Depto. Saúde da Mulher e da Criança

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 25

2015

1.   2015-Atual. Agravos à saúde em mulheres climatéricas: um Estudo epidemiológico
Descrição: A carência de dados nacionais sobre a prevalência de fatores determinantes aos agravos à saúde, especificamente em mulheres climatéricas, motivou o desenvolvimento desse projeto. Assim, este estudo terá como objetivo estimar os fatores determinantes aos agravos à saúde em mulheres climatéricas atendidas nas Estratégias da Saúde da Família (ESF) de Montes Claros, Minas Gerais. Os ESFs são unidades básicas de cuidado da saúde de atendimento familiar com atuação na prevenção de doenças, promoção da qualidade de vida. A área de abrangência do estudo será a cidade de Montes Claros, região norte do Estado de Minas Gerais. Será realizado um estudo descritivo, quantitativo, no período de vinte e quatro meses, obedecendo a critérios de inclusão e não inclusão. A amostra será probabilística, selecionada a partir de conglomerados e posteriormente uma seleção aleatória, as voluntarias deverão assinar o termo de consentimento livre e esclarecido para participação na pesquisa, obedecendo aos preceitos éticos da resolução 466/2012. As variáveis a serem analisadas no estudo serão perguntas gerais sobre fatores socioeconômicos, morbidade (doença), história obstétrica, história ginecológica, atividade física (IPAQ Versão Curta), Depressão (BECK), Ansiedade, Avaliação do Sono, Incontinência Urinária, Questionário de Qualidade de Vida Específico para Menopausa ? MENQOL, Índice de Kupperman, Avaliação Antropométrica (peso, altura, CQ e CA), e avaliação da síndrome metabólica que será definida pelo NCEP-ATPIII, Sociedade Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica, IDF.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Antônio Prates Caldeira - Integrante / Marise Fagundes Silveira - Integrante / Josiane Santos Brant Rocha - Coordenador / Vitor Hipólito Silva - Integrante / Agameno Monteiro Lima - Integrante / Daniela Araújo Veloso Popoff - Integrante.
Membro: Antônio Prates Caldeira.
2.   2015-Atual. Aspectos relacionados à saúde do acadêmico de Medicina: estudo longitudinal
Descrição: Estudantes do curso de medicina geralmente ingressam na faculdade repletos de sonhos e expectativas, com o objetivo principal de se tornar um médico respeitado e admirado. Contudo, à medida que passam a ter contato com o curso, inúmeras queixas começam a surgir, como volume excessivo de estudos, tempo escasso, cansaço físico, além de contato desgastante com pacientes terminais e com a morte. Além das pressões exercidas pelo curso, existem mudanças significativas no estilo de vida dos estudantes que aumentam o risco para a sua saúde, como hábitos alimentares, sedentarismo, consumo de álcool e tabaco, e insatisfação com sua imagem corporal. Tais fatores estão associados a altos níveis de estresse.Diante dos tantos fatores estressantes, estudos têm se preocupado com a qualidade de vida dos acadêmicos. Durante o curso médico, a qualidade de vida sofre desgastes no domínio psicológico, o que traz importantes implicações para a saúde futura do médico, visto que a mente exerce grande influência sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Todos estes aspectos destacam a necessidade de estudos mais profundos deste grupo populacional. Estudos longitudinais poderão identificar fatores de risco para prejuízos na saúde mental que derivam do estresse imposto pelo estudo da medicina. O Objetivo proposto é avaliar a qualidade de vida, a saúde mental (estresse, depressão, nível de sonolência diurna e Burnout) e fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis entre acadêmicos de medicina ao longo da graduação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antônio Prates Caldeira - Coordenador / Mirna Rossi Barbosa - Integrante / Fúlvia Karine Santos Marques - Integrante / José Fernando Camargo - Integrante.
Membro: Antônio Prates Caldeira.
3.   2015-Atual. Elaboração e validação de um instrumento para avaliar o conhecimento e a conduta referida de médicos sobre fotoproteção
Descrição: A exposição solar intensa na infância e adolescência, especialmente se associada a queimaduras solares, aumenta o risco de câncer de pele na idade adulta. Especialistas recomendam a fotoproteção desde a infância, tendo em vista a correlação já bem estabelecida entre exposição solar na infância/adolescência e aumento do risco de melanoma na vida adulta. A participação dos médicos, especialmente os pediatras na prevenção do câncer de pele é primordial do ponto de vista de saúde pública. São os médicos com maior poder educador, pois tem relação direta com as faixas etárias mais importantes e acessíveis a mudanças de comportamento. Crianças são sabidamente mais receptivas do que adultos a orientações preventivas. Além disso, hábitos de fotoproteção adquiridos na infância e adolescência podem modificar comportamentos e também afetar as atitudes dos pais. Sendo assim, conhecer o perfil teórico e comportamental dos médicos generalistas e pediatras, no que diz respeito a fotoproteção é de vital importância na programação estratégica de programas educativos a respeito do assunto. Trata-se de pesquisa epidemiológica, transversal, analítica, de elaboração e validação de um instrumento para avaliar o conhecimento de pediatras sobre fotoproteção. O processo de desenvolvimento e validação do instrumento seguirá as seguintes etapas: identificação da literatura mais pertinente (fundamentação teórica), identificação das dimensões relacionadas ao tema, elaboração dos itens para o teste, validação de conteúdo, validação aparente, validação de construto, validação de critério e análise de confiabilidade. Os instrumentos de avaliação serão enviados para pediatras cadastrados na Sociedade Brasileira de Pediatria. As informações colhidas serão estruturadas em um banco de dados e analisadas através do programa estatístico SPSSR Statistics versão 20. Serão realizadas estatísticas descritivas e analíticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antônio Prates Caldeira - Coordenador / Sarah Magalhães Medeiros - Integrante / Fernanda Mendes Araújo - Integrante / Airton dos Santos Gon - Integrante.
Membro: Antônio Prates Caldeira.
4.   2015-2016. HEPATITES VIRAIS: EPIDEMIOLOGIA DOS CASOS NOTIFICADOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS ENTRE 2005 E 2014
