1. | 2016-Atual. A Educação para as Relações Etnico-Raciais nos Cursos de Formação Docente e na Educação Básica: A Lei 10.639/03 e seus Dispositivos Legais Descrição: O projeto será organizado em três eixos: Pesquisa, Ensino e Extensão. O eixo da Pesquisa será direcionado para o estudo das políticas públicas voltadas para a população negra no contexto educacional e análise do processo de implementação dessas políticas nos cursos de formação docente da Unimontes. O eixo do Ensino será centralizado na assessoria e acompanhamento do processo de implementação das DCNERER nos cursos de formação docente da Unimontes. E o terceiro e último eixo, será voltado para a assistência às escolas da Educação Básica no processo de implementação das DCNERER, caracterizando-se assim como uma ação da Extensão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joeli Teixeira Antunes - Integrante / Zilmar Santos Cardoso - Coordenador / Denilson Meireles Barbosa - Integrante. Membro: Joeli Teixeira Antunes. |
2. | 2016-Atual. A interferência da oralidade na escrita dos alunos do ensino fundamental Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Liliane Pereira Barbosa - Coordenador. Membro: Liliane Pereira Barbosa. |
3. | 2016-Atual. A literatura infantil de Lúcia Miguel Pereira- uma escrita da tradição? Descrição: Tendo em vista a discussão levantada por Lúcia Miguel Pereira nos romances escritos para adultos sobre a condição social da mulher e o lugar por ela alcançado ao longo das décadas de 1930, 1940 e 1950, esta leitura propõe um exame dos livros A fada menina (1939), Maria e seus bonecos (1943), A filha do Rio Verde (1943) e Na floresta mágica (1943), da mesma autora. Neles, a escritora materializa seu ponto de vista acerca da literatura para crianças, evidente em seus artigos de jornais e de revistas, ao mesmo tempo em que empreende, através de memórias, o lugar da educação e das brincadeiras infantis para a criação da menina/mulher. Segundo o crítico Antonio Candido (2005), Lúcia Miguel sempre se preocupou com o papel ocupado pelo gênero feminino no âmbito da sociedade. A questão se torna evidente quando percebemos o modo como a escritora concebia a representação da menina/mulher em sua narrativa infantil, aspectos que serão explorados nessa abordagem. Além dessa preocupação da autora, nota-se que a mesma empreende, em seus registros, através de um discurso adequado ao público infantil, utilizando onomatopéias, personificações, proverbios populares, expressões cotidianas da criança que leva a sua ficção a se comunicar de modo peculiar com os objetivos previstos nos textos críticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Coordenador. Membro: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida. |
4. | 2016-2017. A Multimodalidade em Anúncios Descrição: Esta pesquisa objetiva evidenciar diferentes modos semióticos (verbal e visual) na construção do gênero anúncio publicitário impresso. Para atingir tal propósito, elegemos, fundamentalmente, como aporte teórico a Semiótica Social, a teoria Multimodal, a Linguística Sistêmico-Funcional e a Análise Crítica do Discurso. Acolhemos, entre outras, a hipótese de que diferentes planos semióticos possibilitam um letramento multimodal. Metodologicamente, valemo-nos de uma análise de cunho qualitativo-interpretativo de 10 anúncios publicitários, com temáticas diversificadas, em que, por meio de categorias de análises, analisamos os significados (metafunções) na organização multimodal desse gênero. Atraída pelo amplo espaço dado às semioses não verbais que vêm se consolidando como um padrão recorrente em peças publicitárias, esta pesquisa justifica-se porque busca evidenciar um deslocamento da escrita verbal da posição central que historicamente lhe foi atribuída, trazendo à baila a emergência de uma nova escrita nos termos de Kress e van Leewen (2001): a linguagem visual. Com a proposição desta investigação, pretendemos contribuir para uma reflexão sobre a linguagem e as práticas discursivas frequentes na sociedade, uma vez que a publicidade, com seu poderoso discurso da pós-modernidade, busca construir estilos de ser, de identificações, bem como promover uma cultura consumista.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Arlete Ribeiro Nepomuceno - Coordenador / Vera Lúcia Viana de paes - Integrante / Amanda Mendes Nascimento - Integrante / Karla Mariana Sousa e Santos - Integrante / Gicélia Veloso Moreira - Integrante. Membro: Arlete Ribeiro Nepomuceno. |
5. | 2016-2017. A Multimodalidade m Anúncio Publicitário Descrição: A sociedade atual caracteriza-se, entre outros fatores, pela velocidade da comunicação humana, que ultrapassa fronteiras e é continuamente transformada pela revolução tecnológica contemporânea, principalmente depois do advento das mídias digitais. Por conseguinte, a linguagem verbal foi transfigurada em linguagem multissemiótica (Kress e van Leeuven, 2001), em que os textos são configurados de novas maneiras? através de gráficos, imagens, técnicas de layout, cor, luminosidade, brilho?, sendo difícil encontrar um simples texto que use somente a linguagem verbal. Essas tecnologias fazem-se presentes em todas as esferas do conhecimento, exigindo do cidadão comum o domínio dessa nova linguagem híbrida, inclusive como condição de inclusão social e cultural. Devido ao aumento de softwares e larga disponibilidade de tecnologia digital, as tradicionais definições de letramento não são mais adequadas em um mundo em que os textos são configurados de novas maneiras. Para atender a essas demandas, são necessárias novas habilidades de interpretação de textos que convergem mais de uma linguagem. Atentando-se para essas transformações e inspirados nos padrões da Gramática Sistêmico-Funcional, (HALLIDAY, 1985[2004], Kress e van Leeuwen (1996; 2001[2006]) desenvolveram a Gramática do Design Visual, relacionando as metafunções (ideacional, interpessoal e textual) de Halliday com o estudo de imagens, resultando em uma ferramenta de letramento para análises imagéticas, em que é possível verificar diferentes modos de representação e significação em estruturas visuais. Em interlocução com o estudos de Halliday e de Kess e van Leewen, acrescentamos os estudos de Fairclough (2001), para quem a reconfiguração da linguagem e a revolução tecnológica contribuíram para a sofisticação e empoderamento da linguagem publicitária, que se utiliza de plataformas digitais para influenciar globalmente, construindo discursos, práticas sociais, estilos de vida, relações de poder e identidades de leitores- consumidores. Posto isso, pretendemos responder, através do gênero publicitário, aos seguintes questionamentos: Como os processos são escolhidos e articulados para promover significações por intermédio da metafunção ideacional? Como modos semióticos influenciam as relações no sistema modo e modalidade da metafunção interpessoal? Como as categorias de análise visual representacionais e interativas compõem os significados idealizados pelos publicitários? Como a junção de elementos verbais, visuais e discursivos (Faircloug,2001) se tornam estratégias publicitárias capazes de transformar uma realidade objetiva em fantasias perceptivas da realidade, construindo ideologias, identidades e práticas sociais? Atrelada a esses questionamentos, levantamos a hipótese de que práticas publicitárias costumam associar a identidade dos consumidores e valores abstratos almejados por eles a produtos e marcas. Dessa forma, quando uma empresa escolhe, na elaboração do anúncio, representar um estilo de ser desejado no contexto social, agregado a valores importantes para consumidores, eles sentir-se-ão, pelo processo de identificação, parte da marca. Com a proposição desse estudo, buscaremos não só contribuir para pesquisas da língua em uso, como também apresentar uma análise interdisciplinar entre a Gramática Sistêmico- Funcional, Gramática do Design Visual e Análise crítica do discurso, pois a interlocução dessas teorias fornecem uma visão mais abrangente dos inúmeros elementos semióticos que compõem o anúncio publicitário.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Arlete Ribeiro Nepomuceno - Coordenador / Vera Lúcia Viana de paes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Arlete Ribeiro Nepomuceno. |
