Depto. Métodos e Técnicas

Total de orientações concluídas



Número total de itens: 94

2016

1.   A IMPORTÂNCIA DAS NO. A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
2.   ABELTRANDO GONÇALVES DA SILVA. VALORES: ESSÊNCIA DA VIDA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
3.   ACÁCIA SHEILA MACEDO. O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
4.   Adriana Mendes Ramos. Relato Pessoal: uma interface entre o letramento e a tecnologia. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Fabia Magali Santos Vieira.
5.   ALEXANDRA FARIAS NUNES. INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
6.   ALVENI GONÇALVES FARIAS. HIPERATIVIDADE: O HIPERATIVO NO AMBIENTE ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
7.   Alvina Thaísa Caetano Barbosa. DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Mônica Maria Teixeira Amorim.
8.   Ana Caroline de Oliveira Campos. Fechamento das escolas do Campo, em Buritizeiro/MG: novas formas de garantia à escolarização dos alunos?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
9.   Ana Flávia dos Santos. : Pacto pela Alfabetização: Vozes e Práticas de Professores Mineiros em Formação. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2016.
Orientador: Geisa Magela Veloso.
10.   ANA PAULA PEREIRA AZEVEDO. DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Mônica Maria Teixeira Amorim.
11.   Ananda Thais Costa. Literatura na formação de leitores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Eliana de Freitas Soares.
12.   Andressa Borges Gonzaga. O Aborto e os Direitos Fundamentais. (Graduação em Direito) - Faculdades Unidas do Norte de Minas, . 2016.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
13.   ANDRÉIA PEREIRA MARTINS. O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGULAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
14.   Ariadne Barbosa Passos. O significado da escola na vida da criança. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Geisa Magela Veloso.
15.   Aurelice Gonçalves Farias. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE APOIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
16.   Aurineide Gonçalves Brito. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
17.   BEATRIZ GONÇALVES VIEIRA DA SILVA. VALORES: ESSÊNCIA DA VIDA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
18.   Bruna Poliana Faria. Trabalhando com gêneros textuais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Eliana de Freitas Soares.
19.   Caick Andrade. A gamificação no processo ensino-aprendizagem. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2016.
Orientador: Fabia Magali Santos Vieira.
20.   Camila Araújo Ferreira. HIPERATIVIDADE: O HIPERATIVO NO AMBIENTE ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
21.   Camila Cristina Alkmin Cordeiro. Lei 11.340/06 Maria da Penha e as Medidas de Proteção. (Graduação em Direito) - Faculdades Unidas do Norte de Minas, . 2016.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
22.   Carla Crisnanda ribeiro Evangelista. Ambiente Alfabetizador: o acesso dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à leitura e escrita. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
23.   Carlos Lúcio N. Oliveira Filho / Priscila Batista de Aguilar. Patologia em pavimentos flexíveis. (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Integradas do Norte de Minas, . 2016.
Orientador: Árlen Almeida Duarte de Sousa.
24.   Clésia Lorrany Soares Araújo. EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: UMA ANÁLISE DE SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CEMEI X DA CIDADE DE JANAÚBA ? MG EM 2016. Darcy Ribeiro, . 2016.
Orientador: Ediléia Alves Mendes Souza.
25.   CRISTIANE APARECIDA DIAS FERREIRA MACIEL. HIPERATIVIDADE: O HIPERATIVO NO AMBIENTE ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
26.   Cássia Aparecida Guedes Tiago. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
27.   Célia Araújo de Moraes Santos. Um olhar reflexivo sobre a importância de se alfabetizar a partir de um método.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
28.   Célia Araújo de Morais Santos. Métodos de Alfabetização: o contexto da sala de aula e as narrativas dos professores alfabetizadores. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
29.   Danielle Oliveira Caires. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS QUE REFLETEM ESSE PROCESSO. Darcy Ribeiro, . 2016.
Orientador: Ediléia Alves Mendes Souza.
30.   Dinikelle Rodrigues dos Santos. Mudanças pedagógicas produzidas nas práticas alfabetizadoras propostas pelo PNAIC.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Geisa Magela Veloso.
31.   Débora Cristina de Jesus Santana. A importância do professor de apoio para os alunos com necessidades educacionais especuais na rede regular de ensino.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
32.   Elciele Ferreira Silva. A importância das metodologias no processo ensino aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da EJA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Eliana de Freitas Soares.
