Depto. Métodos e Técnicas Escolares

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 41

2015

1.   2015-Atual. Avaliação do desempenho escolar no Ensino Fundamental de Minas Gerais: uma análise baseada no Programa Bolsa Familia e no Ideb
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Luciene Rodrigues - Integrante / Maria Elizete Gonçalves - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Maria Helena de Souza Ide.
2.   2015-Atual. Avaliação do Impacto de ações educativas nos níveis de alfabetização em saúde entre adultos e idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família: um ensaio randomizado
Descrição: Propõe-se avaliar o impacto de atividades educativas multiestratégicas e interprofissionais nos níveis de ?alfabetização em saúde? dos adultos e idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família. Será conduzido um ensaio randomizado em uma amostra probabilística a ser estimada após condução do estudo piloto. Serão coletados dados entre adultos e idosos alocados de forma randômica em dois grupos: grupo intervenção e grupo controle. Será considerado critério de exclusão dos voluntários o comprometimento da condição cognitiva, tal condição será avaliada através do Mini-exame do Estado Mental. Serão realizadas entrevistas e exames por pesquisadores treinados e calibrados que desconhecem em qual grupo o participante foi alocado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Árlen Almeida Duarte de Sousa - Integrante / Andrea Maria Eleutério Barros Lima Martins - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Árlen Almeida Duarte de Sousa.
3.   2015-Atual. ENSINAR HISTÓRIA PARA CRIANÇAS: PONTE ENTRE SABERES PRÉVIOS E SABERES ENSINADOS
Descrição: A atividade tem o ensino-aprendizagem de História como objeto de estudo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Normando Gonçalves Meira - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador.
Membro: José Normando Gonçalves Meira.
4.   2015-Atual. História de Alfabetização de Adultos em Montes Claros: Modo de pensar, sentir e agir (1970 - 1980)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita Tavares de Mello - Coordenador.
Membro: Rita Tavares de Mello.
5.   2015-Atual. MEDIAÇÕES CULTURAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE MÚLTIPLOS LETRAMENTOS
Descrição: O objetivo do estudo é analisar o processo formativo de graduandos em Pedagogia, com foco nas habilidades letradas desses sujeitos e nas transformações produzidas por mediações culturais e intervenções pedagógicas realizadas no curso. A pesquisa será realizada por uma abordagem predominantemente qualitativa. Da perspectiva metodológica, o estudo foi formatado como pesquisa-ação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) . Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Geisa Magela Veloso - Integrante / Emília Murta Morais - Integrante / Maria Aparecida Colares Mendes - Integrante / Nailde Martins Ramalho Avelino - Integrante / Maria Jacy Maia Velloso - Integrante.
Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim.
Descrição: . O objetivo do estudo é analisar o processo formativo de graduandos em Pedagogia, com foco nas habilidades letradas desses sujeitos e nas transformações produzidas por mediações culturais e intervenções pedagógicas realizadas no curso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Jacy Maia Velloso - Integrante / Maria Aparecida Colares Mendes - Integrante / Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Geisa Magela Veloso - Integrante / Emilia Murta Moraes - Integrante / Nailde Martins Ramalho Avelino - Integrante.
Membro: Maria Jacy Maia Velloso.
Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a formação de professores, em que serão focalizadas as práticas de letramento. O objetivo do estudo é analisar o processo formativo de graduandos em Pedagogia, com foco nas habilidades letradas desses sujeitos e nas transformações produzidas por mediações culturais e intervenções pedagógicas realizadas no curso. A pesquisa será realizada por uma abordagem predominantemente qualitativa, visando à construção de respostas para as seguintes questões: Quais as habilidades letradas foram desenvolvidas pelos graduandos em Pedagogia da Unimontes em sua trajetória pessoal? Quais são os sentimentos e percepções dos graduandos em relação às suas habilidades letradas, diante da multiplicidade de situações sociais contemporâneas? Como o capital cultural familiar, os gestos da rotina doméstica ou modos de ser da família dos graduandos interferiram na sua formação como leitores e no desenvolvimento destas habilidades? Qual o alcance de mediações culturais, desenvolvidas no âmbito do curso de pedagogia, na produção de mudanças na formação dos alunos como leitores? Quais sensibilidades podem ser produzidas pelos alunos da Pedagogia a partir de sua aproximação com textos literários e outros objetos/bens culturais? Da perspectiva metodológica, o