6. | 2016-Atual. A Poética Urbana de Charles Dickens: Espaço e Figuração em Bleak House e Little Dorrit Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Simone Aparecida Aguiar - Coordenador / Geraldo Magela Cáffaro - Integrante. Membro: Simone Aparecida Aguiar. Descrição: O Projeto busca investigar aspectos da ?poética urbana? de Charles Dickens em dois romances de sua fase tardia: Bleak House e Little Dorrit. Pautado em teorias e conceitos sobre a categoria do espaço, o projeto sintoniza-se com tendências contemporâneas nos estudos literários e contribui para ampliar o conhecimento sobre a obra de Dickens no Brasil, ainda carente de pesquisas nessa área. As análises a ser realizadas levarão em conta as diversas descrições utilizadas pelos narradores (ou expressas pelo olhar dos personagens) para sublinhar características específicas de espaços da cidade, descrições marcadas pela força do imaginário e alta carga figurativa. As dimensões sociais e ideológicas subjacentes à ?poética urbana? de Dickens terão lugar de destaque nas discussões a ser realizadas e fenômenos como o trabalho infantil e o slumming serão discutidos sob uma perspectiva histórica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Geraldo Magela Cáffaro - Coordenador / Simone Aparecida Aguiar - Integrante. Membro: Geraldo Magela Cáffaro. |
7. | 2016-Atual. Alterografias: organização, digitalização e interpretação teórico-literária da produção escrita do engenheiro André Rebouças (1838/1898) Descrição: Este projeto constitui proposta de organização, transliteração e interpretação da produção escrita de André Rebouças (1838/1898), estrategista e patrocinador do movimento social pela abolição da escravatura no Brasil a partir de 1880. Rebouças escreveu - em consonância com sua formação, com o ofício de professor e o compromisso com a luta por justiça social - textos técnicos, científicos, jornalísticos, didáticos, memorialísticos, artigos sobre temas diversos, ensaio sobre agricultura, manifestos abolicionistas, narrativas de viagem, diários, correspondência e tantos outros trabalhos ?não-literários?. Propõe-se, com os recursos teórico-metodológicos dos estudos culturais e pós-coloniais, interpretar esse arquivo textual a partir da própria escrita, com vistas a elucidar índices de alteridade, da condição de outro, a ?grafia? de um sujeito negro que configuraria uma espécie de ?alterografia?, um gesto que, em sua aparente anulação do ?auto?, em sua recusa à conformação a uma narrativa autobiográfica convencional, denuncia o caráter conflituoso, agônico, do sujeito barrado pelo racismo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anelito Pereira de Oliveira - Coordenador. Membro: Anelito Pereira de Oliveira. |
8. | 2016-Atual. Arcaísmos no Português Falado pelos Gurutubanos ? Minas Gerais Descrição: Nesta proposta de pesquisa, pretende-se estudar casos de conservadorismos/arcaísmos, ou seja, verificar se os traços arcaicos encontrados no português brasileiro registrados no vernáculo falado pelos gurutubanos apontam para a hipótese da retenção linguística de traços do português europeu ou do português resultante do convívio com línguas diversas: africanas ou indígenas, a das transformações linguísticas-variação e mudança- pelas quais a língua passou, em seu processo histórico em nosso país. Este projeto justifica-se pelo fato de que essas formas linguísticas são empregadas como marcas de um grupo identitário rural e étnico diferente dos demais grupos brasileiros que se encontram em vias de extinção. Trata-se de uma variante/dialeto que sofre a concorrência das variantes irmãs, a culta e a popular; são arcaísmos, segundo a literatura, que sofrem o descaso dos falantes brasileiros ?não gurutubanos?, usuários das variantes do português culto e popular.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Socorro Vieira Coelho - Coordenador. Membro: Maria do Socorro Vieira Coelho. |
9. | 2016-Atual. Da Adoção de Livros à Filiação de Outras Leituras, Projeto Adote um Livro Descrição: Este projeto caracteriza-se pelas observações da evolução concretizada e da reapresentação do Projeto Adote um Livro, cujo objeto enfoca a publicação de trinta e quatro (34) livros no recorte da chamada literatura infantil e infanto-juvenil com temática central do universo mineiro; do lançamento das publicações em espaços escolares e comunidades de baixa acessibilidade; das palestras relativas ao contexto da literatura e da produção dos livros do projeto; do lançamento oficial dos livros e do trabalho consequente ao projeto em movimento. Projeto Aceito para Apresentação no 7º SEMINÁRIO DE LITERATURA DA UFSC/setembro/2016). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Aparecida Oliveira de Carvalho - Integrante / Ivane Laurete Perotti - Coordenador. Membro: Maria Aparecida Oliveira de Carvalho. |
10. | 2016-2017. Entre crenças e chistes: Machado para jovens Descrição: Projeto de pesquisa Bic Júnior, com uma estudante de Ensino médio. A proposta busca aprimorar a leitura da aluna, com base na obra machadiana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aurora Cardoso de Quadros - Coordenador / Lorrany Niz Ferreira - Integrante. Membro: Aurora Cardoso de Quadros. |
11. | 2016-Atual. Estudos, pesquisas e práticas de letramento acadêmico Descrição: Analisar produção de textos alunos curso letras português. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (90) . Integrantes: Terezinha Maria Marques Teixeira - Coordenador / Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho - Integrante. Membro: Terezinha Maria Marques Teixeira. Descrição: Projeto objetivando o desenvolvimento de ações de estudos pesquisas e práticas sobre a estrutura e as configurações de linguagem de textos acadêmicos científicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho - Coordenador / MARQUES, Terezinha Maria - Integrante / Carla Roselma Athayde Moraes - Integrante. Membro: Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Roselma Athayde Moraes - Integrante / Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho - Coordenador. Membro: Carla Roselma Athayde Moraes. |
12. | 2016-2017. Nos labirintos das correspondências de Autran Dourado Descrição: Estudo das correspondências trocadas entre Autran Dourado e escritores modernistas mineiros e entre seus leitores, editores e tradutores. Análise das discussões teóricas e críticas sobre a produção literária autraniana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Osmar Pereira Oliva - Coordenador / Leonardo Macedo Freire - Integrante / Fernanda Figueiredo - Integrante. Membro: Osmar Pereira Oliva. |
