1. | 2017-Atual. A Multimodalidade em Anúncio Publicitário Descrição: A sociedade atual caracteriza-se, entre outros fatores, pela velocidade da comunicação humana, que ultrapassa fronteiras e é continuamente transformada pela revolução tecnológica contemporânea, principalmente depois do advento das mídias digitais. Por conseguinte, a linguagem verbal foi transfigurada em linguagem multissemiótica (Kress e van Leeuven, 2001), em que os textos são configurados de novas maneiras? através de gráficos, imagens, técnicas de layout, cor, luminosidade, brilho?, sendo difícil encontrar um simples texto que use somente a linguagem verbal. Essas tecnologias fazem-se presentes em todas as esferas do conhecimento, exigindo do cidadão comum o domínio dessa nova linguagem híbrida, inclusive como condição de inclusão social e cultural. Devido ao aumento de softwares e larga disponibilidade de tecnologia digital, as tradicionais definições de letramento não são mais adequadas em um mundo em que os textos são configurados de novas maneiras. Para atender a essas demandas, são necessárias novas habilidades de interpretação de textos que convergem mais de uma linguagem. Atentando-se para essas transformações e inspirados nos padrões da Gramática Sistêmico-Funcional, (HALLIDAY, 1985[2004], Kress e van Leeuwen (1996; 2001[2006]) desenvolveram a Gramática do Design Visual, relacionando as metafunções (ideacional, interpessoal e textual) de Halliday com o estudo de imagens, resultando em uma ferramenta de letramento para análises imagéticas, em que é possível verificar diferentes modos de representação e significação em estruturas visuais. Em interlocução com o estudos de Halliday e de Kess e van Leewen, acrescentamos os estudos de Fairclough (2001), para quem a reconfiguração da linguagem e a revolução tecnológica contribuíram para a sofisticação e empoderamento da linguagem publicitária, que se utiliza de plataformas digitais para influenciar globalmente, construindo discursos, práticas sociais, estilos de vida, relações de poder e identidades de leitores- consumidores. Posto isso, pretendemos responder, através do gênero publicitário, aos seguintes questionamentos: Como os processos são escolhidos e articulados para promover significações por intermédio da metafunção ideacional? Como modos semióticos influenciam as relações no sistema modo e modalidade da metafunção interpessoal? Como as categorias de análise visual representacionais e interativas compõem os significados idealizados pelos publicitários? Como a junção de elementos verbais, visuais e discursivos (Faircloug,2001) se tornam estratégias publicitárias capazes de transformar uma realidade objetiva em fantasias perceptivas da realidade, construindo ideologias, identidades e práticas sociais? Atrelada a esses questionamentos, levantamos a hipótese de que práticas publicitárias costumam associar a identidade dos consumidores e valores abstratos almejados por eles a produtos e marcas. Dessa forma, quando uma empresa escolhe, na elaboração do anúncio, representar um estilo de ser desejado no contexto social, agregado a valores importantes para consumidores, eles sentir-se-ão, pelo processo de identificação, parte da marca. Com a proposição desse estudo, buscaremos não só contribuir para pesquisas da língua em uso, como também apresentar uma análise interdisciplinar entre a Gramática Sistêmico- Funcional, Gramática do Design Visual e Análise crítica do discurso, pois a interlocução dessas teorias fornecem uma visão mais abrangente dos inúmeros elementos semióticos que compõem o anúncio publicitário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Arlete Ribeiro Nepomuceno - Coordenador / Vera Lúcia Viana de paes - Integrante / Karla Mariana Sousa e Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Arlete Ribeiro Nepomuceno. |
2. | 2017-Atual. Amizades literárias - a crítica literária modernista em Minas Gerais Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar a produção crítica literária modernista produzida por intelectuais mineiros, de forma mais específica a de Autran Dourado, Francisco Iglésias, Fábio Lucas, dentre outros. A pesquisa, de cunho bibliográfico, será embasada em teorias sobre as relações entre literatura, história e sociedade, com ênfase nas discussões sobre o Modernismo em Minas Gerais. O projeto terá início com o levantamento da produção crítica literária desses autores, publicada nos jornais e revistas da época ou em livros, organizados em datas posteriores. Mas também se voltará para pesquisas nas bibliotecas particulares e acervos desses autores, a fim de investigar em que medida as correspondências trocadas entre eles e os livros que constam em suas bibliotecas contribuíram para o Modernismo no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Osmar Pereira Oliva - Coordenador / Alba Valéria Niza Silva - Integrante / Daniela Rodrigues Soares - Integrante / Fernanda Figueiredo - Integrante / Daniela Azevedo - Integrante. Membro: Osmar Pereira Oliva. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Daniela de Azevedo - Integrante / Osmar Pereira Oliva - Coordenador. Membro: Daniela de Azevedo. Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar a produção crítica literária modernista produzida por intelectuais mineiros, de forma mais específica a de Autran Dourado, Francisco Iglésias, Fábio Lucas, dentre outros. A pesquisa, de cunho bibliográfico, será embasada em teorias sobre as relações entre literatura, história e sociedade, com ênfase nas discussões sobre o Modernismo em Minas Gerais. O projeto terá início com o levantamento da produção crítica literária desses autores, publicada nos jornais e revistas da época ou em livros, organizados em datas posteriores. Mas também se voltará para pesquisas nas bibliotecas particulares e acervos desses autores, a fim de investigar em que medida as correspondências trocadas entre eles e os livros que constam em suas bibliotecas contribuíram para o Modernismo no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Alba Valéria Niza Silva - Integrante / Daniela Rodrigues Soares - Integrante / Fernanda Figueiredo - Integrante / Daniela Azevedo - Integrante / Renata Soares Veloso - Integrante / Osmar Pereira Oliva - Coordenador. Membro: Alba Valéria Niza Silva. |
3. | 2017-Atual. Configurações da noção do nada na poesia de Carlos Drummond de Andrade Descrição: O presente projeto tem por objetivo estudar a construção poética e estrutural do nada em poemas de Drummond. Pretendemos, com este estudo, discutir as diversas configurações que a noção do nada apresenta, verificando, na obra drummondiana, os projetos de continuidade em contraposição a rupturas sêmicas, em que observamos a retomada de certos temas em épocas diferenciadas do percurso poético.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Leandro César Albuquerque de Freitas - Coordenador / Danilo Barcelos Corrêa - Integrante. Membro: Leandro César Albuquerque de Freitas. Descrição: O presente projeto tem por objetivo analisar as configurações da noção do nada nos poemas de Carlos Drummond de Andrade. Tem como base metodológica os estudos de Literatura Comparada e como eixo teórico o conceito de nada apresentado nos escritos de Martin Heidegger. Além disso, é parte do projeto entender e dicutir como se configuram as noções de eu, de linguagem e de tempo, nos poemas de Drummond, comparando-as aos conceitos homônimos presentes tato na filosofia de Heidegger quanto nos escritos sobre psicanálise de Sigmund Freud e Jacques Lacan.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Danilo Barcelos Corrêa - Coordenador / Leandro César Albuquerque de Freitas - Integrante. Membro: Danilo Barcelos Corrêa. |
4. | 2017-2018. Elaboração de Material Didático para o Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para alunos Surdos. Descrição: Atualmente, surdos aprendem a modalidade escrita da Língua Portuguesa (LP) em turmas mistas, compostas por alunos surdos e ouvintes, alocadas em escolas inclusivas e, normalmente, retornam à escola, no contraturno, para participar de Atendimento Educacional Especializado (AEE) às suas particularidades linguísticas. É sabido, contudo, que a falta de material didático voltado especificamente para o ensino de LP para surdos torna o AEE imprevisível porque submetido à disposição e competência do professor para a confecção de seu próprio material didático. Para contribuir com esse quadro, esta pesquisa intenciona produzir material didático inovador para o ensino de LP a alunos surdos. Para tanto, pretende-se oferecer aulas de LP (em Libras) para surdos, visando à elaboração e testagem de hipóteses didáticas em ambiente natural de ensino. Este material deverá ser pautado nos princípios da interatividade, dinamicidade e ludicidade, visando o desenvolvimento das competências leitora e escritora. Ao final do projeto, intenciona-se desenvolver um livro didático de português para surdos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Themis Farias de França Desiderio - Integrante / Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Coordenador / Rosana Froes Santos - Integrante / Fábia Magali Santos Vieira - Integrante. Membro: Themis Farias de França Desiderio. |