Descrição: As hepatites virais são doenças causadas por diferentes agentes etiológicos que tem em comum o tropismo pelo fígado. Apresentam diversas semelhanças no tocante à apresentação clínico-laboratorial, ao passo que diferem em termos de epidemiologia e evolução. Constituem importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, fazendo parte do grupo de doenças de notificação compulsória e investigação obrigatória pelo sistema de vigilância epidemiológica, através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. As últimas décadas foram marcadas por notáveis conquistas relacionadas à prevenção e ao controle das hepatites virais, estando a região sudeste entre as que apresentam melhores resultados. Embora sejam de doenças de notificação compulsória, ainda são escassos os estudos que abordam o perfil epidemiológico das hepatites virais no estado de Minas Gerais, a despeito da importância destes para direcionar a implantação de medidas de controle e prevenção. Trata-se de estudo observacional, longitudinal, retrospectivo e quantitativo, que terá como universo amostral os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação referentes aos casos notificados de hepatites virais no estado de Minas Gerais, no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2014, na faixa etária a partir do nascimento. Os resultados demonstrarão a evolução epidemiológica das hepatites virais ao longo do período determinado e serão apresentados em um ou mais eventos científicos ? sob a forma de pôster ou apresentação oral, e publicados em revista científica indexada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Eduardo Goncalves - Coordenador / Víctor Mendes Ferreira - Integrante.
Membro: Eduardo Goncalves.
5.   2015-Atual. O MODELO DE ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA DO NORTE DE MINAS GERAIS
Descrição: A Portaria nº 1864 de 2003 foi instituída com a finalidade de reduzir os agravos à saúde da população nas esferas da Urgência e Emergência contribuindo para o aumento da sobrevida das pessoas, considerando o quadro brasileiro de morbimortalidade relativo a todas urgências, inclusive as relacionadas ao trauma e à violência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) presta ajuda médica a pacientes acometidos por agravos agudos à sua saúde de natureza clínica, psiquiátrica, cirúrgica, traumática, obstétrica e ginecológica de aceso gratuito em todo o território nacional. Objetivo: Descrever a forma de organização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas Gerais (SAMU 192 Macro Norte/MG). Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura não sistemática por meio de consulta na base de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e documentos do Ministério da Saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Eduardo Goncalves - Coordenador / ÍTALO AUGUSTO ARAÚJO DE DEUS - Integrante / RAFAEL RODRIGUES CARDOSO - Integrante / PEDRO HENRIQUE ALVES SOARES - Integrante.
Membro: Eduardo Goncalves.
6.   2015-Atual. Prevalência de tracoma e impacto do Treinamento de Habilidades Clínicas para médicos da Estratégia de Saúde da Família no enfrentamento à doença
Descrição: O tracoma, embora seja a maior causa de cegueira infecciosa no mundo, persiste sendo uma doença negligenciada, notadamente por instituições de ensino e pela indústria farmacêutica. Está intimamente relacionado com as condições de saneamento da população. Visando a erradicação desta patologia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) implantou e o Ministério da Saúde aderiu a estratégia cuja sigla em inglês é SAFE (S= cirurgia; A=antibiótico; F=higiene facial; E= melhoria ambiental), visando aumentar o número de municípios que apresentam a prevalência de tracoma inflamatório menor ou igual a 5%, buscando atingir esta meta até o ano de 2020. A educação em saúde é uma importante ferramenta que pode contribuir para que esta meta seja alcançada. Os municípios da região ampliada de saúde Jequitinhonha, bem como o município de Montes Claros possuem regiões propícias ao desenvolvimento da doença. Acredita-se que há um grande desconhecimento dos profissionais de saúde a respeito do Tracoma, o que pode levar a uma sub-detecção da doença. Este fato deriva da crença errônea a respeito da erradicação do mesmo. Considerando-se que algumas regiões dos municípios estudados possuem características propícias para a ocorrência do Tracoma e sabendo-se que a porta de entrada do SUS são as equipes de saúde da família, objetiva-se estudar a prevalência da doença nos municípios estudados, bem como o impacto da estratégia educacional denominada treinamento de habilidades clínicas sobre a doença ofertado aos médicos das ESFs dos municípios estudados, buscando-se uma melhor detecção do tracoma.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Antônio Prates Caldeira - Coordenador / Luciano Sólia Nasser - Integrante / Evanildo José da Silva - Integrante / Leida Calegário de Oliveira - Integrante.
Membro: Antônio Prates Caldeira.
7.   2015-Atual. Utilização do Serviço de Teleconsultoria na Atenção Primária em Municípios do Norte de Minas Gerais
Descrição: O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) em saúde começou a se ampliar mundialmente a partir dos anos 1990, em consequência da disseminação da internet e da comunicação digital, além da inserção progressiva da tecnologia no cotidiano dos cidadãos. Nesse período, os investimentos em telemedicina/telessaúde cresceram a ponto de tornar quase impossível a quantificação do número de projetos, aplicações e serviços relacionados de alguma forma a esse recurso em todo o mundo. No âmbito do SUS, a telessaúde é também uma das estratégias integrantes da Política Nacional de Educação Permanente. O Programa Telessaúde Brasil Redes atualmente se constitui enquanto uma rede que interliga gestores da saúde, instituições formadoras e serviços de saúde do SUS, num processo de trabalho cooperado online. Isso permite agir de forma colaborativa, agilizando a identificação de problemas e soluções e reduzindo custos. A integração entre instituições com áreas de excelência complementares em saúde e educação permite o compartilhamento de conteúdos educacionais e assistenciais. O Projeto se propõe a avaliar o impacto de um de treinamento para utilização do Serviço de Teleconsultoria na Atenção Primária em municípios do Norte de Minas Gerais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antônio Prates Caldeira - Coordenador / Renata Fiúza Damasceno - Integrante / Jessica Alkmim Rodrigues - Integrante.
Membro: Antônio Prates Caldeira.