33.   ELISÂNGELA LIMA DA SILVA. BULLYING ? OS DANOS NAS VÍTIMAS E OS REFLEXOS NO MEIO SOCIAL EM QUE VIVEM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
34.   ELIVÂNIA DIAS FERREIRA DE OLIVEIRA. HIPERATIVIDADE: O HIPERATIVO NO AMBIENTE ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
35.   EMILIA DE ALMEIDA. O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM UMA TURMA DE 5º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE PIRAPORA-MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Fátima Rita Santana Aguiar.
36.   FERNANDO ROCHA MENEZES. A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
37.   Flávio Henrique Veloso Mourão. Profissão docente: reflexões sobre a evasão escolar nos cursos de Letras-Português da Unimontes. (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Geisa Magela Veloso.
38.   Geisiane Marcela de Oliveira. CONTRIBUIÇÃO DO AUDIOVISUAL NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO: percepção docente e discente da Escola Municipal Roque Cardoso em Jaíba-MG. Darcy Ribeiro, . 2016.
Orientador: Ediléia Alves Mendes Souza.
39.   Gildaene Pereira Cardoso. INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE REGULAR DE ENSINO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
40.   Glayce Kelly Costa de Sá. O desenho infantil como representação. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Geisa Magela Veloso.
41.   Graciely Alves Silvério. Literatura Infantil, bibliotecas escolares e formação de leitores. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
42.   GRAZYANNE MAGALHÃES CARNEIRO. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A INSERÇÃO DOS ALUNOS QUILOMBOLAS EM TURMAS DO ENSINO REGULAR NA ESCOLA ESTADUAL ANTONIO CORREA E SILVA POVOADO DO ALEGRE, DISTRITO DE RIACHO DA CRUZ. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
43.   HELAINE DE SOUZA OLIVEIRA. FAMÍLIA E ESCOLA: a importância da integração no processo da aprendizagem do aluno. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Fátima Rita Santana Aguiar.
44.   HILMA DE ALMEIDA ARAÚJO. O PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
45.   HÉLIA DAS DORES LOPES COSTA DUARTE. O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
46.   Iarinha Pereira Brito Malta. A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA E OS JOGOS PARA TRABALHOS COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM SÍDROME DE DOWN. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
47.   IDÁLIA SILVA DE SOUZA ALKMIM. EDUCAÇAO INCLUSIVA: DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR PARA ATENDER ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
48.   Irimar Pereira Brito. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REGULAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
49.   IVANICE MENEZES. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A INSERÇÃO DOS ALUNOS QUILOMBOLAS EM TURMAS DO ENSINO REGULAR NA ESCOLA ESTADUAL ANTONIO CORREA E SILVA POVOADO DO ALEGRE, DISTRITO DE RIACHO DA CRUZ. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
50.   JAIRA NUNES TRINDADE. O PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
51.   JANE DURÃES CARDOSO. O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO REGUALR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
52.   Janete Soares Neri. O Lúdico no processo de Alfabetização. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
53.   Jociane Aparecida Mendes. A INFLUÊNCIA DA LITERATURA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Ediléia Alves Mendes Souza.
54.   JOSENEIDE VIEIRA DA SILVA. A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
55.   José Almeida da Silva / Renato Carvalho Santana. Uso de pavimentos permeáveis como medida de controle de inundações bruscas em áreas urbanas. (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdades Integradas do Norte de Minas, . 2016.
Orientador: Árlen Almeida Duarte de Sousa.
56.   Joyce Queiroz Paraiso. O processo de alfabetização nas salas multisseriadas na escola municipal João de Barros Reis no município de São Francisco-MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
57.   Juliana Rocha Silva Santos. A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
58.   JÉSSICA RAMOS ALVES. AS PRINCIPAIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA DISLEXIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
59.   JÉSSICA RAMOS ALVES. EXCEL E SUAS FERRAMENTAS INTEGRADAS AO ENSINO APRENDIZAGEM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
60.   Jéssica Ramos Alves. EXCEL E SUAS FERRAMENTAS INTEGRADAS AO ENSINO APRENDIZAGEM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
61.   KARINA DOS REIS QUEIROZ. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): reflexões sobre os desafios vivenciados pelo docente no processo de ensino e aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Fátima Rita Santana Aguiar.
62.   Larissa Rocha Parrela. Usucapião Urbana Familiar: Sua Aplicação e Requisitos Caracterizadores. (Graduação em Direito) - Faculdades Unidas do Norte de Minas, . 2016.
Orientador: José Normando Gonçalves Meira.
