1. | 2014-2015. Educamídia Descrição: analisar experiências em estudos sobre educação, tecnologias e comunicação, por meio da reflexão crítica acerca da importância do desenvolvimento de competências midiáticas na sociedade globalizada e sua articulação necessária com as instituições de ensino e pesquisa da contemporaneidade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: José França Neto - Integrante / Vânia Lucia Quintão Carneiro - Coordenador / José Ignacio Aguaded Gomez - Integrante / Welinton Baxto da Silva - Integrante / Ariane Abrunhosa - Integrante / Joana Darc Silvia Goudinho Arrelaro - Integrante / Adriana Moura - Integrante / Keila Rossana - Integrante. Membro: José França Neto. |
2. | 2014-Atual. Educação Matemática: Vivências e Prática no cotidiano de alunos dos Anos Iniciais Descrição: O presente subprojeto será desenvolvido em uma escola, do sistema público de ensino de Januária/MG, município norte mineiro, com 102.216 habitantes de acordo com o censo IBGE 2010, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES,objetivando contribuir para a melhoria na formação inicial dos acadêmicos licenciandos em Pedagogia, orientando a prática pedagógica dos futuros professores da educação básica. Assim, a UNIMONTES, de acordo com o edital Nº 061/2013/CAPES, propõe o ingresso dos acadêmicos nas escolas da rede estadual de ensino, localizadas na área de sua atuação. Considera-se que essa formação inicial deve contemplar, de maneira articulada, os aspectos teóricos, práticos e investigativos indispensáveis à formação do futuro professor que estará licenciado para atuar na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental e na EJA das séries iniciais, consequentemente, à sua atuação na docência da educação básica especialmente no ensino de Matemática para crianças, jovens e adultos. Apesar do esforço realizado pelas universidades, particularmente pela UNIMONTES, para desenvolver a Licenciatura em Pedagogia com elevada qualidade, propiciando aos licenciandos uma sólida formação, em conformidade com as diretrizes curriculares específicas e demais legislações vigentes relacionadas com a formação de professores, o licenciado em pedagogia encontra dificuldades específicas quando inicia a docência na educação básica, principalmente no se refere ao ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Maria Ângela Costa Mota - Coordenador. Membro: Maria Ângela Costa Mota. |
3. | 2014-Atual. GEPEDI - Grupo de Estudos em Pesquisa Didática Desenvolvimental Descrição: Grupo de pesquisas na linha de pesquisas Saberes e Práticas Educativa da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - PPGED UFU - estudos e pesquisas na área de concentração da Didática Desenvolvimental ênfase nos estudos de Vigotsky e estudiosos que estudam o desenvolvimento da subjetividade nos alunos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denice do Socorro Lopes Brito - Coordenador / Roberto Valdéz Puentes - Integrante. Membro: Denice do Socorro Lopes Brito. |
4. | 2014-Atual. INCENTIVO A DOCÊNCIA OFERECIDO PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID à formação dos acadêmicos do curso de Pedagogia na Unimontes entre 2009 a 2013 Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mânia Maristane Neves Silveira Maia - Coordenador / FLÁVIO CÉSAR FREITAS VIEIRA - Integrante. Membro: Mânia Maristane Neves Silveira Maia. |
5. | 2014-Atual. Núcleo de Estudos das Infâncias e Adolescências - NINA Descrição: Institucionalizar e operacionalizar o Núcleo de Estudos das Infâncias e Adolescências na Unimontes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jussara Maria de Carvalho Guimarães - Coordenador / MORAES, Emilia Murta - Integrante / SILVA, Leni Maria - Integrante / Juliane Ferreira Leite - Integrante. Membro: Jussara Maria de Carvalho Guimarães. |
6. | 2014-Atual. Os resultados do IDEB nos Municípios do Norte de Minas- MG: um estudo comparativo dos avanços e desafios Descrição: Trata-se de investigação vinculada à linha de pesquisa gestão educacional e tem por objetivo realizar um estudo comparativo e compreensivo das razões da queda nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica nos municípios de Pirapora, Bocaiúva; Salinas e Januária/MG localizado norte de Minas Gerais. Para fundamentação teórica serão utilizados autores que discutem a temática, dentre eles Saviani (2007), Sousa e Lopes (2010), Faria e Figueiras (2010), Libâneo (2003) França e Bezerra (2009). A pesquisa será desenvolvida numa abordagem qualitativa dos dados e o percurso metodológico consistirá na realização de entrevista semiestruturada com os secretários de educação, diretores, professores das escolas nos municípios e análise documental dos últimos resultados divulgados pelo do Instituto de Pesquisa [INEP], censo do Instituo Brasileiro de Geografia [IBGE -2010], sobretudo os resultados do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ediléia Alves Mendes Souza - Integrante / Dayse Magna Santos Moura - Integrante / Márcio Antônio Silva - Coordenador / ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro - Integrante. Membro: Ediléia Alves Mendes Souza. |
7. | 2014-Atual. Pacto pela Alfabetização: Vozes e Práticas de Professoras Mineiras em Formação Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador. Membro: Úrsula Adelaide de Lélis. Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como oportunidade para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de um programa de formação de professores alfabetizadores, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC - PACTO, em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Railma Aparecida Cardoso Marinho - Coordenador / Geísa Magela Veloso - Integrante / Cecídia Barreto - Integrante / Úrsula Adelaide Lélis - Integrante / Cláudia Aparecida Machado - Integrante / Ediléia Alves Mendes Souza - Integrante / Cláudia Soares de Oliveira - Integrante. Membro: Railma Aparecida Cardoso Marinho. Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como oportunidade para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de um programa de formação de professores alfabetizadores, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC-PACTO, em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo investigar processos de apropriação da proposta de formação, refletindo sobre as intenções oficiais do Ministério da Educação e analisando o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. Por uma abordagem interpretativista de natureza qualitativa a imersão no campo para coleta e análise de dados será realizada por meio de questionários, entrevistas e conversas com os sujeitos de pesquisa, como também pela análise de documental ?? materiais da formação produzidos pelo Ministério da Educação; relatos de experiência produzidos por orientadores de estudo e professores da rede municipal de ensino de 120 municípios que integram o polo Montes Claros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apesar de investigar processos formativos desenvolvidos em 120 municípios mineiros, entendemos que a Unimontes seja o lócus de pesquisa, posto que serão discutidos e analisados processos de formação desenvolvidos em seu âmbito institucional. Na Unimontes a equipe de pesquisadores irá discutir questões relacionadas à ludicidade e à leitura literária, que se constituem como eixos estruturantes da proposta de formação do PACTO, que entende a prática alfabetizadora intrinsecamente ligada à ludicidade e o texto literário como recurso importante para o letramento das crianças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geisa Magela Veloso - Coordenador / BARRETO - Integrante / MACHADO - Integrante / LÉLIS - Integrante / Edileia Alves Mendes Souza - Integrante / Railma Aparecida Marinho - Integrante / Claudia Soares de Oliveira - Integrante. Membro: Geisa Magela Veloso. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Claudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Cecidia Barreto Almeida - Integrante / Claudia Soares de Oliveira - Integrante / Railma Aparecida Cardoso Marinho - Integrante / Edileia Alves Mendes Souza - Integrante / Ursula Adelaide de Lélis - Integrante. Membro: Francely Aparecida dos Santos. Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como oportunidade para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de um programa de formação de professores alfabetizadores, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC-PACTO, em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo investigar processos de apropriação da proposta de formação, refletindo sobre as intenções oficiais do Ministério da Educação e analisando o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. Por uma abordagem interpretativista de natureza qualitativa a imersão no campo para coleta e análise de dados será realizada por meio de questionários, entrevistas e conversas com os sujeitos de pesquisa, como também pela análise de documental materiais da formação produzidos pelo Ministério da Educação; relatos de experiência produzidos por orientadores de estudo e professores da rede municipal de ensino de 120 municípios que integram o polo Montes Claros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apesar de investigar processos formativos desenvolvidos em 120 municípios mineiros, entendemos que a Unimontes seja o lócus de pesquisa, posto que serão discutidos e analisados processos de formação desenvolvidos em seu âmbito institucional. Na Unimontes a equipe de pesquisadores irá discutir questões relacionadas à ludicidade e à leitura literária, que se constituem como eixos estruturantes da proposta de formação do PACTO, que entende a prática alfabetizadora intrinsecamente ligada à ludicidade e o texto literário como recurso importante para o letramento das crianças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ediléia Alves Mendes Souza - Integrante / Railma Aparecida Cardoso Marinho - Integrante / geisa magela veloso - Coordenador / Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Claúdia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Claudia Soares de Oliveira - Integrante. Membro: Ediléia Alves Mendes Souza. Descrição: para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de um programa de formação de professores alfabetizadores, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC-PACTO, em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo investigar processos de apropriação da proposta de formação, refletindo sobre as intenções oficiais do Ministério da Educação e analisando o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. Por uma abordagem interpretativista de natureza qualitativa a imersão no campo para coleta e análise de dados será realizada por meio de questionários, entrevistas e conversas com os sujeitos de pesquisa, como também pela análise de documental materiais da formação produzidos pelo Ministério da Educação; relatos de experiência produzidos por orientadores de estudo e professores da rede municipal de ensino de 120 municípios que integram o polo Montes Claros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apesar de investigar processos formativos desenvolvidos em 120 municípios mineiros, entendemos que a Unimontes seja o lócus de pesquisa, posto que serão discutidos e analisados processos de formação desenvolvidos em seu âmbito institucional. Na Unimontes a equipe de pesquisadores irá discutir questões relacionadas à ludicidade e à leitura literária, que se constituem como eixos estruturantes da proposta de formação do PACTO, que entende a prática alfabetizadora intrinsecamente ligada à ludicidade e o texto literário como recurso importante para o letramento das crianças... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Úrsula Adelaide Lélis - Integrante / Railma Aparecida marinho - Integrante / Cláudia Soares - Integrante. Membro: Cláudia Aparecida Ferreira Machado. Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como pesquisa interinstitucional que pretende constituir uma rede de discussão entre universidades mineiras para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de uma ação de extensão para a formação do professor alfabetizador (PNAIC) em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas. Do projeto interinstitucional participam 05 universidades públicas mineiras, representadas pelos seus respectivos núcleos de estudo e pesquisa: Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/FaE), através do Núcleo de Pesquisa em Linguagem ? NEPEL; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/FaE), através do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita - CEALE; Universidade de Ouro Preto -UFOP através do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/FAE); Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), através do GEPEL - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem. No âmbito da Unimontes, o projeto tem por objetivo investigar processos de apropriação da proposta de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, refletir sobre as intenções oficiais e analisar o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. Por uma abordagem interpretativista