2014

1.   2014-Atual. Alimentação e nutrição da criança e do adolescente
Descrição: A adequada alimentação da criança, a partir do nascimento, representa um dos aspectos mais relevantes para assegurar boas condições de saúde no presente e no futuro. Infelizmente, práticas inadequadas na condução a alimentação da criança acabam por repercutir negativamente sobre os indicadores de morbidade e mortalidade. As condições associadas ao desmame precoce devem ser particularizadas para cada região do país, de modo a produzir ações mais efetivas. De forma similar é preciso conhecer como se dá a introdução da alimentação complementar e o estado nutricional de lactentes, crianças e adolescentes. Esse projeto se propõe a incluir vários sub-projetos que discutem coletivamente os principais aspectos da alimentação e nutrição da criança e do adolescente, buscando elucidar questões que possam auxiliar a promoção da saúde e a prevenção de agravos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Antônio Prates Caldeira - Coordenador / Lucinéia Pinho - Integrante / Wanessa Casteleuber Lopes - Integrante / Fúlvia Karine Santos Marques - Integrante / Janeide Mendes Pereira - Integrante / Marianne Silva Soares - Integrante / Gessandro Elpídio Fernandes Barbosa - Integrante / Jessica Alkmim Rodrigues - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 2
Membro: Antônio Prates Caldeira.
2.   2014-Atual. Percepção de Mulheres Sobre o Aspecto da Sexualidade e Sentimentos Acerca da Beleza e Feminilidade Vivenciada no Climatério
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Mameluque e Silva - Coordenador / Lucia Helena Rodrigues Costa - Integrante.
Membro: Patrícia Mameluque e Silva.
3.   2014-2015. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS MENINGITES NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Descrição: As meningites são doenças infecciosas agudas, caracterizadas como um processo inflamatório do espaço subaracnóideo e das membranas aracnóide e pia-máter,podendo acometer a dura-máter e o parênquima cerebral. Possuem etiologia diversa, como vírus, bactérias, fungos, espiroquetas, helmintos e protozoários, sendo os agentes mais comumente envolvidos o Heamophilusinfluenzae B, Neisseriameningitidis e Streptococcuspneumoniae. Constituem importante problema de saúde pública mundial e do Brasil, fazendo parte do grupo de doenças de notificação compulsória e investigação obrigatória pelo sistema de vigilância epidemiológica, através do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). Dados do Ministério da Saúde demonstram, nos últimos anos, redução dos casos da meningite no país.Embora seja uma doença de notificação compulsória, ainda são escassos os estudos que abordam o perfil epidemiológico das meningites no estado de Minas Gerais, e, no entanto, estes podem direcionar a adoção de políticas de prevenção primária, secundária e terciária a partir da observação do perfil epidemiológico das meningites ao longo do tempo e de outros aspectos relacionados. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, retrospectiva e descritiva, que terá como universo de pesquisa os dados do SINAN referentes aos casos notificados de Meningite no estado de Minas Gerais, no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2013, na faixa etária a partir do nascimento. Os resultados obtidos serão utilizados para demonstrar a evolução temporal dos casos de meningite notificados no estado, através da confecção de resumos em anais de eventos, apresentações orais e pôsteres em eventos científicos e confecção de artigo científico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Eduardo Goncalves - Coordenador / Víctor Mendes Ferreira - Integrante.
Membro: Eduardo Goncalves.
4.   2014-Atual. Perfil Epidemiológico dos acidentes por queimaduras em crianças em Montes Claros -MG
Descrição: Caracterização do perfil epidemiológico dos acidentes por queimaduras em crianças e adolescentes assistidos em um hospital de referência em Montes Claros - MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) . Integrantes: Fatima Maria Barbosa Horta - Integrante / Antonio Prates Caldeira - Integrante / Fatima Maria Barbosa Horta - Coordenador / Camila Almeida de Alencar - Integrante / Lara Jhullian Tolentino Vieira - Integrante / Isabella Graça Câmara da Silveira - Integrante / Matheus de Barros Borba - Integrante / Isabela Savali Font Souza - Integrante.
Membro: Fatima Maria Barbosa Horta.

