1. | 2016-Atual. Diagnostico da Responsabilidade Fiscal e Social da gestão pública dos municípios mineiros da área da AMANS ? 2015 e 2016 Descrição: Este projeto tem por objetivo elaborar diagnóstico anual da Responsabilidade Fiscal e Social dos municípios mineiros da área da AMAMS, com base na legislação vigente e em estatísticas dos órgãos oficiais. Os objetivos específicos são: coletar os indicadores sociais dos municípios mineiros da área da AMAMS; desenvolver indicador social composto com base nos indicadores, legislação vigente e nas estatísticas oficiais para os municípios mineiros da área da AMAMS; classificar os municípios mineiros da área da AMAMS destacando os melhores e piores do indicador composto; gerar um relatório descritivo e analítico dos resultados do indicador social composto para os municípios mineiros da área da AMAMS e desenvolver sitio de internet para divulgação anual dos resultados e relatório. Na parte metodológica, trata-se de uma pesquisa descritiva com coleta de dados secundários. Os indicadores serão mensurados anualmente, coletados das fontes oficiais dos governos Estadual e Federal relativos aos aspectos de gestão fiscal pública municipal, responsabilidade social e fiscal, gastos com saúde, educação, assistência social e dados ambientais. O universo refere-se aos 92 municípios da área mineira da AMAMS, sendo 89 municipios pertencentes a meso região Norte de Minas Gerais e mais três pertencentes a outras regiões. Os indicadores serão padronizados, calculados de 0 a 1 ( mais perto de 1 melhor, mais perto de zero, pior) de forma a permitir comparações entre os municípios e ao longo do tempo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cleuber Vieira dos Santos da Silva - Integrante / Geraldo Alemandro Leite Filho - Coordenador. Membro: Cleuber Vieira dos Santos da Silva. |
2. | 2016-Atual. Identidade como categoria problemática: Foucault, Deleuze, Butler e a crítica da historiografia Descrição: O projeto trata do conceito de Identidade, como é desenvolvido na perspectiva da historiografia contemporânea, buscando problematizar alguns usos da categoria de identidade a partir de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Judith Butler. Trata-se de radicalizar a crítica da noção de identidade para pensar o problema da subjetividade contemporânea, em suas diversas manifestações, a partir da categoria das categorias de resistência, criação e diferença.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ildenilson Meireles Barbosa - Coordenador / Karla Maria Gonçalves Silveira Barros - Integrante / Patricia Giselia Batista - Integrante. Membro: Ildenilson Meireles Barbosa. |
3. | 2016-Atual. O ?SENSO COMUM? E O JUÍZO POLÍTICO EM HANNAH ARENDT: PARA UMA COMPREENSÃO DO TOTALITARISMO ALÉM DA TRADIÇÃO FILOSÓFICA (resolucao_cepex152) Descrição: Analisar no pensamento arendtiano algumas implicações da relação entre o senso comum e o juízo político como condições de possibilidade de compreensão do fenômeno totalitário sem o amparo dos conceitos tradicionais da filosofia política.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José dos Santos Filho - Coordenador. Membro: José dos Santos Filho. |
4. | 2016-Atual. O estado do conhecimento nas relações étnico-raciais nas licenciaturas e pós-graduação stricto sensu do centro de ciências humanas/unimontes Descrição: Trata do conhecimento nas licenciaturas e pós graduação do centro de ciências humana da UNIMONTES de produção de conhecimento relativo a questão étnico- raciais nos períodos de 1996 a 20016. objetiva-se mapear os estudos realizados a partir da diversidade étnico- raciais e sua interface com a formação de professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Maria Pereira Carvalho - Coordenador. Membro: José Maria Pereira Carvalho. |
1. | 2015-Atual. Articulações, agendas e discursos político-religiosos pelas instituições religiosas de Montes Claros Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heiberle Hirsgberg Horacio - Coordenador. Membro: Heiberle Hirsgberg Horacio. |