estudo foi formatado como pesquisa-ação, com duração de 24 meses ? período em que será realizada a revisão da literatura para fundamentação teórica das análises; a coleta de dados para conhecimento da realidade; a ação de intervenção sobre a realidade para mudança na cultura dos graduandos participantes do estudo. Inicialmente, para conhecer a realidade, serão aplicados questionários (perfil de entrada dos alunos-sujeitos pesquisados) e escrita memorialística. A partir deste diagnóstico, serão realizadas mediações culturais e intervenções pedagógicas visando ao desenvolvimento de habilidades relacionadas aos múltiplos letramentos, com ênfase na leitura, escrita e uso de ferramentas tecnológicas. Nessa etapa serão realizadas sessões de cinema comentado, palestras, grupos de estudo, oficinas de leitura literária, análise crítica de obras, empréstimo de livros, fruição estética da linguagem, conhecimento de obras, autores e textos destinados ao público infantil. Posteriormente, serão aplicados questionários (perfil de saída) e retomada a escrita de memorial, em que os sujeitos poderão rever sua trajetória e refletir sobre mudanças produzidas. Pretende-se, com este tipo de pesquisa, ampliar a compreensão sobre licenciandos e licenciatura, sobre culturas diversas e inclusão na universidade, além de analisar e investir no ?letramento crítico e protagonista? daqueles que serão, possivelmente, futuros professores e alfabetizadores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geisa Magela Veloso - Integrante / Maria Nailde Martins Ramalho - Integrante / Emilia Murta Moraes - Integrante / Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Maria Jacy Velloso Maia - Integrante / Maria Aparecida Colares Mendes - Integrante.
Membro: Geisa Magela Veloso.
Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a formação de professores, em que serão focalizadas as práticas de letramento. O objetivo do estudo é analisar o processo formativo de graduandos em Pedagogia, com foco nas habilidades letradas desses sujeitos e nas transformações produzidas por mediações culturais e intervenções pedagógicas realizadas no curso. A pesquisa será realizada por uma abordagem predominantemente qualitativa, visando à construção de respostas para as seguintes questões: Quais as habilidades letradas foram desenvolvidas pelos graduandos em Pedagogia da Unimontes em sua trajetória pessoal? Quais são os sentimentos e percepções dos graduandos em relação às suas habilidades letradas, diante da multiplicidade de situações sociais contemporâneas? Como o capital cultural familiar, os gestos da rotina doméstica ou modos de ser da família dos graduandos interferiram na sua formação como leitores e no desenvolvimento destas habilidades? Qual o alcance das mediações culturais, desenvolvidas no âmbito do curso de pedagogia, na produção de mudanças na formação dos alunos como leitores? Quais sensibilidades podem ser produzidas pelos alunos da Pedagogia a partir de sua aproximação com textos literários e outros objetos/bens culturais? Da perspectiva metodológica, o estudo foi formatado como pesquisa-ação, com duração de 24 meses? período em que será realizada a revisão da literatura para fundamentação teórica das análises; a coleta dedados para conhecimento da realidade; a ação de intervenção sobre a realidade para mudança na cultura dos graduandos participantes do estudo. Inicialmente, para conhecer a realidade, serão realizadas observações, aplicados questionários e entrevistas aos alunos-sujeitos pesquisados. Posteriormente, a partir deste diagnóstico, serão realizadas mediações culturais e intervenções pedagógicas visando ao desenvolvimento de habilidades relacionadas aos múltiplos letramentos, com ênfase na leitura, escrita e uso de ferramentas tecnológicas. Nessa etapa serão realizadas sessões de cinema comentado, palestras, grupos de estudo,oficinas de leitura literária, análise crítica de obras, fruição estética da linguagem, conhecimento de obras, autores e textos destinados ao público infantil. Por estas atividades pedagógico culturais espera-se a mudança cultural e a melhoria da qualidade da formação dos sujeitos pesquisados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliana de Freitas Soares - Coordenador / Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Geisa Magela Veloso - Integrante / Mõnica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Emília Murta Moraes - Integrante / Maria Jacy Maia Velloso - Integrante.
Membro: Eliana de Freitas Soares.
6.   2015-Atual. O Funcionamento da Educação de Tempo Integral numa unidade de ensino municipal de Montes Claros: desafios e possibilidades
Descrição: A pesquisa busca compreender os impactos da implantação e o funcionamento da Educação de Tempo Integral numa unidade de ensino municipal de Montes Claros-MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dirce Efigênia Brito Lopes - Coordenador.
Membro: Dirce Efigênia Brito Lopes.

