1. | 2016-2017. As ?(contra-)políticas públicas? de fechamento das escolas do Campo, em 2014, no Norte de Minas Gerais: contraposições ao direito constitucional de educação para todos. Descrição: Esta pesquisa problematiza as implicações do fechamento dessas escolas, para a efetivação do direito constitucional da Educação para Todos, aqui entendido como condições de acesso, permanência e conclusão de escolaridade, no Norte de Minas Gerais, em 2014. Por meio da investigação quanti-qualitativa (SANTOS FILHO; GAMBOA, 2009), e com o suporte analítico da ferramenta Ciclo de Políticas de Ball (2011), desenvolvem-se os procedimentos metodológicos das pesquisas bibliográfica, documental e de campo, nos 3 municípios norte-mineiros que mais fecharam escolas em 2014: Montes Claros (11 escolas), Porteirinha (13 escolas) e São João do Paraíso (17 escolas) (CÁRITAS, 2015). Essa amostra permitirá a análise conjuntural e estrutural que têm permeado tais ?(contra-) políticas públicas, na região. Resultados parciais têm apontado para a implementação da lógica utilitarista-economicista da mercantilização do Campo. De um lado, fomenta-se o mercado do transporte escolar e diminui custos com os profissionais. Por outro, libera-se os espaços do Campo para o crescimento do agronegócio, das grandes monoculturas, da negação do direito a terra e à agroecologia, para a ?modernização? do Campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Coordenador / Edirlene Pereira Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Úrsula Adelaide de Lélis. |
2. | 2016-Atual. DIFICULDADES DE PROFESSORES NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO COMPARATIVO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS URBANAS E RURAIS Descrição: O presente estudo objetiva realizar uma análise comparativa das dificuldades de professores no ensino da língua inglesa na educação básica em escolas urbanas e rurais. Pesquisas que se ocupam da análise da complexidade que permeia a ação docente, incluindo as dificuldades enfrentadas pelos professores no exercício do magistério, têm se concentrado, em geral, na discussão de dificuldades pedagógicas em distintas áreas do conhecimento e distintos níveis de ensino e períodos da carreira, mas não focalizam, especificamente, as dificuldades pedagógicas de professores de língua inglesa na educação básica e, ademais, há poucos estudos que se voltam para a docência na zona rural e em pequenas cidades. Nesse campo específico, a pesquisa mostra-se ainda incipiente no Brasil e novas investigações são necessárias para ampliar as análises. Em estudo que desenvolvemos anteriormente (TOLEDO, AMORIM, e RODRIGUES, 2015), foi possível levantar dados sobre o ensino da língua inglesa no contexto de uma cidade de médio porte e identificar as principais queixas dos docentes nesse âmbito. Com a intenção de estender as análises e contribuir com a produção de conhecimentos nesse campo é que propõe-se, por meio dessa investigação, identificar as principais dificuldades encontradas por professores de Língua Inglesa que atuam na educação básica em escolas de contextos diversos (cidade de médio porte, de pequeno porte e zona rural); verificar as diferenças e semelhanças entre as dificuldades enfrentadas pelos docentes nos diferentes contextos pesquisados; e identificar as alternativas construídas pelos docentes no enfrentamento das dificuldades encontradas. Para cumprir tais propósitos serão desenvolvidos um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo. A pesquisa de campo contará com amostra não probabilística e será realizada por meio da aplicação de questionários para professores de língua inglesa que atuam em escolas públicas situadas nas zonas urbana e rural dos municípios de Montes Claros e Pirapora, em Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Rayane Lorena Aquino Rodrigues - Integrante / Stefani Moreira Aquino Toledo - Integrante. Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim. |
3. | 2016-Atual. Formação Inicial e Continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise dos processos formativos e seus reflexos nos resultados das avaliações externas do PROEB/SIMAVE Descrição: Essa pesquisa justifica-se pela crescente inquietação despertada nos acadêmicos da UNIMONTES/ Campi Pirapora pelos baixos índices de proficiência alcançados por escolas da rede estadual e municipal dos anos iniciais do ensino fundamental nas avaliações externas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), através do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica no ano de 2010 a 2014. Diante dos dados apresentados pelos informativos oficiais do PROEB/SIMAVE, esta pesquisa torna-se relevante na medida em que se propõe investigar as contribuições e reflexos da formação inicial e continuada dos professores dos anos iniciais nos índices de proficiência em leitura e conhecimentos lógico-matemático alcançados pelos alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental nas avaliações externas no período letivo de 2010 a 2014 contrapondo estes dados aos resultados das avaliações internas das escolas, como também , desvelar as formas de apropriação da escola dos resultados divulgados nos boletins oficiais do PROEB. Para viabilizar a análise pretendida, será feito uso de dados qualitativos e quantitativos, O trabalho de campo, propriamente dito, será efetivado mediante pesquisas bibliográficas e documental utilizando os boletins oficiais emitidos pelo SIMAVE/PROEB referentes ao período letivo de 2010 a 2014 contendo os resultados das escolas participantes, observação das práticas pedagógicas e entrevista com professores do 5º Ano do ensino fundamental contrapondo-os a observação e entrevista concedidas pelos sujeitos da pesquisa. Após análise qualitativa e quantitativa dos dados coletados será organizado um relatório conclusivo para socialização e discussão dos resultados da pesquisa com os gestores das rede municipal de ensino, Superintendência Regional de Ensino e diretores das escolas estaduais, professores e acadêmicos envolvidos buscando encontrar alternativas de formação inicial e continuada dos professores e, melhoria da qualidade da educação básica no município de Pirapora/MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Guiomar Damasio Silva dos Reis - Coordenador. Membro: Guiomar Damasio Silva dos Reis. |
4. | 2016-2017. Pesquisas Ativas: potencialidades formativas e desafios às licenciaturas, na Unimontes Descrição: Esta investigação analisa as potencialidades formativas dessas pesquisas os seus desafios para a constituição da práxis de licenciandos do Curso de Pedagogia-Unimontes, abrindo possibilidades de ressignificação da pesquisa nesse Curso, concatenando teoria e prática como elementos distintos dentro de uma unidade indissolúvel, em uma relação dialética, tendo a prática educacional como ponto de partida e de chegada.Pela investigação quanti-qualitativa (GAMBOA, 2007; SANTOS FILHO, GAMBOA, 2009), utiliza-se de procedimentos metodológicos bibliográfico e de campo em salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de diagnóstico da realidade do ensino e da aprendizagem de turmas, planejamento de estratégias interventivas para a realidade diagnosticada; desenvolvimento do plano de estratégias e avaliação das ações. Considerando que há saberes da profissão docente distintos de outras profissões, concebe-se a formação como espaço da diversidade, pensando que a apropriação dos saberes teóricos em formação e seus desdobramentos estão vinculados aos sujeitos, que têm suas histórias de vida, sua formação e seus saberes experenciais definindo suas expectativas, e levando em consideração o papel assumido por cada sujeito em seu pertencimento institucional, nos espaços em que atuam e se formam (CUNHA, 1999; GAUTHIER, 1998; TARDIFF, RAYMOND, 2000; TARDIFF, 2000; GUIMARÃES, 2004). Até o momento, esta investigação tem apontado algumas fragilidades da formação dos licenciandos, ao passo que abre para possibilidades de reorganização do Curso de Pedagogia pela tríade ensino, pesquisa e extensão.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Coordenador / Jessika Ferreira dos Santos - Integrante / Joice Ferreira da Cruz - Integrante. Membro: Úrsula Adelaide de Lélis. |
