Depto. Fisiopatologia

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 16

2017

1.   2017-2018. ANÁLISE BIOFOTOGAMÉTRICA COMPUTADORIZADA COMPARATIVA DE DOIS PROCEDIMENTOS DA GINÁSTICA LABORAL COMPENSATÓRIA NA FLEXIBILIDADE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jean Claude Lafetá - Coordenador.
Membro: Jean Claude Lafetá.
2.   2017-2018. ANÁLISE BIOFOTOGRAMETRICA COMPARATIVA ENTRE AS TÉCNICAS INSTRUMENTAIS E MANUAIS DE LIBERAÇÃO MIOFASCIAL NA FLEXIBILIDADE
Descrição: O objetivo deste estudo é realizar uma análise biofotogrametrica comparativa de técnicas instrumentais e manuais de liberação miofascial. Os resultados contribuirão para o aprimoramento do conhecimento e para subsidiar os procedimentos fisioterápicos adotados nas alterações osteomusculares, principalmente associado a mobilidade articular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jean Claude Lafetá - Coordenador / Carla Caroline Rodrigues Ferreira - Integrante / Marcos Vinicius Ramos dos Santos - Integrante.
Membro: Jean Claude Lafetá.
3.   2017-2018. ANÁLISE BIOFOTOGRAMÉTRICA COMPARATIVA DO ISOSTRETCHING EM MEIO HÍDRICO E SOLO NA FLEXIBILIDADE
Descrição: O objetivo deste estudo é realizar a análise biofotogramétrica comparativa do Isostretching em meio hídrico e solo na flexibilidade. Os resultados contribuirão para um maior embasamento na literatura científica sobre o assunto, fornecendo mais dados das melhores técnicas cinesioterápicas no meio hídrico e no solo para o aprimoramento da flexibilidade e promoção da qualidade de vida da população em geral.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Jean Claude Lafetá - Coordenador / Ana Cléia dos Santos Pestana - Integrante / Camilla Rodrigues Fonseca - Integrante.
Membro: Jean Claude Lafetá.
4.   2017-Atual. Avaliação do Efeito do Pré- Tratamento com Etanol na Suscetibilidade de Camundongos à Infecção por Trypanosoma Cruzi pelo Perfil de Citocinas Produzido por Linfócitos T.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Cristina de Carvalho Botelho - Integrante / Marileia Chaves Andrade - Coordenador / Paulo Henrique Tolentino Moura - Integrante / Sergio Avelino Mota Nobre - Integrante.
Membro: Ana Cristina de Carvalho Botelho.
5.   2017-Atual. AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E CONSUMO DE VITAMINAS ANTIOXIDANTES EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA EM MULHERES COM CANCER DE MAMA EM UM HOSPITAL DE UMA CIDADE DE GRANDE PORTE NO NORTE DE MINAS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Jaqueline Teixeira Teles Gonçalves - Coordenador / Camila Teles Gonçalves - Integrante.
Membro: Jaqueline Teixeira Teles Gonçalves.
6.   2017-2018. BENEFÍCIOS DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO LÚDICO EMPRESARIAL PARA FUNCIONÁRIOS DE UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jean Claude Lafetá - Coordenador / Lailla Cristina Chaves Soares - Integrante.
Membro: Jean Claude Lafetá.
7.   2017-Atual. Bioprospecção de actinobactérias endofíticas com potencial biotecnológico, em áreas fitofisionômicas de Cerrado, Mata Seca e Campo Rupestre
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Cristina de Carvalho Botelho - Integrante / Alessandra Rejane Ericson de Oliveira - Integrante / Sergio Avelino Mota Nobre - Coordenador / Ronize Viviane Jorge de Faria - Integrante / Mauro Aparecido Souza Xavier - Integrante.
Membro: Ana Cristina de Carvalho Botelho.
8.   2017-Atual. Colonização por Streptococcus agalactiae em um grupo de gestantes
Descrição: Nesse projeto um grupo de 535 gestantes que foram submetidas ao exame bacteriológico com coleta vaginal e anal terão os dados de seus exames analisados estatisticamente. Espera-se encontrar a frequência de mulheres positivas para a bactéria Streptococcus agalactiae e qual dos dois sítios de coleta oferece maior sensibilidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Bárbara Nobre Lafetá - Integrante / Luçandra Ramos do Espírito Santo - Coordenador / Dorothéia Schmidt França - Integrante / KARINE ANDRADE DE PRINCE - Integrante / JOÃO FLÁVIO ALMEIDA ABREU - Integrante / MARÍLIA FONSECA ROCHA - Integrante.