2014

1.   2014-Atual. Educação Matemática: Vivências e Prática no cotidiano de alunos dos Anos Iniciais
Descrição: O presente subprojeto será desenvolvido em uma escola, do sistema público de ensino de Januária/MG, município norte mineiro, com 102.216 habitantes de acordo com o censo IBGE 2010, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES,objetivando contribuir para a melhoria na formação inicial dos acadêmicos licenciandos em Pedagogia, orientando a prática pedagógica dos futuros professores da educação básica. Assim, a UNIMONTES, de acordo com o edital Nº 061/2013/CAPES, propõe o ingresso dos acadêmicos nas escolas da rede estadual de ensino, localizadas na área de sua atuação. Considera-se que essa formação inicial deve contemplar, de maneira articulada, os aspectos teóricos, práticos e investigativos indispensáveis à formação do futuro professor que estará licenciado para atuar na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e na EJA das séries iniciais, consequentemente, à sua atuação na docência da educação básica especialmente no ensino de Matemática para crianças, jovens e adultos. Apesar do esforço realizado pelas universidades, particularmente pela UNIMONTES, para desenvolver a Licenciatura em Pedagogia com elevada qualidade, propiciando aos licenciandos uma sólida formação, em conformidade com as diretrizes curriculares específicas e demais legislações vigentes relacionadas com a formação de professores, o licenciado em pedagogia encontra dificuldades específicas quando inicia a docência na educação básica, principalmente no se refere ao ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Maria Ângela Costa Mota - Coordenador.
Membro: Maria Ângela Costa Mota.
2.   2014-Atual. GEPEDI - Grupo de Estudos em Pesquisa Didática Desenvolvimental
Descrição: Grupo de pesquisas na linha de pesquisas Saberes e Práticas Educativa da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGED UFU - estudos e pesquisas na área de concentração da Didática Desenvolvimental ênfase nos estudos de Vigotsky e estudiosos que estudam o desenvolvimento da subjetividade nos alunos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denice do Socorro Lopes Brito - Coordenador / Roberto Valdéz Puentes - Integrante.
Membro: Denice do Socorro Lopes Brito.
3.   2014-Atual. Núcleo de Estudos das Infâncias e Adolescências - NINA
Descrição: Institucionalizar e operacionalizar o Núcleo de Estudos das Infâncias e Adolescências na Unimontes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jussara Maria de Carvalho Guimarães - Coordenador / MORAES, Emilia Murta - Integrante / SILVA, Leni Maria - Integrante / Juliane Ferreira Leite - Integrante.
Membro: Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
4.   2014-Atual. OS RESULTADOS DO IDEB NOS MUNICÍPIOS DO NORTE DE MINAS/ MG: um estudo comparativo dos avanços e desafios.
Descrição: Essa investigação, constitui um aporte importante para aprofundar o conhecimento sobre a execução das avaliações, enquanto modelo de melhoria na qualidade de ensino para a escola fundamental, bem como identificar os seus efeitos na gestão das Secretarias municipais de educação e das escolas, além de ensejar a execução de outros estudos e pesquisas no campo da avaliação no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . Integrantes: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida - Integrante / SILVA, Márcio Antônio. - Coordenador / Dayse Magna dos Santos Moura - Integrante.
Membro: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida.
Descrição: Trata-se de investigação vinculada à linha de pesquisa gestão educacional e tem por objetivo realizar um estudo comparativo e compreensivo das razões da queda nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica nos municípios de Pirapora, Bocaiúva; Salinas e Januária/MG localizado norte de Minas Gerais. Para fundamentação teórica serão utilizados autores que discutem a temática, dentre eles Saviani (2007), Sousa e Lopes (2010), Faria e Figueiras (2010), Libâneo (2003) França e Bezerra (2009). A pesquisa será desenvolvida numa abordagem qualitativa dos dados e o percurso metodológico consistirá na realização de entrevista semiestruturada com os secretários de educação, diretores, professores das escolas nos municípios e análise documental dos últimos resultados divulgados pelo do Instituto de Pesquisa [INEP], censo do Instituo Brasileiro de Geografia [IBGE -2010], sobretudo os resultados do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ediléia Alves Mendes Souza - Integrante / Dayse Magna Santos Moura - Integrante / Márcio Antônio Silva - Coordenador / ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro - Integrante.
Membro: Ediléia Alves Mendes Souza.
5.   2014-Atual. Pacto pela Alfabetização: Vozes e Práticas de Professoras Mineiras em Formação
Descrição: A pesquisa situa-se no campo das políticas públicas, em interface com as práticas e os saberes dos professores, focalizando a sua formação e estudos sobre o letramento e a alfabetização de crianças. Problematiza o ciclo da política pública Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC-Pacto ? programa federal de formação de professores alfabetizadores. A partir da análise da sua constituição/influência, da produção do seu texto, da sua prática/implementação, dos seus resultados/influências e da(s) estratégia(s) política(s) engendrada(s), aborda a incidência do Pacto na cultura escolar e as resistências interpostas pelos sujeitos envolvidos, na realização dessa política. Financiamento: FAPEMIG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / ALMEIDA, Cecídia Barreto - Integrante.
Membro: Úrsula Adelaide de Lélis.
Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como oportunidade para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de um programa de formação de professores alfabetizadores, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC - PACTO, em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Railma Aparecida Cardoso Marinho - Coordenador / Geísa Magela Veloso - Integrante / Cecídia Barreto - Integrante / Úrsula Adelaide Lélis - Integrante / Cláudia Aparecida Machado - Integrante / Ediléia Alves Mendes Souza - Integrante / Cláudia Soares de Oliveira - Integrante.
Membro: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como oportunidade para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de um programa de formação de professores alfabetizadores, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC-PACTO, em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo investigar processos de apropriação da proposta de formação, refletindo sobre as intenções oficiais do Ministério da Educação e analisando o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. Por uma abordagem interpretativista de natureza qualitativa a imersão no campo para coleta e análise de dados será realizada por meio de questionários, entrevistas e conversas com os sujeitos de pesquisa, como também pela análise de documental ?? materiais da formação produzidos pelo Ministério da Educação; relatos de experiência produzidos por orientadores de estudo e professores da rede municipal de ensino de 120 municípios que integram o polo Montes Claros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apesar de investigar processos formativos desenvolvidos em 120 municípios mineiros, entendemos que a Unimontes seja o lócus de pesquisa, posto que serão discutidos e analisados processos de formação desenvolvidos em seu âmbito institucional. Na Unimontes a equipe de pesquisadores irá discutir questões relacionadas à ludicidade e à leitura literária, que se constituem como eixos estruturantes da proposta de formação do PACTO, que entende a prática alfabetizadora intrinsecamente ligada à ludicidade e o texto literário como recurso importante para o letramento das crianças. Projeto aprovado no Edital Universal da Fapemig.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Geisa Magela Veloso - Coordenador / BARRETO - Integrante / MACHADO - Integrante / LÉLIS - Integrante / Edileia Alves Mendes Souza - Integrante / Railma Aparecida Marinho - Integrante / Claudia Soares de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Geisa Magela Veloso.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Claudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Cecidia Barreto Almeida - Integrante / Claudia Soares de Oliveira - Integrante / Railma Aparecida Cardoso Marinho - Integrante / Edileia Alves Mendes Souza - Integrante / Ursula Adelaide de Lélis - Integrante.