de natureza qualitativa a imersão no campo, a coleta e análise de dados será realizada pela realização de entrevistas e conversas com os sujeitos de pesquisa, como também a análise documentos - relatos de experiência produzidos por orientadores de estudo e professores da rede municipal de ensino de 120 municípios que integram o polo Montes Claros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Apesar de investigar processos formativos desenvolvidos em 120 municípios mineiros, entendemos que a Unimontes seja o lócus de pesquisa, posto que serão discutidos e analisados processos de formação desenvolvidos em seu âmbito. No âmbito da Unimontes a equipe de pesquisadores proponentes irá investigar os processos de apropriação da proposta de formação do Pacto, refletindo sobre as intenções oficiais, analisando o modo como os discursos oficiais se materializam nas práticas e nos discursos dos professores alfabetizadores. De forma mais específica, pretende-se discutir questões relacionadas ao eixo da ludicidade e da leitura literária, que se constituem como eixos estruturantes da proposta de formação, que entende a prática alfabetizadora como uma possibilidade lúdica e o texto literário como recurso importante para o letramento das crianças. Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Formação de Professores; Ludicidade. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Claudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Ùrsula Adelaíde de Lélis - Integrante / francely Aparecida dos Santos - Integrante / Cláudia Soares de Oliveira - Integrante / Ediléia Alves Mendes SOUZA, - Integrante. Membro: Cecídia Barreto Almeida. |
8. | 2014-Atual. Programa Interdisciplinar de Ampliação dos Saberes - BIOEDUCAR Descrição: É uma proposta que tem por objetivo intervir na realidade social de forma a contribuir com o desenvolvimento educacional, cultural, ambiental, social e econômico dos municípios mineiros de Pedra Azul, Joaíma e Pompéu. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jussara Maria de Carvalho Guimarães - Coordenador. Membro: Jussara Maria de Carvalho Guimarães. |
9. | 2014-Atual. Projeto Pedagogia Pibid - Subprojeto Tecnologia Educacional Descrição: Refletir sobre as tecnologias aplicadas à educação; elaborar proposta de intervenção pedagógica acerca das ferramentas midiáticas na escola, como o Blog na potencialização do processo ensino-aprendizagem da educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: José França Neto - Integrante / Silvana Diamantino França - Coordenador / Emília Murta Morais - Integrante. Membro: José França Neto. |
1. | 2013-Atual. A implementação da Educação das Relações Raciais nas Escolas de Educação Básica (Lei Nº 10.639/2003) Descrição: O projeto objetiva investigar a implantação da Lei 10.639/2003 em escolas públicas e privadas do município de Montes Claros - MG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Emília Murta Moraes - Coordenador / Mônica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Silvana Maria Teixeira Amorim - Integrante / Maria Cleonice Mendes de Souza - Integrante. Membro: Emília Murta Moraes. |
2. | 2013-Atual. A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA(LEI FEDERAL Nº 10.639/2003): UM ESTUDO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES Descrição: A Lei 10639, promulgada em 2003, torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do país. Passados mais de dez anos de promulgação da ?Nova Lei? sua implementação carece ser avaliada. O estudo objetiva examinar a formação em serviço de professores da educação básica para a implementação da referida Lei, adentrando pela análise das dificuldades vividas pelos docentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador / Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Silvana Maria Teixeira Amorim - Integrante / Emília Murta Morais - Integrante / Maria Cleonice Mendes de Souza - Integrante. Número de orientações: 2 Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim. |
3. | 2013-Atual. A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL Nº 10639/2003 Descrição: Propomo-nos com este projeto analisar a implementação da referida lei pela ótica das políticas educacionais acionadas pelo poder municipal e seus possíveis impactos nas ações diárias das escolas. Há que se destacar que, apesar de entendermos que a realidade não pode ser mudada apenas por ?força de Lei?, reconhecemos, como quer Gomes (2008) a importância da Lei 10639/03, bem como das medidas desencadeadas pelo MEC para implementação da mesma. Este trabalho permite depreender que devemos ultrapassar a dimensão da obrigatoriedade para a sensibilização ? que requer conhecimento crítico da realidade, e sugere a necessidade de novos estudos sobre a implementação da referida Lei.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Helena de Souza Ide - Integrante / AMORIM, Mônica Maria Teixeira - Coordenador / Emília Murta - Integrante / Maria Cleonice Mendes - Integrante / Silvana Amorim - Integrante. Membro: Maria Helena de Souza Ide. |
4. | 2013-Atual. Confessionalidade: o Ensino Religioso em questão Descrição: Projeto de pesquisa institucionalizado pela UNIMONTES.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Janice Machado Ribeiro Rodrigues - Coordenador. Membro: Janice Machado Ribeiro Rodrigues. |
5. | 2013-Atual. e-duc@r: laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais Descrição: Criar um laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais para formação de educadores dos cursos de Letras/Português, Letras/Inglês, Letras/Espanhol e Pedagogia para desenvolver conteúdos pedagógicos digitais e metodologias para o uso dos mesmos no processo ensino-aprendizagem das disciplinas da educação básica: Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Cristina Dias Franco - Integrante / Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Alcino Franco de Moura Junior - Integrante. Membro: Cláudia Cristina Dias Franco. |
6. | 2013-Atual. Formação continuada de alfabetizadores no contexto do PNAIC: construção de uma rede de discussão entre universidades mineiras Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como pesquisa interinstitucional que pretende constituir uma rede de discussão entre universidades mineiras para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de uma ação de extensão para a formação do professor alfabetizador (PNAIC) em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Soares de Oliveira - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Cecídia Almeida Barreto - Integrante / Claudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Railma Aparecida Marinho - Integrante / Ursula Adelaide de Lelis - Integrante. Membro: Cláudia Soares de Oliveira. |