5. | 2016-2017. Profissão docente: reflexões sobre a evasão escolar nos cursos de História e Letras-Português da Unimontes Descrição: A pesquisa situa-se no campo da Profissão Docente, espaço que, nas últimas décadas, tem assumido configurações diferenciadas em função da crescente desvalorização sofrida pela carreira do magistério. O objetivo do estudo é analisar o fenômeno da evasão nos cursos de História e Letras-Português, da Unimontes, a partir das percepções, sentimentos e motivos dos licenciados evadidos. A atividade tem o fenômeno da evasão como objeto de estudo, sendo que a imersão no campo se orientará pelas seguintes questões analíticas: Quais são as representações dos alunos evadidos sobre a profissão docente? Sobre quais sentimentos e motivos se ancora a evasão dos alunos? A evasão nos cursos de História e Letras encontra-se relacionada à desvalorização do magistério e as condições de trabalho docente nas escolas públicas? Será desenvolvida pesquisa de natureza qualitativa, sendo que a coleta de dados será realizada por meio da aplicação de questionários para os alunos evadidos dos cursos de História e Letras da Unimontes, no período de 2000 a 2016. A relevância da pesquisa associa-se à possibilidade de produzir reflexões acerca da evasão nas licenciaturas, um fenômeno que começa nas salas de aulas das instituições universitárias formadoras de professores. Assim, ao dar voz aos alunos evadidos, será possível compreender os motivos que os afastaram da sala de aula e impediram que concluíssem os seus cursos e lhe permitissem a assunção da profissão docente. A pesquisa será fundamentada em autores como: Sampaio e Marin (2004), Fernandes (2011), Tardif (1999), que discutem a temática. Como hipóteses do estudo, acredita-se que os motivos geradores da evasão nas licenciaturas são de diferentes ordens e encontram-se associados à busca de melhores condições de trabalho em outras profissões. Acredita-se que os graduandos sentem-se desestimulados com a prática docente, em especial, após a realização do estágio curricular obrigatório, em que a sala de aula apresentou desafios para os quais não se sentiam preparados. Além disso, outros desafios se entrecruzam para gerar a desistência, como a indisciplina e o desinteresse dos alunos da Educação Básica, o não reconhecimento da autoridade do graduando em sala de aula, bem como a desvalorização da profissão docente, as difíceis condições de trabalho dos professores. Participam deste projeto: Srefany Batista Pereira e Flávio Henrique Veloso Mourão. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Geisa Magela Veloso - Coordenador. Número de orientações: 1 Membro: Geisa Magela Veloso. |
6. | 2016-Atual. Projeto de Extensão: Brinquedoteca : espaço de interação sociocultural no contexto da Universidade Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Guiomar Damasio Silva dos Reis - Integrante / Jacqueline Araújo C.Mende - Coordenador. Membro: Guiomar Damasio Silva dos Reis. |
7. | 2016-Atual. Projeto Educ@r Descrição: O projeto visa realizar estudos e pesquisas para desenvolvimento de conteúdos pedagógicos, tecnologias digitais e metodologias para o uso dos mesmos no processo ensino-aprendizagem das diferentes disciplinas dos cursos da pós-graduação, graduação (licenciatura e bacharelado) da Unimontes e da educação básica das escolas públicas da área de abrangência da Unimontes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Maria Jacy Maia Velloso - Integrante / Fábia Magali Santos Vieira - Coordenador / Alcino Franco de Moura Júnior - Integrante / Ellen de Cássia Sousa Parrela - Integrante / Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Integrante / Maria Auxiliadora Silveira Amaral - Integrante. Membro: Maria Jacy Maia Velloso. |
1. | 2015-Atual. A escolarização das crianças nas escolas rurais de Montes Claros, M.G (1960-1980) Descrição: A pesquisa tem como objetivo compreender o processo de escolarização das crianças das escolas rurais de Montes Claros, Minas Gerais, nas décadas de 1960 a 1980 tendo como objeto de estudo as memórias de ex-professores e ex-alunos sobre as práticas escolares bem como as representações de escola construídas por tais sujeitos.Para isso, serão analisadas práticas educativas utilizadas pelos professores com os alunos; elementos materiais e simbólicos que contribuíram para o processo de escolarização; complexidades do trabalho do professor e os modos de vida, laser e estudos das crianças. Dentre as possibilidades metodológicas utilizaremos a Historia Oral Temática que centra em um tema e busca esclarecimentos sobre algum problema que, neste caso, constituiu-se na escolarização rural do município mineiro de Montes Claros. Compreendemos que a Historia Oral permite dar visibilidade aos grupos que, historicamente, não tiveram suas experiências validadas, do mesmo modo que a memória é a vida, é afetiva e aberta à dialética da lembrança e do esquecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Aparecida Ferreira Machado - Coordenador / Selmo Haroldo de Rezende - Integrante. Membro: Cláudia Aparecida Ferreira Machado. |
2. | 2015-Atual. Avaliação do desempenho escolar no Ensino Fundamental de Minas Gerais: uma análise baseada no Programa Bolsa Familia e no Ideb Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Luciene Rodrigues - Integrante / Maria Elizete Gonçalves - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Maria Helena de Souza Ide. |
3. | 2015-Atual. Avaliação do Impacto de ações educativas nos níveis de alfabetização em saúde entre adultos e idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família: um ensaio randomizado Descrição: Propõe-se avaliar o impacto de atividades educativas multiestratégicas e interprofissionais nos níveis de ?alfabetização em saúde? dos adultos e idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família. Será conduzido um ensaio randomizado em uma amostra probabilística a ser estimada após condução do estudo piloto. Serão coletados dados entre adultos e idosos alocados de forma randômica em dois grupos: grupo intervenção e grupo controle. Será considerado critério de exclusão dos voluntários o comprometimento da condição cognitiva, tal condição será avaliada através do Mini-exame do Estado Mental. Serão realizadas entrevistas e exames por pesquisadores treinados e calibrados que desconhecem em qual grupo o participante foi alocado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Árlen Almeida Duarte de Sousa - Integrante / Andrea Maria Eleutério Barros Lima Martins - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Árlen Almeida Duarte de Sousa. |
