Depto. Métodos e Técnicas Educacionais

Total de orientações concluídas


Número total de itens: 105

2017

1.   Aila Cristina Rodrigues Barbosa. Educação de Jovens e Adultos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rosangela Silveira Rodrigues.
2.   Alana Mendes da Silva. Evasão na Educação Profissional: Perfil e motivações dos evadidos. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Supervisor: Mônica Maria Teixeira Amorim.
3.   Alessandra Machado de Andrade. A percepção das professoras alfabetizadoras acerca dos usos da música no ensino da leitura e do ensino. (Graduação em pedagogia) - Unimontes Universidade Aberta do Brasil, . 2017.
Orientador: Cecídia Barreto Almeida.
4.   Aline Freitas oliveira. Indisciplina: estudo de caso em uma turma do 5º ano de ensino fundamental da rede pública de Paracatu. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Elizabete Xavier da Silva.
5.   Amanda de Farias Vieira. A indisciplina na percepção dos professores do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Janaúba-MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Ediléia Alves Mendes Souza.
6.   Amanda Miranda Brito Araújo. Levantamento de casos de violência contra a mulher em relacionamentos abusivos. (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2017.
Orientador: Árlen Almeida Duarte de Sousa.
7.   AMANDA MOREIRA PRADO. Análise da avaliação do IDEB quanto a qualidade do ensino do 4º ano da AIEF de uma escola pública da cidade de Monte Azul-MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Cláudia Soares de Oliveira.
8.   Ana Aparecida Xavier Barbosa Carvalho. A importância deo desenvolvimento de práticas lúdicas para o ensino aprendizagem na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Elizabete Xavier da Silva.
9.   Ana Carolina Lopes Mesquita. HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: mudanças na prática docente de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental na Cidade de Buritizeiro/MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Guiomar Damasio Silva dos Reis.
10.   Ana Lúcia Alves Corgosinho. Práticas escolares de leitura e escrita no contexto digital. (Graduação em pedagogia) - Unimontes Universidade Aberta do Brasil, . 2017.
Orientador: Cecídia Barreto Almeida.
11.   ANA PAULA ALVES DAS NEVES. Avaliação Escolar: análise das práticas pedagógicas no processo ensino aprendizagem no 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Monte Azul-MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Cláudia Soares de Oliveira.
12.   ANA PAULA NUNES LACERDA. A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
13.   Andréia Fernanda Vieira Martins. A prática docente no Ciclo de Alfabetização: despertando o interesse da criança pela leitura. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientadores: Helena Murta Moraes Souto, Emília Murta Moraes.
14.   Aparecida das Graças Machado. A concepção das professoras acerca dos métodos de alfabetização. (Graduação em pedagogia) - Unimontes Universidade Aberta do Brasil, . 2017.
Orientador: Cecídia Barreto Almeida.
15.   Arlete Xavier de Souza. Contribuições dos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID para o ensino e aprendizagem da matemática de alunos dos Anos Iniciais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
16.   AZENILDA RODRIGUES DA SILVA SILVEIRA. ÉTICA NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE PÚBLICA DE JANAÚBA-MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
17.   Bruna Domingos de Souza. A Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
18.   BRUNO ALBERNAZ SOARES. CRIME CIBERNÉTICO EM MONTES CLAROS: ANÁLISE DA PERSECUÇÃO PENAL NA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL. (Graduação em Direito) - Faculdades Unidas do Norte de Minas, . 2017.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
19.   Camila Francielly Francisco Ferreira. Jogos nas operações de adição e subtração: um estudo no 1° Ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Eliana de Freitas Soares.
20.   Cristina Costa Coutinho. A importância da leitura para a formação de leitores na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
21.   Cristina Telles Fernandes Brito. Avaliação na educação Infantil: práticas correntes. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Ediléia Alves Mendes Souza.
22.   Dagmar Soares de Oliveira Martins. Os Jogos e as Brincadeiras na Educação Infantil. (Graduação em Pedagoia) - Universidade Aberta do Brasil - Unimontes, . 2017.
Orientador: Rogéria Alves da Silveira.
23.   DAIANE APARECIDA DA SILVA. ARTE/DANÇA REFLEXÕES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I (CICLO COMPLEMENTAR). (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Guiomar Damasio Silva dos Reis.
24.   Dayanne Maria de Jesus Ribeiro Mota. A contribuição do lúdico: jogos e brincadeiras na Educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Cleonice Proença Mendes.
25.   DELMA APARECIDA DA SILVA TEIXEIRA. Avaliação da aprendizagem, segundo a concepção de professores do ciclo de alfabetização em uma escola estadual. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Cláudia Soares de Oliveira.