7. | 2013-Atual. Memória e história das instituições escolares do Norte e Noroeste de Minas Gerais: uma contribuição para a criação de acervo histórico/memória das escolas públicas mineiras Descrição: Realizar pesquisa no âmbito das Escolas Públicas criadas nas três primeiras décadas dos anos novecentos com o objetivo de analisar e historicizar o processo de escolarização das cidades de Grão Mogol, Montes Claros, Coração de Jesus, Diamantina, Paracatu e Unaí, a fim de refletir sobre os fatores determinantes do processo de suas implantações. Realizar atividades de extensão por meio da criação de um acervo histórico/memória educativa nas primeiras escolas criadas no período das três primeiras décadas dos anos novecentos, nas cidades de Grão Mogol, Montes Claros, Coração de Jesus, Diamantina, Paracatu e Unaí, no decorrer do processo de investigação da historicidade das referidas escolas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Rosangela Silveira Rodrigues - Coordenador / Islei Gonçalves Rabelo - Integrante / RAMALHO Maria Nailde Martins; - Integrante / Leonice Vieira de Jesus Paixão - Integrante / Maria Nadurce da Silva - Integrante. Membro: Rosangela Silveira Rodrigues. |
8. | 2013-2015. POLÍTICAS EDUCACIONAIS, TRABALHO DOCENTE E DESEMPENHO DISCENTE NO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM ESCOLAS PERIFÉRICAS Descrição: Este projeto apresenta como objeto de pesquisa o trabalho docente e o desempenho discente no Ensino Médio Noturno em escolas periféricas. A investigação buscará evidenciar as potencialidades e limitações desse nível de ensino no contexto das reformas educacionais enfocando sua identidade definida em relação às determinações sócio-culturais, pedagógicas e político-econômicas. A inserção no lócus escolar buscará identificar, diagnosticar e analisar aspectos concernentes às reformas do Ensino Médio; a caracterização dos aspectos condicionantes da evasão escolar; as atividades laborais dos profissionais da educação do Ensino Médio; a materialização das políticas curriculares no cotidiano escolar; o desempenho discente em interface com o contexto social. No âmbito microssocial, colocaremos em relevo olhares e vozes dos sujeitos que conferem sentido a esse nível de ensino: docentes, gestores e estudantes. Assim, o percurso dessa investigação estará alicerçado em dois flancos de análise: a percepção dos discentes sobre o universo escolar e a materialidade do trabalho docente em suas múltiplas determinações. Para a materialização desta investigação adotaremos procedimentos metodológicos ancorados na pesquisa de tipo etnográfico, utilizando instrumentos como coleta de dados, observação e questionamentos, realizados por meio de entrevistas ou questionários, além da produção de registros fílmicos. Tendo como referência esses procedimentos realizaremos nossa investigação no âmbito do sistema de ensino e no âmbito da escola em dois estabelecimentos de ensino de ensino médio da área periférica dos seguintes municípios mineiros: Uberlândia (Triângulo Mineiro), Uberaba (Triângulo Mineiro), Ituiutaba (Pontal do Triângulo Mineiro), Montes Claros (Norte de Minas)... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Maria Vieira da Silva - Coordenador / Vilma Aparecida de Souza - Integrante / Idalice Ribeiro Silva Lima - Integrante / Leonice Matilde Richter - Integrante / Aparecida Maria Fonseca - Integrante / Vanessa Cristina Alvarenga - Integrante / Pâmela Carolina Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Úrsula Adelaide de Lélis. |
1. | 2012-Atual. A formação de professores a distância pelo Sistema UAB: saberes e fazeres Descrição: O censo de 2009 apontou um crescimento significativo dos cursos superiores a distância, enquanto 71% dos cursos presenciais são de bacharelado, metade dos cursos de ensino distância é de licenciatura. . Conforme dados divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) há ainda no Brasil um déficit de 246 mil professores para atuar na educação pública brasileira. Para atender a essa demanda, o Ministério da Educação (MEC), tem investido prioritariamente na formação de professores, implantando uma política pública nacional de formação pela educação a distância (EaD), que passa a alcançar proporção e escala por meio da criação e implementação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O resultado do Edital de Seleção nº 01/2006-SEED/MEC/2006/2007, do Ministério da Educação ? MEC, contemplou a Universidade Estadual de Montes Claros ? Unimontes, com o oferecimento de nove cursos de graduação, licenciatura em polos de apoio presenciais, localizados em municípios das regiões do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais. Entretanto a educação a distância tem provocado uma série de debates, vários pesquisadores têm demonstrado por diferente nuances, a pluralidade de objetos, enfoques teórico-metodológicos e os desafios para enfrentar as novas demandas entre elas, ensinar e aprender, em espaços e tempos diferentes, mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Esta pesquisa pretende investigar o valor éticopolítico e pedagógico do conhecimento construídos pelos acadêmicos, egressos, nos cursos de graduação, licenciatura do Sistema UAB, ministrados pela Unimontes, discutindo, os saberes, os fazeres, os desafios, os limites e as possibilidades da formação de professores a distância, mediada pelas TIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Alcino Franco - Integrante / Almeida, Karen T. L. - Integrante / Liliane Campos Machado - Integrante / Helena Murta Moraes - Integrante / Emilia Moraes Murta - Integrante / Claudia Cristina Dias - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Fabia Magali Santos Vieira. Descrição: O censo de 2009 apontou um crescimento significativo dos cursos superiores a distância, enquanto 71% dos cursos presenciais são de bacharelado, metade dos cursos de ensino distância é de licenciatura. Segundo o site Globo.com1 o ministro da Educação, Fernando Haddad afirma que o crescimento dos cursos superiores a distância traz também uma preocupação com a qualidade do ensino principalmente nas licenciaturas, considerando que a educação a distância é ainda muito incipiente no Brasil. Conforme dados divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) há ainda no Brasil um déficit de 246 mil professores para atuar na educação pública brasileira. Assim, de um lado, temos assistido a