Membro: Bárbara Nobre Lafetá.
9.   2017-Atual. Construção de um plasmídeo de referência para detecção qualitativa de soja, milho e algodão Geneticamente Modificados em cultivares aprovados no Brasil
Descrição: A Lei de Biossegurança determina a obrigatoriedade da identificação genética de organismos geneticamente modificados (OGM). O uso de materiais de referência (MRC) como controles positivos são necessários em análises de OGM. A produção de MRCs para diferentes culturas transgênicas pode ser extremamente complexa, de alto custo e demorada. Alternativamente plasmídeos têm sido construídos e utilizados como calibradores essenciais para detecção de transgênicos. Dentre os quais, os plasmídeos ERM-AD413, ERM-AD415 e MTCAD-427, utilizados para detecção de milho transgênico evento MON810, foram registrados como MRCs e são comercializados em muitas regiões do mundo. O objetivo deste projeto é construir padrões de calibração baseados em DNA plasmidial e proteína a serem utilizados como MRCs para detecção de cultivares transgênicos comercializados no Brasil. Para tal, regiões as promotoras e terminadoras de transcrição, genes que codificam tolerância a herbicidas, resistência a insetos e genes endógenos de soja, milho e algodão serão sintetizados quimicamente e clonados in tandem no vetor pET28a+. Análises de PCR serão utilizadas para confirmação da inserção dos genes no plasmídeo. Experimentos de indução da expressão da proteína recombinante fusionada ao His-tag serão realizados em células de E.coli. A proteína recombinante será purificada por cromatografia e utilizada para produção de anticorpos policlonais a serem testados em extrato bruto da proteína induzida, fração purificada da proteína recombinante e extratos proteicos de sementes transgênicas pelo método de western-blot. Espera-se que o plasmídeo e sua proteína possam ser utilizados como MRC para identificação de OGM em laboratórios. Perspectiva futura: inclusão da proteína em fitas imunocromatográficas a serem utilizadas para detecção de OGM no campo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira - Coordenador / Mauro Aparecido de Sousa Xavier - Integrante / Josiane Cangussu - Integrante / Afrânio F. Melo Júnior - Integrante / Igor Viana Brandi - Integrante / Anna Christina Almeida - Integrante / Demerson Arruda Sanglard - Integrante / Alexandre Moisés Ericsson de Oliveira - Integrante / Leia Cardoso - Integrante / Carlos Chamone Cangussu - Integrante / Dario Alves de Oliveira - Integrante / Murilo malveira brandao - Integrante / Fernando Araripe Gonçalves Torres - Integrante / Alisson Tales Martins Lima - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
Membro: Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira.
10.   2017-Atual. IDEAÇÃO SUICIDA E FATORES ASSOCIADOS: VERIFICAÇÃO EM ACADÊMICOS DA ÁREA DE SAÚDE, NÃO CLÍNICOS.
Descrição: A presente investigação permitirá contribuir para que comportamentos sejam interpretados e que posteriormente, de posse dessas informações, propostas de políticas públicas sejam efetivadas com intuitos de minimizar esse tipo de comportamento/pensamentos em indivíduos acadêmicos da área de saúde. -. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jean Claude Lafetá - Integrante / Maria de Fatima de Matos Maia - Coordenador / Adriana Tolentino Santos - Integrante / nilton soares formiga - Integrante.
Membro: Jean Claude Lafetá.
11.   2017-Atual. Identificação Molecular por PCR-RFLP de fungos isolados em ambiente industrial
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido na Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil no Controle de Qualidade Microbiológico. Identificação Molecular por PCR-RFLP de fungos isolados em ambiente industrial. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira - Coordenador / Mauro Aparecido de Sousa Xavier - Integrante / Luciana Nobre Leite - Integrante.
Membro: Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira.
