Depto. Letras

Trabalho de conclusão de curso de graduação


Número total de itens: 132

2017

1.   ADRIANE DE FÁTIMA FERREIRA ALVES. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA. (Graduação em PEDAGOGIA) - UAB/Unimontes, . 2017.
Orientador: Maria Nunes de França.
2.   Adrielle Guerra de Souza. A construção da identidade do personagem Heathcliff, da obra Wuthering Heights, de Emily Bronte, em relação às obras cinematográficas homônimas. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Geraldo Magela Cáffaro.
3.   Adélia Ferreira da Silva. As vertentes do amor em Iracema, de José de Alencar. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Alexsandra Loiola Sarmento.
4.   Alder Simone Dias Porto. O fazer empírico da pesquisa sociolinguística: organização de um ?corpus? do português falado em Almenara ? MG. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria do Socorro Vieira Coelho.
5.   Aldeíde Batista Coelho. Serrano do Pilão Arcado: uma análise social às margens do São Francisco, perseguições e conflitos na saga de Antônio Dó.. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Jose Vicente Lopes da Costa.
6.   Alex da Silva Viana. Dificuldades de Aprendizagem em escrita e compreensão em Leitura. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Evilazia Ferreira Martins.
7.   Aline Maria Ferreira. Fatores que desmotivam a aprendizagem da Língua Inglesa no 3º ano do Ensino Médio. (Graduação em Letras Inglês) - UAB -Unimontes, . 2017.
Orientador: Adailton Dias dos Santos.
8.   Amanda Aparecida de Sousa Froes. "Educação inclusiva: as diversidades no ensino regular". (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Zeneide de Macedo Melo Jorge.
9.   Amanda Fabiane Durães Paulino Soares. A música como estratégia de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Josélia dos Santos Oliveira.
10.   Amanda Gonçalves da Silva. A figuração das personagens femininas em contos de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Geuvana Vieira de Oliveira.
11.   Amanda Pereira de Melo. O uso do lúdico no ensino\aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Josélia dos Santos Oliveira.
12.   Ana Zélia das Neves Santos. Práticas de Produção de textos no livro didático Português/Linguagens do 8º ano do Ensino Fundamental:Produção da Crônica. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Evilazia Ferreira Martins.
13.   Andressa Rodrigues De Freitas Paulino. Bárbara: a liberdade e o lugar do feminino em Calabar. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Elcio Lucas de Oliveira.
14.   André Nunes Pereira. A influência da teoria de enturmação escolar e da zona de desenvolvimento proximal no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Mariléia de Souza.
15.   Antonio Carlos Costa Júnior. Alice in Wonderland, de Tim Burton: um caso de adaptação e apropriação. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2017.
Orientador: Geraldo Magela Cáffaro.
16.   Aparecida da Conceição Gomes Maurício. Dificuldades estruturais enfrentadas para a aquisição de leitura e escrita pelos alunos da zona rural. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Evilazia Ferreira Martins.
17.   Avenilson Lacerda Rocha. A influência da música no processo de aprendizagem de Língua Inglesa. (Graduação em Letras Inglês) - UAB -Unimontes, . 2017.
Orientador: Adailton Dias dos Santos.
18.   Bruno Ricardo Rezende Almeida Santos. Questões da identidade homossexual na escola. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Mariléia de Souza.
19.   Bárbara Laís Lopes Fernandes. Abordagem lúdica no trabalho com poesia na aula de Espanhol/ Língua Estrangeira (ELE) no ensino fundamental.. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Fernanda Lacerda de Oliveira.
20.   Cassia Cilene Rodrigues dos Santos. Preconceito linguístico às avessas. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Keli Cristiane Eugênio Souto.
21.   Catrine Oliveira Costa. Indisciplina no contexto escolar. (Graduação em Letras Inglês) - UAB -Unimontes, . 2017.
Orientador: Adailton Dias dos Santos.
22.   Christine Josefina Ribeiro Santos. A contribuição do Núcleo de Atividades para promoção da Cidadania, para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos e Letras Espanhol. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Daniela Imaculada Pereira Costa.