ampliação vertiginosa de cursos de licenciatura em instituições privadas de ensino superior, ?certificando? anualmente milhares de novos professores mediante a incorporação da modalidade EaD. E de outro lado, para atender a essa demanda, o Ministério da Educação (MEC), tem investido prioritariamente na formação de professores, implantando uma política pública nacional de formação pela educação a distância (EaD), que passa a alcançar proporção e escala por meio da criação e implementação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O resultado do Edital de Seleção nº 01/2006-SEED/MEC/2006/2007, do Ministério da Educação ? MEC, por meio da Secretaria de Educação a Distância ? SEED e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? Capes, publicado no Diário Oficial da União em 20 de maio de 2008, contemplou a Universidade Estadual de Montes Claros ? Unimontes, com o oferecimento de nove cursos de graduação, licenciatura em polos de apoio presenciais, localizados em quinze municípios das regiões do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais. Entretanto a educação a distância tem provocado uma série de debates, vários pesquisadores têm demonstrado por diferente nuances, a pluralidade de objetos, enfoques teórico-metodológicos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Cristina Dias Franco - Integrante / Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Helena Moraes Murta - Integrante / Alcino Franco de Moura Junior - Integrante / Karen Torres Corrêa Lafetá de Almeida - Integrante / Emilia Murta Moraes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Cláudia Cristina Dias Franco. |
2. | 2012-Atual. e-duc@r: laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais Descrição: Partindo da necessidade de contribuir para a compreensão dos atuais processos comunicacionais e persuasivos da mídia, a sua resistência, quando necessária, e a sua utilização de forma colaborativa, este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver conteúdos pedagógicos digitais e metodologias para o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no processo ensino-aprendizagem das disciplinas da educação básica: Português, Inglês, Espanhol, Geografia, História, Artes, Educação Religiosa e Filosofia. Para tanto, pretende-se: 1) Desenvolver conteúdos digitais educacionais para a educação básica, através da promoção de um trabalho colaborativo e interdisciplinar; 2) Elaborar novas abordagens pedagógicas que utilizem os conteúdos digitais e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na prática pedagógica do ensino de Português, Inglês, Espanhol, Geografia, História, Artes Visuais, Artes-Teatro, Artes Música, Ciência da Religião e Filosofia presenciais e a distância, para os professores da rede pública mineira envolvidos nas disciplinas, além dos acadêmicos desses cursos. A meta é fazer com que os envolvidos entendam o porquê e como integrar as tecnologias digitais à prática educativa de modo criativo e inteligente para desenvolver a autonomia e a competência dos mesmos enquanto usuários e produtores dessas tecnologias e não como meros receptores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Alcino Franco - Integrante / Almeida, Karen T. L. - Integrante / Claudia Cristina Dias - Integrante / Ana Cristina Santos Peixoto - Integrante / Sandra Ramos de Oliveira - Integrante / Maria Jacy Maia Velloso - Integrante / Elton José de Lourdes - Integrante / Wanessa Pereira Fróes Quadros - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Membro: Fabia Magali Santos Vieira. |
3. | 2012-2014. LEITURA, MATEMATICA E ESCOLA: LITERATURA INFANTIL E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DE 6 ANOS Descrição: A pesquisa tem por objetivo utilizar a literatura infantil para produzir mediações pedagógicas e compreender o processo de desenvolvimento de habilidades letradas no âmbito da matemática e da leitura, entre crianças de 6 anos, que ainda não sabem ler.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador. Membro: Francely Aparecida dos Santos. |
4. | 2012-Atual. PIBID Alfabetização na Escola Descrição: Projeto (PIBID) de Alfabetização na Escola Municipal Dona Cândida e da Escola Municipal Geny Hatem - Pirapora MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denice do Socorro Lopes Brito - Coordenador. Membro: Denice do Socorro Lopes Brito. |
5. | 2012-Atual. Projeto Biotemas: o desvelar de uma década de intercâmbio da universidade-escola Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Janice Machado Ribeiro Rodrigues - Coordenador. Membro: Janice Machado Ribeiro Rodrigues. |
1. | 2011-Atual. ? Formação de professores a distância: saberes e fazeres? Descrição: O projeto visa pesquisar a formação de professores a distãncia na Unimontes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Murta Moraes Souto - Integrante / Fábia Magaly Santos Vieira - Coordenador. Membro: Helena Murta Moraes Souto. |
2. | 2011-2014. Educação Técnica de Nível Médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais Descrição: A pesquisa tenciona analisar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais no que tange à oferta de educação técnica, organização dos IFETs, políticas para o trabalho docente, permanência/ evasão de estudantes e transição para o ensino superior e para o trabalho. O estudo agrega pesquisadores da UFMG, CEFET-MG e PUC-MG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Rosemary Dore - Coordenador / Fernando Fildalgo - Integrante / João Bosco Laudares - Integrante / Maria Auxiliadora Oliveira - Integrante / Daisy Cunha - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim. |
3. | 2011-Atual. ESTUDO DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES, COM BASE NO INGRESSO PELO SISTEMA UNIVERSAL E PELO SISTEMA DE COTAS. (Parte II) Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Luciene Rodrigues - Integrante / Maria Elizete Gonçalves - Coordenador / Ilva Ruas Abreu - Integrante / Gilmara Emília Teixeira - Integrante. Membro: Maria Helena de Souza Ide. |
4. | 2011-Atual. Núcleo de Sociedade Inclusiva Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lourdes de Freitas Drumond Bento - Coordenador. Membro: Lourdes de Freitas Drumond Bento. |
5. | 2011-Atual. Projeto de pesquisa: A influência da formação continuada em pós-graduação na práxis docentes da Educação Infantil em Montes Claros, Minas Gerais Descrição: Pesquisa e extensão - Resolução nº 184 de 2011. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denice do Socorro Lopes Brito - Coordenador / Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante. Membro: Denice do Socorro Lopes Brito. |