4. | 2015-Atual. Elaboração de Material Didático para o Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para Alunos Surdos. Descrição: Atualmente, surdos aprendem a modalidade escrita da Língua Portuguesa (LP) em turmas mistas, compostas por alunos surdos e ouvintes, alocadas em escolas inclusivas e, normalmente, retornam à escola, no contraturno, para participar de Atendimento Educacional Especializado (AEE) às suas particularidades linguísticas. É sabido, contudo, que a falta de material didático voltado especificamente para o ensino de LP para surdos torna o AEE imprevisível porque submetido à disposição e competência do professor para a confecção de seu próprio material didático. Para contribuir com esse quadro, esta pesquisa intenciona produzir material didático inovador para o ensino de LP a alunos surdos. Para tanto, pretende-se oferecer aulas de LP (em Libras) para surdos, visando à elaboração e testagem de hipóteses didáticas em ambiente natural de ensino. Este material deverá ser pautado nos princípios da interatividade, dinamicidade e ludicidade, visando o desenvolvimento das competências leitora e escritora. Ao final do projeto, intenciona-se desenvolver um livro didático de português para surdos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Integrante / Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Coordenador / JORGE ADRIANO PERES SILVA - Integrante / ROSILENE A. FRÓES SANTOS - Integrante. Membro: Fabia Magali Santos Vieira. |
5. | 2015-Atual. MEDIAÇÕES CULTURAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE MÚLTIPLOS LETRAMENTOS Descrição: O objetivo do estudo é analisar o processo formativo de graduandos em Pedagogia, com foco nas habilidades letradas desses sujeitos e nas transformações produzidas por mediações culturais e intervenções pedagógicas realizadas no curso. A pesquisa será realizada por uma abordagem predominantemente qualitativa. Da perspectiva metodológica, o estudo foi formatado como pesquisa-ação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) . Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Geisa Magela Veloso - Integrante / Emília Murta Morais - Integrante / Maria Aparecida Colares Mendes - Integrante / Nailde Martins Ramalho Avelino - Integrante / Maria Jacy Maia Velloso - Integrante. Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim. Descrição: . O objetivo do estudo é analisar o processo formativo de graduandos em Pedagogia, com foco nas habilidades letradas desses sujeitos e nas transformações produzidas por mediações culturais e intervenções pedagógicas realizadas no curso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Jacy Maia Velloso - Integrante / Maria Aparecida Colares Mendes - Integrante / Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Geisa Magela Veloso - Integrante / Emilia Murta Moraes - Integrante / Nailde Martins Ramalho Avelino - Integrante. Membro: Maria Jacy Maia Velloso. Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a formação de professores, em que serão focalizadas as práticas de letramento. O objetivo do estudo é analisar o processo formativo de graduandos em Pedagogia, com foco nas habilidades letradas desses sujeitos e nas transformações produzidas por mediações culturais e intervenções pedagógicas realizadas no curso. A pesquisa será realizada por uma abordagem predominantemente qualitativa, visando à construção de respostas para as seguintes questões: Quais as habilidades letradas foram desenvolvidas pelos graduandos em Pedagogia da Unimontes em sua trajetória pessoal? Quais são os sentimentos e percepções dos graduandos em relação às suas habilidades letradas, diante da multiplicidade de situações sociais contemporâneas? Como o capital cultural familiar, os gestos da rotina doméstica ou modos de ser da família dos graduandos interferiram na sua formação como leitores e no desenvolvimento destas habilidades? Qual o alcance de mediações culturais, desenvolvidas no âmbito do curso de pedagogia, na produção de mudanças na formação dos alunos como leitores? Quais sensibilidades podem ser produzidas pelos alunos da Pedagogia a partir de sua aproximação com textos literários e outros objetos/bens culturais? Da perspectiva metodológica, o estudo foi formatado como pesquisa-ação, com duração de 24 meses ? período em que será realizada a revisão da literatura para fundamentação teórica das análises; a coleta de dados para conhecimento da realidade; a ação de intervenção sobre a realidade para mudança na cultura dos graduandos participantes do estudo. Inicialmente, para conhecer a realidade, serão aplicados questionários (perfil de entrada dos alunos-sujeitos pesquisados) e escrita memorialística. A partir deste diagnóstico, serão realizadas mediações culturais e intervenções pedagógicas visando ao desenvolvimento de habilidades relacionadas aos múltiplos letramentos, com ênfase na leitura, escrita e uso de ferramentas tecnológicas. Nessa etapa serão realizadas sessões de cinema comentado, palestras, grupos de estudo, oficinas de leitura literária, análise crítica de obras, empréstimo de livros, fruição estética da linguagem, conhecimento de obras, autores e textos destinados ao público infantil. Posteriormente, serão aplicados questionários (perfil de saída) e retomada a escrita de memorial, em que os sujeitos poderão rever sua trajetória e refletir sobre mudanças produzidas. Pretende-se, com este tipo de pesquisa, ampliar a compreensão sobre licenciandos e licenciatura, sobre culturas diversas e inclusão na universidade, além de analisar e investir no ?letramento crítico e protagonista? daqueles que serão, possivelmente, futuros professores e alfabetizadores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geisa Magela Veloso - Integrante / Maria Nailde Martins Ramalho - Integrante / Emilia Murta Moraes - Integrante / Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Maria Jacy Velloso Maia - Integrante / Maria Aparecida Colares Mendes - Integrante. Membro: Geisa Magela Veloso. Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a formação de professores, em que serão focalizadas as práticas de letramento. O objetivo do estudo é analisar o processo formativo de graduandos em Pedagogia, com foco nas habilidades letradas desses sujeitos e nas transformações produzidas por mediações culturais e intervenções pedagógicas realizadas no curso. A pesquisa será realizada por uma abordagem predominantemente qualitativa, visando à construção de respostas para as seguintes questões: Quais as habilidades letradas foram desenvolvidas pelos graduandos em Pedagogia da Unimontes em sua trajetória pessoal? Quais são os sentimentos e percepções dos graduandos em relação às suas habilidades letradas, diante da multiplicidade de situações sociais contemporâneas? Como o capital cultural familiar, os gestos da rotina doméstica ou modos de ser da família dos graduandos interferiram na sua formação como leitores e no desenvolvimento destas habilidades? Qual o alcance das mediações culturais, desenvolvidas no âmbito do curso de pedagogia, na produção de mudanças na formação dos alunos como leitores? Quais sensibilidades podem ser produzidas pelos alunos da Pedagogia a partir de sua aproximação com textos literários e outros objetos/bens culturais? Da perspectiva metodológica, o estudo foi formatado