5. | 2017-Atual. Estudos, Pesquisas e Práticas de Letramento Acadêmico. Descrição: O letramento acadêmico, no âmbito das licenciaturas na Universidade Estadual de Montes Claros, é uma proposta de investigação e intervenção a ser desenvolvida com o objetivo de proporcionar o envolvimento de acadêmicos (bolsistas e voluntários) com investigações e práticas de leitura e de produção dos gêneros que circulam na esfera acadêmica, de modo a promover a ampliação da capacidade de leitura e escrita, no decorrer do processo de formação, com vistas ao letramento acadêmico. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Terezinha Maria Marques Teixeira - Integrante / CARVALHO, Maria de Lourdes Guimarães - Coordenador / Lívia Oliveira Biscotto - Integrante. Membro: Terezinha Maria Marques Teixeira. |
6. | 2017-Atual. Grupo de Pesquisa em Linguagem e Ensino Descrição: As atividades do grupo estão relacionadas ao desenvolvimentos de projetos que promovam reflexões e propostas de melhorias em processos de ensino de lingua(gem) no Ensino Fundamental, Médio e Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Penha Brandim de Lima - Integrante / Maria Cristina Ruas de Abreu Maia - Integrante / Maria Clara Maciel Ribeiro de Araújo - Coordenador / Ana Márcia Ruas de Aquino - Integrante / Terezinha Maria Marques Teixeira - Integrante / Maria de Lourdes de Carvalho Guimarães - Integrante / Telma Borges da Silva - Integrante / Fabia Magali Santos Vieira - Integrante / Evilazia Ferreira Martins - Integrante / Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Integrante. Membro: Maria da Penha Brandim de Lima. Descrição: As atividades do grupo estão relacionadas ao desenvolvimentos de projetos que promovam reflexões e propostas de melhorias em processos de ensino de lingua(gem) no Ensino Fundamental, Médio e Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Cristina Ruas de Abreu Maia - Coordenador / Terezinha Maria Marques Teixeira - Integrante / Telma Borges da Silva - Integrante / Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho - Integrante / Ana Márcia Ruas de Aquino - Integrante / Carla Roselma Athayde Moraes - Integrante / Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Integrante / Fabia Magali Santos Vieira - Integrante / Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Integrante. Membro: Maria Cristina Ruas de Abreu Maia. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Roselma Athayde Moraes - Coordenador / Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Integrante. Membro: Carla Roselma Athayde Moraes. Descrição: Objetivo: Revisar, aprimorar e inovar em processos de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio. A partir de quadros teóricos que abordem a língua(gem) enquanto ação e interação, pretende-se identificar e analisar práticas de ensino de português arraigadas em valores teóricos ou pedagógicos considerados ultrapassados e/ou pouco eficientes, a fim de apresentar intervenções e perspectivas de solução.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Márcia Ruas de Aquino - Integrante / Carla Roselma Athayde de Moraes - Integrante / Telma Borges da Silva - Integrante / Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho - Integrante / Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Coordenador / Evilásia Ferreira Martins - Integrante / Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Integrante / Fabia Magali Santos Vieira - Integrante. Membro: Ana Márcia Ruas de Aquino. |
7. | 2017-Atual. IMAGENS/MEMÓRIAS DO SERTÃO MINEIRO NO ROMANCE E NA MINISSÉRIE GRANDE SERTÃO: VEREDAS Descrição: Projeto de pesquisa em interface com a extensão, cujo objetivo é analisar a apropriação de valores (cenários, atores, manifestações culturais) do Norte de Minas na adaptação da obra literária Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1956), para a minissérie homônima, dirigida por Walter Acancini (1984): a contribuição de tais valores para a estética da obra audiovisual e desta para a preservação da memória regional. A pesquisa, de cunho bibliográfico, videográfico e de campo, será embasada em teorias sobre as relações entre literatura e cinema, fotografia e memória, espaço e cultura (de massa e popular) e identidade cultural. O desenvolvimento do projeto partirá da definição de um corpus, a partir da seleção de passagens na obra literária e suas respectivas recriações na minissérie, com ênfase na utilização de cenários e valores culturais norte mineiros e seu efeito na composição estética da minissérie. Como atividade de extensão, proponho visitar as locações utilizadas para a filmagem da minissérie e, a partir dos cenários e personagens encontrados, realizar um filme documentário confrontando as imagens da minissérie com a condição atual das localidades cenográficas, e verificando a possibilidade de a obra audiovisual ter se tornado um documento memorialísticos da cultura da região.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andrea Cristina Martins Pereira - Coordenador / Alexia Ferreira Muniz - Integrante / Leonardo Neves Correa - Integrante. Membro: Andrea Cristina Martins Pereira. |