2013

1.   2013-Atual. Eficácia do filtro de leucócitos na transmissão da leishmaniose visceral com sangue contaminado por L.L.chagasi.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Silvio Fernando Guimarães de Carvalho - Coordenador / TÂNIA DE CÁSSIA MOREIRA SOARES - Integrante / ELAINE VELOSO ROCHA URIAS - Integrante / Leandro de Freitas Teles - Integrante / Fernanda Quadros Mendonça - Integrante / Caroline Caldeira de Faria Santiago - Integrante / Toni Ramos Alves de Souza - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Silvio Fernando Guimarães de Carvalho.
2.   2013-Atual. SIGNIFICADOS DE COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E ATITUDES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MÉDICA E DESENVOLVIMENTO DOCENTE
Descrição: A importância do processo educacional das instituições de ensino superior, entre elas as competências dos egressos-profissionais de saúde, requer novos métodos de qualificação profissional reunindo atividades didático-pedagógicas de caráter participativo e coletivo. A iniciativa de qualificar a docência, com foco na educação medica, é constituída por ações variadas, voltadas para a formação de seus professores, ao criar espaços de reflexão, diálogo e escuta sobre a prática educativa. Pretende-se compreender o significado de competências, habilidades e atitudes por meio da percepção dos docentes proporcionando feedback mútuo e reflexão sobre o próprio desempenho Universitário; elaborando uma teoria avaliativa qualitativa. Construir um modelo teórico de competências na perspectiva do desenvolvimento de Habilidades e Atitudes pelo docente do curso médico da Universidade Estadual de Montes Claros . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria das Merces Borem Correa Machado - Coordenador.
Membro: Maria das Merces Borem Correa Machado.
3.   2013-Atual. Tendências das internações por condições sensíveis à atenção primária em Minas Gerais
Descrição: Este projeto tem dois sub-projetos: 1) Internações por condições sensíveis à atenção primária em Minas Gerais: análise temporal em grupos etários distintos. As Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária representam importante instrumento para avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da Atenção Primária. Em tese, cuidados adequados e oportunos prestados no primeiro nível de atenção à saúde podem reduzir o risco de internações por determinadas condições clínicas. Entretanto, desde que este indicador foi criado no Brasil, ainda não existem análises mais profundas sobre o impacto da Estratégia Saúde da Família, principal modelo de atenção primária do país sobre os riscos de internação para diferentes grupos etários. Este projeto tem o objetivo de avaliação a tendência temporal das internações por condições sensíveis em Minas Gerais, segundo a faixa etária, gênero, patologias evitáveis, distribuições espaciais e temporais. Trata-se de estudo ecológico, descritivo e quantitativo. Os resultados podem proporcionar dados para a discussão de políticas públicas para as realidades locais com o intuito de gerar melhoria da Atenção Primária. 2) Tendências das Internações por condições sensíveis à atenção primária em Minas Gerais. As Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária representam importante instrumento para avaliação da qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da Atenção Primária. A premissa implícita neste indicador é de que cuidados adequados e oportunos prestados no primeiro nível de atenção à saúde podem reduzir o número e o risco (taxa) de internações por determinadas condições clínicas. No Brasil, a Estratégia Saúde da Família representa, há alguns anos, o principal modelo de atenção primária e o país definiu, através do Ministério da Saúde, uma relação de condições que são consideradas sensíveis aos cuidados primários. Este estudo tem o objetivo de Analisar a evolução das taxas de internações dos principais grupos de condições sensíveis à atenção primária nas microrregiões de saúde do Norte de Minas Gerais e nas macrorregiões de Minas Gerais. Além da importância do tema no contexto do novo modelo assistencial brasileiro, o estudo se justifica pela inexistência de pesquisas que analise essas taxas nesse âmbito, consistindo em uma lacuna do conhecimento. Trata-se de um estudo ecológico, descritivo e com abordagem quantitativa. Analisará dados secundários baseados nas informações do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB) e do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde, entre os anos de 1999 e 2007.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Antônio Prates Caldeira - Coordenador / Veneza Berenice de Oliveira - Integrante / Éder Samuel Bonfim Esteves Oliveira - Integrante / Lílian Amaral Santos - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
Membro: Antônio Prates Caldeira.