Membro: Francely Aparecida dos Santos.
Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como oportunidade para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de um programa de formação de professores alfabetizadores, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC-PACTO, em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo investigar processos de apropriação da proposta de formação, refletindo sobre as intenções oficiais do Ministério da Educação e analisando o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. Por uma abordagem interpretativista de natureza qualitativa a imersão no campo para coleta e análise de dados será realizada por meio de questionários, entrevistas e conversas com os sujeitos de pesquisa, como também pela análise de documental materiais da formação produzidos pelo Ministério da Educação; relatos de experiência produzidos por orientadores de estudo e professores da rede municipal de ensino de 120 municípios que integram o polo Montes Claros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apesar de investigar processos formativos desenvolvidos em 120 municípios mineiros, entendemos que a Unimontes seja o lócus de pesquisa, posto que serão discutidos e analisados processos de formação desenvolvidos em seu âmbito institucional. Na Unimontes a equipe de pesquisadores irá discutir questões relacionadas à ludicidade e à leitura literária, que se constituem como eixos estruturantes da proposta de formação do PACTO, que entende a prática alfabetizadora intrinsecamente ligada à ludicidade e o texto literário como recurso importante para o letramento das crianças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ediléia Alves Mendes Souza - Integrante / Railma Aparecida Cardoso Marinho - Integrante / geisa magela veloso - Coordenador / Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Claúdia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Claudia Soares de Oliveira - Integrante.
Membro: Ediléia Alves Mendes Souza.
Descrição: para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de um programa de formação de professores alfabetizadores, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC-PACTO, em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo investigar processos de apropriação da proposta de formação, refletindo sobre as intenções oficiais do Ministério da Educação e analisando o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. Por uma abordagem interpretativista de natureza qualitativa a imersão no campo para coleta e análise de dados será realizada por meio de questionários, entrevistas e conversas com os sujeitos de pesquisa, como também pela análise de documental materiais da formação produzidos pelo Ministério da Educação; relatos de experiência produzidos por orientadores de estudo e professores da rede municipal de ensino de 120 municípios que integram o polo Montes Claros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apesar de investigar processos formativos desenvolvidos em 120 municípios mineiros, entendemos que a Unimontes seja o lócus de pesquisa, posto que serão discutidos e analisados processos de formação desenvolvidos em seu âmbito institucional. Na Unimontes a equipe de pesquisadores irá discutir questões relacionadas à ludicidade e à leitura literária, que se constituem como eixos estruturantes da proposta de formação do PACTO, que entende a prática alfabetizadora intrinsecamente ligada à ludicidade e o texto literário como recurso importante para o letramento das crianças... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Úrsula Adelaide Lélis - Integrante / Railma Aparecida marinho - Integrante / Cláudia Soares - Integrante.
Membro: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como pesquisa interinstitucional que pretende constituir uma rede de discussão entre universidades mineiras para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de uma ação de extensão para a formação do professor alfabetizador (PNAIC) em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. Do projeto interinstitucional participam 05 universidades públicas mineiras, representadas pelos seus respectivos núcleos de estudo e pesquisa: Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/FaE), através do Núcleo de Pesquisa em Linguagem ? NEPEL; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/FaE), através do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita - CEALE; Universidade de Ouro Preto -UFOP através do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/FAE); Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), através do GEPEL - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo investigar processos de apropriação da proposta de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, refletir sobre as intenções oficiais e analisar o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. Por uma abordagem interpretativista de natureza qualitativa a imersão no campo, a coleta e análise de dados será realizada pela realização de entrevistas e conversas com os sujeitos de pesquisa, como também a análise documentos - relatos de experiência produzidos por orientadores de estudo e professores da rede municipal de ensino de 120 municípios que integram o polo Montes Claros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apesar de investigar processos formativos desenvolvidos em 120 municípios mineiros, entendemos que a Unimontes seja o lócus de pesquisa, posto que serão discutidos e analisados processos de formação desenvolvidos em seu âmbito. No âmbito da Unimontes a equipe de pesquisadores proponentes irá investigar os processos de apropriação da proposta de formação do Pacto, refletindo sobre as intenções oficiais, analisando o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. De forma mais específica, pretende-se discutir questões relacionadas ao eixo da ludicidade e da leitura literária, que se constituem como eixos estruturantes da proposta de formação, que entende a prática alfabetizadora como uma possibilidade lúdica e o texto literário como recurso importante para o letramento das crianças. Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Formação de Professores; Ludicidade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Claudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Ùrsula Adelaíde de Lélis - Integrante / francely Aparecida dos Santos - Integrante / Cláudia Soares de Oliveira - Integrante / Ediléia Alves Mendes SOUZA, - Integrante.
Membro: Cecídia Barreto Almeida.
6.   2014-Atual. Programa Interdisciplinar de Ampliação dos Saberes - BIOEDUCAR
Descrição: É uma proposta que tem por objetivo intervir na realidade social de forma a contribuir com o desenvolvimento educacional, cultural, ambiental, social e econômico dos municípios mineiros de Pedra Azul, Joaíma e Pompéu. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jussara Maria de Carvalho Guimarães - Coordenador.
Membro: Jussara Maria de Carvalho Guimarães.