8. | 2017-Atual. NARRAÇÕES DA INFÂNCIA NA LITERATURA LUSO-BRASILEIRA DE AUTORIA FEMININA: ANA DE CASTRO OSÓRIO E ALEXINA DE MAGALHÃES PINTO Descrição: A pesquisa tem como objetivo discutir aspectos da literatura infantojuvenil no Brasil e em Portugal do início do século XX, a partir da análise comparativa de obras Cantigas das Creanças e do Povo e Danças Populares (1916), da escritora brasileira Alexina Magalhães Pinto (1870-1921), e Contos tradicionais portugueses para as crianças (publicada em 1897), da escritora portuguesa Ana de Castro Osório (1872-1935). A investigação científica (de caráter bibliográfico e documental) privilegiará a perspectiva do método analítico de concepção dialética e fundamentar-se-á no referencial teórico sobre a história da literatura infantil e juvenil (de autores como Regina Zilberman, Leonardo Arroyo e Bruno Bettelheim) e em referências sobre a literatura de autoria feminina (de Constância Lima Duarte, Zahide Lupinacci Muzart, Cláudia de Jesus Maia, entre outros). Buscar-se-á, nas narrativas das autoras, evidenciar os fenômenos estéticos (sensações, percepções e representações) que nos remetem à ideia de infância que nelas subjaz ? em especial, os elementos que se possam vincular às categorias do insólito. Como resultado da pesquisa, pretende-se elaborar um ensaio comparativo crítico-histórico sobre a atuação das duas escritoras na literatura infantojuvenil luso-brasileira nas primeiras décadas do século XX e sobre a forma como reverberam, nos dias atuais, os temas, conceitos e imagens presentes em suas produções, com a finalidade de se compreender a participação dessas autoras no que hoje se concebe como um sistema literário infantil e juvenil. Acredita-se que esta pesquisa, ainda que de forma incipiente, poderá suscitar um debate acadêmico sobre a importância de se fazer chegar aos leitores contemporâneos livros infantis e juvenis de escritores portugueses e brasileiros do passado, contribuindo, dessa forma, para a aquisição de conhecimentos sobre a vida e a cultura de ambos os povos, em sua multissecular convivência. NOTA: Este projeto está, também, vinculado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo-USP, como pesquisa de pós-doutoramento, sob supervisão da professora Dra. Maria Zilda da Cunha.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Silva Dionísio Santos - Coordenador / Maria Zilda da Cunha - Integrante. Número de orientações: 2 Membro: Rita de Cássia Silva Dionísio Santos. |
9. | 2017-2018. Noções de Coisas: Darcy Ribeiro Descrição: Projeto de Pesquisa de Iniciação científica direcionado ao Ensino Médio, com uma bolsa de Iniciação Científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aurora Cardoso de Quadros - Coordenador / Rafael Fernandes Costa - Integrante. Membro: Aurora Cardoso de Quadros. |
10. | 2017-Atual. NUPEVAR - Núcleo em Variação Linguística Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Alice Mota - Coordenador / Jânia Martins Ramos - Integrante / Sueli Maria Coelho - Integrante. Membro: Maria Alice Mota. |
11. | 2017-2018. O criador na criatura: Pessoa e Bernardo Soares; Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos: em busca da unidade Descrição: Projeto de Iniciação Científica com dois acadêmicos e duas vertentes sobre os heterônimos de Fernando Pessoa, sendo que o acadêmico, atualmente cursando os Estudos Pessoanos, na Universidade de Coimbra, contribui e dialoga com a pesquisa, associado à acadêmica do Curso de Letras na Unimontes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Aurora Cardoso de Quadros - Coordenador / Maurício Alves de Souza Pereira - Integrante / Jaini Muniz de Aguiar - Integrante. Membro: Aurora Cardoso de Quadros. |
12. | 2017-Atual. O Processo de Argumentação na Crônica de Jornal: a configuração da opinião Descrição: Este trabalho de pesquisa realiza uma abordagem linguístico-discursiva do gênero textual crônica jornalística brasileira, a fim de aprofundar estudos em torno das especificidades entre argumentação e configuração da opinião nesse gênero textual. Gêneros como a crônica, praticados no discurso jornalístico, encontram densidade e força no processo retórico da persuasão. O cronista estabelece em sua escrita um olhar ?avaliativo? ao voltar-se para o homem e seu fazer social. Selando o compromisso de estudar os aspectos formais, discursivos e socioculturais que nos ajudem a delinear o perfil da crônica produzida em nosso país, pretendemos obter e mostrar novas luzes a respeito de categorias ainda polêmicas em nosso meio acadêmico, como a própria noção de gênero textual, as relações da crônica com o par argumentação/configuração da opinião, demonstrando também, assim, o retrato construído discursivamente pelo cronista dos modos e