13. | 2016-Atual. NÃO BASTA PODER TOMAR A PALAVRA, É NECESSÁRIO SER LEVADO A SÉRIO: a degenerescência do gênero discurso político em tempos de recategorizações de objetos sociais dispersos do mundo simbólico Descrição: Esta pesquisa tem como tema investigar a sujeição do discurso político ao desgaste ou a uma transfiguração, no cenário brasileiro. Seu objetivo geral é analisar esse gênero na atualidade, considerando a instauração de uma nova ética desse discurso ou uma tendência à sua degenerescência pelas recategorizações de objetos sociais dispersos do mundo simbólico. Epistemologicamente, será empreendida revisão da bibliografia teórica acerca do discurso político, na AD, considerando os estudos de Pêcheux, Charaudeau, Foucault, Maingueneau, entre outros. A metodologia requer uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, descritivo e analítico. Para analisar recortes de textos midiáticos que abordem especificidades do cenário político brasileiro, será feito um levantamento do perfil das duas instâncias principais envolvidas, a política e a cidadã, com coleta de textos, na mídia, sobre eventos políticos, de 2013 a 2016, período que remonta aos movimentos sociais urbanos brasileiros, também de textos subsidiadores da próxima campanha à presidência (2018), em pré-campanhas, veladas, que costumam ser idealizadas pelos políticos e partidos, além da seleção de textos para análises acerca da existência de uma degenerescência do discurso político, da manutenção desse discurso ou da abertura de uma nova ordem na política brasileira que configure uma nova ética no discurso político.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Márcia Ruas de Aquino - Coordenador. Membro: Ana Márcia Ruas de Aquino. |
14. | 2016-Atual. PESQUISA SOBRE APRENDIZAGEM E PRODUÇÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOS PARA O CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊS DA UAB/Unimontes Descrição: O presente projeto focaliza um conjunto de gêneros acadêmicos que compõe um gênero maior denominado de caderno didático, produzido pela Universidade Estadual de Montes Claros para atender aos cursos de formação de professor a distância da Universidade Aberta do Brasil/Unimontes. O objetivo central deste estudo é descrever e analisar como gêneros acadêmicos são adquiridos e apreendidos por diferentes professores(autores), revelando as ações que envolvem a negociação entre a instituição que solicita a produção e a ação individual de escrever e selecionar os objetos de ensino, a progressão e a organização de cada uma das unidades que forma os cadernos didáticos. Assim, pretendemos mostrar como é feita a transposição didática (do saber a ensinar ao saber a ser ensinado) em unidades de ensino que deram origem aos cadernos didáticos produzidos para o curso de Letras/ Português. A defesa desta proposta de pesquisa está alicerçada nas seguintes justificativas: 1)Ausência de estudos que reflitam como é realizada a transposição didática de saberes teóricos em material didático apropriado à formação de professores no curso de Letras/Português da UAB/Unimontes; 2)Necessidade de se conhecerem as concepções, metodologias empregadas pelos diferentes autores, tendo em vista o propósito didático e formativo do gênero produzido. É preciso saber e descrever se houve acordo na seleção e adoção de estratégias na elaboração do material didático, por diferentes autores, o que significa a modelização didática de saberes teóricos. Para empreender essa discussão, elegemos as contribuições das abordagens sócio-retórica e sócio-discursivas para o estudo dos gêneros textuais/discursivos, com destaque para as reflexões de Swales apud Hemas; Biasi-Rodrigues (2005), especialmente para aplicação de suas reflexões no estudo e análise de gêneros textuais em universo acadêmico e profissional, acrescida da visão psicossociológica de gêneros do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). A metodologia empregada neste trabalho consistiu na composição de uma amostra de 10 cadernos didáticos da área de Linguística, com vistas a analisar e descrever os padrões textuais idênticos que permitem que se reconheçam a função social dos textos e se discriminem as suas diferenças linguísticas e organizacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria Cristina Ruas de Abreu Maia - Coordenador. Membro: Maria Cristina Ruas de Abreu Maia. |
15. | 2016-Atual. Produção de material didático para o ensino de Língua Portuguesa para surdos Descrição: Atualmente, surdos aprendem a modalidade escrita da Língua Portuguesa (LP) em turmas mistas, compostas por alunos surdos e ouvintes, alocadas em escolas inclusivas e, normalmente, retornam à escola, no contraturno, para participar de Atendimento Educacional Especializado (AEE) às suas particularidades linguísticas. É sabido, contudo, que a falta de material didático voltado especificamente para o ensino de LP para surdos torna o AEE imprevisível porque submetido à disposição e competência do professor para a confecção de seu próprio material didático. Para contribuir com esse quadro, esta pesquisa intenciona produzir material didático inovador para o ensino de LP a alunos surdos. Para tanto, pretende-se oferecer aulas de LP (em Libras) para surdos, visando à elaboração e testagem de hipóteses didáticas em ambiente natural de ensino. Este material deverá ser pautado nos princípios da interatividade, dinamicidade e ludicidade, visando o desenvolvimento das competências leitora e escritora. Ao final do projeto, intenciona-se desenvolver um livro didático de português para surdos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Coordenador / Fábia Magali Santos Vieira - Integrante / Themis Farias de França Desiderio - Integrante / Rosana Fróes Santos - Integrante. Membro: Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro. |
16. | 2016-Atual. Raízes Profundas do Branqueamento Descrição: O principal escopo da proposta submetida é desenvolvimento de um trabalho que intensifique a investigação sobre as formas de contenção à mestiçagem empreendidas na Capitania de Minas Gerais, no final do governo de dom Pedro de Almeida Portugal (1717-1721) e durante o governo de dom Lourenço de Almeida (1721-1732).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Aparecida Oliveira de Carvalho - Coordenador / Ivane Laurete Perotti - Integrante / Hilton César de Oliveira - Integrante. Membro: Maria Aparecida Oliveira de Carvalho. |
17. | 2016-2017. Um homem célebre: a conflituosa relação entre Apolo e Dionísio Descrição: Projeto de pesquisa de Iniciação Científica que visa aprofundar a leitura do conto "Um Homem Célebre, de Machado de Assis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aurora Cardoso de Quadros - Coordenador / Ângela Antonini - Integrante. Membro: Aurora Cardoso de Quadros. |
18. | 2016-Atual. À procura da voz - Edição e crítica da obra completa de José Ricardo Pires de Almeida Descrição: Este projeto de pesquisa pretende investigar, nos acervos de obras raras e dos manuscritos da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e de outros acervos e bibliotecas brasileiras, a obra completa, com ênfase nas peças de teatro, de José Ricardo Pires de Almeida. O projeto será desenvolvido em duas fases: a) coleta de dados (cópia das peças existentes) e b) estudo, organização e edição crítica da obra completa desse escritor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Osmar Pereira Oliva - Coordenador. Membro: Osmar Pereira Oliva. |
1. | 2015-Atual. Casa de Pensão e O cortiço, de Aluísio Azevedo: nação e violência no espaço da cidade do Janeiro do século XIX. Descrição: Este projeto busca analisar, comparativamente, os romances Casa de Pensão (1884) e O Cortiço (1890), de Aluísio Azevedo, explorando como as referidas obras propõem imagens da nação brasileira que entrecruzam, no espaço da cidade do Rio de Janeiro, a violência e o progresso. Este expressivo estudo pretende trazer reflexões sobre as questões da identidade e alteridade no Brasil do século XIX, contribuindo para a compreensão sobre nossa formação cultural marcada, simultaneamente, pelo preconceito e pela resistência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Josélia dos Santos Oliveira - Coordenador / Terezinha Taborda Moreira - Integrante. Membro: Josélia dos Santos Oliveira. |