23.   CINTIA AGUIAR DE CAMPOS. UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES. (Graduação em PEDAGOGIA) - UAB/Unimontes, . 2017.
Orientador: Maria Nunes de França.
24.   Cizina Pereira de Souza. Práticas de Leitura no 6º ano da Escola Estadual Cel. Pacífico Farias. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Evilazia Ferreira Martins.
25.   Clarice Martins Cardoso. "A importância do incentivo a leitura". (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Zeneide de Macedo Melo Jorge.
26.   Clea Maria de Jesus Silva. ESTÉTICA DA CRIAÇÃO FICCIONAL COMO JOGO ENUNCIATIVO E INTERSUBJETIVO EM UM SOPRO DE VIDA (PULSAÇÕES) DE CLARICE LISPECTOR. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Katya Queiroz Alencar.
27.   Cleidiana Mariano Bastos Santos. O uso da música no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. (Graduação em Letras Inglês) - UAB -Unimontes, . 2017.
Orientador: Adailton Dias dos Santos.
28.   Cláudia Saraiva Barbosa Carvalho. A literatura da infância: Brejeirinha e o Audaz navegante. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Ilmar Rodrigues Fernandes.
29.   Clésia Porto Fagundes. O desenvolvimento da habilidade de Speaking no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa. (Graduação em Letras Inglês) - UAB -Unimontes, . 2017.
Orientador: Adailton Dias dos Santos.
30.   Cristianne Alves Rodrigues Vieira. Dificuldades no uso da oralidade em sala de aula. (Graduação em Letras Inglês) - UAB -Unimontes, . 2017.
Orientador: Adailton Dias dos Santos.
31.   Cristina Angelica Santos Veloso. As dificuldades na formação do hábito de leitura em alunos do ensino fundamental. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rodrigo Felipe Veloso.
32.   Cícero Ferreira Pinto Neto. Estudo intersemiótico de Grande Sertão: veredas e da cantada cênica Ser Tão dentro da gente. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Telma Borges da Silva.
33.   Daniela Buitrago. Ficção autobiográfica de Eça de Queiroz em O crime do padre Amaro. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Telma Borges da Silva.
34.   Danielle Ferreira Porto. Práticas de Compreensão e produção de textos a partir de gêneros textuais no livro Vontade de Saber Português - 6º ano. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Evilazia Ferreira Martins.
35.   Danielle Menezes Duarte. Os efeitos das correções indiretas orais nas estruturas gramaticais no ensino de língua inglesa. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Daniela de Azevedo.
36.   Denise Pereira dos Santos. A representação do erotismo na terceira idade no conto " Ruído de Passos ", de Clarice Lispector, e no curta-metragem homônimo, de Denise Gonçalves. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Jose Vicente Lopes da Costa.
37.   Diana Ferreira de Jesus. Uma análise discursiva na letra de música Periferia é Periferia em Qualquer Lugar do grupo de rao Racioanais MC's. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Kelly Alencar Fróes Fonseca.
38.   Diana Ferreira de Jesus. Uma análise discursiva na letra de música Periferia é Periferia em Qualquer Lugar do grupo de rao Racioanais MC's. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Kelly Alencar Fróes Fonseca.
39.   Dâmaris Basso Primo Queiroz. O uso do gênero canção como recurso didático para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Evilazia Ferreira Martins.
40.   Edna de Almeida Cardoso. Leitura e Esrita no contexto do 6º ano da Escola Estadual Cel. Pacífico Faria: desafios enfrentados pelos professores. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Evilazia Ferreira Martins.
41.   Eliane Sena Andresen. Crônica no âmbito do 8º ano. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Evilazia Ferreira Martins.
42.   Elinária Resende Chaves. Importância da Leitura para o processo de transformação social do educando. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Evilazia Ferreira Martins.
43.   Elizângela Gomes de Barros Leal. A utilização do gênero textual Whatsapp no contexto escolar: novas propostas de ensino. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rodrigo Felipe Veloso.
44.   Ellen Cristina Araújo Fonseca. Orgulho e preconceito e a emancipação feminina: o caso de Elizabeth Bennet. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Geraldo Magela Cáffaro.
