1. | 2015-2016. Ocorrência da Síndrome de Burnout em acadêmicos da área de saúde Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renata Patrícia Fonseca Gonçalves - Coordenador / Danniely Pereira Paschoeal - Integrante. Número de orientações: 1 Membro: Renata Patrícia Fonseca Gonçalves. |
2. | 2015-Atual. TEORIA E METODOLOGIA DO EXPERIMENTO DIDÁTICO-FORMATIVO: UM ESTUDO TEÓRICO EMPÍRICO Descrição: O projeto apresentará um novo resultado de caráter teórico-empírico, consistente no que chamamos de Metodologia do experimento didático-formativo. A nova metodologia permitirá desenvolver pesquisa teórica e aplicada na subárea de ensino-aprendizagem (Didática), particularmente na Educação Básica, no intuito de produzir novo conhecimento didático para o ensino das disciplinas escolares e também no âmbito da Didática Geral. Para o desenvolvimento da Metodologia do experimento didático-formativo se levarão, quase paralelamente, dois eixos de pesquisa: Um primeiro eixo de pesquisa destinar-se-á o refinamento e obtenção de uma nova síntese teórica sobre a metodologia do experimento formativo. Esse tipo de experimento remonta-se a Lev. S. Vigotski, assim como aos continuadores de sua escola que, no campo do ensino desenvolvem essa forma de investigação em países como Rússia, Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, México e Cuba, dentre outros. O segundo eixo de pesquisa desenvolverá, na pratica pedagógica escolar, dois experimentos didático-formativos: um no ensino de Português, outro no ensino de Matemática. A dialética entre o sistema teórico elaborado e os resultados da implementação prática (aplicada) da metodologia, permitirão estabelecer os critérios de validade do experimento didático-formativo, no contexto atual da Educação Básica Brasileira. O resultado final da Metodologia do Experimento didático-formativo será apresentado na forma de dois corpos ou partes: um corpo conceitual ou teórico e um corpo metodológico ou instrumental. O corpo teórico sistematizará as bases epistemológicas (filosóficas, históricas, psicológicas e pedagógicas) da nova metodologia de pesquisa; o corpo metodológico ou instrumental estabelecerá as condições, etapas, métodos e procedimentos particulares para a coleta, análise e apresentação de resultados. Do mesmo modo, havendo passado pelo crivo da prática, se obterão os critérios de validade desta metodologia para a prática pedagógica atual no Brasil e se apontarão as possibilidades de enriquecimento teórico-prático que esta metodologia pode trazer para a área de ensino-aprendizagem. Estas duas partes ou corpos da nova metodologia de pesquisa, concebem-se como uma unidade global de caráter dialético.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Renata Flávia Nobre Canela Dias - Coordenador / AQUINO, Orlando Fernandez - Integrante / Andrea Maturano Longarezi - Integrante / ROBERTO VALDEZ PUENTES - Integrante / Marilene Ribeiro Resende - Integrante / Ana Maria Esteves Bortolanza - Integrante / Márcia Guimaraes Fonseca - Integrante / Luciana Gois Barbosa - Integrante / Viviane Pereira Silva - Integrante / Gustavo Resende dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Renata Flávia Nobre Canela Dias. |
1. | 2014-Atual. SATISFAÇÃO DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS EM MONTES CLAROS, MINAS GERAIS, EM RELAÇÃO À IMAGEM CORPORAL Descrição: Trata-se de projeto sobre a percepção de adolescentes sobre suas imagens corporais. Especificamente,pretende-se identificar o quanto as adolescentes do Ensino Médio de escolas públicas em Montes Claros,Minas Gerais, estão satisfeitas com a sua imagem corporal.A pesquisa será realizada em cinco escolas públicas de ensino fundamental e médio, de grande porte da rede estadual, localizadas em zona urbana de Montes Claros, Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Karine Suene Mendes Almeida - Coordenador / Heluar Pimentel Lopes Pires Mourão - Integrante. Membro: Karine Suene Mendes Almeida. |
1. | 2012-2103. A descentralização da educação profissional em saúde: conhecendo a história dos Núcleos Descentralizados da Escola Técnica de Saúde da Unimontes. Descrição: O objetivo principal desse estudo é descrever a história da descentralização da educação profissional em saúde desenvolvida pela Escola Técnica de Saúde da Unimontes com os Núcleos Descentralizados. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eveline Andries de Castro - Integrante / Marilia Borborema Rodrigues Cerqueira - Integrante / Maria Patricia Silva - Coordenador / Zaida Angela Marinho de Paiva Crispim - Integrante / Élika Garibalde - Integrante / Jacqueline Silva Maia - Integrante. Membro: Eveline Andries de Castro. |
2. | 2012-Atual. Grupo de pesquisa em gênero saúde e sexualidade Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karine Suene Mendes Almeida - Coordenador. Membro: Karine Suene Mendes Almeida. |
1. | 2011-Atual. AVALIAÇÃO DE OFICINAS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: CONHECIMENTOS EM DIABETES MELLITUS TIPO 2 NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Descrição: Objetivo avaliar as oficinas como estratégia para capacitação profissional em Diabetes Mellitus tipo 2 nas práticas educativas na Atenção Primária. Este trabalho poderá contribuir para conhecimento do uso de oficinas como estratégia para capacitações profissionais em DM2 podendo direcionar novas oficinas ou demais estratégias sobre novas temáticas, contribuindo para um despertar do potencial reflexivo, crítico e criativo dos profissionais para as práticas educativas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gizele Ferreira David - Coordenador. Membro: Gizele Ferreira David. |
2. | 2011-Atual. Ações de saúde desenvolvidas pelo enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, na prevenção do câncer cérvico-uterino Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Karine Suene Mendes Almeida - Coordenador / Laura Júlia Bispo Souto - Integrante. Membro: Karine Suene Mendes Almeida. |
3. | 2011-Atual. RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS E ATITUDES COM VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS, CLÍNICAS E LABORATORIAIS EM USUÁRIOS COM DIABETES MELLITUS DE BELO HORIZONTE Descrição: Traçar as características sociodemográficas, clínicas, laboratoriais, assim como relacionar essas variáveis aos conhecimentos e atitudes dos usuários com DM2 torna-se uma estratégia facilitadora para a discussão e sistematização de intervenções direcionadas a maior efetividade de programas educativos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gizele Ferreira David - Coordenador. Membro: Gizele Ferreira David. |
(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2015
Data de processamento: 10/02/2017 13:54:55