como pesquisa-ação, com duração de 24 meses? período em que será realizada a revisão da literatura para fundamentação teórica das análises; a coleta dedados para conhecimento da realidade; a ação de intervenção sobre a realidade para mudança na cultura dos graduandos participantes do estudo. Inicialmente, para conhecer a realidade, serão realizadas observações, aplicados questionários e entrevistas aos alunos-sujeitos pesquisados. Posteriormente, a partir deste diagnóstico, serão realizadas mediações culturais e intervenções pedagógicas visando ao desenvolvimento de habilidades relacionadas aos múltiplos letramentos, com ênfase na leitura, escrita e uso de ferramentas tecnológicas. Nessa etapa serão realizadas sessões de cinema comentado, palestras, grupos de estudo,oficinas de leitura literária, análise crítica de obras, fruição estética da linguagem, conhecimento de obras, autores e textos destinados ao público infantil. Por estas atividades pedagógico culturais espera-se a mudança cultural e a melhoria da qualidade da formação dos sujeitos pesquisados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliana de Freitas Soares - Coordenador / Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Geisa Magela Veloso - Integrante / Mõnica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Emília Murta Moraes - Integrante / Maria Jacy Maia Velloso - Integrante. Membro: Eliana de Freitas Soares. |
6. | 2015-Atual. O Funcionamento da Educação de Tempo Integral numa unidade de ensino municipal de Montes Claros: desafios e possibilidades Descrição: A pesquisa busca compreender os impactos da implantação e o funcionamento da Educação de Tempo Integral numa unidade de ensino municipal de Montes Claros-MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dirce Efigênia Brito Lopes - Coordenador. Membro: Dirce Efigênia Brito Lopes. |
1. | 2014-Atual. Educação Matemática: Vivências e Prática no cotidiano de alunos dos Anos Iniciais Descrição: O presente subprojeto será desenvolvido em uma escola, do sistema público de ensino de Januária/MG, município norte mineiro, com 102.216 habitantes de acordo com o censo IBGE 2010, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES,objetivando contribuir para a melhoria na formação inicial dos acadêmicos licenciandos em Pedagogia, orientando a prática pedagógica dos futuros professores da educação básica. Assim, a UNIMONTES, de acordo com o edital Nº 061/2013/CAPES, propõe o ingresso dos acadêmicos nas escolas da rede estadual de ensino, localizadas na área de sua atuação. Considera-se que essa formação inicial deve contemplar, de maneira articulada, os aspectos teóricos, práticos e investigativos indispensáveis à formação do futuro professor que estará licenciado para atuar na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e na EJA das séries iniciais, consequentemente, à sua atuação na docência da educação básica especialmente no ensino de Matemática para crianças, jovens e adultos. Apesar do esforço realizado pelas universidades, particularmente pela UNIMONTES, para desenvolver a Licenciatura em Pedagogia com elevada qualidade, propiciando aos licenciandos uma sólida formação, em conformidade com as diretrizes curriculares específicas e demais legislações vigentes relacionadas com a formação de professores, o licenciado em pedagogia encontra dificuldades específicas quando inicia a docência na educação básica, principalmente no se refere ao ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Maria Ângela Costa Mota - Coordenador. Membro: Maria Ângela Costa Mota. |
2. | 2014-Atual. GEPEDI - Grupo de Estudos em Pesquisa Didática Desenvolvimental Descrição: Grupo de pesquisas na linha de pesquisas Saberes e Práticas Educativa da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGED UFU - estudos e pesquisas na área de concentração da Didática Desenvolvimental ênfase nos estudos de Vigotsky e estudiosos que estudam o desenvolvimento da subjetividade nos alunos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denice do Socorro Lopes Brito - Coordenador / Roberto Valdéz Puentes - Integrante. Membro: Denice do Socorro Lopes Brito. |
3. | 2014-Atual. Os resultados do IDEB nos Municípios do Norte de Minas- MG: um estudo comparativo dos avanços e desafios Descrição: Trata-se de investigação vinculada à linha de pesquisa gestão educacional e tem por objetivo realizar um estudo comparativo e compreensivo das razões da queda nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica nos municípios de Pirapora, Bocaiúva; Salinas e Januária/MG localizado norte de Minas Gerais. Para fundamentação teórica serão utilizados autores que discutem a temática, dentre eles Saviani (2007), Sousa e Lopes (2010), Faria e Figueiras (2010), Libâneo (2003) França e Bezerra (2009). A pesquisa será desenvolvida numa abordagem qualitativa dos dados e o percurso metodológico consistirá na realização de entrevista semiestruturada com os secretários de educação, diretores, professores das escolas nos municípios e análise documental dos últimos resultados divulgados pelo do Instituto de Pesquisa [INEP], censo do Instituo Brasileiro de Geografia [IBGE -2010], sobretudo os resultados do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ediléia Alves Mendes Souza - Integrante / Dayse Magna Santos Moura - Integrante / Márcio Antônio Silva - Coordenador / ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro - Integrante. Membro: Ediléia Alves Mendes Souza. |
4. | 2014-Atual. Pacto pela Alfabetização: Vozes e Práticas de Professoras Mineiras em Formação Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como oportunidade para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de um programa de formação de professores alfabetizadores, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC-PACTO, em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo investigar processos de apropriação da proposta de formação, refletindo sobre as intenções oficiais do Ministério da Educação e analisando o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. Por uma abordagem interpretativista de natureza qualitativa a imersão no campo para coleta e análise de dados será realizada por meio de questionários, entrevistas e conversas com os sujeitos de pesquisa, como também pela análise de documental ?? materiais da formação produzidos pelo Ministério da Educação; relatos de experiência produzidos por orientadores de estudo e professores da rede municipal de ensino de 120 municípios que integram o polo Montes Claros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apesar de investigar processos formativos desenvolvidos em 120 municípios mineiros, entendemos que a Unimontes seja o lócus de pesquisa, posto que serão discutidos e analisados processos de formação desenvolvidos em seu âmbito institucional. Na Unimontes a equipe de pesquisadores irá discutir questões relacionadas à ludicidade e à leitura literária, que se constituem como eixos estruturantes da proposta de formação do PACTO, que entende a prática alfabetizadora intrinsecamente ligada à ludicidade e o texto literário como recurso importante para o letramento das crianças. Projeto aprovado no Edital Universal da Fapemig.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / ALMEIDA, Cecídia Barreto - Integrante. Membro: Úrsula Adelaide de Lélis. Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como oportunidade para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de um programa de formação de professores alfabetizadores, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC - PACTO, em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Railma Aparecida Cardoso Marinho - Coordenador / Geísa Magela Veloso - Integrante / Cecídia Barreto - Integrante / Úrsula Adelaide Lélis - Integrante / Cláudia Aparecida Machado - Integrante / Ediléia Alves Mendes Souza - Integrante / Cláudia Soares de Oliveira - Integrante. Membro: Railma Aparecida Cardoso Marinho. Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como oportunidade para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de um programa de formação de professores alfabetizadores, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC-PACTO, em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo investigar processos de apropriação da proposta de formação, refletindo sobre as intenções oficiais do Ministério da Educação e analisando o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. Por uma abordagem interpretativista de natureza qualitativa a imersão no campo para coleta e análise de dados será realizada por meio de questionários, entrevistas e conversas com os sujeitos de pesquisa, como também pela análise de documental ?? materiais da formação produzidos pelo Ministério da Educação; relatos de experiência produzidos por orientadores de estudo e professores da rede municipal de ensino de 120 municípios que integram o polo Montes Claros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apesar de investigar processos formativos desenvolvidos em 120 municípios mineiros, entendemos que a Unimontes seja o lócus de pesquisa, posto que serão discutidos e analisados processos de formação desenvolvidos em seu âmbito institucional. Na Unimontes a equipe de pesquisadores irá discutir questões relacionadas à ludicidade e à leitura literária, que se constituem como eixos estruturantes da proposta de formação do PACTO, que entende a prática alfabetizadora intrinsecamente ligada à ludicidade e o texto literário como recurso importante para o letramento das crianças. Neste projeto participam as graduandas: Nathany Gonçalves dos Santos e Ana Flávia dos Santos Projeto aprovado no Edital Universal da Fapemig.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Geisa Magela Veloso - Coordenador / BARRETO - Integrante / MACHADO - Integrante / LÉLIS - Integrante / Edileia Alves Mendes Souza - Integrante / Railma Aparecida Marinho - Integrante / Claudia Soares de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1 Membro: Geisa Magela Veloso. Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como oportunidade para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de um programa de formação de professores alfabetizadores, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC-PACTO, em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo investigar processos de apropriação da proposta de formação, refletindo sobre as intenções oficiais do Ministério da Educação e analisando o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. Por uma abordagem interpretativista de natureza qualitativa a imersão no campo para coleta e análise de dados será realizada por meio de questionários, entrevistas e conversas com os sujeitos de pesquisa, como também pela análise de documental materiais da formação produzidos pelo Ministério da Educação; relatos de experiência produzidos por orientadores de estudo e professores da rede municipal de ensino de 120 municípios que integram o polo Montes Claros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apesar de investigar processos formativos desenvolvidos em 120 municípios mineiros, entendemos que a Unimontes seja o lócus de pesquisa, posto que serão discutidos e analisados processos de formação desenvolvidos em seu âmbito institucional. Na Unimontes a equipe de pesquisadores irá discutir questões relacionadas à ludicidade e à leitura literária, que se constituem como eixos estruturantes da proposta de formação do PACTO, que entende a prática alfabetizadora intrinsecamente ligada à ludicidade e o texto literário como recurso importante para o letramento das crianças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ediléia Alves Mendes Souza - Integrante / Railma Aparecida Cardoso Marinho - Integrante / geisa magela veloso - Coordenador / Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Claúdia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Claudia Soares de Oliveira - Integrante. Membro: Ediléia Alves Mendes Souza. Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como oportunidade para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de um programa de formação de professores alfabetizadores, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC-PACTO, em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo investigar processos de apropriação da proposta de formação, refletindo sobre as intenções oficiais do Ministério da Educação e analisando o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. Por uma abordagem interpretativista de natureza qualitativa a imersão no campo para coleta e análise de dados será realizada por meio de questionários, entrevistas e conversas com os sujeitos de pesquisa, como também pela análise de documental ?? materiais da formação produzidos pelo Ministério da Educação; relatos de experiência produzidos por orientadores de estudo e professores da rede municipal de ensino de 120 municípios que integram o polo Montes Claros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apesar de investigar processos formativos desenvolvidos em 120 municípios mineiros, entendemos que a Unimontes seja o lócus de pesquisa, posto que serão discutidos e analisados processos de formação desenvolvidos em seu âmbito institucional. Na Unimontes a equipe de pesquisadores irá discutir questões relacionadas à ludicidade e à leitura literária, que se constituem como eixos estruturantes da proposta de formação do PACTO, que entende a prática alfabetizadora intrinsecamente ligada à ludicidade e o texto literário como recurso importante para o letramento das crianças. Projeto aprovado no Edital Universal da Fapemig... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Úrsula Adelaide Lélis - Integrante / Railma Aparecida marinho - Integrante / Cláudia Soares - Integrante. Membro: Cláudia Aparecida Ferreira Machado. Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como pesquisa interinstitucional que pretende constituir uma rede de discussão entre universidades mineiras para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de uma ação de extensão para a formação do professor alfabetizador (PNAIC) em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. Do projeto interinstitucional participam 05 universidades públicas mineiras, representadas pelos seus respectivos núcleos de estudo e pesquisa: Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/FaE), através do Núcleo de Pesquisa em Linguagem ? NEPEL; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/FaE), através do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita - CEALE; Universidade de Ouro Preto -UFOP através do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/FAE); Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), através do GEPEL - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo investigar processos de apropriação da proposta de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, refletir sobre as intenções oficiais e analisar o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. Por uma abordagem interpretativista de natureza qualitativa a imersão no campo, a coleta e análise de dados será realizada pela realização de entrevistas e conversas com os sujeitos de pesquisa, como também a análise documentos - relatos de experiência produzidos por orientadores de estudo e professores da rede municipal de ensino de 120 municípios que integram o polo Montes Claros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apesar de investigar processos formativos desenvolvidos em 120 municípios mineiros, entendemos que a Unimontes seja o lócus de pesquisa, posto que serão discutidos e analisados processos de formação desenvolvidos em seu âmbito. No âmbito da Unimontes a equipe de pesquisadores proponentes irá investigar os processos de apropriação da proposta de formação do Pacto, refletindo sobre as intenções oficiais, analisando o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. De forma mais específica, pretende-se discutir questões relacionadas ao eixo da ludicidade e da leitura literária, que se constituem como eixos estruturantes da proposta de formação, que entende a prática alfabetizadora como uma possibilidade lúdica e o texto literário como recurso importante para o letramento das crianças. Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Formação de Professores; Ludicidade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Claudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Ùrsula Adelaíde de Lélis - Integrante / francely Aparecida dos Santos - Integrante / Cláudia Soares de Oliveira - Integrante / Ediléia Alves Mendes SOUZA, - Integrante. Membro: Cecídia Barreto Almeida. |
5. | 2014-Atual. PIBID Programa de Iniciação à Docência Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Guiomar Damasio Silva dos Reis - Coordenador. Membro: Guiomar Damasio Silva dos Reis. |
1. | 2013-Atual. A implementação da Educação das Relações Raciais nas Escolas de Educação Básica (Lei Nº 10.639/2003) Descrição: O projeto objetiva investigar a implantação da Lei 10.639/2003 em escolas públicas e privadas do município de Montes Claros - MG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Emília Murta Moraes - Coordenador / Mônica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Silvana Maria Teixeira Amorim - Integrante / Maria Cleonice Mendes de Souza - Integrante. Membro: Emília Murta Moraes. |
2. | 2013-Atual. A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA(LEI FEDERAL Nº 10.639/2003): UM ESTUDO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES Descrição: A Lei 10639, promulgada em 2003, torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país. Passados mais de dez anos de promulgação da ?Nova Lei? sua implementação carece ser avaliada. O estudo objetiva examinar a formação em serviço de professores da educação básica para a implementação da referida Lei, adentrando pela análise das dificuldades vividas pelos docentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Silvana Maria Teixeira Amorim - Integrante / Emília Murta Morais - Integrante / Maria Cleonice Mendes de Souza - Integrante. Número de orientações: 2 Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim. |
3. | 2013-Atual. e-duc@r: laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais Descrição: Criar um laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais para formação de educadores dos cursos de Letras/Português, Letras/Inglês, Letras/Espanhol e Pedagogia para desenvolver conteúdos pedagógicos digitais e metodologias para o uso dos mesmos no processo ensino-aprendizagem das disciplinas da educação básica: Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Cristina Dias Franco - Integrante / Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Alcino Franco de Moura Junior - Integrante. Membro: Cláudia Cristina Dias Franco. |
4. | 2013-Atual. Formação continuada de alfabetizadores no contexto do PNAIC: construção de uma rede de discussão entre universidades mineiras Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como pesquisa interinstitucional que pretende constituir uma rede de discussão entre universidades mineiras para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de uma ação de extensão para a formação do professor alfabetizador (PNAIC) em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Soares de Oliveira - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Cecídia Almeida Barreto - Integrante / Claudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Railma Aparecida Marinho - Integrante / Ursula Adelaide de Lelis - Integrante. Membro: Cláudia Soares de Oliveira. |
5. | 2013-Atual. Memória e história das instituições escolares do Norte e Noroeste de Minas Gerais: uma contribuição para a criação de acervo histórico/memória das escolas públicas mineiras Descrição: Realizar pesquisa no âmbito das Escolas Públicas criadas nas três primeiras décadas dos anos novecentos com o objetivo de analisar e historicizar o processo de escolarização das cidades de Grão Mogol, Montes Claros, Coração de Jesus, Diamantina, Paracatu e Unaí, a fim de refletir sobre os fatores determinantes do processo de suas implantações. Realizar atividades de extensão por meio da criação de um acervo histórico/memória educativa nas primeiras escolas criadas no período das três primeiras décadas dos anos novecentos, nas cidades de Grão Mogol, Montes Claros, Coração de Jesus, Diamantina, Paracatu e Unaí, no decorrer do processo de investigação da historicidade das referidas escolas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Rosangela Silveira Rodrigues - Coordenador / Islei Gonçalves Rabelo - Integrante / RAMALHO Maria Nailde Martins; - Integrante / Leonice Vieira de Jesus Paixão - Integrante / Maria Nadurce da Silva - Integrante. Membro: Rosangela Silveira Rodrigues. |
1. | 2012-Atual. A formação de professores a distância pelo Sistema UAB: saberes e fazeres Descrição: O censo de 2009 apontou um crescimento significativo dos cursos superiores a distância, enquanto 71% dos cursos presenciais são de bacharelado, metade dos cursos de ensino distância é de licenciatura. Segundo o site Globo.com1 o ministro da Educação, Fernando Haddad afirma que o crescimento dos cursos superiores a distância traz também uma preocupação com a qualidade do ensino principalmente nas licenciaturas, considerando que a educação a distância é ainda muito incipiente no Brasil. Conforme dados divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) há ainda no Brasil um déficit de 246 mil professores para atuar na educação pública brasileira. Assim, de um lado, temos assistido a ampliação vertiginosa de cursos de licenciatura em instituições privadas de ensino superior, ?certificando? anualmente milhares de novos professores mediante a incorporação da modalidade EaD. E de outro lado, para atender a essa demanda, o Ministério da Educação (MEC), tem investido prioritariamente na formação de professores, implantando uma política pública nacional de formação pela educação a distância (EaD), que passa a alcançar proporção e escala por meio da criação e implementação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O resultado do Edital de Seleção nº 01/2006-SEED/MEC/2006/2007, do Ministério da Educação ? MEC, por meio da Secretaria de Educação a Distância ? SEED e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? Capes, publicado no Diário Oficial da União em 20 de maio de 2008, contemplou a Universidade Estadual de Montes Claros ? Unimontes, com o oferecimento de nove cursos de graduação, licenciatura em polos de apoio presenciais, localizados em quinze municípios das regiões do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais. Entretanto a educação a distância tem provocado uma série de debates, vários pesquisadores têm demonstrado por diferente nuances, a pluralidade de objetos, enfoques teórico-metodológicos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Cristina Dias Franco - Integrante / Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Helena Moraes Murta - Integrante / Alcino Franco de Moura Junior - Integrante / Karen Torres Corrêa Lafetá de Almeida - Integrante / Emilia Murta Moraes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Cláudia Cristina Dias Franco. |