12.   2017-Atual. MEXA-SE: UM PROGRAMA SOCIAL EM ESTUDO
Descrição: Algumas cidades tem procurado gerenciar suas políticas para o enfrentamento do cenário de mudanças e incertezas que sustentam os programas e ações em políticas públicas que passaram a caracterizar-se mais como um desafio que condução simples de um plano político aplicado. Através de programa social os municípios buscam a atividade física como forma de minimizar as doenças e agravos não transmissíveis, e afastar os participantes de outros problemas de saúde. O bem estar subjetivo e ou a felicidade, tem sido avaliada em conjunto com outras variáveis, já a inserção de novas mídias na vida diária dos homens facilitou o acesso às informações, com isso o conhecimento sobre a saúde ficou mais fácil, pois se tornou freqüente nas matérias que são publicadas nas principais mídias mundiais. No estudo leva-se em conta ainda o equilíbrio corporal em idosos, pois este merece atenção. Deve ser observada ainda em relação a atividade física que em determinadas pessoas a dor evoca emoções e fantasias, frequentemente limitantes, que representam sofrimento, incertezas, medo da incapacidade, preocupação com perdas materiais e sociais, a limitação para a execução das atividades de vida diária, profissionais, sociais e familiares, o comprometimento do ritmo do sono, do apetite e do lazer. Estes fatores serviram de base para se investigar o programa de uma forma mais ampliada. -. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Jean Claude Lafetá - Integrante / Thatiana Maia Tolentino - Integrante / Fernanda Maia Tolentino - Integrante / Jaime Tolentino Miranda Neto - Integrante / Marcel Guimarães da Silveira - Integrante / Geraldo Magela Durães - Integrante / Berenilde Valéria de Oliveira Sousa - Integrante / Maria de Fátima de Matos Maia - Coordenador / celina aparecida gonçalves lima - Integrante / renato sobral monteiro junior - Integrante.
Membro: Jean Claude Lafetá.
13.   2017-Atual. MONITORAMENTO CLÍNICO E ELETROCARDIOGRÁFICO DURANTE A GRAVIDEZ: ESTUDO DA DISPERSÃO DA REPOLARIZAÇÃO VENTRICULAR E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES DIABÉTICAS E SAUDÁVEIS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo Perim Baldo - Coordenador / Thaís de Oliveira Faria - Integrante / Marise Fagundes Silveira - Integrante / Ronilson Ferreira Freitas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
14.   2017-Atual. Pesquisa de fatores associados à Imunodeficiência Primária, em crianças internadas no Hospital Universitário
Descrição: As IDP são um grupo de doenças que decorrem de defeitos genético-moleculares que incidem sobre células e moléculas relacionadas ao sistema imunológico, afetando seu desenvolvimento e funcionamento. As consequências clínicas são maior susceptibilidade a infecções, atopia grave, doenças autoimunes e neoplasias que cursam com diferentes graus de gravidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Magna Adaci de Quadros Coelho - Coordenador.
Membro: Magna Adaci de Quadros Coelho.
15.   2017-Atual. PLANTAS DO CERRADO COM POTENCIAL ACARICIDA
Descrição: A atividade terapêutica dos vegetais está relacionada aos metabólitos secundários, que possuem como principal função a de proteção do vegetal contra predadores . Esses compostos têm sido utilizados como pesticidas no controle de diversos tipos de pragas e parasitas.O controle do carrapato com produtos menos tóxicos está se tornando cada vez mais atrativo, devido às preocupações crescente de segurança ambiental e saúde humana, principalmente pelo aumento gradual do uso de inseticidas químicos, dos custos gerados pelo aparecimento de resistência aos acaricidas.Nesta pesquisa será avaliado o potencial acaricida para extratos e metabolitos de indivíduos importantes do semiárido mineiro. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Viviane de Oliveira Vasconcelos - Coordenador / Alessandra Rejane Ericsson Xavier - Integrante / Thallyta Maria Vieira - Integrante / Eduardo R. Duarte - Integrante / Ana Paula Venuto - Integrante / Sonia Ribeiro Arruda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Viviane de Oliveira Vasconcelos.