2013

1.   2013-Atual. A implementação da Educação das Relações Raciais nas Escolas de Educação Básica (Lei Nº 10.639/2003)
Descrição: O projeto objetiva investigar a implantação da Lei 10.639/2003 em escolas públicas e privadas do município de Montes Claros - MG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Emília Murta Moraes - Coordenador / Mônica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Silvana Maria Teixeira Amorim - Integrante / Maria Cleonice Mendes de Souza - Integrante.
Membro: Emília Murta Moraes.
2.   2013-Atual. A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA(LEI FEDERAL Nº 10.639/2003): UM ESTUDO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES
Descrição: A Lei 10639, promulgada em 2003, torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país. Passados mais de dez anos de promulgação da ?Nova Lei? sua implementação carece ser avaliada. O estudo objetiva examinar a formação em serviço de professores da educação básica para a implementação da referida Lei, adentrando pela análise das dificuldades vividas pelos docentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Silvana Maria Teixeira Amorim - Integrante / Emília Murta Morais - Integrante / Maria Cleonice Mendes de Souza - Integrante. Número de orientações: 2
Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim.
3.   2013-2015. A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL Nº 10639/2003
Descrição: Propomo-nos com este projeto analisar a implementação da referida lei pela ótica das políticas educacionais acionadas pelo poder municipal e seus possíveis impactos nas ações diárias das escolas. Há que se destacar que, apesar de entendermos que a realidade não pode ser mudada apenas por ?força de Lei?, reconhecemos, como quer Gomes (2008) a importância da Lei 10639/03, bem como das medidas desencadeadas pelo MEC para implementação da mesma. Este trabalho permite depreender que devemos ultrapassar a dimensão da obrigatoriedade para a sensibilização ? que requer conhecimento crítico da realidade, e sugere a necessidade de novos estudos sobre a implementação da referida Lei.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Helena de Souza Ide - Integrante / AMORIM, Mônica Maria Teixeira - Coordenador / Emília Murta - Integrante / Maria Cleonice Mendes - Integrante / Silvana Amorim - Integrante.
Membro: Maria Helena de Souza Ide.
4.   2013-Atual. e-duc@r: laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais
Descrição: Criar um laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais para formação de educadores dos cursos de Letras/Português, Letras/Inglês, Letras/Espanhol e Pedagogia para desenvolver conteúdos pedagógicos digitais e metodologias para o uso dos mesmos no processo ensino-aprendizagem das disciplinas da educação básica: Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Cristina Dias Franco - Integrante / Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Alcino Franco de Moura Junior - Integrante.
Membro: Cláudia Cristina Dias Franco.
5.   2013-Atual. Formação continuada de alfabetizadores no contexto do PNAIC: construção de uma rede de discussão entre universidades mineiras
Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como pesquisa interinstitucional que pretende constituir uma rede de discussão entre universidades mineiras para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de uma ação de extensão para a formação do professor alfabetizador (PNAIC) em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Soares de Oliveira - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Cecídia Almeida Barreto - Integrante / Claudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Railma Aparecida Marinho - Integrante / Ursula Adelaide de Lelis - Integrante.
Membro: Cláudia Soares de Oliveira.
6.   2013-Atual. Memória e história das instituições escolares do Norte e Noroeste de Minas Gerais: uma contribuição para a criação de acervo histórico/memória das escolas públicas mineiras
Descrição: Realizar pesquisa no âmbito das Escolas Públicas criadas nas três primeiras décadas dos anos novecentos com o objetivo de analisar e historicizar o processo de escolarização das cidades de Grão Mogol, Montes Claros, Coração de Jesus, Diamantina, Paracatu e Unaí, a fim de refletir sobre os fatores determinantes do processo de suas implantações. Realizar atividades de extensão por meio da criação de um acervo histórico/memória educativa nas primeiras escolas criadas no período das três primeiras décadas dos anos novecentos, nas cidades de Grão Mogol, Montes Claros, Coração de Jesus, Diamantina, Paracatu e Unaí, no decorrer do processo de investigação da historicidade das referidas escolas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Rosangela Silveira Rodrigues - Coordenador / Islei Gonçalves Rabelo - Integrante / RAMALHO Maria Nailde Martins; - Integrante / Leonice Vieira de Jesus Paixão - Integrante / Maria Nadurce da Silva - Integrante.
Membro: Rosangela Silveira Rodrigues.
7.   2013-2015. Políticas Educacionais, trabalho docente e desempenho discente no Ensino Médio noturno, em escolas periféricas
Descrição: Este projeto apresenta como objeto de pesquisa o trabalho docente e o desempenho discente no Ensino Médio Noturno em escolas periféricas. A investigação buscará evidenciar as potencialidades e limitações desse nível de ensino no contexto das reformas educacionais enfocando sua identidade definida em relação às determinações sócio-culturais, pedagógicas e político-econômicas. A inserção no lócus escolar buscará identificar, diagnosticar e analisar aspectos concernentes às reformas do Ensino Médio; a caracterização dos aspectos condicionantes da evasão escolar; as atividades laborais dos profissionais da educação do Ensino Médio; a materialização das políticas curriculares no cotidiano escolar; o desempenho discente em interface com o contexto social. No âmbito microssocial, colocaremos em relevo olhares e vozes dos sujeitos que conferem sentido a esse nível de ensino: docentes, gestores e estudantes. Assim, o percurso dessa investigação estará alicerçado em dois flancos de análise: a percepção dos discentes sobre o universo escolar e a materialidade do trabalho docente em suas múltiplas determinações. Para a materialização desta investigação adotaremos procedimentos metodológicos ancorados na pesquisa de tipo etnográfico, utilizando instrumentos como coleta de dados, observação e questionamentos, realizados por meio de entrevistas ou questionários, além da produção de registros fílmicos. Tendo como referência esses procedimentos realizaremos nossa investigação no âmbito do sistema de ensino e no âmbito da escola em dois estabelecimentos de ensino de ensino médio da área periférica dos seguintes municípios mineiros: Uberlândia (Triângulo Mineiro), Uberaba (Triângulo Mineiro), Ituiutaba (Pontal do Triângulo Mineiro), Montes Claros (Norte de Minas)... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Maria Vieira da Silva - Coordenador / Vilma Aparecida de Souza - Integrante / Idalice Ribeiro Silva Lima - Integrante / Leonice Matilde Richter - Integrante / Aparecida Maria Fonseca - Integrante / Vanessa Cristina Alvarenga - Integrante / Pâmela Carolina Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Úrsula Adelaide de Lélis.