2. | 2015-Atual. Cecília Meireles: Desenhos de uma Paisagem Poética e Grafias do Eu Descrição: O presente projeto tem como objetivo realizar uma investigação sobre a paisagem na poesia de Cecília Meireles em diálogo com a poesia francesa moderna, observando como essa poetisa, ao percorrer diferentes cidades e espaços - quer sejam reais ou imaginários - esboça o retrato de um "eu" que escreve e indaga sobre o processo de criação. Em termos gerais gerais sua proposta consiste em verificar como a poetisa vê e figura a paisagem em suas composições líricas e como a experiência da viagem permite ao sujeito viajante a percepção da paisagem e a grafia do "eu".. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ilca Vieira de Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 12 Membro: Ilca Vieira de Oliveira. |
3. | 2015-Atual. Enciclopédia do grande sertão II: Corpo de Baile Descrição: O objetivo do projeto é, seguindo a proposta realizada com Grande sertão: veredas, elaborar verbetes sobre diferentes temas que comparecem em Corpo de Baile, quais sejam: o sertão, a flora, a fauna, personagens femininas, personagens masculinas, mundo mineral, saudade/brasilidade, produções cinematográficas, toponímia, cartografia, filosofia, personagens marginalizadas, dentre outros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Telma Borges da Silva - Coordenador / Fábio Borges da Silva - Integrante / Patrícia Goulart Tondinelli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Telma Borges da Silva. |
4. | 2015-2016. LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA Descrição: UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC EM Coordenadora - colaboradora não bolsista. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Viviane Rodrigues - Coordenador / Érica Rodrigues Teixeira - Integrante / Édna Alana Xavier Lima - Integrante. Membro: Viviane Rodrigues. |
5. | 2015-2017. Lúcia Miguel Pereira em sua maturidade crítica- escritos da década de 40 e de 50 Descrição: Com a conclusão do Projeto intitulado ?Lúcia Miguel Pereira e a crítica literária nas décadas de 30 e 40? no qual foi estudada a seleção de textos escritos entre os anos 1931 e 1943 e publicados pela autora em importantes jornais e revistas da época, este projeto intenciona dar continuidade aos estudos da crítica produzida por Lúcia Miguel Pereira reunidos no livro Lúcia Miguel Pereira- Escritos da Maturidade, escritos entre 1944 e 1959, ano de sua morte. Nesses textos, encontramos importantes posicionamentos da autora sobre Machado de Assis, a literatura infantil, algumas obras do século XIX, bem como alguns escritores dos primeiros 50 anos do século XX, ainda acerca da literatura estrangeira e sua relação com arte nacional e aspectos gerais da teoria e crítica literária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Coordenador. Membro: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida. |
6. | 2015-2016. Novas tecnologias e escola: diálogos possíveis e necessários para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em uma sociedade na qual imperam textos multimodais Descrição: Este projeto de iniciação científica, intitulado ?Novas tecnologias e escola: diálogos possíveis e necessários para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em uma sociedade na qual imperam textos multimodais?, está interligado às atividades desenvolvidas pelo projeto de pesquisa ?Gêneros discursivos: uma investigação das práticas de letramento e multiletramento na esfera escolar?. Partimos da seguinte questão de pesquisa: na esfera escolar, como o professor pode utilizar os recursos tecnológicos, dentre eles os gêneros que circulam em suportes midiáticos, enquanto ferramentas eficazes capazes de promover novas formas de ensinar e aprender? A partir dessa indagação, ancorados nos pressupostos teóricos que discutem a questão das novas tecnologias na escola ? enquanto uma ferramenta eficaz no processo de ensino-aprendizagem ? e dos multiletramentos (STREET, 2003; ROJO, 2009; 2013), estamos investigando a temática em pauta.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Themis Farias de França Desiderio - Integrante / Eliza Adriana Sheuer Nantes - Coordenador / Ana Paula Pinheiro da Silveira - Integrante / Hudson Rodrigo Cruz - Integrante / Juliana Fogaça Sanches Simm - Integrante / Antonio Lemes Guerra Junior - Integrante / Ednéia de Cássia Santos Pinho - Integrante. Membro: Themis Farias de França Desiderio. |
7. | 2015-Atual. NUPEVAR - Núcleo de Pesquisa em Variação Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Alice Mota - Coordenador / Jânia Martins Ramos - Integrante / Sueli Maria Coelho - Integrante. Membro: Maria Alice Mota. |
8. | 2015-Atual. Onomástica Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Sandra Ramos de Oliveira Duarte Gonçalves - Coordenador / Ana Caroline Lopes de Souza - Integrante / Maria Luiza Ornellas Rios Nogueira - Integrante / Dorival Souza Barreto Júnior - Integrante / Mariana Moura Cotta - Integrante. Membro: Sandra Ramos de Oliveira Duarte Gonçalves. |
9. | 2015-2016. Os Sermões: aspectos filosóficos, expressivos e sociais Descrição: Projeto de Iniciação científica com 3 acadêmicos, sobre a produção jesuítica, especialmente os sermões de Vieira e as Cartas de Anchieta.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Aurora Cardoso de Quadros - Coordenador / Ângela Antonini - Integrante / Wandeir Souza - Integrante / Gabriel Botelho - Integrante. Membro: Aurora Cardoso de Quadros. |
10. | 2015-Atual. Pesquisa sobre aprendizagem e produção de gêneros acadêmicos para o curso de letras/português da UAB/Unimontes Descrição: O projeto tem como objetivo parcial refletir sobre o processo de escrita colaborativa de um conjunto de material didático específico composto por quatro diferentes cadernos didáticos produzidos por professores-autores para atender a formação de professores do curso de Letras/Português do Sistema Universidade Aberta do Brasil?UAB em parceria com Universidade Estadual de Montes Claros ? Unimontes - na modalidade a distância. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Maria da Penha Brandim de Lima - Integrante / Maria Cristina Ruas de Abreu Maia - Coordenador. Membro: Maria da Penha Brandim de Lima. |
11. | 2015-Atual. Programa de Pós-graduação em Letras/ Estudos Literários Literatura Brasileira Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Coordenador / Ilca Vieira Oliveira - Integrante. Membro: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida. |
1. | 2014-2016. Do sertão para o mundo: contribuições da literatura para a construção do audiovisual brasileiro Descrição: O que proponho com este projeto é analisar as contribuições da literatura, e em especial da literatura de temática sertaneja, na consolidação da produção audiovisual brasileira. O interesse pelo assunto surgiu a partir de estudos que apontam para o fato de que as adaptações literárias que tem o espaço e a cultura sertaneja como tema, resultam, quase sempre, em obras de reconhecido valor estético e são, ao mesmo tempo, sedutoras para o grande público. Levando em conta dados e opiniões de estudiosos das comunicações de massa, que apontam para o fato de que os altos índices de audiência quase sempre andam na contramão da ?qualidade?, o objetivo da pesquisa aqui proposta é analisar algumas obras que se mostraram como exceções. Para o estudo, selecionamos produções audiovisuais, de diferentes autores e épocas, quais sejam: o filme Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos, 1963), e as minisséries Grande Sertão: Veredas (Walter Avancini, 1985), "O auto da compadecida (Guel Arraes, 1999) e "Hoje é dia de Maria", adaptadas, respectivamente, das obras de Graciliano Ramos, João Guimarães Rosa, Ariano Suassuna e da cultura popular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andrea Cristina Martins Pereira - Coordenador. Membro: Andrea Cristina Martins Pereira. |