26.   Douglas do Amaral Mota. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
27.   Débora Nunes Lacerda. Consciência fonológica e linguagem escrita na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
28.   DÉBORA STELLA ANTUNES DA SILVA. Atuação Inicial dos pedagogos egressos da Unimontes ? Campus Espinosa. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Cláudia Soares de Oliveira.
29.   Elizângela Gonçalves de Almeida - Tereza C. Batista Carneiro. Educação do Campo: reflexões e práticas do professor alfabetizador de turma multisseriada. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
30.   Eloiza Conceição Moreira Alves de Almeida Geralda Gomes de S. Alfabetização de crianças em classes multisseriadas, em escolas do Campo: desafios e. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Alfabetização e Letramento) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
31.   Emariangela Pereira da Conceição. a produção de texto da educação infantil como contribuição para a apropriação da escrita alfabética. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Helena Murta Moraes Souto.
32.   Emariângela Pereira da Conceição Souto. A produção de texto na Educação Infantil como contribuição para a apropriação da escrita alfabética. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Emília Murta Moraes.
33.   Evanice Aparecida Tibério Lima. Práticas de leitura emu uma turma do 2º ano do ensino fundamental de uma escola X de paracatu MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Elizabete Xavier da Silva.
34.   Fernanda Fróes Barbosa / Tatiane Carla Oliveira. Levantamento de casos de violência contra a mulher em relacionamentos abusivos. (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas do Norte de Minas, . 2017.
Orientador: Árlen Almeida Duarte de Sousa.
35.   FERNANDA GONÇALVES DOS SANTOS. AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
36.   FERNANDA SOARES DE ALMEIDA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO FRANCISCO-MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
37.   Fábio Teixeira Alves. Avanços e desafios na educação escolar inclusiva para pessoas com surdez. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
38.   Fátima Aparecida Fonseca Gomes. Contribuição do trabalho em grupo no desenvolvimento integral dos alunos da EI: experiências com turmas do 2º período da rede Municipal da cidade de Paratu. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Elizabete Xavier da Silva.
39.   Gabriela Stefane Marques de Oliveira. O PPP: Possibilidades de busca da formação da cidadania. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rosangela Silveira Rodrigues.
40.   Gabrielly Pereira Lima. UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO E REVISÃO TEXTUAL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM JANUÁRIA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
41.   Gleiciane Santos de Carvalho. A operacionalização do projeto de Educação Integral em uma escola de Pirapora- MG no ano de 2017. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Dirce Efigênia Brito Lopes.
42.   Hellen lorena Pereira Rocha. O trabalho com Lúdico na educação infantil em uma escola Municipal de Paracatu no ano de 2017. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Elizabete Xavier da Silva.
43.   Igor de Oliveira Faria. Símbolos dede Mineiridade e Ensino de História: Representações de Professores de Montes Claros. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
44.   Isis Rocha Maciel. O jogo de xadrez no ensino da matemática. (Graduação em pedagogia) - Unimontes Universidade Aberta do Brasil, . 2017.
Orientador: Cecídia Barreto Almeida.
45.   Ivonete Ferreira da Silveira. Dificuldades de aprendizagem da escrita. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rosangela Silveira Rodrigues.
46.   Izabela Gonçalves Bahia. A influência da literatura infantil no desenvolvimento da leitura. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Denice do Socorro Lopes Brito.
47.   JACILENE PEREIRA SOARES. PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM JANAÚBA-MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Fátima Rita Santana Aguiar.
48.   JEFFERSON MENDES OLIVEIRA. JOGOS E BRINCADEIRAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE ESPINOSA-MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Edmilson Mendes de Faria.
49.   Jessika Ferreira dos Santos; Joice Ferreira da Cruz. Pesquisas ativas: potencialidades formativas e desafios às licenciaturas, na Unimontes.. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
50.   Joseane Almeida Rodrigues. EDUCAÇÃO DO CAMPO: ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO E.F. NA COMUNIDADE DE QUILOMBO NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA-MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
51.   Julieta S. Cardoso. A importância da leitura no processo de alfabetização. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Denice do Socorro Lopes Brito.
52.   Karen Viana de Souza. A Contação de História na Educação Infantil. (Graduação em Pedagoia) - Universidade Aberta do Brasil - Unimontes, . 2017.
Orientador: Rogéria Alves da Silveira.
53.   Lidiane Ramone Cardoso Silva. A música na educação infantil como recurso pedagógico. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Denice do Socorro Lopes Brito.
54.   Liliane Souza Cardoso. SABERES E FAZERES DOCENTE: DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO INDÍGENA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
55.   Lorena Dias da Silva. LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA UTILIZADAS EM UMA ESCOLA MULTISSERIADA DA COMUNIDADE DE SÃO MATIAS NO MUNICÍPIO DE LUISLÂNDIA/MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Jacy Maia Velloso.