2012

1.   2012-Atual. A formação de professores a distância pelo Sistema UAB: saberes e fazeres
Descrição: O censo de 2009 apontou um crescimento significativo dos cursos superiores a distância, enquanto 71% dos cursos presenciais são de bacharelado, metade dos cursos de ensino distância é de licenciatura. . Conforme dados divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) há ainda no Brasil um déficit de 246 mil professores para atuar na educação pública brasileira. Para atender a essa demanda, o Ministério da Educação (MEC), tem investido prioritariamente na formação de professores, implantando uma política pública nacional de formação pela educação a distância (EaD), que passa a alcançar proporção e escala por meio da criação e implementação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O resultado do Edital de Seleção nº 01/2006-SEED/MEC/2006/2007, do Ministério da Educação ? MEC, contemplou a Universidade Estadual de Montes Claros ? Unimontes, com o oferecimento de nove cursos de graduação, licenciatura em polos de apoio presenciais, localizados em municípios das regiões do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais. Entretanto a educação a distância tem provocado uma série de debates, vários pesquisadores têm demonstrado por diferente nuances, a pluralidade de objetos, enfoques teórico-metodológicos e os desafios para enfrentar as novas demandas entre elas, ensinar e aprender, em espaços e tempos diferentes, mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Esta pesquisa pretende investigar o valor éticopolítico e pedagógico do conhecimento construídos pelos acadêmicos, egressos, nos cursos de graduação, licenciatura do Sistema UAB, ministrados pela Unimontes, discutindo, os saberes, os fazeres, os desafios, os limites e as possibilidades da formação de professores a distância, mediada pelas TIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Alcino Franco - Integrante / Almeida, Karen T. L. - Integrante / Liliane Campos Machado - Integrante / Helena Murta Moraes - Integrante / Emilia Moraes Murta - Integrante / Claudia Cristina Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Fabia Magali Santos Vieira.
Descrição: O censo de 2009 apontou um crescimento significativo dos cursos superiores a distância, enquanto 71% dos cursos presenciais são de bacharelado, metade dos cursos de ensino distância é de licenciatura. Segundo o site Globo.com1 o ministro da Educação, Fernando Haddad afirma que o crescimento dos cursos superiores a distância traz também uma preocupação com a qualidade do ensino principalmente nas licenciaturas, considerando que a educação a distância é ainda muito incipiente no Brasil. Conforme dados divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) há ainda no Brasil um déficit de 246 mil professores para atuar na educação pública brasileira. Assim, de um lado, temos assistido a ampliação vertiginosa de cursos de licenciatura em instituições privadas de ensino superior, ?certificando? anualmente milhares de novos professores mediante a incorporação da modalidade EaD. E de outro lado, para atender a essa demanda, o Ministério da Educação (MEC), tem investido prioritariamente na formação de professores, implantando uma política pública nacional de formação pela educação a distância (EaD), que passa a alcançar proporção e escala por meio da criação e implementação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O resultado do Edital de Seleção nº 01/2006-SEED/MEC/2006/2007, do Ministério da Educação ? MEC, por meio da Secretaria de Educação a Distância ? SEED e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? Capes, publicado no Diário Oficial da União em 20 de maio de 2008, contemplou a Universidade Estadual de Montes Claros ? Unimontes, com o oferecimento de nove cursos de graduação, licenciatura em polos de apoio presenciais, localizados em quinze municípios das regiões do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais. Entretanto a educação a distância tem provocado uma série de debates, vários pesquisadores têm demonstrado por diferente nuances, a pluralidade de objetos, enfoques teórico-metodológicos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Cristina Dias Franco - Integrante / Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Helena Moraes Murta - Integrante / Alcino Franco de Moura Junior - Integrante / Karen Torres Corrêa Lafetá de Almeida - Integrante / Emilia Murta Moraes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Cláudia Cristina Dias Franco.
2.   2012-Atual. e-duc@r: laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais
Descrição: Partindo da necessidade de contribuir para a compreensão dos atuais processos comunicacionais e persuasivos da mídia, a sua resistência, quando necessária, e a sua utilização de forma colaborativa, este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver conteúdos pedagógicos digitais e metodologias para o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no processo ensino-aprendizagem das disciplinas da educação básica: Português, Inglês, Espanhol, Geografia, História, Artes, Educação Religiosa e Filosofia. Para tanto, pretende-se: 1) Desenvolver conteúdos digitais educacionais para a educação básica, através da promoção de um trabalho colaborativo e interdisciplinar; 2) Elaborar novas abordagens pedagógicas que utilizem os conteúdos digitais e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na prática pedagógica do ensino de Português, Inglês, Espanhol, Geografia, História, Artes Visuais, Artes-Teatro, Artes Música, Ciência da Religião e Filosofia presenciais e a distância, para os professores da rede pública mineira envolvidos nas disciplinas, além dos acadêmicos desses cursos. A meta é fazer com que os envolvidos entendam o porquê e como integrar as tecnologias digitais à prática educativa de modo criativo e inteligente para desenvolver a autonomia e a competência dos mesmos enquanto usuários e produtores dessas tecnologias e não como meros receptores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Alcino Franco - Integrante / Almeida, Karen T. L. - Integrante / Claudia Cristina Dias - Integrante / Ana Cristina Santos Peixoto - Integrante / Sandra Ramos de Oliveira - Integrante / Maria Jacy Maia Velloso - Integrante / Elton José de Lourdes - Integrante / Wanessa Pereira Fróes Quadros - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Fabia Magali Santos Vieira.
3.   2012-Atual. MINHA CASA MINHA VIDA: ESTUDO SOCIOLÓGICO SOBRE MODOS DE APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO EM CIDADE ?INTERMEDIÁRIA?.
Descrição: Projeto de Pesquisa vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Letícia de Freitas Cardoso - Coordenador / Antonio Dimas Cardoso - Integrante / Leticia de Freitas Cardoso - Integrante.
Membro: Letícia de Freitas Cardoso.
4.   2012-Atual. Observatório dos Conflitos Ambientais: devolução, atualização e capacitação de usuários
Descrição: Atualização do mapa dos conflitos ambientais e assessoria aos grupos vulneráveis à projetos de impacto ambiental. A pesquisa pretende realizar oficinas participativas de atualização e de ampliação do mapa, além de possibilitar a articulação de grupos para utilização desta ferramenta de luta pelo reconhecimento de direitos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Edmilson Mendes de Faria - Integrante / Andréa Luisa Zhouri Laschefski - Coordenador / Klemens Augustinus Laschefski - Integrante / Rômulo Soares Barbosa - Integrante.
Membro: Edmilson Mendes de Faria.
5.   2012-Atual. PIBID Alfabetização na Escola
Descrição: Projeto (PIBID) de Alfabetização na Escola Municipal Dona Cândida e da Escola Municipal Geny Hatem - Pirapora MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denice do Socorro Lopes Brito - Coordenador.
Membro: Denice do Socorro Lopes Brito.
6.   2012-Atual. TUDO BLACK NO PEDAÇO: Um Estudo de Caso Etnográfico sobre a cultura de jovens integrantes do Grupo Urbano ?Capa Preta?, da Cidade de Montes Claros/MG.
Descrição: Projeto de Pesquisa de Tese qualificado em 25 Fevereiro de 2014 no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (11) . Integrantes: Letícia de Freitas Cardoso - Coordenador / Maria Claudia Coelho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Membro: Letícia de Freitas Cardoso.