2. | 2015-Atual. Biopolítica, Governamentalidade e Gestão da vida: leituras a partir de M. Foucault, G. Deleuze, G. Agamben e H. Arendt Descrição: Este projeto se situa no debate inaugurado por Michel Foucault acerca da biopolítica no contexto da emergência do capitalismo no século XIX e seus desdobramentos na administração da vida social contemporânea. Trata-se de de investigar as várias nuances do conceito de biopolitica, sua articulação com o biopoder e com as diversas pespectivas políticas surgidas ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, com atenção especial aos discursos totalitários e fascistas, os regimes discursivos de verdade, as ciências sexuais e os aparelhos de estado, no sentido de mostrar os vários dispositivos e tecnologias de poder pelos quais esses discursos e essas práticas práticas biopolíticas se erguem num sistema de cooperação mútua com a finalidade de administrar e gerir a vida da população. Nesse projeto, se articulam, ao lado de Michel Foucault, leituras imprescindíveis para uma análise fecunda da biopolítica, tais como G. Agamben e H. Arendt,. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ildenilson Meireles Barbosa - Coordenador / Pedro Ribeiro Nogueira - Integrante / Karla Maria Gonçalves Silveira Barros - Integrante / Gleisson Eduardo Ramos Damascena - Integrante. Número de orientações: 3 Membro: Ildenilson Meireles Barbosa. |
3. | 2015-2017. CONSIDERAÇÕES LÓGICAS ACERCA DOS ELEMENTOS TRANSCENDENTAIS E PROPOSIÇÕES METAFÍSICAS NO PENSAMENTO DE LUDWIG WITTGENSTEIN Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cláudia Archanjo Veloso Rocha - Coordenador. Número de produções C, T A: 1 Membro: Ana Cláudia Archanjo Veloso Rocha. |
4. | 2015-Atual. Filosofia E Literatura: Michel Foucault E Gilles Deleuze/Guattari ? Ecos E Ressonâncias Com A Literatura Brasileira Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alex Fabiano Correia Jardim - Coordenador / Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Alex Fabiano Correia Jardim. |
5. | 2015-Atual. Filosofia, Artes e Mídias: O Pensamento e Seus Modos de Expressão Descrição: Esse projeto visa investigar e estabelecer relações entre a História da Filosofia e os diferentes modos de expressão humana (teatro, música, literatura, etc.) e mídias (TV, internet, cinema, revistas, jornais, etc.) para a confecção de material didático-pedagógico contextualizado. Tem como objetivo secundário investigar todo o processo metodológico para produção e divulgação do pensamento filosófico a partir de experimentações adequadas que considerem a cultura do ambiente escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Péricles Pereira de Sousa - Coordenador / Dr. Paulo Sérgio Gomes Soares - Integrante / Dr. Alessandro Rodrigues Pimenta - Integrante / Dr. José Manoel Miranda de Oliveira - Integrante / Dr. Leon Farhi Neto - Integrante / Dr. Roberto Francisco de Carvalho - Integrante. Membro: Péricles Pereira de Sousa. |
6. | 2015-Atual. Gênese e Crítica da Modernidade: Projeto de formação para o ensino de filosofia Descrição: Comprometidos com uma graduação de Licenciatura em Filosofia, o grupo de professores de filosofia do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) apresenta este projeto de pesquisa como uma tentativa de refletir e propor alternativas ao quadro geral do ensino de filosofia. Sem qualquer pretensão de exaurir as complexas questões envolvidas nesse cenário, sentimo-nos, porém, institucional e filosoficamente compelidos a enfrentar, nos limites de nossas possibilidades, a questão relativa ao ensino de filosofia no Ensino Médio na forma de um projeto comum de pesquisa. Para tanto, pautamo-nos, de um lado, em nossa prática com o ensino (Médio ou Superior) e, de outro, em nossa pesquisa acerca de diferentes temas filosóficos, conforme a orientação da formação de cada um. Refletindo sobre os documentos (Lei 9.394/96, Resoluções, Pareceres e Documentos de área), percebemos que nossas pesquisas individuais poderiam ser articuladas em torno de um tema geral em vista da questão relativa à Filosofia no Ensino Médio, a saber, o eixo temático Gênese e Crítica da Modernidade. Vários aspectos das Orientações curriculares