2012

1.   2012-2015. ANÁLISE DA RAZÃO ENTRE OS DEDOS INDICADOR E ANELAR (2D:4D) EM PACIENTES COM NEOPLASIAS MALIGNAS DE ESTÔMAGO E COLORRETAL.
Descrição: A relação entre o dedo indicador e o dedo anelar, denominada razão 2D:4D, tem sido utilizada por pesquisadores como um possível marcador de comportamento humano, de características psicológicas e susceptibilidade a várias doenças, especialmente aquelas que mostram diferenças sexuais em sua ocorrência. A diferença entre o segundo e o quarto dedo das mãos reflete um fator importante ? a exposição intrauterina a hormônios sexuais, especialmente ao estrógeno e à testosterona. Genes que atuam na diferenciação dos dedos no período pré-natal são também essenciais no desenvolvimento de vários órgãos e, mutações nesses genes podem estar relacionados ao aparecimento da carcinogênese gástrica e colorretal. O objetivo deste estudo foi investigar a possível relação entre a razão 2D:4D e câncer gástrico e colorretal. Participaram deste estudo 480 indivíduos, sendo, 120 diagnosticados com câncer gástrico e 120 indivíduos controles; além de 120 indivíduos com câncer colorretal e 120 indivíduos sem o diagnóstico, pareados por sexo e idade. Os pacientes com câncer foram assistidos pelo Ambulatório de Oncologia da Santa Casa de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. A coleta de dados envolveu a realização de medições dos comprimentos dos dedos indicadores e anelares das mãos direita e esquerda com a utilização de um paquímetro digital e, posterior cálculo da razão 2D:4D. A diferença entre a razão da mão direita em relação à mão esquerda também foi obtida. Posteriormente, foi construído um banco de dados utilizando o programa SPSS® versão 20.0 para Windows®, adotando-se significância de 5%. Para comparar as médias das razões entre os grupos, foram utilizados o Teste-t de Student para as variáveis que apresentaram distribuição normal e o Teste Mann-Whitnney para aquelas que não apresentaram normalidade na distribuição. Pode-se observar que indivíduos diagnosticados com câncer gástrico apresentaram significativamente maiores razões2D:4D em relação aos indivíduos do grupo controle para ambas as mãos (p0,0001) e indivíduos com diagnóstico de câncer colorretal apresentaram significativamente menores razões 2D:4D das mãos direita (p=0,0001) e esquerda (p=0,0001) em comparação a indivíduos sem a doença. Esses resultados indicam que a razão 2D:4D representa um marcador putativo para essas neoplasias. A validação da razão 2D:4D como marcador para os referidos cânceres poderá contribuir, em acréscimo, à pesquisa dos fatores de risco classicamente descritos e como estratégia adicional na orientação de pacientes sob risco de desenvolver tais condições.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Eduardo Goncalves - Integrante / Daniella Reis Barbosa Martelli - Integrante / Hercílio Martelli Júnior - Coordenador / LÍVIA MÁRIS RIBEIRO PARANAÍBA - Integrante / PATRÍCIA HELENA COSTA MENDES - Integrante / MARISE FAGUNDES SILVEIRA - Integrante.
Membro: Eduardo Goncalves.
2.   2012-Atual. Avaliação das condições de saúde de idosos residentes no Norte de Minas Gerais
Descrição: Este projeto tem por objetivo avaliar as condições de saúde de idosos residentes no Norte de Minas Gerais, abordando capacidade funcional, fragilidade, humor, cognição, sobrecarga do cuidador, bem como as condições de acesso aos serviços de saúde e satisfação com os mesmos. O interesse em pesquisar o envelhecimento populacional passou a ganhar maior importância recentemente nos países em desenvolvimento. Isso decorreu, sobretudo, do aumento acelerado da população acima de 60 anos em relação à população geral. Uma das consequências da longevidade será o aumento das demandas por atenção e cuidado. O envelhecimento é acompanhado pelo aumento da prevalência de doenças e agravos crônicos não transmissíveis, muitos deles culminando com sequelas limitantes ao bom desempenho funcional, resultando em maior e mais prolongado uso dos serviços de saúde. O conhecimento das condições de saúde dos idosos é fundamental para que estratégias possam ser desenvolvidas e aplicadas nessa população, visando um envelhecimento saudável e com um menor nível de incapacidade. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal. Um formulário composto por dados socioeconômicos e escalas validadas será aplicado por meio de entrevistas. A região a ser estudada possui cerca de 143.591 idosos, distribuídos em 86 municípios. Será utilizada a amostragem por conglomerados através de setores censitários urbanos. Os produtos pretendidos são: orientação de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, bem como publicação de artigos em revistas especializadas e apresentação dos resultados em eventos científicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Antônio Prates Caldeira - Coordenador / Gizele Cármem Fagundes - Integrante / Jair Ameida Carneiro - Integrante / José Márcio Ribeiro - Integrante / Ana Tereza Fernandes Barbosa - Integrante / Jéssica Santos Rocha - Integrante / Élen Débora Souza Vieira - Integrante / Sarah Magalhães Medeiros - Integrante / Marianne Silva Soares - Integrante / Luciana Colares Maia - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 6
Membro: Antônio Prates Caldeira.
3.   2012-Atual. Estudo Aberto para Monitoramento da Segurança da Miltefosina em Pacientes com Leishmaniose Tegumentar Americana no Brasil
Descrição: Este é um Estudo de Coorte de pacientes com diagnóstico de leishmaniose Cutânea. Esta proposta deverá ser desenvolvida em 3 Centros de Referência para o atendimento dos casos de Leishmaniose Cutânea no Brasil. Em nosso país a doença encontra-se em espansão geográfica, porém com redução no número de casos notificados nos últimos 5 anoa.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Silvio Fernando Guimarães de Carvalho - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Silvio Fernando Guimarães de Carvalho.
4.   2012-Atual. Risco de transmissão transfusional de L.L. chagasi em áreas endêmicas de leishmaniose visceral
Descrição: Trata-se de um estudo prospectivo com finalidade de abranger diferentes situações da doença no pa´s, será feito um estudo multicêntrico em áreas de alta endemicidade (Sobral, Terezina e Montes Claros). Elegemos, como triagem o teste rápido rK39 e, como teste diagnóstico, o RIFI, o teste imunocromatográfico e o ELISA e por fim a identificação do parasito por métodos não sorológicos, empregando a PCR. A pesquisa será restrita a doadores de primeira doação de sangue.Espera-se com o presente estudo uma adequada definição do problema para permitir a proposição de estratégias mais apropriadas em relação a leishmaniose transfusional. Primeiramente, faz-se necessário a caracterização da endemicidade da infecção por leishmania entre doadores de sangue de áreas endêmivas do pais, de maneira sistematizada e usando as mesmas técnicas de diagnóstico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvio Fernando Guimarães de Carvalho - Coordenador / Luciana de Almeida Silva - Integrante / Ana Lúcia Teles Rabelo - Integrante / ELAINE VELOSO ROCHA URIAS - Integrante / Virmondes Rodrigues Junior - Integrante / Hélio Morais de Souza - Integrante / Márcia Maria Ferreira Silva - Integrante / Guilherme L. Werneck - Integrante / Rosana Maria Montalverne Parebte - Integrante / Bruna Eulálio Alves - Integrante / Fernanda Quadros Mendonça - Integrante / Toni Ramos Alves Souza - Integrante.
Membro: Silvio Fernando Guimarães de Carvalho.