2. | 2014-2017. INFÂNCIA EM DIÁLOGOS: A LITERATURA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA PELAS LETRAS DE ESCRITORAS MINEIRAS Descrição: A literatura infantojuvenil brasileira é lacunar, olvidando, às vezes, importantes nomes de escritoras das primeiras décadas do século XX. Escritoras como Henriqueta Lisboa, Alexina Magalhães Pinto e Lúcia Miguel Pereira ? entre outras ? escreveram, em sua época, obras dignas de nota, mas, contemporaneamente, estão esquecidas do público leitor. Considerando esta problemática, esta pesquisa propõe-se a investigar, catalogar e propor uma interpretação das obras das autoras mineiras referidas ? e outras, cujos nomes estão relacionados neste projeto ? e apresentar uma reflexão crítico-estética sobre as mesmas. A pesquisa (de caráter bibliográfico e documental, que se desenvolverá em dois anos) será realizada, em parte, no Acervo de Escritores Mineiros da Universidade Federal de Minas Gerais, na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro e na Fundação Rui Barbosa. Como resultado da pesquisa, pretende-se elaborar um documento sobre a história da literatura infantojuvenil mineira da primeira metade do século XX, do ponto de vista das escritoras mineiras contemporâneas do movimento modernista.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rita de Cássia Silva Dionísio Santos - Integrante / Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Rita de Cássia Silva Dionísio Santos. Descrição: A literatura infantojuvenil brasileira é lacunar, olvidando, às vezes, importantes nomes de escritoras das primeiras décadas do século XX. Escritoras como Henriqueta Lisboa, Alexina Magalhães Pinto e Lúcia Miguel Pereira ? entre outras ? escreveram, em sua época, obras dignas de nota, mas, contemporaneamente, estão esquecidas do público leitor. Considerando esta problemática, esta pesquisa propõe-se a investigar, catalogar e propor uma interpretação das obras das autoras mineiras referidas ? e outras, cujos nomes estão relacionados neste projeto ? e apresentar uma reflexão crítico-estética sobre as mesmas. A pesquisa (de caráter bibliográfico e documental, que se desenvolverá em dois anos) será realizada, em parte, no Acervo de Escritores Mineiros da Universidade Federal de Minas Gerais, na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro e na Fundação Rui Barbosa. Como resultado da pesquisa, pretende-se elaborar um documento sobre a história da literatura infantojuvenil mineira da primeira metade do século XX, do ponto de vista das escritoras mineiras contemporâneas do movimento modernista.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Coordenador / Rita C. Dionísio - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida. |
3. | 2014-2016. Moral e Consciência entre a fábula e a peça teatral-Um estudo da poética de Oscar von Pfuhl Descrição: Pesquisa literária na dramaturgia infanto-juvenil em publicações de Oscar Von Pfuhl. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia de Andrade Souto - Coordenador. Membro: Cláudia de Andrade Souto. |
4. | 2014-Atual. Narrativas e poéticas Foto-Textuais. Articulações ente Imagem fotográfica e texto Descrição: No recorte desta pesquisa, interessam as múltiplas formas de articulação entre texto e fotografia. Aprofundar o mapeamento e as abordagens discursivas e teóricas realizadas até hoje, dessas múltiplas práticas narrativas que, como a foto-novela, a fotorreportagem e o romance contemporâneo, dão conta de múltiplos entrecruzamentos entre fotografia e narração. A minha contribuição neste projeto está focada na pesquisa que estou realizando nos usos e inserções da imagem fotográfica na obra narrativa do escritor alemão Georg W. Sebald.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Oliveira de Carvalho - Integrante / Adolfo Enrique Cifuentes - Coordenador. Número de produções C, T A: 3 Membro: Maria Aparecida Oliveira de Carvalho. |
5. | 2014-Atual. ONOMÁSTICA E IDENTIDADE: a construção da identidade do montes-clarense a partir dos nomes próprios nos registros de batizados da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José (1900-1910) Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Dorival Souza Barreto Júnior - Coordenador / Sandra Ramos de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Dorival Souza Barreto Júnior. |
6. | 2014-Atual. rojeto Entre-lugares da literatura da diáspora brasileira: Processos de alteridade e constituição de um público-leitor Descrição: Este desdobramento autônomo do projeto "Entre-lugares da literatura da diáspora brasileira", é coordenado pela professora Else R. P. Vieira (do Queen Mary University of London), na qualidade de professora e pesquisadora visitante do exterior junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora, sob os auspícios da CAPES. O projeto constituiu um grupo de pesquisa, composto de seis doutorandos, três mestrandas e a coordenadora. A partir de metodologia específica desenvolvida pelo Projeto, ele investiga, sistematicamente, a questão crucial da constituição de um público-leitor por escritores brasileiros que residem e produzem seus textos no exterior e que, em geral, escrevem em português e publicam no Brasil. As ações editoriais e os processos de alteridade de dez escritores que estiveram presentes no II Encontro Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora, no âmbito do Projeto, em maio de 2014, foram investigados em profundidade. A produção prevista de um livro representará um grande passo na criação de uma fortuna crítica para esses autores... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (6) . Integrantes: Dulcilene Brito Lopes - Coordenador / Julia Luiza Bento Pereira - Integrante / Héllen Rodrigues Oliveira Góis - Integrante / Cinthia Lopes de Oliveira - Integrante / Edmon Neto de Oliveira - Integrante / Hideíde Aparecida Gomes de Brito Torres - Integrante / João Felipe Barbosa Borges - Integrante / Maria Cristina de Melo - Integrante / Karla Helena Dávila Munck - Integrante / Else Ribeiro Pires Vieira - Integrante. Membro: Dulcilene Brito Lopes. |
7. | 2014-Atual. Transculturação em "O Mulo" e "Utopia Selvagem", de Darcy Ribeiro Descrição: A proposta desta pesquisa é investigar a transculturação narrativa e cultural nos romances O Mulo e Utopia Selvagem, de Darcy Ribeiro. Nesses termos, nossa intenção é esclarecer qual a relação das obras do autor com o projeto literário proposto por Ángel Rama em 1970.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elise Aparecida de Oliveira Souza - Coordenador. Membro: Elise Aparecida de Oliveira Souza. |
8. | 2014-2016. VENTOS DO APOCALIPSE: as representações da vida e da morte em imagens de violência e guerra Descrição: O objetivo deste projeto é promover discussões e reflexões sobre como Paulina Chiziane, no romance Ventos do apocalipse, utiliza o imaginário para testemunhar traumas da guerra civil moçambicana, articulando as categorias vida e morte a partir de imagens de violência e guerra. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Katya Queiroz Alencar - Coordenador / Analúcia I. O. Camargo - Integrante. Número de produções C, T A: 1 Membro: Katya Queiroz Alencar. |