para o EM/Filosofia mereceriam alguma consideração, seja no que diz respeito ao papel da filosofia na formação dos estudantes secundaristas, seja no que diz respeito à sua especificidade para tanto. Por ora, limitamo-nos a apenas algumas observações que podem, em certa medida, trazer algum esclarecimento quanto ao eixo articulador deste projeto de pesquisa: Gênese e Crítica da Modernidade. Por um lado, em que pesem as múltiplas variáveis históricas e conceituais envolvidas aí, não é exagero assumir que a Modernidade foi um marco decisivo na instauração de um dos valores fundamentais da educação: o exercício da cidadania num Estado democrático de direito. Por outro, assumindo que a contribuição específica da filosofia para o exercício da cidadania passa pela relação ?íntima? que ela mantém com sua história, entendeu-se que a eleição de um ?momento? histórico/filosófico ? que foi decisivo para o que hoje entendemos por ?cidadania? ? poderia expressar um modo particular a relação geral entre a filosofia e sua história.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alex Fabiano Correia Jardim - Coordenador / João Geraldo Martins da Cunha (coordenador) - Integrante / Amaro de Oliveira Fleck - Integrante / Léa Carneiro Silveira - Integrante / Roney Wagner Vieira - Integrante. Membro: Alex Fabiano Correia Jardim. |
7. | 2015-Atual. HEIDEGGER, HEGEL E A QUESTÃO DA NEGATIVIDADE Descrição: Pretende-se discutir a receptividade de Hegel por Heidegger no que se refere ao tema da negativiade. Nosso intuito em ultima instãncia é demostrar o salto de Heidegger para além de Hegel e apontar a originalidade do pensar de Heidegger acerca da história.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Maria Pereira Carvalho - Coordenador. Membro: José Maria Pereira Carvalho. |
8. | 2015-Atual. História da Filosofia e Autonomia de Pensamento Descrição: O objetivo desta pesquisa é explorar as correlações recíprocas entre a história da filosofia e o ensinar a filosofar, entre o texto filosófico e o seu leitor. O desenvolvimento dos trabalhos considera dois momentos distintos e interligados entre si. O primeiro consiste em explorar as diferentes correlações entre a filosofia e sua história, tanto aquelas elencadas até aqui quanto outras possíveis, permitindo ampliar a fundamentação do debate. O segundo compreende o uso experimental de textos da tradição filosófica em sala de aula, com o propósito de avaliar a produção do filosofar e do pensamento autônomo a partir do texto clássico. Em termos específicos, o projeto compreende, entre outros, os seguintes objetivos: 1. Apontar o tipo de ensino de filosofia em especial da concepção de história da filosofia predominante no século XIX que dá lugar à crítica de seu uso como mero enciclopedismo. 2. Expor a noção de tempo e de história em Kant em correlação com o modo como ele concebe o aprendizado. 3. Apresentar a correlação, em Hegel, entre pensamento e história tanto do ponto de vista da produção do pensamento, quanto de sua transmissão. 4. Identificar a crítica de Nietzsche às instituições de ensino de seu período e os motivos segundo os quais, para ele, são necessários educadores. 5. Interpretar a proposição de Merleau-Monty acerca do ?difícil equilíbrio? entre o texto filosófico e o seu leitor. 6. Apresentar o debate desenvolvido por M. Guéroult sobre a legitimidade da história da filosofia. 7. Identificar diferentes modos de utilização de textos filosóficos em sala de aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Antonio Edimilson Paschoal - Coordenador / Thiago David Stadler - Integrante / Pablo Enrique Abraham Zunino - Integrante / Giovana Carmo Temple - Integrante / Ricardo Pereira de Melo - Integrante / Stefan Vasilev Krastanov - Integrante / Jorge Augusto da Silva Santos - Integrante / MARCOS FÁBIO ALEXANDRE NICOLAU - Integrante / EDUARDO FERREIRA CHAGAS - Integrante / Carlos Rubens de Souza Costa - Integrante / Gabriele Cornelli - Integrante / Nelson Matos de Noronha - Integrante / LUIZ FERNANDO BARRÉRE MARTIN - Integrante / PATRÍCIA DEL NERO VELASCO - Integrante / PAULO TADEU DA SILVA - Integrante / Galileu Galilei Medeiros de Souza - Integrante / Francisco de Assis Costa da Silva - Integrante / Rosario Rossano Pecoraro - Integrante / Eduardo Salles de Oliveira Barra - Integrante / Tiago Fonseca Falkenbach - Integrante / Rodrigo Brandão - Integrante. Membro: Ildenilson Meireles Barbosa. |
