Maria Auxiliadora do Amaral Silveira Gomes - Integrante / Shirley Patricia Nogueira de Castro Almeida - Integrante / Gilberto Januário - Integrante / Josué Antunes Macedo - Integrante / Zilmar Santos Cardoso - Integrante. Membro: Geisa Magela Veloso. |
4. | 2017-2018. Pesquisas Ativas: potencialidades formativas e desafios às licenciaturas, na Unimontes - Ano II Descrição: Projeto vinculado ao Grupo de Estudos sobre Pesquisa em Educação (GEPEd) e ao Programa de Iniciação Científica- PROINIC/Unimontes. Objetiva analisar as potencialidades formativas das pesquisas ativas e os seus desafios na constituição da práxis de licenciandos; contribuir para a ressignificação da pesquisa nos cursos de licenciatura da Unimontes; fomentar as ações de pesquisa do GEPEd; desenvolver atividades de iniciação científica junto a acadêmicos de cursos de licenciaturas da Unimontes; discutir a formação inicial de licenciandos estruturada pela pesquisa; problematizar as relações entre teoria e prática na pesquisa e nas licenciaturas; desenvolver ações pedagógico-interventivas em escolas públicas; colaborar com os processos de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental; participar de atividades acadêmico-científicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Coordenador / Sandy Gomes Pereira - Integrante / Viviane Alves Gonçalves - Integrante / Patrícia Silva Aguiar - Integrante. Membro: Úrsula Adelaide de Lélis. |
5. | 2017-Atual. REFORMADOR DO SERTÃO: Projetos Educacionais de Abdênago Lisboa em Salinas-MG (1952-1963) Descrição: A presente pesquisa investigará os projetos educacionais de Abdênago Lisboa e sua execução na cidade de Salinas-MG no período de 1952 a 1963. Os objetivos são verificar como tais projetos se inseriram na pequena cidade do sertão mineiro, analisar a sua relevância para o desenvolvimento regional, discutindo os pressupostos teóricos, motivações declaradas e implícitas nas ações do educador, bem como a metodologia por ele empregada para a sua execução, os acordos e conflitos com o modelo político vigente. A pesquisa contribuirá para a produção do conhecimento em História da Educação do Norte de Minas. Ao estudar o período proposto, possibilitará a análise referente à influência dos ideais do nacional desenvolvimentismo nas políticas educacionais na região, especificamente em Salinas, considerando as peculiaridades regionais. A pesquisa demandará discussão do tema ?americanismo e educação? e suas práticas nos empreendimentos do referido educador, bem como a influência das convicções protestantes nos seus projetos e nas práticas educativas deles decorrentes. Avaliará os objetivos, base teórica e embates políticos para a criação da Escola de Iniciação Agrícola de Salinas, que tornou-se uma referência regional, o Colégio Evangélico de Salinas e a sua vasta produção editorial no Período: opúsculos, jornais, livros, dentre outras ações educativas. Na fase inicial, dialogaremos com autores tais como Freitas e Biccas (2009), Ghirardelli Jr. (2009), Aranha (1996); Warde (2000), Nascimento (2004 e 2007), Meira (2009). Esse referencial teórico será ampliado no decorrer da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa histórica para a qual serão levantadas fontes escritas, disponíveis no Arquivo Público Mineiro, arquivos da Escola Agrotécnica Federal de Salinas, atual campus do IFNM, do Colégio Evangélico, atual Colégio Presbiteriano de Salinas, além dos arquivos particulares de memorialistas da cidade e da Igreja Presbiteriana de Salinas. Serão utilizadas também fontes orais. Resultados parciais e finais desta pesquisa serão divulgados mediante apresentação em eventos científico e publicação de artigos em periódicos especializados e, ao final da pesquisa um livro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: José Normando Gonçalves Meira - Coordenador. Membro: José Normando Gonçalves Meira. |
(*) Relatório criado com produções desde 2017 até 2017
Data de processamento: 21/02/2019 16:05:47