2011

1.   2011-Atual. ? Formação de professores a distância: saberes e fazeres?
Descrição: O projeto visa pesquisar a formação de professores a distãncia na Unimontes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Murta Moraes Souto - Integrante / Fábia Magaly Santos Vieira - Coordenador.
Membro: Helena Murta Moraes Souto.
2.   2011-Atual. HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Descrição: O GHOEM é um grupo de pesquisa interinstitucional que pretende constituir um referencial para a utilização da História Oral como recurso a pesquisas em Educação Matemática, com o que se pretende elaborar um mapeamento histórico sobre a formação de professores de Matemática no Brasil. Além disso, pretende-se investigar a possibilidade da História Oral quanto a sua contribuição para estudos e intervenções envolvendo temas específicos em Educação Matemática (concepções de professores de Matemática; identidade de grupos de pesquisa e estudos, referenciais teóricos para nortear análise de livros didáticos, formação de professores de Matemática, dentre outros). Além dessas frentes de pesquisa, o GHOEM criou um subgrupo para desenvolver projetos de iniciação científica, o IC-GHOEM, cujos objetivos principais são: intensificar o oferecimento de estágios de iniciação científica aos estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades nas quais estão lotados os membros do grupo; e promover o exercício de orientação de pesquisa aos "estudantes" vinculados ao GHOEM que, como alunos de Programas de Mestrado e Doutorado, serão futuros orientadores em Cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação. Tendo formado um acervo considerável de obras didáticas antigas (contendo livros do século XVII a meados do século XX, já restaurados e disponibilizados ampla e gratuitamente à comunidade de pesquisa) atualmente o grupo intensificou estudos sobre conservação de arquivos e tem desenvolvido pesquisas sobre análise de livros didáticos de Matemática. Maiores detalhes sobre a produção do grupo, com a íntegra (disponível para download) de muitos dos trabalhos já desenvolvidos, podem ser buscados em www.ghoem.com e www.ic.ghoem.com. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida - Integrante / ANTÔNIO VICENTE MARAFIOTI GARNICA - Coordenador / HELOÍSA DA SILVA - Integrante / MARIA LAURA MAGALHÃES GOMES - Integrante.
Membro: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida.
3.   2011-Atual. Observatório Nacional de Educação Especial - ONEESP
Descrição: Áreas temáticas na pesquisa: 1- A avaliação institucional das salas de recursos multifuncionais; 2- Análise do fluxo escolar de alunos com necessidades educacionais especiais e estudos estatísticos de suas dificuldades de aprendizagens.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isabel Simões Oliveira - Integrante / Cassandra Catarina Gonçalves Mineiro - Coordenador.
Membro: Isabel Simões Oliveira.
4.   2011-Atual. Projeto de pesquisa: A influência da formação continuada em pós-graduação na práxis docentes da Educação Infantil em Montes Claros, Minas Gerais
Descrição: Pesquisa e extensão - Resolução nº 184 de 2011. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denice do Socorro Lopes Brito - Coordenador / Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante.
Membro: Denice do Socorro Lopes Brito.
5.   2011-Atual. Religião e Relativismo: Encontro e Alteridade
Descrição: A expressão ditadura do relativismo tão veiculada nos últimos tempos nos despertou o interesse de pesquisar o tema Religião e Relativismo. Pretendemos examinar o relativismo nas suas dimensões: ética e epistemológica, para depois procurar o papel da religião na contemporaneidade. Ou seria a Religião, hoje, apenas mais um detalhe da fragmentação da civilização ocidental e um reflexo do ocaso do Bem Universal? Desse modo, percorrendo autores clássicos (Montaigne, Hume, Max Weber e Durkheim) e autores contemporâneos (Habermas, Hans Kung, R. Boudon, Vattimo, Rorty e Lévinas), objetivamos compreender o que significa ser no tempo e se é possível, e em que sentido, entrever um fio condutor que reúna o que a modernidade separou, que una Oriente e Ocidente, homem e natureza e, sem transgredir os limites e a dignidade das várias culturas, vislumbrar dialogia e conjugação em torno do humano. Assim, traçamos como meta o pensamento em torno da categoria de encontro como realização da religião, e esta como alteridade ética, o que possibilita diálogo e compromissos conjuntos no nosso tempo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Kathia Silva Gomes - Coordenador / Márcio Antônio de Paiva - Integrante / Ibraim Vitor de Oliveira - Integrante / Márcia Eliane Fernandes Tomé - Integrante / Luiz Fernando Pires Dias - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Kathia Silva Gomes.
6.   2011-Atual. Subprojeto-PIBID
Descrição: Professora Colaboradora do subprojeto(PIBID), no curso de Pedagogia Brasília de Minas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) . Integrantes: Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Leonice Vieira de Jesus da Paixão - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Cecídia Barreto Almeida.

2010

1.   2010-Atual. A FORMAÇÃO DOCENTE NA TRADIÇÃO DA UNIMONTES (décadas de 60, 80 e 90): contraposições epistemológicas do conteúdo da disciplina História da Educação mediante a historicidade formativa e a historicidade crítica
Descrição: Este estudo objetiva discutir elementos a respeito do conteúdo da disciplina História da Educação, conteúdo este, contido no processo de profissionalização do docente no contexto da tradição institucional da universidade brasileira (décadas de 60, 80 e 90), a partir da influência dos paradigmas da História, mediante a contraposição da historicidade formativa e da historicidade crítica. Tem-se como hipótese que a disciplina de História da Educação, no âmbito da tradição da universidade pública brasileira, exerce influência de acordo com os contornos da historicidade formativa no processo de hegemonização do perfil de professor, este almejado pelas políticas educacionais neoliberais. A metodologia, que norteia nosso estudo, se fundamenta nos princípios da investigação histórica, de forma a nortear a análise do conhecimento presente no conteúdo da disciplina de História da Educação, contida nos currículos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros ? Unimontes (Minas Gerais), a fim de compreender se tais conhecimentos se fundamentam em um paradigma epistemológico que norteia a formação docente por meio da influência da historicidade formativa ou da historicidade crítica; além de identificar, quantitativamente, a presença e a carga horária da referida disciplina nos cursos de licenciatura das instituições alvo. Tal recorte se justifica na constatação da tendência do perfil do professor formado a partir da influência dos conhecimentos presentes nos conteúdos das bibliografias investigadas. Integrantes: Islei Gonçalves Rabelo- Integrante / Bruna Luiza Nunes Garcia- Integrante /Rosângela Silveira Rodrigues - Coordenador. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosangela Silveira Rodrigues - Coordenador / Bruna Luiza Nunes Garcia - Integrante / Islei Gonçalves Rabelo - Integrante / Franciele Santos Souza - Integrante / Mônica Soares Rodrigues - Integrante / Anne Karoline Aráujo Santos - Integrante. Número de orientações: 3
Membro: Rosangela Silveira Rodrigues.
2.   2010-2015. A Influencia da formação continuada em pós-graduação nas práxis docentes na Educação Infantil pública, em Montes Claros/MG ? 2011 a 2013
Descrição: Esse projeto analisou a incidência da Pós-graduação "Lato Sensu" Gratuita em Educação Infantil nas "praxis" docentes das acadêmicas-professoras participantes da mesma, no decorrer da oferta do Curso e em especial, durante o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso (projeto e intervenção pedagógica),atrelado às atividades de iniciação científica de acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Unimontes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (31) / Especialização: (40) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Eliana de Freitas Soares - Coordenador / ALMEIDA, Cecídia Barreto - Integrante / CORDEIRO, Regina Coele - Integrante / Cleonice Proença Mendes - Integrante / Denice do Socorro Lopes de Brito - Integrante.
Membro: Úrsula Adelaide de Lélis.
3.   2010-Atual. Grupo de Estudos em Pesquisa em Educação (GEPED)
Descrição: Grupo de Estudos em Pesquisa em Educação que tem como tema ?A influencia da Formação Continuada em Pós-graduação nas práxis docentes na educação infantil pública, em Montes Claros/MG- 2010 a 2013? que tem como objetivo geral - Analisar a incidência da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil nas praxis docentes de 25 acadêmicas-professoras participantes da Turma I (2010- 2012).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cecídia Barreto Almeida - Integrante / eliana de freitas Soares - Coordenador / Denice do Socorro Lopes de Brito - Integrante / Regina Coele Cordeiro - Integrante.
Membro: Cecídia Barreto Almeida.
4.   2010-Atual. PARUNIMONTES
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Normando Gonçalves Meira - Coordenador.
Membro: José Normando Gonçalves Meira.