63.   Laura Dayane. A influência da brinquedoteca no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Cleonice Proença Mendes Cruz.
64.   Laysne Moura de Oliveira. Educação de Jovens e Adultos: o retorno dos Jovens e Adultos à escola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
65.   LEOCÁDIA BERNARDA DE OLIVEIRA. EDUCAÇAO INCLUSIVA: DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR PARA ATENDER ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
66.   LUANA ALMEIDA DA SILVA. MUSICA: isntrumento de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Fátima Rita Santana Aguiar.
67.   Luciana Santos Lenoir. Políticas de Finaciameto da Educação Brasileira: FUNDEF, FUNDEB e seus impactos da Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Desenvolvimento Social) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Maria Helena de Souza Ide.
68.   Ludmila Amaral Costa. Apropriação da Leitura de Deleite Pelos Professores Participantes do PNAIC. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientadores: Geisa Magela Veloso, Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
69.   Luzia de Paula Rodrigues Soares. As implicações da literatura infantil na formação leitora das crianças da Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
70.   Margareth Aparecida Rodrigues da Rocha. OS DEFICIENTES NAS ESCOLAS E NA SOCIEDADE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
71.   Maria Aparecida Gonçalves Farias. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE APOIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
72.   Maria Aparecida Mota. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NA FORMAÇÃO DO SER HUMANO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
73.   MARIA ELIANE ALVES DE CARVALHO PIMENTA. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
74.   MARIA LUCIA ROCHA SILVA. A INTEGRAÇÃO DE EDUCANDOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO REGULAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
75.   MARTA FARIAS BRANDÃO. A FAMÍLIA E O APRENDIZADO DA LEITURA DAS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
76.   Nayara de Jesus Vieira. DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Mônica Maria Teixeira Amorim.
77.   PATRÍCIA BARBOSA MARTINS. AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
78.   Paula Cristina Nunes Avelino. Estratégias Didáticas para Apropriação do Sistema de Escrita. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Geisa Magela Veloso.
79.   Rachel Aliny Araújo Ferreira. HIPERATIVIDADE: O HIPERATIVO NO AMBIENTE ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
80.   Risley Sâmia Gonçalves de Souza. OS DEFICIENTES NAS ESCOLAS E NA SOCIEDADE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
81.   Rodrigo Alves Pinto/Danielle Tayrine Celestina Fróes. HIGIENIZAÇÃO BUCAL EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA. (Graduando em Odontologia) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2016.
Orientador: Mônica Maria Teixeira Amorim.
82.   ROSELENE LOPES VIANA. AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
83.   Rosângela Soares dos Santos Souza. Gamificação: Contribuições para a produção de textos narrativos. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS) - Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2016.
Orientador: Fabia Magali Santos Vieira.
84.   Samara Dayanne Silva. Educação de Jovens e Adultos: ênfase nas necessidades dos alunos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Eliana de Freitas Soares.
85.   Selma Gonçalves dos santos. COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA E FINA COM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
86.   Silvia Rodrigues de Souza Gonçalves. O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
87.   Silvia Rodrigues de Souza Gonçalves. O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
88.   Soraia Souza dos Reis. Relação família e escola e suas contribuições para a formação de leitores. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
89.   Srefany Batista Pereira. Profissão docente: reflexões sobre a evasão escolar no curso de História da Unimontes. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Geisa Magela Veloso.
90.   Stefani Moreira Aquino Toledo/Rayane Lorena Aquino Rodrigues. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2016.
Orientador: Mônica Maria Teixeira Amorim.
91.   Steffanny Oliveria Alfimim. A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
92.   VANILDE GONÇALVES MELO. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
93.   Ângela Batista. INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior e Educação Especial) - Instituto de Educação Castillo Mendes, . 2016.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
94.   Érika Pereira da Silva. A interferência da indisciplina no processo de ensino aprendizagem no Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2016.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.


(*) Relatório criado com produções desde 2016 até 2016
Data de processamento: 31/01/2018 13:24:17