45.   Eudes Moreira Costa. A Produção e Percepção das consoantes oclusivas desvozeadas /p t k/ em posição inicial de palavra em Língua Inglesa. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Luci Kikuchi.
46.   Eva Marianna Dias Sampaio de Moura Rocha. O FIGURATIVO NA CONSTRUÇÃO IMAGÉTICO-IDENTITÁRIA DE MACABÉA EM A HORA DA ESTRELA. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Katya Queiroz Alencar.
47.   Fernanda Miranda dos Santos. A contribuição da leitura para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rodrigo Felipe Veloso.
48.   Francielle Aparecida de Oliveira Costa. A imagem do negro em dois contos de Machado de Assis: Pai contra mãe e O caso da vara.. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Jose Vicente Lopes da Costa.
49.   Franciely Alves dos Santos. As habilidades de compreensão e produção oral no livro didático Vontade de Saber Inglês, do 6⁰ ano do ensino fundamental. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Pedro Miranda Mendes.
50.   Francilene Santos de Oliveira. A IRONIA DO COMPORTAMENTO DE CALISTO ELÓI EM A QUEDA DUM ANJO, DE CAMILO CASTELO BRANCO. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Alexsandra Loiola Sarmento.
51.   Gabriel Botelho Brito. Identidade e Loucura em "Berenice" e "The Tell-Tale Heart", de Edgar Allan Poe. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Simone Aparecida Aguiar.
52.   Gabriela Siqueira e Cruz. O erotismo no conto Uns Braços, de Machado de Assis. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Telma Borges da Silva.
53.   Geovana Pereira Porto. O ensino da leitura por meio de anúncios publicitários no ensino fundamental. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rodrigo Felipe Veloso.
54.   Geraldo Thiago Souza. A metáfora da doença como maldição em Grande Sertão: veredas. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Telma Borges da Silva.
55.   Greice Alves de Souza Reis. O lúdico como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa na educação infantil. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Angela Heloiza Benedito Buxton.
56.   Hayssa Ribeiro Dias. Interfaces entre língua e literatura: a poesia folclórica no ensino-aprendizagem de língua portuguesa. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Fabiana Cardoso da Fonseca.
57.   Heloísa Lorena Santos Lopes. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE VERBOS EM ESPANHOL. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Fernanda Lacerda de Oliveira.
58.   Hermien Roelanda Visscher. A leitura no aperfeiçoamento do aprendizado da Língua Portuguesa na colônia Brasolância. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Keli Cristiane Eugênio Souto.
59.   Irani Teles de Oliveira Antunes. A Política Intercultural de Línguas No Brasil,com Ênfase no Ensino do Espanhol. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Daniela Imaculada Pereira Costa.
60.   Irisvan Soares Damasceno. "Leitura: estratégias aplicadas em sala de aula". (Graduação em Letras português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Zeneide de Macedo Melo Jorge.
61.   Ivanilde Ferreira Nunes. Capitães da areia: lirismo, engajamento e gêneros textuais. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Ivana Ferrante Rebello e Almeida.
62.   JACQUELINE FERREIRA DIAS. AS MARCAS DO EROTISMO EM O MONSTRO, DE SÉRGIO SANT?ANNA. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Helen Cristina Pereira Rocha.
63.   Jeane Barros dos Santos Oliveira. O uso do gênero textual Whatsapp como prática educativa e interativa na escola: novas estratégias de ensino. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rodrigo Felipe Veloso.
64.   Jessica Karyne Pereira. Aspectos da mitologia grega presentes na obra O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, de C.S. Lewis. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Geraldo Magela Cáffaro.
65.   Joelma Marinalva Silva. "Gênero Textual propaganda como instrumento de ensino aprendizagem". (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Zeneide de Macedo Melo Jorge.
66.   Jonas Leão Rocha. Um Estudo do Topônimo Aparecida do Mundo Novo. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Alice Mota.
67.   Josiane Vieira Aquino. A abordagem da cultura no livro didático. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Geraldo Magela Cáffaro.