9. | 2014-Atual. Why Cube: Estratégias de Visibilidade da Arte Descrição: Why Cube: Estratégias de Visibilidade da Arte. O projeto geral visa explorar o espaço expositivo das Belas Artes ou Artes Visuais (o museu, a galeria) nas suas relações e contatos com outras mídias. Contribuo nesta pesquisa através da poesia concreta como divisor de águas na entrada da poesia no espaço de exposições. A materialidade e espacialidade do texto, a performatividade e a musicalidade do seu momento de execução. Esses elementos de transdisciplinaridade e de transtextualidade levaram a poesia concreta a conversar com o sistema Artes Visuais, e a usar o formato exposição como possibilidade de presença em outros espaço, em diálogo enriquecido com outros códigos estéticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria Aparecida Oliveira de Carvalho - Integrante / Adolfo Enrique Cifuentes - Coordenador / Mariana Roque - Integrante. Número de produções C, T A: 6 Membro: Maria Aparecida Oliveira de Carvalho. |
1. | 2013-Atual. ?dizer? e o ?fazer? dos Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental nas Escolas Públicas de Montes Claros ?. Descrição: A pesquisa integra-se às pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Montes Claros, numa interface, principalmente, entre os campos da Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna e da Análise do Discurso, bem como outros campos do saber que inter-relacionam com o ?dizer e o fazer? de professores de língua portuguesa que atuam no ensino fundamental nas escolas públicas de Montes Claros. O tema justifica-se pelo fato de percebermos no dia-a-dia do meu trabalho com estagiários do Curso de Letras Português, durante o acompanhamento e orientação de estágio supervisionado, que o ?dizer? e o ?fazer? para e na sala de aula de língua portuguesa, às vezes contêm convicções e contradições que caminham inversamente às tendências do ensino de língua materna e às orientações dos sistemas oficiais de ensino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariléia de Souza - Coordenador / Aurinete Barbosa Tiago - Integrante / Danielle Ferreira de Souza - Integrante / Claudia Adriana Souza Santos - Integrante. Membro: Mariléia de Souza. |
2. | 2013-Atual. ?Identidade de Professores de Língua Portuguesa: Representações de Egressos? Descrição: Análise de memoriais elaborados por professores de língua portuguesa, egressos da Universidade Estadual de Montes Claros, que atuam no ensino fundamental nas escolas de Montes Claros. Busca-se identificar a identidade de egressos, através das representações reveladas nos memorias e dos mecanismos enunciativos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariléia de Souza - Coordenador / Aurinete Barbosa Tiago - Integrante / Claudia Adriana Souza Santos - Integrante / Daneille Ferreira de Souza - Integrante. Membro: Mariléia de Souza. |
3. | 2013-Atual. A escrita do corpo no corpo da escrita: a problemática do "eu" em José Craveirinha, Anelito de Oliveira e Osmar Oliva Descrição: Projeto de doutorado aceito e em desenvolvimento na Universidade Federal de Juiz de fora. Atualmente institucionalizado na Universidade Estadual de Montes Claros/ Unimontes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Dulcilene Brito Lopes - Coordenador. Membro: Dulcilene Brito Lopes. |
4. | 2013-Atual. Centro de Comunicação e Referência Audiovisual Descrição: Possibilitar aos seus programas gestores, docentes e discentes conectarem-se nacional e internacionalmente com outras universidades e centros de excelência científica através de videoconferências ? com consequentemente incremento dos intercâmbios interinstitucionais ?; possibilitará ainda o registro de palestras, conferências, mesas-redondas e de outros encontros científicos, bem como a gravação de entrevistas com escritores, personalidades e intelectuais, com vista à formação de acervo digital de documentos audiovisuais, o que, seguramente, constituir-se-á importante e original fonte de pesquisa para pesquisadores da Unimontes e de todo o Norte de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (26) . Integrantes: Elcio Lucas de Oliveira - Coordenador / Ilca Vieira de Oliveira - Integrante / Telma Borges - Integrante / Osmar Pereira Oliva - Integrante / Anelito Pereira de Oliveira - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante. Membro: Elcio Lucas de Oliveira. |
5. | 2013-2017. Programa de Pós-graduação em letras/estudos literários/literatura brasileira- Projeto DEG-00009-13 Descrição: Este projeto tem como objetivo geral contribuir para com a formação de professores para a docência em ensino de literatura e formação do leitor e, também estudar a literatura brasileira, dando ênfase aos autores e obras de Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (32) . Integrantes: Ilca Vieira de Oliveira - Coordenador / Maria Generosa Ferreira Souto - Integrante / Osmar Pereira Oliva - Integrante / Elcio Lucas de Oliveira - Integrante / Rodrigo Guimarães Silva - Integrante / Telma Borges da Silva - Integrante / Alba Valéria Niza Silva - Integrante / Cláudia de Jesua Maia - Integrante / Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes e Almeida - Integrante / Rita de Cássia Silva Dionísio - Integrante / Ivana Ferrante Rebello - Integrante / Alex Fabiano Correia Jardim - Integrante / Anelito Pereira de Oliveira - Integrante / Andrea Cristina Martins de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 3 Membro: Ilca Vieira de Oliveira. |
6. | 2013-2016. Representações de Linguagem de Professores de Língua Portuguesa do Sistema Público de Ensino daCidade de Montes Claros e os Possíveis Impactos na Prática Docente Descrição: Descrição: Este trabalho se propões a relacionar as representações de linguagem dos professores de língua portuguesa de escolas públicas de Montes Claros às teorias que lhes são subjacentes e à sua prática. A pesquisa encontra-se em fase de estudos bibliográficos que estão ancorados na Teoria das Representações Sociais, tendo em vista o seu imbricamento com a vida cotidiana e com a formação da identidade. como pelo fato de as representações sociais constituírem-se, enquanto processo de mediação da relação homem-mundo, uma possibilidade a cada um em particular e de todos, em geral, posto tratar-se de processo de apropriação do mundo e da construção de cada um em contato com este mundo. Partimos do pressuposto que, no fazer do professor e no seu dizer sobre o seu fazer, é possível encontrar traços comuns e traços específicos nas suas escolhas para a sua ação docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Danielle Ferreira de Souza - Integrante / Aurinete Barbosa Tiago - Integrante / Mariléia de Souza - Coordenador / Cláudia Adriana Souza Santos - Integrante. Membro: Danielle Ferreira de Souza. Descrição: Este trabalho se propões a relacionar as representações de linguagem dos professores de língua portuguesa de escolas públicas de Montes Claros às teorias que lhes são subjacentes e à sua prática. A pesquisa encontra-se em fase de estudos bibliográficos que estão ancorados na Teoria das Representações Sociais, tendo em vista o seu imbricamento com a vida cotidiana e com a formação da identidade. como pelo fato de as representações sociais constituírem-se, enquanto processo de mediação da relação homem-mundo, uma possibilidade a cada um em particular e de todos, em geral, posto tratar-se de processo de apropriação do mundo e da construção de cada um em contato com este mundo. Partimos do pressuposto que, no fazer do professor e no seu dizer sobre o seu fazer, é possível encontrar traços comuns e traços específicos nas suas escolhas para a sua ação docente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aurinete Barbosa Tiago - Integrante / Danielle Ferreira de Souza - Integrante / Cláudia Adriana Souza Santos - Integrante / Mariléia de Souza - Coordenador. Membro: Aurinete Barbosa Tiago. |