2. | 2012-Atual. e-duc@r: laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais na educação Descrição: O Núcleo de pesquisa, ensino e extensão E-duc@r: Laboratório Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação tem como objetivo realizar estudos e intervenções pedagógicas na área de concentração ?Linguagens e letramentos?, no sentido de contribuir para a promoção da alfabetização e do letramento, de desenvolvimento de conteúdos pedagógicos, tecnologias digitais e metodologias para o uso dos mesmos no processo ensino-aprendizagem das diferentes disciplinas dos cursos da pós-graduação, graduação e da educação básica das escolas públicas. Para tanto, pretende-se: 1) Realizar estudos para desenvolver conteúdos digitais educacionais para a educação básica, graduação e pós-graduação através de um trabalho colaborativo e interdisciplinar; 2) Desenvolver novas abordagens pedagógicas que utilizem os conteúdos digitais e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na prática pedagógica nestes níveis educacionais presenciais e a distância. A meta é contribuir para que os acadêmicos e professores envolvidos entendam o porquê e como integrar as tecnologias digitais à prática educativa de modo criativo e inteligente para desenvolver a autonomia e a competência dos mesmos enquanto usuários e produtores dessas tecnologias e não como meros receptores. As linhas de pesquisa desta deste Núcleo serão: 1. Alfabetização e Letramento 2. Desenvolvimento de conteúdos digitais 3. Metodologias para utilização dos conteúdos digitais na prática pedagógica 4. Ambientes Virtuais de aprendizagem 5. A Construção de conhecimento em Ambientes Digitais aprendizagem 6. Formação inicial e continuada de profissionais da educação para utilização das tecnologias digitais na prática pedagógica A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, muito utilizada em projetos de pesquisa educacional. O princípio da relação ensino-pesquisa-extensão é proposto de modo a: Fortalecimento do Educ@r: Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Educacionais Digitais, do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais, do CCH; Fortalecer o ?Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Ensino?, do Departamento de Comunicação e Letras do Centro de Ciências Humanas, da Unimontes. Por fim, pretende-se, anualmente, as seguintes produções: ? 01 artigo em revista especializada; ? 01 Capítulo de livro; ? 02 Dissertações de Mestrado; ? 01 livro editado e publicado; ? 03 Monografias de graduação; ? 01 Orientação de Iniciação Científica; ? 01 Relatório técnico; ? 01 Trabalho completo publicado em anais de congresso; ? 03 Conteúdos digitais; ? 02 produtos artísticos/culturais com apresentações públicas; ? 01 caderno de atividades que visam a aquisição do português por alunos surdos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (3) / Mestrado profissional: (10) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Alcino Franco - Integrante / Claudia Cristina Dias - Integrante / Aline Souza da Cruz - Integrante / Gleysiana Diamantino Dias - Integrante / Jaiane Serafim Lima - Integrante / Kely Juliana Dias Melo - Integrante / Tâmara Durães Gonçalves - Integrante / Franciele Mendes Gonçalves - Integrante / Maria Jacy Maia Velloso - Integrante / Marli França da SILVA - Integrante / Luana Oliveira MOTA - Integrante / Ana Cláudia de Moura LAURENTINO - Integrante / Sandy Aparecida Barbosa MAGALHÃES - Integrante / Alana Jenneff Nunes NEVES - Integrante / Gabriela Gomes SILVA - Integrante / Angélica Oliveira SOUZA - Integrante / Jéssica Andrade PAULA - Integrante / Juliane Moreira Marques - Integrante / Gilmara Rosa da Silva - Integrante / Helen Josy Monteiro de Freitas - Integrante / Marilene dos Santos - Integrante / Leila Tupinambá Silva - Integrante / Brenda Mariana de Jesus Ramos - Integrante / Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Integrante / Vanely Cristiany Oliveira Silva - Integrante / Maycon Willer Ribeiro - Integrante / Maria Clara Fagundes - Integrante / Marcelo Miranda Lacerda - Integrante / Adriana Mendes Ramos - Integrante / Rosangela Soares dos Santos Souza - Integrante / Zenilda Rodrigues Silva - Integrante / CHRISTINE MARTINS DE MATOS - Integrante / ELLEN DE CÀSSIA SOUSA PARRELA - Integrante / SIMONE APARECIDA AGUIAR - Integrante / SOLANGE MARIA VELOSO SARMENTO - Integrante / Helena Murta de Moraes Souto - Integrante / Maria Auxiliadora Amaral Silveira - Integrante / FLORÊNCIA VIEIRA PACHECO ANDRADE - Integrante / DANIELLE MARTINS LIMA - Integrante / SABRINA CARVALHO SANTOS - Integrante / SIMONE ZILOCHI SOARES PIRES - Integrante / Gisele Oliveira - Integrante / Iodete Macedo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 14 / Número de orientações: 14 Membro: Fabia Magali Santos Vieira. |
3. | 2012-Atual. Observatório dos Conflitos Ambientais: devolução, atualização e capacitação de usuários Descrição: Atualização do mapa dos conflitos ambientais e assessoria aos grupos vulneráveis à projetos de impacto ambiental. A pesquisa pretende realizar oficinas participativas de atualização e de ampliação do mapa, além de possibilitar a articulação de grupos para utilização desta ferramenta de luta pelo reconhecimento de direitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Edmilson Mendes de Faria - Integrante / Andréa Luisa Zhouri Laschefski - Coordenador / Klemens Augustinus Laschefski - Integrante / Rômulo Soares Barbosa - Integrante. Membro: Edmilson Mendes de Faria. |
4. | 2012-Atual. PIBID Alfabetização na Escola Descrição: Projeto (PIBID) de Alfabetização na Escola Municipal Dona Cândida e da Escola Municipal Geny Hatem - Pirapora MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denice do Socorro Lopes Brito - Coordenador. Membro: Denice do Socorro Lopes Brito. |
1. | 2011-Atual. ? Formação de professores a distância: saberes e fazeres? Descrição: O projeto visa pesquisar a formação de professores a distãncia na Unimontes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Murta Moraes Souto - Integrante / Fábia Magaly Santos Vieira - Coordenador. Membro: Helena Murta Moraes Souto. |
2. | 2011-Atual. Projeto de pesquisa: A influência da formação continuada em pós-graduação na práxis docentes da Educação Infantil em Montes Claros, Minas Gerais Descrição: Pesquisa e extensão - Resolução nº 184 de 2011. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denice do Socorro Lopes Brito - Coordenador / Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante. Membro: Denice do Socorro Lopes Brito. |