68.   João Paulo Pereira dos Santos. OS DESAFIOS DA LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL ENCONTRADOS NOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL LUÍS EDUARDO MAGALHÃES DE URANDI ? BA.. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Helen Cristina Pereira Rocha.
69.   Juliana Alves Meira. A importância da autonomia do aprendiz no processo de aprendizagem de Língua Inglesa. (Graduação em Letras Inglês) - UAB -Unimontes, . 2017.
Orientador: Adailton Dias dos Santos.
70.   Julio Cipriano da Silva Neto. Performatividade de gênero no conto O menino do Gouveia. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Telma Borges da Silva.
71.   Juscélia Santos Xavier. PAULO HONÓRIO: uma leitura da obra São Bernardo. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
72.   Jussara Pereira Batista. Inquietações em O Ateneu, de Raul Pompéia: o homoerotismo. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Jose Vicente Lopes da Costa.
73.   Júnia Patrícia dos Santos Oliveira. Gênero textual Meme: novas perspectivas de ensino e leitura. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rodrigo Felipe Veloso.
74.   Karen Horrana Leal Dutra. A LÍRICA CAMONIANA: A VARIEDADE DE ESTILOS E O CLASSICISMO. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Alexsandra Loiola Sarmento.
75.   Katia Beatriz Pereira Alves. O sagrado e a monstruosidade na personagem Heathcliff, em Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Bronte. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Josélia dos Santos Oliveira.
76.   Kelly Sabrine Machado. A influência da literatura medieval nas letras de música da banda Blind Guardian. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Geraldo Magela Cáffaro.
77.   Laura Emanuela Gonçalves Lima. CANTIGAS DAS CRIANÇAS E DO POVO E DANÇAS POPULARES, DE ALEXINA DE MAGALHÃES PINTO: REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO DE LITERATURA INFANTIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rita de Cássia Silva Dionísio Santos.
78.   Leila Cristina Parrela Braga. "Variações linguísticas no ambiente escolar". (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Zeneide de Macedo Melo Jorge.
79.   Lohanna Maria Nobre Silveira. Estratégias lúdicas como fator motivador no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Josélia dos Santos Oliveira.
80.   Luana Aparecida Medeiros Alkimim. O Casamento e a Ascensão Social em Orgulho e Preconceito, de Jane Auste. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Simone Aparecida Aguiar.
81.   Luana Caroline Ferreira Froes. Variação da Concordância Verbal de Terceira Pessoa nas Produções Textuais de Alunos da Educação Básica. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Alice Mota.
82.   Luana Priscila Dutra Soares. ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO VONTADE DE SABER INGLÊS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Leonardo Neves Corrêa.
83.   Luciene dos Santos Silva. "A importância da leitura infantil". (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Zeneide de Macedo Melo Jorge.
84.   Luciene Soares de Oliveira Alves. A presença do fantástico nos contos de Lygia Fagundes Teles. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Alexsandra Loiola Sarmento.
85.   Ludymyla Fernandes Gonçalves da Silva. Crenças e expectativas de ingressantes e egressos do curso de Letras Inglês da Unimontesa sobre educação continuada em Língua inglesa. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Keli Cristiane Eugênio Souto.
86.   Lélian dos Santos Chaves Sá. TRANSDISCIPLINARIDADE E SUBGÊNEROS LITERÁRIOS CONTO E CRÔNICA. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Helen Cristina Pereira Rocha.
87.   Maria Aparecida Ferreira Santos. João Cabral de Melo Neto: semelhanças entre Morte e Vida Severina e O Rio. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Leandro César Albuquerque de Freitas.
88.   Maria Aparecida Pereira dos Santos. História meio ao contrário: um conto de fada às avessas ?. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Jose Vicente Lopes da Costa.
89.   MARIA DE LOURDES PEREIRA MACHADO. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NAS SERIES INICIAIS. (Graduação em PEDAGOGIA) - UAB/Unimontes, . 2017.
Orientador: Maria Nunes de França.
90.   MARIA ELISA RODRIGUES DA SILVA. EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (Graduação em PEDAGOGIA) - UAB/Unimontes, . 2017.
Orientador: Maria Nunes de França.