6. | 2011-2014. PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E MATEMATICA NO NORTE DE MINAS: CONSTITUIÇÃO DE ACERVO DOCUMENTAL E MAPEAMENTO DA REALIDADE (1900-2000) Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rose Mary Ribeiro - Coordenador / Claudia Aparecida Machado - Integrante. Membro: Rose Mary Ribeiro. Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo constituir acervo de fontes documentais e reconstituir elementos da memória histórica regional, identificando representações, apropriações e práticas integrantes da cultura escolar relacionada ao ensino da matemática, leitura e escrita que tiveram lugar nas escolas primárias de Montes Claros e região norte mineira. A proposta situa-se no campo da História da Educação, orienta-se pela abordagem da História Cultural, não envolve a participação direta de sujeitos e se organiza a partir de dois grandes eixos de trabalho: constituição de acervo documental e pesquisa historiográfica. No 1º eixo será iniciado processo de constituição de Acervo Documental, que irá integrar Centro de Documentação em Educação a ser instalado nas dependências do Centro de Ciências Humanas, com portal na página eletrônica da Unimontes. No segundo eixo pretende-se identificar elementos da cultura escolar, de forma a compreender práticas de ensino de matemática, leitura e escrita em que as reformas educacionais focalizaram mudanças no processo de alfabetização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Geisa Magela Veloso - Coordenador / Francely Aparecida dos Santos - Integrante / RIBEIRO, Rose Mary - Integrante / MACHADO - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Geisa Magela Veloso. |
7. | 2011-2014. Práticas de leitura, Escrita e Matemática no NOrte de Minas:constituiçõa de acervo documental e mapeamento da realidade- 1900/1980 Descrição: A pesquisa tem como objetivo constituir acervo de fontes documentais e reconstituir elementos da memória histórica regional, identificando representações, apropriações e práticas integrantes da cultura escolar relacionada ao ensino da matemática, leitura e escrita ue tiveram lugar nas escolas primarias de Montes Claros e região norte mineira. A pesquisa situa-se no campo da História da Educação e orienta-se pela abordagem da História Cultural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Rose Mary Ribeiro - Integrante / Francely Aparecida dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Cláudia Aparecida Ferreira Machado. |
8. | 2011-Atual. Religião e Relativismo: Encontro e Alteridade Descrição: A expressão ditadura do relativismo tão veiculada nos últimos tempos nos despertou o interesse de pesquisar o tema Religião e Relativismo. Pretendemos examinar o relativismo nas suas dimensões: ética e epistemológica, para depois procurar o papel da religião na contemporaneidade. Ou seria a Religião, hoje, apenas mais um detalhe da fragmentação da civilização ocidental e um reflexo do ocaso do Bem Universal? Desse modo, percorrendo autores clássicos (Montaigne, Hume, Max Weber e Durkheim) e autores contemporâneos (Habermas, Hans Kung, R. Boudon, Vattimo, Rorty e Lévinas), objetivamos compreender o que significa ser no tempo e se é possível, e em que sentido, entrever um fio condutor que reúna o que a modernidade separou, que una Oriente e Ocidente, homem e natureza e, sem transgredir os limites e a dignidade das várias culturas, vislumbrar dialogia e conjugação em torno do humano. Assim, traçamos como meta o pensamento em torno da categoria de encontro como realização da religião, e esta como alteridade ética, o que possibilita diálogo e compromissos conjuntos no nosso tempo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Kathia Silva Gomes - Coordenador / Márcio Antônio de Paiva - Integrante / Ibraim Vitor de Oliveira - Integrante / Márcia Eliane Fernandes Tomé - Integrante / Luiz Fernando Pires Dias - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Kathia Silva Gomes. |
9. | 2011-Atual. Subprojeto-PIBID Descrição: Professora Colaboradora do subprojeto(PIBID), no curso de Pedagogia Brasília de Minas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) . Integrantes: Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Leonice Vieira de Jesus da Paixão - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Membro: Cecídia Barreto Almeida. |
1. | 2010-Atual. A FORMAÇÃO DOCENTE NA TRADIÇÃO DA UNIMONTES (décadas de 60, 80 e 90): contraposições epistemológicas do conteúdo da disciplina História da Educação mediante a historicidade formativa e a historicidade crítica Descrição: Este estudo objetiva discutir elementos a respeito do conteúdo da disciplina História da Educação, conteúdo este, contido no processo de profissionalização do docente no contexto da tradição institucional da universidade brasileira (décadas de 60, 80 e 90), a partir da influência dos paradigmas da História, mediante a contraposição da historicidade formativa e da historicidade crítica. Tem-se como hipótese que a disciplina de História da Educação, no âmbito da tradição da universidade pública brasileira, exerce influência de acordo com os contornos da historicidade formativa no processo de hegemonização do perfil de professor, este almejado pelas políticas educacionais neoliberais. A metodologia, que norteia nosso estudo, se fundamenta nos princípios da investigação histórica, de forma a nortear a análise do conhecimento presente no conteúdo da disciplina de História da Educação, contida nos currículos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros ? Unimontes (Minas Gerais), a fim de compreender se tais conhecimentos se fundamentam em um paradigma epistemológico que norteia a formação docente por meio da influência da historicidade formativa ou da historicidade crítica; além de identificar, quantitativamente, a presença e a carga horária da referida disciplina nos cursos de licenciatura das instituições alvo. Tal recorte se justifica na constatação da tendência do perfil do professor formado a partir da influência dos conhecimentos presentes nos conteúdos das bibliografias investigadas. Integrantes: Islei Gonçalves Rabelo- Integrante / Bruna Luiza Nunes Garcia- Integrante /Rosângela Silveira Rodrigues - Coordenador. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosangela Silveira Rodrigues - Coordenador / Bruna Luiza Nunes Garcia - Integrante / Islei Gonçalves Rabelo - Integrante / Franciele Santos Souza - Integrante / Mônica Soares Rodrigues - Integrante / Anne Karoline Aráujo Santos - Integrante. Número de orientações: 3 Membro: Rosangela Silveira Rodrigues. |