7. | 2013-2016. Ética, direitos autorais e produção acadêmico-científica na contemporaneidade Descrição: Este estudo promove uma discussão sobre a a produção do conhecimento dito científico na contemporaneidade com o objetivo de apontar o lugar da ética e da noção de direitos autorais na formação de jovens pesquisadores. A partir da associação dos campos da Sociologia da Ciência e do Direito, investiga-se se há espaço para a discussão de questões de ética e de direitos autorais no bojo de ementas de cursos de graduação e pós-graduação dos cursos de Letras, Educação e Direito de três universidades federais. Intenciona-se, a partir daí, refletir sobre as ressonâncias da inclusão ou exclusão dessa discussão no âmbito da universidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Integrante / Cynara Silde Mesquita Veloso - Coordenador / Regina Célia Fernandes Teixeira - Integrante / Erika Karine Ramos Queiroz - Integrante. Membro: Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro. |
1. | 2012-Atual. 2666. Proliferação, contaminação, saturação, transparência: geografias narrativas Descrição: Pós doutorado em literatura hispano-americana com ênfase na produção do escritor chileno Roberto Bolaño.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Aparecida Oliveira de Carvalho - Coordenador / Graciela Inés Ravetti - Integrante. Número de produções C, T A: 3 Membro: Maria Aparecida Oliveira de Carvalho. |
2. | 2012-Atual. Intérpretes dos Gerais Descrição: trata-se de projeto de natureza interdisciplinar que tem por objetivo, catalogar, estudar e analisar obras literárias de autores do norte de Minas erais. G. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ivana Ferrante Rebello e Almeida - Coordenador / BORGES, Telma. - Integrante / LEITE, Marta verônica Vasconcelos. - Integrante / João Batista Costa - Integrante. Membro: Ivana Ferrante Rebello e Almeida. |
3. | 2012-Atual. Intérpretes dos Gerais Descrição: Projeto de natureza interdisciplinar, cujo objetivo é investigar, estudar e analisar a literatura produzida no norte de Minas Gerais, inicialmente representada pelos autores Petrônio Braz, Hermes de Paula e Cândido Canela.Pretende-se com esta pesquisa estabelecer bases de investigação e análise da identidade literária catrumana, divulgando as escritas regionais e suas características.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ivana Ferrante Rebello e Almeida - Coordenador / BORGES, Telma. - Integrante / João Batista Costa - Integrante / Marta Verônica Leite Vasconcelos - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Montes Claros - Remuneração. Membro: Ivana Ferrante Rebello e Almeida. |
4. | 2012-2016. O INSÓLITO E O ABSURDO EM FRANZ KAFKA, MURILO RUBIÃO E MODESTO CARONE Descrição: Esta pesquisa ? cujo objeto são contos dos livros Narrativas do espólio, de Franz Kafka, Obra Completa, de Murilo Rubião e Por trás dos vidros, de Modesto Carone ? propõe-se, em uma perspectiva comparatista, a investigar os aspectos insólitos e absurdos presentes nas narrativas desses autores e de que forma o fantástico presente nesses contos mostra-se harmonizado (ou não) com as modificações pelas quais o gênero passou desde o século XIX até a contemporaneidade ? em especial, no que diz respeito à historiografia literária do Brasil e de Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Silva Dionísio Santos - Coordenador. Número de produções C, T A: 15 / Número de orientações: 5 Membro: Rita de Cássia Silva Dionísio Santos. |
5. | 2012-Atual. Português Língua Estrangeira: pronuncia, cultura, léxico e gramática do Português brasileiro Descrição: Especialista na área de Mídias na Educação pela UNIMONTES Especialista na área de Coordenação Pedagógica pela UFV Mestrando do Programa de Língua Portuguesa da PUC/SP Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa: NUPPLE - Núcleo de Pesquisa e Ensino Português Língua Estrangeira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ciro Carlos Antunes - Coordenador. Membro: Ciro Carlos Antunes. |
1. | 2011-Atual. A construção da poesia de Osvaldo André de Mello: gênese e memória textual Descrição: O presente projeto pretende analisar o percurso de criação do poeta mineiro Osvaldo André de Mello, através de seus arquivos e biblioteca, da marginália e da representatividade de suas leituras no processo de criação. Através desse exame, é nossa intenção buscar a presença / recorrência de traços / marcas que possam configurar um tipo de imaginário social constituído a partir de uma determinadas formação histórico-cultural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alba Valéria Niza Silva - Coordenador. Membro: Alba Valéria Niza Silva. |
2. | 2011-Atual. ESCRITORAS BRASILEIRAS NO ALMANAQUE DE LEMBRANÇAS LUSO-BRASILEIROI Descrição: A pesquisa é parte de um projeto mais amplo, coordenado pelo CLEPUL, da Universidade de Lisboa, pelas professoras Vania Chaves e Isabel Lousada, que pretende realizar o levantamento das escritoras portuguesas e brasileiras que colaboraram no Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro, hoje ignoradas pela História da Cultura, embora muitas tenham tido projeção na época e ganho a admiração de seus pares e editores. O projeto visa também resgatar a produção dessas autoras, construir sua biobibliografia, analisar seus textos e mostrar quão fértil e interessante foi a sua intercomunicação. O Almanaque circulou em Portugal e no Brasil ao longo de 8 décadas, de 1852 a 1932. A equipe brasileira, sob minha coordenação, está encarregada do levantamento dos nomes das senhoras brasileiras, bem como da organização de livros coletivos e individuais sobre as mais importantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Socorro Vieira Coelho - Integrante / CONSTÂNCIA LIMA DUARTE - Coordenador. Membro: Maria do Socorro Vieira Coelho. |
3. | 2011-Atual. GRUPO DE PESQUISA EM DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA Descrição: O GPDS é formado por pesquisadores e estudantes de diversas instituições Universitárias (UFOP, USP, UniMontes, PUC Minas, Estácio de Sá). - Membros do grupo têm participado de eventos científicos na UFOP e em outras instituições universitárias, como congressos, seminários, simpósios, workshops. Além disso publicados os resultados das pesquisas realizadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Doutorado: (5) . Integrantes: Maria do Socorro Vieira Coelho - Integrante / GONÇALVES, Clézio Roberto - Coordenador. Membro: Maria do Socorro Vieira Coelho. |
4. | 2011-Atual. O Erotismo em viagem, de Ceília Meireles Descrição: Projeto institucionalizado de mestrado... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcilene Brito Lopes - Coordenador. Membro: Dulcilene Brito Lopes. |
1. | 2010-Atual. Cervantes: poética, retórica e formas discursivas na Espanha dos séculos XVI e XVII Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eleni Nogueira dos Santos - Coordenador / Maria Augusta da Costa Vieira - Integrante. Membro: Eleni Nogueira dos Santos. Descrição: O presente projeto de pesquisa sob a coordenação da Professora Dra. Maria Augusta da Costa Vieira objetiva pesquisar as representações literárias cervantinas bem como as demais representações do século de ouro espanhol nas seguintes linhas de pesquisa: Poética e retórica nos séculos XVI e XVII espanhóis Reescrituras cervantinas. Projeções de Don Quijote na literatura brasileira. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . Integrantes: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Integrante / Maria Augusta da Costa Vieira - Coordenador. Membro: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida. |