concepções de vida da sociedade, do povo brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniela Imaculada Pereira Costa - Integrante / Carla Roselma Athayde - Coordenador. Membro: Daniela Imaculada Pereira Costa. Descrição: Este projeto de pesquisa realiza uma abordagem linguístico-discursiva do gênero textual crônica jornalística brasileira. Temos como objetivo aprofundar estudos em torno das especificidades entre argumentação e configuração da opinião nesse gênero textual. A crônica vem, em tempos atuais, ampliando a sua força com o surgimento, entre nós, de novos cronistas e de um número cada vez maior de textos divulgados não só em dispositivo jornalístico como em coletâneas editadas especificamente com esse fim. Gêneros como a crônica, praticados no discurso jornalístico, encontram densidade e força no processo retórico da persuasão. O cronista estabelece, em sua escrita, um olhar avaliativo ao voltar-se para o homem e seu fazer social. Pretendemos obter e mostrar novas luzes a respeito de categorias discursivas ainda polêmicas em nosso meio acadêmico, como a própria noção de gênero textual, as relações da crônica com o par argumentação/configuração da opinião, demonstrando, também, assim, o retrato construído discursivamente pelo cronista dos modos e concepções de vida da sociedade, do povo brasileiro. A partir da seleção do corpus, os estudos e análises se constituirão em torno das categorias acima elencadas, observando rigorosamente sua articulação a teorias discursivas e textuais balizadas em Análise do Discurso e áreas afins com os estudos da linguagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Roselma Athayde Moraes - Coordenador / Daniela Imaculada Pereira Costa - Integrante. Membro: Carla Roselma Athayde Moraes. Descrição: Este trabalho de pesquisa pretende realizar uma abordagem linguístico-discursiva do gênero textual crônica jornalística brasileira. Temos como objetivo aprofundar estudos em torno das especificidades entre argumentação e a configuração da opinião nesse gênero textual. Do ponto de vista metodológico, o corpus para estudo será composto por amostragem, tendo em vista, na medida do possível: o reconhecimento, por parte da academia, da representatividade da produção cronística de autores a serem relacionados; a diversidade temática do conteúdo dos textos; a exploração de dados autobiográficos; o grau de envolvimento com o fato relatado/comentado e o modo de condução da operação argumentativa, com seus efeitos de caráter opinativo. Ao final deste trabalho, produziremos uma coletânea de estudo das crônicas analisadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Márcia Ruas de Aquino - Integrante / Carla Roselma Athayde de Moraes - Coordenador / Daniela Imaculada Pereira Costa - Integrante. Membro: Ana Márcia Ruas de Aquino. |
13. | 2017-Atual. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO AUTORAL NO ESPAÇO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA: TEORIA E PRÁTICA Descrição: Projeto de pesquisa filiado ao Grupo de Pesquisa em Linguagem e Ensino do Centro de Ciências Humanas e Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros, inserido na Linha de Pesquisa Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Superior. Apresenta, como tema, investigações acerca dos aspectos de autoria e dos processos de argumentatividade presentes em textos de estudantes de graduação dos cursos do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros ? Unimontes. Seu objetivo geral é contribuir com estudos e reflexões acerca da produção textual no espaço acadêmico. Os objetivos específicos são: a) identificar marcas de autoria em textos produzidos pelos estudantes e discuti-las com vistas à conscientização sobre a responsabilidade enunciativa de cada autor; b) verificar e discutir os processos de construção da argumentatividade utilizados por esses alunos, com a finalidade de aprimorar a escrita de seus textos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Maria da Penha Brandim de Lima - Coordenador / Maria Cristina Ruas de Abreu Maia - Integrante. Membro: Maria da Penha Brandim de Lima. Descrição: Projeto de pesquisa filiado ao Grupo de Pesquisa em Linguagem e Ensino do Centro de Ciências Humanas e Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros, inserido na Linha de Pesquisa Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Superior. Apresenta, como tema, investigações acerca dos aspectos de autoria e dos processos de argumentatividade presentes em textos de estudantes de graduação dos cursos do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros ? Unimontes. Seu objetivo geral é contribuir com estudos e reflexões acerca da produção textual no espaço acadêmico. Os objetivos específicos são: a) identificar marcas de autoria em textos produzidos pelos estudantes e discuti-las com vistas à conscientização sobre a responsabilidade enunciativa de cada autor; b) verificar e discutir os processos de construção da argumentatividade utilizados por esses alunos, com a finalidade de aprimorar a escrita de seus textos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria Cristina Ruas de Abreu Maia - Coordenador / maria da penha brandim de Lima - Integrante. Membro: Maria Cristina Ruas de Abreu Maia. |