56.   LUCIENE ROSA GONÇALVES RAMOS. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas de Espinosa. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Cláudia Soares de Oliveira.
57.   Luciléia Souza dos Santos. Educação Especial: inclusão nas escolas públicas. (Graduação em Pedagoia) - Universidade Aberta do Brasil - Unimontes, . 2017.
Orientador: Rogéria Alves da Silveira.
58.   Lázara Ma. Aparecida B. da Silva. Escola e família:possibilidades de parceria. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Denice do Socorro Lopes Brito.
59.   Marden Cordeiro Oliveira. Educação libertadora: uma análise filosófica em Paulo Freire. (Graduação em Filosofia) - Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, . 2017.
Orientador: Eliana de Freitas Soares.
60.   MARIA APARECIDA BARBOSA DE BRITO. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA DO PRIMEIRA SEGMENTO DA ESCOLA MUNICIPAL DR. ROBINSON CRUSOÉ NA CIDADE DE JANAÚBA-MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
61.   Maria Aparecida dos Reis Silva. Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. (Graduação em Pedagogia) - Unimontes Universidade Aberta do Brasil, . 2017.
Orientador: Cecídia Barreto Almeida.
62.   Maria Cristina de Castro. Os jogos e brincadeiras na sala de aula da educação infantil. (Graduação em pedagogia) - Unimontes Universidade Aberta do Brasil, . 2017.
Orientador: Cecídia Barreto Almeida.
63.   MARIA CRISTINA SOARES LEITE. A ESCOLA NO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE RUBEM ALVES. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
64.   MARIA DE FÁTIMA MARTINS SILVA. A função do pedagogo no espaço escolar: ênfase em gestão escolar, supervisão e orientação pedagógica na docência na escola X do Município de Espinosa. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Cláudia Soares de Oliveira.
65.   Maria Edna Morais Nogueira. Um estudo sobre os conceitos de juntar e tirar relacionados às práticas da adição e subtração nos AIEF. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Eliana de Freitas Soares.
66.   Maria Paula de Oliveira Anjos. O lúdico no ensino da Matemática na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Eliana de Freitas Soares.
67.   Marina Beatriz Rodrigues Mendes. Um estudo sobre Educação Inclusiva no municipio de Lontra MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
68.   Marina Rodrigues Amaral. Letramento Emergente na Educação Infantil: Relação indissociável com o sucesso na Alfabetização. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Geisa Magela Veloso.
69.   Marivânia Lima Silva. A psicopedagogia e suas contribuições ao contexto escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Eliana de Freitas Soares.
70.   Marta de Andrade Botelho. Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e na Escrita. (Graduação em Pedagoia) - Universidade Aberta do Brasil - Unimontes, . 2017.
Orientador: Rogéria Alves da Silveira.
71.   Maíra Beatriz Nascimento Costa. A psicomotricidade na Educação Infantil: análise do trabalho de uma escola no Município de Paracatu-MG. Darcy Ribeiro, . 2017.
Orientador: Ediléia Alves Mendes Souza.
72.   Márcia Soares Raposo. O uso do lúdico como metodologia de ensino. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rosangela Silveira Rodrigues.
73.   Nailma Mendes da Silva. A literatura afro-brasileira em uma escola Quilombola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
74.   Neide Lúcia Oliveira Lima e Silva. Violência na Escola: uma abordagem teórica e metodológica. (Graduação em Pedagoia) - Universidade Aberta do Brasil - Unimontes, . 2017.
Orientador: Rogéria Alves da Silveira.
75.   Pollyana Pereira Souza De Jesus. ROTATIVIDADE DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS REFLEXOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Guiomar Damasio Silva dos Reis.
76.   RAISSA OLIVEIRA SANTOS. DIREITO FUNDAMENTAL À DEFESA CRIMINAL: ESTUDO DE CASO EM UMA DEFENSORIA PÚBLICA NORTE MINEIRA. (Graduação em Direito) - Faculdades Unidas do Norte de Minas, . 2017.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
77.   Raquel Ferreira Mendes. O lúdico no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil: um estudo em uma rede municipal de ensino na cidade de Lontra MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
78.   Rayane Lorena Aquino Rodrigues. CRENÇAS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A INDISCIPLINA EM SALA DE AULA. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Mônica Maria Teixeira Amorim.
79.   Rejane Braga Barbosa Ferreira. Bullying no cotidiano escolar. (Graduação em Pedagoia) - Universidade Aberta do Brasil - Unimontes, . 2017.
Orientador: Rogéria Alves da Silveira.
80.   Rejane da Silva Maia. Alfabetização incompleta e letramento insuficiente desafios e superação dos professores. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Helena Murta Moraes Souto.
81.   Renata Lopes de Araújo. Práticas de letramento: a escrita de cartas no espaço escolar. (Graduação em pedagogia) - Unimontes Universidade Aberta do Brasil, . 2017.