9. | 2015-Atual. Inconsciente Maquínico e Máquinas Desejantes em Gilles Deleuze e Félix Guattari Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Péricles Pereira de Sousa - Coordenador. Membro: Péricles Pereira de Sousa. |
10. | 2015-Atual. Religião e Epistemologias pós-coloniais: os universos afro-brasileiros à luz de Abdélkebi Khatibi Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angela Cristina Borges Marques - Coordenador. Membro: Angela Cristina Borges Marques. |
11. | 2015-Atual. Religião e política pelo povo indígena Xakriabá do Norte de Minas Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heiberle Hirsgberg Horacio - Coordenador. Membro: Heiberle Hirsgberg Horacio. |
12. | 2015-Atual. Um Ensino Religioso interdisciplinar para uma formação democrática: articulações com a Filosofia e com a Sociologia Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heiberle Hirsgberg Horacio - Coordenador. Membro: Heiberle Hirsgberg Horacio. |
1. | 2014-Atual. A relação entre vontade e aparência nos escritos de juventude de Nietzsche Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gildete dos Santos de Freitas - Coordenador. Membro: Gildete dos Santos de Freitas. |
2. | 2014-Atual. Elementos de uma filosofia da justiça em Nietzsche Descrição: Esta pesquisa trata do tratamento nietzschiano dado ao tema da justiça em diversos momentos desdobramentos de sua filosofia, desde o desenvolvimento de uma concepção de justiça cósmica em A Filosofia na Época Trágica dos Gregos, passando pelo abolicionismo penal defendido nas obras do chamado "período intermediário", bem como as várias incursões de Nietzsche no sentido do estabelecimento de uma "nova justiça" capaz de abarcar os mais diferentes modos de vida, tema que aparece em momentos importantes de sua obra de maturidade. A pesquisa investiga a articulação entre uma descrição naturalista da ação e suas implicações no campo da normatividade. Discute-se a possível inserção de Nietzsche na tradição da ética das virtudes, tendo como fio condutor o pensamento em torno da virtude da justiça.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Alice Parrela Medrado - Coordenador. Membro: Alice Parrela Medrado. |
3. | 2014-Atual. Grupo de Pesquisa Pensamento Contemporâneo Descrição: Articular questões relativas ao pensamento contemporâneo de modo a convergir os vários interesses teóricos dos pesquisadores e alunos do grupo em torno do núcleo comum que trata da condição do homem contemporâneo no interior dos processos da cultura. Trata-se de uma articulação orientada, de modo especial, pelas perspectivas teóricas sobre as subjetividades contemporâneas sob os registros ético, estético, epistemológico e político.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Bianca Kelly de Souza - Integrante / Alex Fabiano Correia Jardim - Integrante / Ildenilson Meireles Barbosa - Coordenador / Gildete Santos Freitas - Integrante / Péricles Pereira de Sousa - Integrante / José dos Santos Filho - Integrante. Membro: Bianca Kelly de Souza. |
4. | 2014-Atual. Livro de fotografias: rituais de Candomblé de Angola Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Angela Cristina Borges Marques - Coordenador / Anne Caroline Soares FROES - Integrante / José Vinicius Peres Silva - Integrante. Membro: Angela Cristina Borges Marques. |
5. | 2014-Atual. Série Estudos Clássicos da Religião Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Angela Cristina Borges Marques - Coordenador / Maílson Santana Mesquita - Integrante / José de Souza Medrado - Integrante / Anne Caroline Soares FROES - Integrante / Ruam Santana de Almeida - Integrante. Membro: Angela Cristina Borges Marques. |