91.   Maria Hemínia Maia e Almeida. "Abordagem sobre a variação linguística e o preconceito linguístico". (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Zeneide de Macedo Melo Jorge.
92.   Maria Soledade Souza dos Santos. Culinária e literatura em Como água para chocolate de Laura Esquivel. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Luiz Henrique Carvalho Penido.
93.   Marlene Barbosa Borges. A leitura na escola: novos métodos de trabalho com o gênero textual Facebook. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rodrigo Felipe Veloso.
94.   Michelly Christina Rodrigues Alves. O TRADICIONAL E O MODERNO NOS CONTOS ?A MOÇA TECELÃ? E ?ENTRE A ESPADA E A ROSA?, DE MARINA COLASANTI. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Alexsandra Loiola Sarmento.
95.   NARA CELITA DE CAMPOS. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em PEDAGOGIA) - UAB/Unimontes, . 2017.
Orientador: Maria Nunes de França.
96.   NÍVIA BETÂNIA DE FREITAS MOTA. MAR MORTO: UMA LINGUAGEM POÉTICA DE JORGE AMADO. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Helen Cristina Pereira Rocha.
97.   Patrícia Santos Rocha. A charge em sala de aula: uma ferramenta de ensino-aprendizagem para a formação de leitores críticos. (Graduação em Letras/Português à distância) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Andrea Cristina Martins Pereira.
98.   Pedro Martins Pereira de Oliveira. O aprendizado da Língua Inglesa através do estudo dos aspectos culturais dos países de Língua Inglesa. (Graduação em Letras Inglês) - UAB -Unimontes, . 2017.
Orientador: Adailton Dias dos Santos.
99.   Poliana Cardoso dos Santos. O gênero tirinha: ferramenta de ensino-aprendizagem para leitura e interpretação de texto no 6º ano da E.E. Coronel Pacífico Faria. (Graduação em Letras/Português à distância) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Andrea Cristina Martins Pereira.
100.   Poliana Rodrigues de Andrade. Monstros e monstruosidades em The Fame Monster, de Lady Gaga. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Geraldo Magela Cáffaro.
101.   Prisciene Lourenço Soares. O uso do gênero textual Facebook na sala de aula: novas formas de ler o mundo. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Rodrigo Felipe Veloso.
102.   Quézia Ribeiro Tolentino. A saga severina de Chico Bento, em "O Quinze", de Raquel de Queiroz. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Ilmar Rodrigues Fernandes.
103.   Ramon Nunes da Silva. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS PCNS E LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS EM ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MONTES CLAROS-MG. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria da Penha Brandim de Lima.
104.   Romilda Rodrigues Silva. Espanhol como veículo condutor de alteridade, construtor de alteridade. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Daniela Imaculada Pereira Costa.
105.   Rosinete Ferreira de Souza. "Breves considerações sobre o romance "A hora da estrela" de Clarice Lispector". (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientadores: Kelly Alencar Fróes Fonseca, Maria Zeneide de Macedo Melo Jorge.
106.   Rozeane Lemes Pereira Quadros. Leitura como prática de formação para novos contadores de histórias. (Graduação em Letras/Português à distância) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Andrea Cristina Martins Pereira.
107.   Sande Aparecida Campos. A Elisão do /R/ em final de Palavra no Português Brasileiro. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Luci Kikuchi.
108.   Sandra Alves de Souza. Literatura e Cinema: uma análise do livro Caramuru, de Frei de Santa Rita Durão, e do filme " Caramuru": a invenção do Brasil, do diretor Guel Arraes. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Jose Vicente Lopes da Costa.
109.   Shirley Rodrigues dos Santos. Diferentes formas de avaliar o aluno. (Graduação em Letras Inglês) - UAB -Unimontes, . 2017.
Orientador: Adailton Dias dos Santos.
110.   Simara Marinho Teixeira. O uso dos recursos tecnológicos para mediar o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. (Graduação em Letras Inglês) - UAB -Unimontes, . 2017.
Orientador: Adailton Dias dos Santos.
111.   SIMONE MARIA JOSE DOS SANTOS. EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA : DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES. (Graduação em PEDAGOGIA) - UAB/Unimontes, . 2017.