2. | 2010-Atual. A Influencia da formação continuada em pós-graduação nas práxis docentes na Educação Infantil pública, em Montes Claros/MG ? 2011 a 2013 Descrição: Esse projeto objetiva analisar a incidência da Pós-graduação "Lato Sensu" Gratuita em Educação Infantil nas "praxis" docentes das acadêmicas-professoras participantes da mesma, no decorrer da oferta do Curso e em especial, durente o desenvovimento dos trabalhos de conclusão de curso (projeto e intervenção pedagógica),atrelado às atividades de iniciação científica de acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Unimontes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (31) / Especialização: (40) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Eliana de Freitas Soares - Coordenador / ALMEIDA, Cecídia Barreto - Integrante / CORDEIRO, Regina Coele - Integrante / Cleonice Proença Mendes - Integrante / Denice do Socorro Lopes de Brito - Integrante. Membro: Úrsula Adelaide de Lélis. |
3. | 2010-2014. GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E SEUS MECANISMOS DE CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO: o desafio do Plano de Ações Articuladas (PAR) Descrição: A pesquisa tem por objetivo compreender como o Plano de Ações Articuladas - PAR - implantado em 2007, se constitui em instrumento de apoio técnico e financeiro articulado com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para promover a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB - dos entes federativos. Tem como instituições promotoras: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); Universidade Estadual de Goiás (UEG); e como coordenadoras: Drª Marília Fonseca e Drª Eliza Bartolozzi Ferreira. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Railma Aparecida Cardoso Marinho - Integrante / Márcio Antônio Silva - Coordenador / Ernaldina Souza Silva Rodrigues - Integrante / Shirley Patrícia N. de Castro e Almeida - Integrante / Edléia Alves Mendes - Integrante / José Normando Gonçalves Meira - Integrante / Maria Imaculada Bento - Integrante / Helda Maria Henriques Rodrigues Lopes - Integrante / Dayse Magna Santos Moura - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Railma Aparecida Cardoso Marinho. |
4. | 2010-Atual. Grupo de Estudos em Pesquisa em Educação (GEPED) Descrição: Grupo de Estudos em Pesquisa em Educação que tem como tema ?A influencia da Formação Continuada em Pós-graduação nas práxis docentes na educação infantil pública, em Montes Claros/MG- 2010 a 2013? que tem como objetivo geral - Analisar a incidência da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil nas praxis docentes de 25 acadêmicas-professoras participantes da Turma I (2010- 2012).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cecídia Barreto Almeida - Integrante / eliana de freitas Soares - Coordenador / Denice do Socorro Lopes de Brito - Integrante / Regina Coele Cordeiro - Integrante. Membro: Cecídia Barreto Almeida. |
5. | 2010-Atual. PARUNIMONTES Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Normando Gonçalves Meira - Coordenador. Membro: José Normando Gonçalves Meira. |
6. | 2010-Atual. PEDAGOGIA: contradições epistemológicas e possibilidades de uma prática emancipada Descrição: O GESP ? Grupo de Estudos da Pedagogia,apresenta como tema de pesquisa: o curso de pedagogia: pedagogos ou professores? E como problema pretende saber: o curso de pedagogia da UNIMONTES vem formando qual educador: pedagogo ou professores? E esse profissional estará apto a auxiliar e avaliar de modo emancipatório e transformador as práticas educativas e docentes? Para o desenvolvimento desse trabalho de pesquisa temos como objetivo geral: compreender o curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, à luz de seu trajeto histórico e da situação atual no Ensino Superior com a implantação das novas diretrizes curriculares, bem como a atual formação do educador, repensando o Projeto Político Pedagógico sob a perspectiva de avanços, entendimentos e resignificações.Diante deste quadro, essa pesquisa se faz de suma importância não só para o maior entendimento da atual formação no curso de Pedagogia: pedagogo ou professores, numa esfera macro da educação a serviço da sociedade, entendendo que homem estamos formando e qual a possibilidade de atuação desse educador de formar o próprio sujeito crítico, criativo, participativo, ou seja, um sujeito verdadeiramente emancipado, como também a formação do pedagogo da UNIMONTES/MG, após as implantações das diretrizes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Janice Machado Ribeiro Rodrigues - Coordenador / Rose Mary Ribeiro - Integrante / CLÁUDIA SIMONE PEREIRA SARMENTO QUADROS - Integrante / Denice do Socorro Gomes Fernandes - Integrante. Membro: Janice Machado Ribeiro Rodrigues. |
7. | 2010-Atual. Um Estudo sobre a Formação, os saberes e as Práticas de Formadores em cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros ? Unimontes Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Mônica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Liliane Campos Machado - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Maria Helena de Souza Ide. |
1. | 2009-Atual. ESTADO E MOVIMENTOS SINDICAIS RURAIS- relações e regulações no contexto da formação de professores do campo Descrição: Esse estudo pretende encaminhar reflexões sobre as atuais formas de regulação que, através do Estado, o sistema do capital engendra para superação de suas crises sobre os movimentos sociais agrários, e as consequências dessas intervenções para a dinâmica societal. Toma como referência as políticas públicas estatais para a formação de professores dos movimentos sindicais agrários, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Maria Vieira da Silva - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Úrsula Adelaide de Lélis. |
2. | 2009-Atual. ESTADO, MOVIMENTOS SINDICAIS AGRÁRIOS: relações e regulações no âmbito da formação superior de professores Descrição: Analisa as relações e as possíveis regulações estabelecidas entre o Estado e os movimentos sindicais agrários na oferta de cursos de formação de professores do campo (Pedagogia do Campo - Pronera ),através do estudo dos fundamentos epistemológicos, filosóficos, políticos, sociais, culturais e educacionais que permeiam as propostas de tais Cursos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Coordenador / Maria Vieira da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Úrsula Adelaide de Lélis. |