2. | 2010-Atual. Discurso docente: teorias e estratégias de leitura em escolas públicas de Montes Claros ? MG Descrição: Explicitar, com base nos relatos orais dos professores, a aplicabilidade das estratégias de leitura usadas em sala de aula, para o desempenho das atividades de leitura.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Terezinha Maria Marques Teixeira - Integrante / Hug Mari - Coordenador. Membro: Terezinha Maria Marques Teixeira. |
1. | 2009-Atual. NUPEVAR - Núcleo de Pesquisa em Variação Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Alice Mota - Integrante / Jânia Martins Ramos - Coordenador. Membro: Maria Alice Mota. |
1. | 2008-Atual. Cidades de Minas na poesia brasileira do século XX Descrição: O presente projeto tem como objeto de estudo as imagens das cidades de Minas nos textos literários do século XX, especificamente dos poetas: Oswald de Andrade, Murilo Mendes, Emílio Moura, Affonso Ávila, Gilberto Mendonça Teles e Osvaldo André de Mello em contraponto com as imagens representadas na poesia dos árcades: Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga e do poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Alba Valéria Niza Silva - Integrante / Ilca Vieira de Oliveira - Coordenador / Débora de Souza Mendes - Integrante / Priscila de Castro Leitão - Integrante / Marina Letícia Câmara - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Montes Claros - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Alba Valéria Niza Silva. |
1. | 2006-Atual. GRUPO DE PESQUISA LETRAS DE MINAS Descrição: O Grupo de Pesquisa Letras de Minas, vinculado à Faculdade de Letras da UFMG desde 2007, tem como objetivo reunir pesquisador@s interessad@s no estudo da obra de escritoras brasileiras. Formado por mestres, doutoras e estudantes da pós-graduação da UFMG e da PUC Minas, o grupo se reúne regularmente na FALE/UFMG para discutir artigos científicos, textos acadêmicos e planejar eventos e pesquisas em conjunto. O grupo participa ainda de seminários e colóquios de literatura em instituições de todo o país, e publica com regularidade seus trabalhos em livros e periódicos especializados. Eventos já organizados: 1. I Colóquio Escritoras Mineiras: poesia, ficção, memória, em 13 e 14 de maio de 2009. 2. II Colóquio Mulheres em Letras: poesia, ficção, crítica, em 10 e 11 de junho de 2010. 3. III Colóquio Mulheres em Letras: escritoras de ontem e de hoje, em 5, 6 e 7 de maio de 2011 4. IV Colóquio Mulheres em Letras: memória, transgressão, Linguagem, em 30 de maio de 2012. 5. V Colóquio Mulheres em Letras: escrituras, valores, sentidos, em 18 e 19 de abril de 2013. Publicações: 1. "Mulheres de Letras: antologia de escritoras mineiras" Florianópolis: Editora Mulheres, 2008, 390p. ISBN 978-85-86501-75-3 2. "Escritoras Mineiras: poesia, ficção e memória". Belo Horizonte: VivaVoz/FALE, 2010, 125p. ISBN 978-85-7758-088-0 3. "Dicionário biobibliográfico de escritores mineiros". Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010, 380p. ISBN 978-85-7526-383-9. 4. "Escritoras de de ontem e de hoje", com artigos e excertos de obras de 33 escritoras mineiras. Florianopolis: Editora Mulheres, 2012. 5. "Mulheres em Letras: memoria, transgressao, linguagem - Anais do IV Coloquio. Belo Horizonte: VivaVoz/FALE/ UFMG, 2012. 6. "Jornal Mulheres em Letras". Periódico quadrimestral, em seu sexto número, que traz notícias do grupo, artigos, estudos acadêmicos, entrevistas e resenhas, sobre a temática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Socorro Vieira Coelho - Integrante / CONSTÂNCIA LIMA DUARTE - Coordenador. Membro: Maria do Socorro Vieira Coelho. |
1. | 2004-Atual. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO: ENTRE DETERMINAÇÕES DA ENUNCIATIVAS E ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS - FASE II Descrição: O presente projeto visa a analisar e discutir a questão da significação linguística em termos de categorias, parâmetros e princípios advindos das lógicas e associados a fenômenos de ordem de descrição de itens lexicais. Esse processo, que se inicia dentro do Estruturalismo com a análise sêmica/análise componencial, assumiu, na Gramática Gerativa, uma extensão sentencial, a partir da incorporação das funções gramaticais. Por analogia e por semelhanças com o cálculo dos predicados, denominou-se este trajeto da análise da significação linguística como cálculo do significado, fundamentado em princípios de composicionalidade. Os limites conhecidos nesta abordagem e o reconhecimento da importância dos processos enunciativos para análise da significação possibilitaram um avanço da compreensão dos fatos de sentido. Esse avanço, que responde pelo nome de produção do sentido, pretende fazer do processo de significação linguística uma abordagem integradora dos aspectos do cálculo com toda exterioridade advinda dos processos enunciativos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Ana Márcia Ruas de Aquino - Coordenador / Hugo Mari - Integrante / Naíssa de Carvalho Rajão - Integrante / Romison Eduardo Paulista - Integrante / Terezinha Maria Marques Teixeira - Integrante. Membro: Ana Márcia Ruas de Aquino. |
1. | 1992-Atual. LINGUÍSTICA HISTÓRICA Descrição: Desde 1992 recursos humanos têm sido formados na FALE/UFMG, sob orientação do líder do grupo de Lingüística Histórica, que tem como objetivos gerais: a) trabalhar com dados reais de línguas contemporâneas e pretéritas, b) estudar mudanças lingüísticas ' a posteriori`, orientação que se efetiva em seus projetos. Do grupo que então se iniciou, constituído pelo coordenador, mestrandos e bolsistas de IC, 08 tornaram-se docentes da UFMG, atuando na área diacrônica e afins, dos 08, 03 se doutoraram sob orientação da coordenadora deste grupo.02 outras doutoras formaram-se em 2007 e 2008, e se vinculam a outras instituições.O projeto `Pelas trilhas de Minas: as bandeiras e a língua nas Gerais II`, apoiado pela Fapemig (2004 a 2006)foi concluído. O projeto atual apoiado pelo CNPq intitula-se Restrição de uso e retenção lingüística: línguas em extinção.Vinculado a este está o subprojeto sobre a retroflexão do erre no Sul de Minas Gerais e estudos sobre gramaticalização. Desde 1996 um projeto sobre mudanças em línguas em extinção na área românica, o judeu-espanhol e o francoprovençal é desenvolvido.A língua dos 'calons' foi adicionada à nova fase do mesmo,todos esses estudos relacionam-se aos estudos de mudanças na língua portuguesa propriamente, em especial os processos de retenção lingüística na fala rural. O grupo de Lingüística Histórica configura-se como já sedimentado, com linha de trabalho bem definida, as mudanças lingüísticas analisadas `a posteriori` e o equilibrio instável entre mudanca e retencao linguistica o que o individualiza frente a outros que se ocupem de mudanças lingüísticas no país. Um de seus doutores especializou-se em lexicologia e forma um grupo de trabalho vinculado a este , mas independente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria do Socorro Vieira Coelho - Integrante / Maria Antonieta Amarante M. Cohen - Coordenador. Membro: Maria do Socorro Vieira Coelho. |
(*) Relatório criado com produções desde 2016 até 2016
Data de processamento: 31/01/2018 12:52:05