Descrição: O Cerrado ocupa aproximadamente 57% do território do estado de Minas Gerais e a alta diversidade deste bioma reflete-se em uma elevada riqueza de espécies, com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas e cipós, totalizando cerca de 12.356 espécies. O carrapato do boi, Rhipicephalus (Boophilus) microplus é um ectoparasito obrigatório de bovinos na América, África, Ásia e Oceania. Essa espécie está distribuída no território brasileiro, principalmente naqueles municípios que apresentam condições climáticas favoráveis ao parasita. Aliás, a presença do carrapato causa perdas econômicas na pecuária bovina pela redução no ganho de peso e na produção de leite, além da depreciação na qualidade do couro e na transmissão de doenças e tem sido reportado resistência do carrapato aos mesmos no Brasil, México e outros países aos acaricidas sintéticos. Sendo assim, as plantas são fontes de compostos bioativos provenientes de seu metabolismo secundário e poderão ser eficientes no controle do carrapato bovino através da utilização dos extratos das espécies vegetais. Portanto, neste estudo pretende-se avaliar o potencial acaricida dos extratos aquoso, etanólico e acetato de etila de diversas plantas do cerrado no controle do carrapato (R. microplus). Os extratos obtidos serão testados contra o carrapato através dos testes de pacote de larvas (TPL) e/ou teste de imersão de larvas (TIL) e biocarrapaticidograma.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mauro Aparecido de Sousa Xavier - Integrante / Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira Xavier - Integrante / Viviane de Oliveira Vasconcelos - Coordenador / Thallyta Maria Vieira - Integrante / Yule Roberta Ferreira Nunes - Integrante / Ana Paula Venuto Moura - Integrante / Sônia Ribeiro Arruda - Integrante / Eduardo Robson Duarte - Integrante / Ricardo Nascimento Araújo - Integrante / Franciellen Morais Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Mauro Aparecido de Sousa Xavier.
Descrição: A atividade biofarmacológica de espécies vegetais é de grande importância por produzir substâncias capazes de inibir o crescimento de agentes patogênicos. Pesquisas podem auxiliar na prevenção e resistência desses patógenos ao ser descobertas substâncias menos tóxicas e mais eficazes. Grande parte dos estudos de biospropecção vegetal está relacionada a alvos específicos, como famílias ou espécies vegetais. Os componentes do metabolismo secundário de plantas aparentemente não possuem funcionalidade, porém, alguns compostos químicos desse metabolismo, conferem à capacidade de repelir e de intoxicar os parasitos. São exemplos dessas substâncias os terpenos (piretroides, óleos essenciais, limooides), fenóis (ácido caféico, isoflavonóides) e compostos nitrogenados (alcalóides, glicosídios cianogênicos, glucosinolatos, inibidores de protease) toxafeno, as piretrinas, a nicotina e a rotenona (Duke et al. 1998). O Brasil consta de aproximadamente um terço da flora mundial, que além de extensa, é amplamente diversificada, possibilitando grande exploração de sua capacidade fitoterápica, entretanto, ainda são escassas as pesquisas sobre os possíveis efeitos terapêuticos e tóxicos desses produtos .Devido às inúmeras dificuldades no controle e combate de carrapatos, a utilização de plantas medicinais é uma alternativa cada vez mais viável em países em desenvolvimento como o Brasil,devido principalmente a grande variabilidade de espécies existentes, baixo custo, fácil disponibilidade, rápida degradação quando comparado aos produtos químicos e consequentemente diminuindo a contaminação do ambiente, dos animais e dos homens ,sendo esses os principais motivos para o estudo de plantas que possuam real efeito acaricida . Nesse estudo pretende-se avaliar o potencial acaricida para extratos aquoso, etanólico e acetato de etila dos seguintes indivíduos: Mauritia flexuosa L.f. (buriti), Mauritiella armata (Mart.) (xiriri), Protium widigrenii Engl, Schinopsis brasiliensis Engl. (pau preto ou braúna), Ximenia americana L. (ameixa do cerrado), Piptadenia viridiflora (Kunth) (Surucucu), Caryocar brasiliense Cambess (Pequi), Annona crassiflora Mart. (panã).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira - Integrante / Mauro Aparecido de Sousa Xavier - Integrante / Eduardo Robson Duarte - Integrante / Viviane de Oliveira Vaconcelos - Coordenador / Thallyta Maria Vieira - Integrante / Yule Roberta Ferreira Nunes - Integrante / Ana Paula Venuto Moura - Integrante / Sônia Ribeiro Arruda - Integrante / Ricardo Nascimento Araújo - Integrante / Franciellen Morais Costa - Integrante.
Membro: Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira.
16.   2017-Atual. Soroprevalência para Leishmaniose visceral, identificação genética do parasito e correlação entre alterações imunofenotípicas de leucócitos do sangue periférico com desenvolvimento de lesões cardíacas e pulmonares em cães e equinos de Montes Claro
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Cristina de Carvalho Botelho - Integrante / Marileia Chaves Andrade - Coordenador.
Membro: Ana Cristina de Carvalho Botelho.


(*) Relatório criado com produções desde 2017 até 2017
Data de processamento: 21/02/2019 15:54:03