2009

1.   2009-Atual. Negros no Norte de Minas: Relações Intercomunitárias e Processos Sociais em Comunidades Quilombolas
Descrição: Projeto de Pesquisa e Extensão. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Maria Railma Alves - Integrante / Maria Helena de Souza Ide - Coordenador / Luciano Cândido Sarmento - Integrante / Marcos Ântonio Caldeira Neves - Integrante / Claúdia Luz de Oliveira - Integrante / João Batista de Almeida Costa - Integrante / Clóvis Zimmermann - Integrante / Geisa Magela Veloso - Integrante / Márcio Antônio Silva - Integrante / Telma Borges de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim.

2008

1.   2008-Atual. GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NA DIVERSIDADE - GEPEDS
Descrição: O propósito do grupom é integrar e incentivar trabalhos de pesquisa em educação, educação física e saúde, através do envolvimento de professores pesquisadores, discentes dos cursos de Pedagogia, Educação Física e ligados à Saúde, além de outras instiutições de ensino e de pesquisa do país e do exterior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida - Integrante / MOURÃO, Maria das Graças Mota. - Coordenador / Silvana Diamantino França - Integrante / ARAÚJO NETO, A. B. - Integrante / BARBOSA, Maria Cristina Freire - Integrante / CARDOSO, Zilmar Santos Cardoso. - Integrante / MACIEL, Renata Cordeiro. - Integrante.
Membro: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida.
2.   2008-Atual. Um estudo sobre o processo de letramento virtual: da inclusão digital a formação virtual docente.
Descrição: A discussão central do Projeto Um Estudo sobre o Processo de Letramento VirtuaL: da Inclusão Digital a Formação Virtual do Docente, congrega ações de Ensino, Pesquisa e Extensão com vistas a investigar a prática pedagógica de professores da Educação Básica de escolas públicas estaduais de Montes Claros - MG em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes - Coordenador / Liliane Campos Machado - Integrante / Magda Martins Macêdo - Integrante / Wane Elayne Eulália dos Anjos - Integrante / Dulcilene Brito Lopes - Integrante.
Membro: Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes.

2007

1.   2007-Atual. HISTEDBR - DF
Descrição: O HISTEDBR-DF é um dos Grupos de Trabalho do HISTEDBR, Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" com sede na Faculdade de Educação da Unicamp e coordenação geral dos professores doutores Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi. Criado pelas professoras Raquel de Almeida Moraes e Eva Waisros Pereira no 2/2007, o grupo tem por finalidade somar esforços na investigação histórica das políticas educacionais e das instituições escolares do Brasil a partir do Distrito Federal. Além das pesquisas, pretende-se, com o equipamento recebido pelo DPP/UnB, digitalizar e disponibilizar no sítio do grupo [http://www.fe.unb.br/histedbr-df/] os seguintes documentos para posterior link com o Observatório Mundo Acadêmico, na UnB [http://mundoacademico.unb.br/] e HISTEDBR na Unicamp [http://www.histedbr.fae.unicamp.br/]: 1)LDB N.9394/06: material de pesquisa financiado pelo CNPq doado pelas professoras Eva Waisros Pereira e Lúcia Maria da Franca Rocha ao acervo do CEDUC/FE-UnB; 2)Informática na Educação no Brasil - material da pesquisa de mestrado e doutorado da Profª Raquel de A. Moraes;3) Gênese da escola pública no DF, sob a coordenação da Profª Eva Waisros (recursos da FAAP-DF);4)A Política de Educação a Distância, EAD, no âmbito do Estado brasileiro e especificamente, da FE/UnB e sua Cátedra Unesco de Educação a Distância - material de pesquisa das Profªs Leda Maria R. Fiorentini, Raquel Moraes e seus orientandos.5)Mediações dialógicas no ciberespaço - histórico,estudos e pesquisas de ambientes virtuais e informáticos. Responsável: Profª Raquel de A.Moraes e seus orientandos e colaboradores. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (14) Doutorado: (9) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Raquel de Almeida Moraes - Integrante.
Membro: Fabia Magali Santos Vieira.

2002

1.   2002-Atual. o banco mundial e experiencias da inovação da gestao escolar
Descrição: O Estudo de Caso do Programa Apoio a inovaçoes educacionais em escolas estaduais de Montes Claros e Pirapora, coordenado pelo Professor Marcio Antonio Silva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dirce Efigênia Brito Lopes - Coordenador / marcio antonio silva - Integrante.
Membro: Dirce Efigênia Brito Lopes.

1994

1.   1994-Atual. Aprendizagem, Tecnologias e Educação a Distância
Descrição: Estudos,pesquisas,docência e extensão sobre tecnologias da informação e da comunicação em ambientes de aprendizagem a distância, sem distância, mediatizados pelo uso das tecnologias na educação. Financiamento: Unesco (bolsas); CAPES (bolsas); CNPq (PIBIC-PIC, bolsas);FNDE (equipamentos), MEC (SEED/UAB - (bolsas, equipamentos). O site de registro das pesquisas do grupo é: http://mundoacademico.unb.br. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Integrante / Raquel de Almeida Moraes - Integrante / Laura Maria Coutinho - Coordenador.
Membro: Fabia Magali Santos Vieira.


(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2015
Data de processamento: 10/02/2017 16:38:03