2010

1.   2010-Atual. Educação em Saúde, Risco Cardiovascular e Manejo do paciente hipertenso na Atenção Primária em Saúde
Descrição: O diagnóstico e o manejo do paciente hipertenso não deve ser baseado apenas nos valores mensurados da pressão arterial (PA). Nesta abordagem deve ser considerada a estratificação individual, levando em conta não somente os níveis pressóricos, mas fatores de risco, lesão de órgãos-alvo e doenças cardiovasculares manifestas. Este conceito é baseado no fato que somente uma pequena fração da população hipertensa tem apenas níveis pressóricos elevados, sendo a grande maioria exibindo fatores de risco adicionais. Quando associa-se a hipertensão arterial sistêmica (HAS) com estes fatores (ex.: dislipidemia, tabagismo, diabetes), o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares é maior do que a soma deste fatores individuais. No paciente hipertenso de alto risco as indicações e objetivos do tratamento anti-hipertensivo são completamente diferentes daqueles implementados no paciente de baixo risco. A última diretriz brasileira sobre hipertensão arterial enfatiza que para a decisão terapêutica é necessário a confirmação diagnóstica, seguindo-se pela estratificação de risco, que leva em conta além dos valores de PA, a presença de fatores de risco cardiovasculares, as lesões de órgãos alvo e as doenças cardiovasculares. Conforme esta estratificação, são definidas metas a serem atingidas nos valores da PA. Assim toda decisão terapêutica no manejo da HAS deve sempre ser precedida pela estimativa do risco cardiovascular. Este conceito é de particular interesse na Atenção Primária à Saúde, pois leva a concentrar os esforços e recursos nos pacientes de alto riso, permite que o médico e paciente sejam mais flexíveis na escolha de intervenções que reduzem este risco, além de que permite conduzir o paciente de baixo risco com mais segurança em relação a tratamentos específicos. São escassas as evidencias na literatura mostrando o manejo da HAS na atenção primária, levando em consideração esta estratificação de risco do paciente hipertenso. Outro aspecto pouco abordado pel. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Antônio Prates Caldeira - Coordenador / HENDERSON BARBOSA PIMENTA - Integrante / Paulo Henrique Tolentino Moura - Integrante / Thatiane Lopes Oliveira - Integrante / George Câmara Cordeiro - Integrante / Rosemberg dos Anjos Medeiros Filho - Integrante / Ana Paula Ferreira Maciel - Integrante / Jessica Alkmim Rodrigues - Integrante / Keith Herlen Rayanne Almeida Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 7
Membro: Antônio Prates Caldeira.
2.   2010-Atual. Estudo multi-centro da eficácia e segurança dos fármacos recomendados para o tratamento da leishmaniose visceral do Brasil.
Descrição: A busca de novas alternativas terapêuticas para leishmanioses é considerada pesquisa estratégica prioritária pela Organização Mundial da Saúde, em virtude da elevada toxicidade, risco de resistência e custo alto dos medicamentos atualmente disponíveis.A proposta é de um estudo multicêntrico com participação direta de oito instituiçoes públicas, localizadas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sudeste do pais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Silvio Fernando Guimarães de Carvalho - Coordenador / Carlos henrique Nery Costa - Integrante / Dorcas Lamounier Costa - Integrante / Gustavo Adolfo Sierra Romero - Integrante / Regina Lunardi Rocha - Integrante / Ana Lúcia Teles Rabelo - Integrante / Andréia Teixeira Carvalho - Integrante / JOÃO DOS REIS CANELA - Integrante / Fabiana Piovesan Alves - Integrante.
Membro: Silvio Fernando Guimarães de Carvalho.
3.   2010-Atual. PERFIL DE MORBIDADE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NA MACRORREGIÃO NORDESTE DE MINAS GERAIS
Descrição: A Estratégia Saúde da Família (ESF) prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da família, de forma integral e contínua. As primeiras equipes começaram a ser implantadas no Brasil a partir de 1994, com o objetivo de reorganizar a prática assistencial da atenção primária, em substituição ao modelo tradicional, centrado na consulta médica, orientado para cura de doenças e realizado principalmente em hospitais. Ainda são poucos os estudos envolvidos com a atenção primária que buscam conhecer o perfil de morbidade da população assistida. A avaliação dos indicadores de saúde mais utilizados em estudos epidemiológicos são os relativos à mortalidade e morbidade. Todavia, a Macrorregião Nordeste não possui nenhum estudo sobre a prevalência de morbidade ou sobre as condições de mortalidade de sua população. Justifica-se, pois a realização desta pesquisa, como compromisso social das instituições de ensino e pesquisa, como forma de contribuição à população e aos gestores da região. A presente proposta, trabalhando com a morbidade ampliada, na percepção do paciente em diversos momentos da atenção primária, possibilitará maior conhecimento da situação do processo saúde doença em uma das regiões mais pobres do país. Esse desvelar permite o estabelecimento de políticas de promoção à saúde e prevenção da doença de formas mais direcionadas e efetivas por parte dos serviços de atenção primária. O levantamento de dados voltados para a identificação, direcionamento e planejamento na Atenção Primária a Saúde é de extrema importância, pois fortalece e viabiliza ações de forma concisa baseando-se em dados precisos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Antônio Prates Caldeira - Coordenador / Ivelisa Vilela Silva Pereira - Integrante / Valquiria Macedo da Silva - Integrante / Maria de Jesus Loredo Rocha - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 3