3. | 2011-Atual. Subprojeto-PIBID Descrição: Professora Colaboradora do subprojeto(PIBID), no curso de Pedagogia Brasília de Minas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) . Integrantes: Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Leonice Vieira de Jesus da Paixão - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Membro: Cecídia Barreto Almeida. |
1. | 2010-Atual. A FORMAÇÃO DOCENTE NA TRADIÇÃO DA UNIMONTES (décadas de 60, 80 e 90): contraposições epistemológicas do conteúdo da disciplina História da Educação mediante a historicidade formativa e a historicidade crítica Descrição: Este estudo objetiva discutir elementos a respeito do conteúdo da disciplina História da Educação, conteúdo este, contido no processo de profissionalização do docente no contexto da tradição institucional da universidade brasileira (décadas de 60, 80 e 90), a partir da influência dos paradigmas da História, mediante a contraposição da historicidade formativa e da historicidade crítica. Tem-se como hipótese que a disciplina de História da Educação, no âmbito da tradição da universidade pública brasileira, exerce influência de acordo com os contornos da historicidade formativa no processo de hegemonização do perfil de professor, este almejado pelas políticas educacionais neoliberais. A metodologia, que norteia nosso estudo, se fundamenta nos princípios da investigação histórica, de forma a nortear a análise do conhecimento presente no conteúdo da disciplina de História da Educação, contida nos currículos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros ? Unimontes (Minas Gerais), a fim de compreender se tais conhecimentos se fundamentam em um paradigma epistemológico que norteia a formação docente por meio da influência da historicidade formativa ou da historicidade crítica; além de identificar, quantitativamente, a presença e a carga horária da referida disciplina nos cursos de licenciatura das instituições alvo. Tal recorte se justifica na constatação da tendência do perfil do professor formado a partir da influência dos conhecimentos presentes nos conteúdos das bibliografias investigadas. Integrantes: Islei Gonçalves Rabelo- Integrante / Bruna Luiza Nunes Garcia- Integrante /Rosângela Silveira Rodrigues - Coordenador. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosangela Silveira Rodrigues - Coordenador / Bruna Luiza Nunes Garcia - Integrante / Islei Gonçalves Rabelo - Integrante / Franciele Santos Souza - Integrante / Mônica Soares Rodrigues - Integrante / Anne Karoline Aráujo Santos - Integrante. Número de orientações: 3 Membro: Rosangela Silveira Rodrigues. |
2. | 2010-Atual. Grupo de Estudos em Pesquisa em Educação (GEPED) Descrição: Grupo de Estudos em Pesquisa em Educação que tem como tema ?A influencia da Formação Continuada em Pós-graduação nas práxis docentes na educação infantil pública, em Montes Claros/MG- 2010 a 2013? que tem como objetivo geral - Analisar a incidência da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil nas praxis docentes de 25 acadêmicas-professoras participantes da Turma I (2010- 2012).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cecídia Barreto Almeida - Integrante / eliana de freitas Soares - Coordenador / Denice do Socorro Lopes de Brito - Integrante / Regina Coele Cordeiro - Integrante. Membro: Cecídia Barreto Almeida. |
1. | 2009-Atual. Negros no Norte de Minas: Relações Intercomunitárias e Processos Sociais em Comunidades Quilombolas Descrição: Projeto de Pesquisa e Extensão. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Maria Railma Alves - Integrante / Maria Helena de Souza Ide - Coordenador / Luciano Cândido Sarmento - Integrante / Marcos Ântonio Caldeira Neves - Integrante / Claúdia Luz de Oliveira - Integrante / João Batista de Almeida Costa - Integrante / Clóvis Zimmermann - Integrante / Geisa Magela Veloso - Integrante / Márcio Antônio Silva - Integrante / Telma Borges de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim. |
1. | 2007-Atual. HISTEDBR - DF Descrição: O HISTEDBR-DF é um dos Grupos de Trabalho do HISTEDBR, Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" com sede na Faculdade de Educação da Unicamp e coordenação geral dos professores doutores Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi. Criado pelas professoras Raquel de Almeida Moraes e Eva Waisros Pereira no 2/2007, o grupo tem por finalidade somar esforços na investigação histórica das políticas educacionais e das instituições escolares do Brasil a partir do Distrito Federal. Além das pesquisas, pretende-se, com o equipamento recebido pelo DPP/UnB, digitalizar e disponibilizar no sítio do grupo [http://www.fe.unb.br/histedbr-df/] os seguintes documentos para posterior link com o Observatório Mundo Acadêmico, na UnB [http://mundoacademico.unb.br/] e HISTEDBR na Unicamp [http://www.histedbr.fae.unicamp.br/]: 1)LDB N.9394/06: material de pesquisa financiado pelo CNPq doado pelas professoras Eva Waisros Pereira e Lúcia Maria da Franca Rocha ao acervo do CEDUC/FE-UnB; 2)Informática na Educação no Brasil - material da pesquisa de mestrado e doutorado da Profª Raquel de A. Moraes;3) Gênese da escola pública no DF, sob a coordenação da Profª Eva Waisros (recursos da FAAP-DF);4)A Política de Educação a Distância, EAD, no âmbito do Estado brasileiro e especificamente, da FE/UnB e sua Cátedra Unesco de Educação a Distância - material de pesquisa das Profªs Leda Maria R. Fiorentini, Raquel Moraes e seus orientandos.5)Mediações dialógicas no ciberespaço - histórico,estudos e pesquisas de ambientes virtuais e informáticos. Responsável: Profª Raquel de A.Moraes e seus orientandos e colaboradores. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Integrante / Raquel de Almeida Moraes - Coordenador / Eva Waisros Pereira - Integrante / Magalis Bésser Dorneles Schneider - Integrante / Andréia Mello Lacé - Integrante / Nanci Martins de Paula - Integrante / Leda Maria Rangearo Fiorentini - Integrante / Nara Maria Pimentel - Integrante. Membro: Fabia Magali Santos Vieira. |
1. | 2002-Atual. o banco mundial e experiencias da inovação da gestao escolar Descrição: O Estudo de Caso do Programa Apoio a inovaçoes educacionais em escolas estaduais de Montes Claros e Pirapora, coordenado pelo Professor Marcio Antonio Silva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dirce Efigênia Brito Lopes - Coordenador / marcio antonio silva - Integrante. Membro: Dirce Efigênia Brito Lopes. |
1. | 1994-Atual. Aprendizagem, Tecnologias e Educação a Distância Descrição: Estudos,pesquisas,docência e extensão sobre tecnologias da informação e da comunicação em ambientes de aprendizagem a distância, sem distância, mediatizados pelo uso das tecnologias na educação. Financiamento: Unesco (bolsas); CAPES (bolsas); CNPq (PIBIC-PIC, bolsas);FNDE (equipamentos), MEC (SEED/UAB - (bolsas, equipamentos). O site de registro das pesquisas do grupo é: http://mundoacademico.unb.br. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Integrante / Raquel de Almeida Moraes - Integrante / Laura Maria Coutinho - Coordenador. Membro: Fabia Magali Santos Vieira. |
(*) Relatório criado com produções desde 2016 até 2016
Data de processamento: 31/01/2018 13:24:17