14. | 2017-2018. Os Funcionamento da Literatura: Darcy Ribeiro Descrição: Projeto de pesquisa, direcionado aos campi da Unimontes, com dois orientandos que analisam a obra Maíra, de Darcy Ribeiro, com apoio da Cátedra Darcy Ribeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aurora Cardoso de Quadros - Coordenador / Maria Antonia de Souza Camargos - Integrante / Roberta Souza da Silva - Integrante. Membro: Aurora Cardoso de Quadros. |
15. | 2017-Atual. Para a história do Português Brasileiro: Norte de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Roselles Magalhaes Felicio - Coordenador / Coelho, M.S. V. Maria do Socorro Vieira Coelho - Integrante. Membro: Roselles Magalhaes Felicio. Descrição: O projeto Para a História do Português Brasileiro: Norte de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha, coordenado pelas professoras Maria do Socorro Vieira Coelho e Ros?elles Magalhães Felício, situado na área da Sociolinguística e da Linguística Histórica, tem como finalidades coletar, organizar e divulgar corpora sincrônico e diacrônico da língua portuguesa brasileira, a fim de registrar e divulgar a história, o desenvolvimento e os usos atuais da língua portuguesa nessas mesorregiões, descrevendo fatos da Fonética, Fonologia, Morfossintaxe e do Léxico, bem como os aspectos históricos, sociais e culturais das localidades supracitadas. Os dados serão coletados de três fontes: da oralidade, da escrita e dos trabalhos escritos já feitos, seguindo a metodologia da Sociolinguística Variacionista, com base em Labov (1972), Tarallo (1986), Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]). Necessário se faz registrar e contribuir com estudos já realizados e em andamento sobre o contato entre as línguas faladas no Brasil, sobre as variedades urbanas, investigações das variedades rurbanas, rurais, rurais quilombolas, urbanas quilombolas, para que, assim, se possa escrever a história, descrever a formação e desenhar, por meio de informações empíricas, o português brasileiro falado nas regiões em tela. Justifica-se, desse modo, o desenvolvimento desta pesquisa, porquanto subsidiará a descrição dos fatos e a história da língua portuguesa brasileira e os fenômenos em variação re-correntes nas comunidades de fala do Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Maria do Socorro Vieira Coelho - Coordenador / Ros'elles Magalhães Felício - Integrante. Membro: Maria do Socorro Vieira Coelho. |
16. | 2017-Atual. Redes Hipertextuais na Dramaturgia Infantil de Oscar Von Pfuhl Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniela de Azevedo - Integrante / Cláudia de Andrade Souto - Coordenador. Membro: Daniela de Azevedo. Descrição: Pesquisa literária da dramaturgia infantojuvenil de Oscar von Pfuhl, dentre outros. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia de Andrade Souto - Coordenador / Daniela Azevedo - Integrante. Membro: Cláudia de Andrade Souto. |
17. | 2017-Atual. SOLEDUC - Sociolinguística, Letramento Múltiplos e Educação Descrição: Agregar pesquisas realizadas no âmbito da (Socio)linguística, dos letramentos múltiplos e de áreas afins desenvolvidas em diferentes contextos sociais, que abrangem a investigação na língua, linguagem, diversidade cultural, ideológica e identitária, principalmente em comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas), contemplando a educação na concepção inter e transdisciplinar. Além disso, focar também contextos que envolvam a leitura e a escrita nas diversas práticas sociais. Esse trabalho repercute no registro de variedades linguísticas do Português Brasileiro, língua em situação de contato: bilinguismo, impacto da leitura e da escrita na sociedade, conforme o contexto de circulação dessas modalidades e promoção de uma educação linguística mais centrada na realidade social das pessoas, tendo em vista territórios físicos e virtuais. Finalmente, contribuir para a produção de material didático no contexto de suas referências, formação de professores. Formação de pesquisadores etnógrafos.... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Henrique Gomes Silva - Coordenador / Rosineide Magalhães de Sousa - Integrante. Membro: Luiz Henrique Gomes Silva. |
(*) Relatório criado com produções desde 2017 até 2017
Data de processamento: 21/02/2019 16:03:17