Membro: Antônio Prates Caldeira.
4.   2010-2015. Perfil Epidemiológico dos Fatores de Risco para as Doenças Crônicas não Transmissíveis Montes Claros ? Minas Gerais
Descrição: As mudanças nos padrões de ocorrência das doenças têm imposto, constantemente, novos desafios, não só para os gestores e tomadores de decisão do setor da Saúde como também para outros setores governamentais, cujas ações repercutem na ocorrência dessas doenças. O desafio do financiamento das ações é um deles. Doenças crônicas custam caro para o Sistema Único de Saúde (SUS). Se não prevenidas e gerenciadas adequadamente, demandam uma assistência médica de custos sempre crescentes, em razão da permanente e necessária incorporação tecnológica. Para toda a sociedade, o número de mortes prematuras e de incapacidades faz com que o enfretamento das "novas epidemias", causadas por doenças crônicas não transmissíveis, demandem significativos investimentos em pesquisa, vigilância, prevenção, promoção da saúde e defesa de uma vida saudável. Estudo quantitativo, transversal de base populacional. A população alvo da pesquisa é representada por indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos no momento da pesquisa, residentes em Montes Claros. O instrumento será questionário previamente validado. Como produtos espera-se produzir: relatórios técnicos, artigos em revistas especializadas, monografias, dissertações de mestrado, publicações eletrônicas indexadas, resumos publicados, teses de doutorado e trabalhos completos em anais de congressos. O presente projeto tem com objetivo geral descrever a prevalência de exposição a comportamentos e fatores de risco para Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), a prevalência de hipertensão e diabetes auto-referidos e o percentual de acesso a exames de detecção precoce de câncer de colo do útero e mama.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antônio Prates Caldeira - Coordenador / João Felício Rodrigues Neto - Integrante / Tatiana Carvalho Reis - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
Membro: Antônio Prates Caldeira.
5.   2010-2015. Saúde Materno-Infantil e Atenção Primária em Populações Quilombolas
Descrição: No processo de formação da Nação Brasileira a população negra desde o final do Século XIX, tem sido colocada á margem deste processo de empoderamento, aqui baseado no acesso aos bens de produção e de capitais. Em certa medida, esta população tornou-se invisível para alguns níveis governamentais, sendo pouco perceptíveis as políticas específicas de saúde para esta população. Crianças e mulheres se constituem nas principais vítimas de desajustes sociais e a marcante diferença entre os indicadores de saúde da população negra e branca em relação ao status de saúde de crianças e mulheres reflete a precisa dimensão do problema. É possível que também a saúde da população negra no Norte de Minas tenha sido negligenciada pelos governantes, pelos órgãos públicos e pelas instituições de pesquisa, faltando dados confiáveis sobre quem são e onde vivem. No atual processo de re-estruturação do sistema de saúde, focado no fortalecimento da atenção primária à saúde, é salutar o conhecimento da situação exata das condições de saúde da referida população. O ?silêncio? sobre este tema e a ausência de publicações nesta perspectiva para todo o País e, particularmente, para a região estudada, principal área de concentração dos remanescentes quilombolas do Estado, destacam a relevância social desta pesquisa. Este trabalho tem por objetivo conhecer e avaliar a qualidade da atenção primária à saúde, com ênfase na assistência materno-infantil em áreas quilombolas na zona rural de São Francisco (MG), estabelecendo, de forma concomitante, um programa de educação popular em saúde com ênfase na promoção da saúde materno-infantil. Pretende-se contribuir para o melhor conhecimento da saúde destas comunidades, sinalizando aspectos direcionais para a melhoria das políticas de saúde na região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antônio Prates Caldeira - Coordenador / Claudia Danyella Alves Leão - Integrante / Amaro Sérgio Marques - Integrante / Paulo Henrique Tolentino Moura - Integrante / Daniel Antunes Freitas - Integrante / Stéphany Ketllin Mendes Oliveira - Integrante / Mayane Moura Pereira - Integrante / Igor Alcântara Pereira - Integrante / Iuri Pedro Mendonça - Integrante / Luana Camargo Brito - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 3
Membro: Antônio Prates Caldeira.