Orientador: Maria Nunes de França.
112.   Soraia Pereira da Silva. A dificuldade de leitura de alunos do ensino fundamental. (Graduação em Letras/Português à distância) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Andrea Cristina Martins Pereira.
113.   Stefaine Pereira Mares. As dificuldades de se ensinar a Língua Inglesa. (Graduação em Letras Inglês) - UAB -Unimontes, . 2017.
Orientador: Adailton Dias dos Santos.
114.   Stefani Moreira Aquino Toledo. Gêneros textuais e letramento crítico: analisando o livro didático de Língua Inglesa IT FITS do 9º ano do Ensino Fundamental. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Daniela de Azevedo.
115.   Sttephany Emanuelly Gonçalves de Brito. A indisciplina nas aulas de língua inglesa: suas causas e implicações. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Daniela de Azevedo.
116.   Sérgio Reis dos Santos. Space and characterization in Bleak House: Esther Summerson and the construction of an identity. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Geraldo Magela Cáffaro.
117.   Tamara Durães Golnçalves. Experimentalismo e vanguarda em Chuva Oblíqua, de Fernando Pessoa. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Telma Borges da Silva.
118.   Tatiana Arruda de Souza. Divergências ortográficas no 6º ano da Escola Estadual Ana Faria. (Graduação em Letras/Português à distância) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Andrea Cristina Martins Pereira.
119.   Tatiana Rosa Silva. Cenas da vida real - 100 Histórias colhidas na rua: a Literatura contemporânea de Fernando Bonassi. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Ilmar Rodrigues Fernandes.
120.   Valdirene Pereira Soares. O uso de atividades lúdicas no ensino de Língua Inglesa. (Graduação em Letras Inglês) - UAB -Unimontes, . 2017.
Orientador: Adailton Dias dos Santos.
121.   Valéria Souza Barros Oliveira. Tirinhas e histórias em quadrinhos: práticas de leitura no 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Irmãos Fernandes. (Graduação em Letras/Português à distância) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Andrea Cristina Martins Pereira.
122.   Valéria Teixeira da Silva. "Inclusão social: a importância da inclusão no ensino escolar". (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Zeneide de Macedo Melo Jorge.
123.   Vaneide Rodrigues Pereira. Dificuldades de ortografia no 9º ano da Escola Estadual Barão do Rio Branco. (Graduação em Letras/Português à distância) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Andrea Cristina Martins Pereira.
124.   Vera Lúcia Viana de Paes. Análise Metafuncional do Discurso Publicitário. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Arlete Ribeiro Nepomuceno.
125.   Vinicius Prates Oliveira ENSINO. ENSINO DE PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA COM ENFOQUE NOS PROCESSOS RÍTMICOS DE REDUÇÃO VOCÁLICA. (Graduação em Letras-Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Luci Kikuchi.
126.   VIVIANE APARECIDA DA SILVA. PRINCIPAIS MARCOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (Graduação em PEDAGOGIA) - UAB/Unimontes, . 2017.
Orientador: Maria Nunes de França.
127.   Welber Nobre dos Santos. O uso dos pronomes 'nós', 'a gente' e 'você' no discurso político: uma abordagem sociolinguística e discursiva. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Maria Alice Mota.
128.   William dos Santos Antunes. Análise Estilística e Política no Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda, de Padre Antônio Vieira. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Jose Vicente Lopes da Costa.
129.   Zenaide Tamires Costa Santana. Ser passagem: o gesto da escrita em Maria Grabriela Llansol. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Telma Borges da Silva.
130.   Zenilsa Alves Conte. A variação linguística e o ensino da língua materna. (Graduação em Letras/Português à distância) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Andrea Cristina Martins Pereira.
131.   Ângela Queiroz Antonini. Análise do conto Um Homem Célebre. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
132.   Émile Meira Nogueira. A PAIXÃO DISSIMULADA EM ABDIAS, DE CYRO DOS ANJOS. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2017.
Orientador: Helen Cristina Pereira Rocha.


(*) Relatório criado com produções desde 2017 até 2017
Data de processamento: 21/02/2019 16:03:17