6. | 2014-Atual. Wittgenstein e a perspectiva ética: correlação entre o Tractatus Logico-Philosophicus e a Conferência sobre Ética Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo compreender a perspectiva ética do filósofo contemporâneo Ludwig Wittgenstein. A obra Tractatus Logico-Philosophicus, será o nosso ponto de partida. Analisaremos os escritos tractatianos que abordam a temática ética. Em seguida, faremos uma análise da Conferência sobre Ética tendo em vista a perspectiva ética do autor. O objetivo é correlacionar às duas compreensões éticas e entender se há um segmento no pensamento filosófico do autor. Nosso interesse de pesquisa tem como objetivo analisar se a respectiva conferência pode ser entendida como uma continuação e uma explicitação da parte final do Tractatus.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cláudia Archanjo Veloso Rocha - Coordenador. Membro: Ana Cláudia Archanjo Veloso Rocha. |
1. | 2013-Atual. Confessionalidade: o Ensino Religioso em questão Descrição: Projeto de pesquisa institucionalizado pela UNIMONTES.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Janice Machado Ribeiro Rodrigues - Coordenador. Membro: Janice Machado Ribeiro Rodrigues. |
2. | 2013-Atual. Tecnologias de gênero e formas de insubmissão feminina na contemporaneidade Descrição: A partir dos conceitos de 'poder' e 'tecnologias de sexo' formulados por Michel Foucault, a teórica feminista Teresa de Lauretis propôs conceber o gênero como produto de diferentes tecnologias sociais como o cinema, a televisão, a música, a literatura e a mídia impressa, de discursos institucionalizados ou não, assim como de epistemologias e de práticas da vida cotidiana. Para referir-se a essas tecnologias, discursos e práticas construtoras de gênero a autora elaborou o conceito de tecnologias de gênero . Este projeto tem por objetivo mais amplo entender o funcionamento dessas tecnologias e dispositivos de poder na constituição de sujeitos, especialmente do feminino na contemporaneidade, bem como as formas de insubmissão feminina e desacato às representações de gênero instituídas. Seguindo a perspectiva de Foucault, concebemos o poder como multiplicidade de correlações de forças; ele não apenas impede, coíbe, limita, mas também incita e produz. Além disso, não há relação de poder onde as determinações estejam saturadas, mas somente quando há possibilidade de deslocamento e escapatória; não há relação de poder sem resistência, sem insubmissão ou sem eventual inversão. Assim, se objetivamos entender o funcionamento das tecnologias de gênero na constituição de sujeitos femininos e de representações de gênero, buscamos também entender as formas de escapar das técnicas de assujeitamento ou subverter processos de subjetivação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Claudia de Jesus Maia - Coordenador / Filomena Luciene Cordeiro Reis - Integrante / Helen Ulhôa Pimentel - Integrante / Luana Balieiro Cosme - Integrante / Renata Santos Maia - Integrante / Rosana de Jesus dos Santos - Integrante / Lucia Helena Rodrigues - Integrante / Manuel Gaspar da Silva Lisboa - Integrante. Membro: Ildenilson Meireles Barbosa. |
1. | 2012-Atual. A pseudonímia como disfarce irônico das formas estéticas dos estádios estético e ético na obra Diário de um sedutor, de Kierkegaard Descrição: O presente estudo tem por finalidade destacar parte do pensamento filosófico-estético do pensador dinamarquês Sören Aabye Kierkegaard a partir da obra Diário de um Sedutor, com a intenção de analisar o verdadeiro sentido da pseudonímia e como ela se manifesta na construção de uma comunicação indireta que tem por objetivo elaborando estratégias de sedução do leitor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Monteiro Nogueira - Coordenador. Membro: Simone Monteiro Nogueira. |
2. | 2012-Atual. Projeto Biotemas: o desvelar de uma década de intercâmbio da universidade-escola Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Janice Machado Ribeiro Rodrigues - Coordenador. Membro: Janice Machado Ribeiro Rodrigues. |