2008

1.   2008-Atual. Fonoaudiologia e Saúde Coletiva
Descrição: A compreensão da saúde como bem estar amplo, bio-psico-social, implica no reconhecimento de importãncia de outros saberes no cuidado ao paciente, à família e à comunidade. A fonoaudiologia representa uma dessas áreas. A atuação do profissional da fonoaudiologia pode auxiliar no desenvolvimento de relações humanas mais harmoniosas. O presente projeto agrega várias formas de atuação do profissional e suas interfaces com as coletividades. Estão incluídas nessa proposta a avaliação de escolares, que podem incluir desde questões relacionadas ao letramento até a construção da linguagem. Também em escolas é possóvel aferir a qualidade da voz dos professoes, a saúde fonoaudiológica desse grupo e a efetividade de intervenções fonoaudiológicas para atenuar algumas situações críticas. Para a população em geral é possível o desenvolvimento de estudos de prevalência de problemas e qualidade de vida e da voz. É preciso destacar ainda que existem programas de saúde destinada especificamente a pacientes com deficiência auditiva. Quase sempres esses pacientes não contam com o necessário acompanhamento após o processo de protetização, por exemplo. A fim de restabelecer a função comunicativa do deficiente auditivo, há necessidade do diagnóstico audiológico, indicação e adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e na reabilitação auditiva. Vale esclarecer que o processo de seleção e adaptação de AASI é o início do processo de reabilitação auditiva. A experiência clínica mostrou ao fonoaudiólogo que a relação entre sistemas de amplificação e necessidades acústicas encontradas nos exames clínicos não garantem a efetividade da adaptação do usuário ao equipamento. São necessários, então, estudos com o objetivo de avaliar a satisfação e efetividade que o AASI proporciona ao usuário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antônio Prates Caldeira - Integrante / Gabriel Nobre de Aguiar - Integrante / LUIZA AUGUSTA ROSA ROSSI-BARBOSA - Coordenador / Mirna Rossi Barbosa - Integrante. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 3
Membro: Antônio Prates Caldeira.

1986

1.   1986-Atual. Fatores de rísco não herdados e cardiopatias congênitas na populaçào de Montes Claros.
Descrição: Identificação de fatores de riscos modificaveis na patogenese das cardiopatias congênitas, que possibilite sua precenção.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nelma Maria Neves Antunes - Integrante / DANIEL SOARES FONSECA - Integrante / FARLEY CARVALHO ARAUJO - Coordenador.
Membro: Nelma Maria Neves Antunes.


(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2015
Data de processamento: 10/02/2017 18:08:56