3. | 2009-Atual. INCLUSÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS PARA O ATENDIMENTO DO DEFICIENTE FÍSICO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR. Descrição: O presente projeto,intitulado Inclusão Escolar: os desafios pa ra o atendimento do deficiente físico na escola de ensino regular, tem como principal objetivo analisar o atendimento de alunos com deficiência física em duas escolas da rede pública de Montes Claros, sendo uma Municipal e outra Estadual.Claros - MG. Inicialmente desenvolveu-se a revisão de literatura fundamentada nos seguintes autores: Mantoan (2003), Santos (1999), Esper, Pedro (2008),Sassaki (2007). A metodologia utilizada na pesquisa abordagem qualitativa baseada em Bodgan Biklen (1997) foram tomadas para proceder análise do conteúdo pesquisado.).Para a coleta de dados foi realizada a observação direta e entrevista estruturada.Em relação aos sujeitos da pesquisa foram escolhidos as categorias professores, supervisores, diretores e pais de alunos. Não foi possível descrever os resultados da pesquisa, uma vez que a pesquisa ainda se encontra em andamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvana Diamantino França - Coordenador / JOSE FRANÇA NETO - Integrante / Maria Isabel Barros Morais Costa - Integrante / Ana Paula Mota França - Integrante. Número de produções C, T A: 5 Membro: Silvana Diamantino França. |
4. | 2009-Atual. Negros no Norte de Minas: Relações Intercomunitárias e Processos Sociais em Comunidades Quilombolas Descrição: Projeto de Pesquisa e Extensão. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Maria Railma Alves - Integrante / Maria Helena de Souza Ide - Coordenador / Luciano Cândido Sarmento - Integrante / Marcos Ântonio Caldeira Neves - Integrante / Claúdia Luz de Oliveira - Integrante / João Batista de Almeida Costa - Integrante / Clóvis Zimmermann - Integrante / Geisa Magela Veloso - Integrante / Márcio Antônio Silva - Integrante / Telma Borges de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim. |
1. | 2008-Atual. Evasão e Retenção nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros Descrição: Analisar criticamente a retenção e evasão nos cursos de licenciatura, na modalidade regular, oferecidos nos 9 (nove) Campi da Unimontes, através do acompanhamento da vida acadêmica do aluno no período do 2º semestre de 2005 ao 1º semestre de 2009, nos turnos diurno e noturno, visando efetivar a política de inclusão social da Instituição... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Renata Cordeiro Maciel - Coordenador / Mânia Maristane Neves Silveira Maia - Integrante / Shirley Sabriny Alves Pereira - Integrante / Dalila Alves dos Santos - Integrante / Andrea Lafeta de Melo Franco - Integrante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mânia Maristane Neves Silveira Maia - Coordenador. Membro: Mânia Maristane Neves Silveira Maia. |
2. | 2008-Atual. Um estudo sobre o processo de letramento virtual: da inclusão digital a formação virtual docente. Descrição: A discussão central do Projeto Um Estudo sobre o Processo de Letramento VirtuaL: da Inclusão Digital a Formação Virtual do Docente, congrega ações de Ensino, Pesquisa e Extensão com vistas a investigar a prática pedagógica de professores da Educação Básica de escolas públicas estaduais de Montes Claros - MG em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes - Coordenador / Liliane Campos Machado - Integrante / Magda Martins Macêdo - Integrante / Wane Elayne Eulália dos Anjos - Integrante / Dulcilene Brito Lopes - Integrante. Membro: Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes. |
1. | 2007-Atual. HISTEDBR - DF Descrição: O HISTEDBR-DF é um dos Grupos de Trabalho do HISTEDBR, Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" com sede na Faculdade de Educação da Unicamp e coordenação geral dos professores doutores Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi. Criado pelas professoras Raquel de Almeida Moraes e Eva Waisros Pereira no 2/2007, o grupo tem por finalidade somar esforços na investigação histórica das políticas educacionais e das instituições escolares do Brasil a partir do Distrito Federal. Além das pesquisas, pretende-se, com o equipamento recebido pelo DPP/UnB, digitalizar e disponibilizar no sítio do grupo [http://www.fe.unb.br/histedbr-df/] os seguintes documentos para posterior link com o Observatório Mundo Acadêmico, na UnB [http://mundoacademico.unb.br/] e HISTEDBR na Unicamp [http://www.histedbr.fae.unicamp.br/]: 1)LDB N.9394/06: material de pesquisa financiado pelo CNPq doado pelas professoras Eva Waisros Pereira e Lúcia Maria da Franca Rocha ao acervo do CEDUC/FE-UnB; 2)Informática na Educação no Brasil - material da pesquisa de mestrado e doutorado da Profª Raquel de A. Moraes;3) Gênese da escola pública no DF, sob a coordenação da Profª Eva Waisros (recursos da FAAP-DF);4)A Política de Educação a Distância, EAD, no âmbito do Estado brasileiro e especificamente, da FE/UnB e sua Cátedra Unesco de Educação a Distância - material de pesquisa das Profªs Leda Maria R. Fiorentini, Raquel Moraes e seus orientandos.5)Mediações dialógicas no ciberespaço - histórico,estudos e pesquisas de ambientes virtuais e informáticos. Responsável: Profª Raquel de A.Moraes e seus orientandos e colaboradores. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (14) Doutorado: (9) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Raquel de Almeida Moraes - Integrante. Membro: Fabia Magali Santos Vieira. |
1. | 2002-Atual. o banco mundial e experiencias da inovação da gestao escolar Descrição: O Estudo de Caso do Programa Apoio a inovaçoes educacionais em escolas estaduais de Montes Claros e Pirapora, coordenado pelo Professor Marcio Antonio Silva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dirce Efigênia Brito Lopes - Coordenador / marcio antonio silva - Integrante. Membro: Dirce Efigênia Brito Lopes. |
1. | 1994-Atual. Aprendizagem, Tecnologias e Educação a Distância Descrição: Estudos,pesquisas,docência e extensão sobre tecnologias da informação e da comunicação em ambientes de aprendizagem a distância, sem distância, mediatizados pelo uso das tecnologias na educação. Financiamento: Unesco (bolsas); CAPES (bolsas); CNPq (PIBIC-PIC, bolsas);FNDE (equipamentos), MEC (SEED/UAB - (bolsas, equipamentos). O site de registro das pesquisas do grupo é: http://mundoacademico.unb.br. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Integrante / Raquel de Almeida Moraes - Integrante / Laura Maria Coutinho - Coordenador. Membro: Fabia Magali Santos Vieira. |
(*) Relatório criado com produções desde 2014 até 2014
Data de processamento: 31/03/2016 14:29:47