Orientador: Cecídia Barreto Almeida.
82.   Roseli Gonçalves Ferreira Fernandes. Métodos de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública do município de São Francisco. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rosangela Silveira Rodrigues.
83.   Rosiane Rocha de Oliveira. A implementação da Educação Integral na Escola Municipal X, em Pirapora -MG, no ano de 2017: da concepção à prática.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Dirce Efigênia Brito Lopes.
84.   Rosy da Conceição Maia de Mesquita Gomes. Avaliação escolar: um estudo na Escola Estadual Doutor Lucílio Mesquita Sobrinho. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rosangela Silveira Rodrigues.
85.   Sidineia Magalhães Costa. As contribuições da Educação em Tempo Integral no processo de ensino/aprendizagem dos alunos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
86.   Silvana Albino da Silva. Os saberes e fazeres das professora na educação infantil. (Graduação em pedagogia) - Unimontes Universidade Aberta do Brasil, . 2017.
Orientador: Cecídia Barreto Almeida.
87.   Silvani Santos de Almeida. A música na socialização do aluno da Educação Infantil. (Graduação em Pedagoia) - Universidade Aberta do Brasil - Unimontes, . 2017.
Orientador: Rogéria Alves da Silveira.
88.   Stefani Moreira AquinoToledo/Rayane Lorena Aquino Rodrigues. DIFICULDADES DE PROFESSORES NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO COMPARATIVO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS URBANAS E RURAIS. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Mônica Maria Teixeira Amorim.
89.   Sueli Ferreira de Avelar. Agressividade na Escola. (Graduação em Pedagoia) - Universidade Aberta do Brasil - Unimontes, . 2017.
Orientador: Rogéria Alves da Silveira.
90.   Suellen Batista Isidório. Vida, formação e trabalho de Maria Isabel Figueiredo Sobreira (Baby Figueiredo). (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
91.   Suzana Oliveira Santana Teodoro. Contribuições da literatura infantojjuvenil para a formação de leitores nas escolas de Januária MG: um olhar sobre o PNBE. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
92.   Sônia Sousa Almeida Rodrigues. O PROCESSO DE ESCOLHA DA PROFISSÃO Um estudo de caso com estudantes e egressos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Januária. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Território - PPGSAT) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2017.
Supervisor: Mônica Maria Teixeira Amorim.
93.   Taissa Câmara Furtado de Queiróz. Crianças com alfabetização incompleta e letramento insuficiente no ciclo complementar : o que fazem os professores. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Helena Murta Moraes Souto.
94.   Tatiane Bispo Siqueira. A literatura no processo de alfabetização: a produção de texto pelas crianças de uma turma de primeiro ano da escola "X" do município de Janaúba/MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Ediléia Alves Mendes Souza.
95.   TAÍRES FERREIRA PRIMO. ENSINO RELIGIOSO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ESPINOSA - MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
96.   Teila Roquete Leal. Gestão democrática: o papel do diretor escolar em uma escola pública no Município de Paracatu. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Elizabete Xavier da Silva.
97.   Terezinha Nunes. Indisciplina Escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rosangela Silveira Rodrigues.
98.   THAÍS MORGANE BATISTA DE OLIVEIRA. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Fátima Rita Santana Aguiar.
99.   Thiago Neves Silva. Filosofia da educação em Rubem Alves: uma educação dos sentidos. (Graduação em Filosofia) - Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, . 2017.
Orientador: Eliana de Freitas Soares.
100.   Valmir Gonçalves de Jesus. O uso de tecnologias nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafio dos docentes. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rosangela Silveira Rodrigues.
101.   Valéria Barbosa de Oliveira Roque. Práticas de contação de histórias na Educação Infantil : emoções, fantasias e imaginação na prática de leitura complementar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Helena Murta Moraes Souto.
102.   Valéria Darque Alves de Oliveira. A literatura infantil no ciclo inicial de alfabetização: a formação de crianças leitoras. (Graduação em pedagogia) - Unimontes Universidade Aberta do Brasil, . 2017.
Orientador: Cecídia Barreto Almeida.
103.   Vanessa Coimbra Martins. Desafios enfrentados por alunos surdos de turmas dos anos iniciais da rede pública no município de Paracatu. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Elizabete Xavier da Silva.
104.   Veruska Suerlandy dos Santos. Educação Especial e inclusão escolar: legislação e realidade na E. E. Professor Henrique de Mattos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rosangela Silveira Rodrigues.
105.   Vilma Barbosa de Jesus Santos. A importância de trabalhar a leitura deleite junto à literatura infantil no processo de formação de leitores nos AIEF. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Eliana de Freitas Soares.


(*) Relatório criado com produções desde 2017 até 2017
Data de processamento: 21/02/2019 16:05:47