3. | 2012-Atual. Violência de gênero e biopolítica no Norte de Minas Descrição: O projeto dar continuidade a pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Gênero e Violência, iniciadas em 2006 e tem por objetivo analisar no processo histórico a violência de gênero no norte de Minas Gerais, enfatizando a violência contra mulheres. Para tanto, segue duas grandes linhas de investigação. A primeira enfoca as mulheres em situação de violência, procurando entender suas experiências, os tipos de violências sofridas, as formas de resistências, os modos de subjetivação, seus contextos sociais e culturais, as relações de poder no âmbito familiar, as representações e sentidos que elas constroem sobre a violência sofrida, bem como as implicações dessa sobre suas vidas, seus corpos e sua saúde física e mental. A outra linha de investigação enfoca, a partir do conceito de biopolítica, a atuação e o papel do Estado na concepção, prevenção, controle e combate à violência de gênero através dos órgãos criados para essa finalidade (como a Defensoria Pública, a Delegacia da Mulher, Núcleos de assistência, etc.) e de medidas políticas e institucionais adotadas. Para as análises, utilizamos um diversificado número de fontes impressas, audiovisuais e orais. Dentro dessa perspectiva mais ampla, o projeto engloba outros subprojetos e abre-se para a incorporação de análises conjuntas e/ou comparativas com outros contextos sociais do Brasil e de outros países marcados pela cultura patriarcal. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Claudia de Jesus Maia - Coordenador / Helen Ulhôa Pimentel - Integrante / Rosana de Jesus dos Santos - Integrante / Lucia Helena Rodrigues - Integrante / Manuel Gaspar da Silva Lisboa - Integrante / Luciene Rodrigues - Integrante / vera lucia puga - Integrante. Membro: Ildenilson Meireles Barbosa. |
1. | 2011-Atual. Gilles Deleuze e os diálogos com a filosofia e a literatura a partir da obra Lavoura Arcaica Descrição: A proposta do projeto é construir uma relação entre filosofia e literatura a partir dos conceitos filosóficos de Gilles Deleuze e a literatura de Raduan Nassar, em especial a obra Lavoura Arcaica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alex Fabiano Correia Jardim - Coordenador. Membro: Alex Fabiano Correia Jardim. |
1. | 2010-Atual. PEDAGOGIA: contradições epistemológicas e possibilidades de uma prática emancipada Descrição: O GESP ? Grupo de Estudos da Pedagogia,apresenta como tema de pesquisa: o curso de pedagogia: pedagogos ou professores? E como problema pretende saber: o curso de pedagogia da UNIMONTES vem formando qual educador: pedagogo ou professores? E esse profissional estará apto a auxiliar e avaliar de modo emancipatório e transformador as práticas educativas e docentes? Para o desenvolvimento desse trabalho de pesquisa temos como objetivo geral: compreender o curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, à luz de seu trajeto histórico e da situação atual no Ensino Superior com a implantação das novas diretrizes curriculares, bem como a atual formação do educador, repensando o Projeto Político Pedagógico sob a perspectiva de avanços, entendimentos e resignificações.Diante deste quadro, essa pesquisa se faz de suma importância não só para o maior entendimento da atual formação no curso de Pedagogia: pedagogo ou professores, numa esfera macro da educação a serviço da sociedade, entendendo que homem estamos formando e qual a possibilidade de atuação desse educador de formar o próprio sujeito crítico, criativo, participativo, ou seja, um sujeito verdadeiramente emancipado, como também a formação do pedagogo da UNIMONTES/MG, após as implantações das diretrizes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Janice Machado Ribeiro Rodrigues - Coordenador / Rose Mary Ribeiro - Integrante / CLÁUDIA SIMONE PEREIRA SARMENTO QUADROS - Integrante / Denice do Socorro Gomes Fernandes - Integrante. Membro: Janice Machado Ribeiro Rodrigues. |
1. | 2006-Atual. Grupo de Pesquisa Fronteiras do Sertão Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denilson Meireles Barbosa - Integrante / César Henrique Queiroz Porto - Integrante / Carla Cristina Barbosa - Coordenador. Membro: Denilson Meireles Barbosa. |
(*) Relatório criado com produções desde 2016 até 2016
Data de processamento: 29/01/2018 16:02:09