Depto. Métodos e Técnicas de Ensino

Total de orientações concluídas



Número total de itens: 173

2014

1.   Abedias Pereira de Souza. As modalidades organizativas do trabalho pedagógico no Ciclo de Alfabetização. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
2.   Alcilene Pereira Seixas dos Santos. Didática do ensino superior (...). do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
3.   Alessandra Ribeiro Queiroz. Didática do ensino superior (...). do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
4.   Ana Carolina da Silva. O retrato da professora na perspectiva da criança-aluno. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
5.   Ana Carolina Soares Pereira. A EVASÃO ESCOLAR NAS LICENCIATURAS DA UNIMONTES.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Mônica Maria Teixeira Amorim.
6.   Ana Claudia de Moura Laurentino. Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para a educação. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2014.
Orientador: Fabia Magali Santos Vieira.
7.   Ana Flávia da Mota Santos. A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Regina Coele Cordeiro.
8.   Ana Maria Gonçalves dos Santos. A influência da propaganda - mídia televisão - no comportamento infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientadores: Rose Mary Ribeiro, Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
9.   Ana Paula Alves Silva. O papel da música na Educação Infantil: propostas e desafio. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rose Mary Ribeiro.
10.   Ana Paula Andrade Silva Costa. Didática do ensino superior (...). do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
11.   AnaPaula Gomes Costa Crisóstomo. Avaliação tradicional versus avaliação contemporânea. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
12.   Ane Gabrielle Oliveira Aguiar. O papel dos contos de fadas na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
13.   Anne Gleice Corrêa Rodrigues. Os jogos educativos no processo de alfabetização. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
14.   Anne Katyele Oliveira. Objetos de Aprendizagem para o ensino da Língua Portuguesa. (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade de Computação de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Fabia Magali Santos Vieira.
15.   APARECIDA MOTA DOS SANTOS. A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO SUPERVISOR EDUCACIONAL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO DE QUALIDADADE. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Regina Coele Cordeiro.
16.   Bruna Araujo Lima. Estudo sobre a trajetória acadêmica dos alunos dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Maria Helena de Souza Ide.
17.   Bruna Mendes de Souza. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Mânia Maristane Neves Silveira Maia.
18.   Carla Adriana Oliveira Santos. Inclusão do deficiente visual na universidade. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
19.   Carla Aparecida Santos Mendes. Projeto de pesquisa. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, . 2014.
Orientador: Vânia Maria Cavalcante Lagoeiro.
20.   Carlos Augusto de Souza Marques. A influência da pesquisa na formação profissional do acadêmico de ciências biológicas - licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros.. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
21.   Carmen Madalena dos Santos. Resolução SEE/MG nº 2.253 e a precarização do trabalho docente. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
22.   Cintya Mendes Guedes. Participação e gestão escolar democrática: princípios e realidade.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
23.   Cintya Mendes Guedes. Gestão democrática na escola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
24.   Clemides Rodrigues Oliveira. INDISCIPLINA ESCOLAR: INTERFERÊNCIA OU NÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 3º E 4º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM PARACATU/MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Mânia Maristane Neves Silveira Maia.
25.   Cláudia Aparecida Rodrigues Andrade. Didática do ensino superior (...). do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
26.   Cláudia Fernanda Freitas Maia. Didática do ensino superior (...). do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
27.   Cássia Borges Dias. Contribuições do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) de alfabetização na Educação. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rita Tavares de Mello.
28.   Cíntia do Espírito Santo Souza. AS TECNOLOGIAS-CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE JANAÚBA/MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Mânia Maristane Neves Silveira Maia.
29.   Daiane Matos Freire. Metodologias de alfabetização de alunos na modalidade de educação de jovens e adultos do município de Januária ? MG: programa travessia nota dez.. (Graduação em Pedagogia- Campus Januária) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carlos Ceza de Carvalho.
30.   Dalva de Oliveira. ALFABETIZAÇÃO:INTERFERE OU NÃO NO PROCESSO DE LEITURA DOS ALUNOS DE 4º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PARACATU/MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Mânia Maristane Neves Silveira Maia.
31.   Daniela Alves Cunha. Serviço social e educação: em pauta a formação profissional. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
32.   Daniella Rocha Morais. Alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
33.   Dardane Martins Borges Fernandes. As influências do "brincar de escolinha" na escolha profissional do ser pedagoga. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
34.   DARLENE CORREIA VIANA. O IMPACTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR SOBRE O APRENDIZADO DOS ALUNOS DO 5º ANO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM PARACATU/MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Mânia Maristane Neves Silveira Maia.
35.   Delma Pereira dos Santos. Crianças de 6 anos na escola: concepções e níveis de escrita. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Geisa Magela Veloso.
36.   Denise Almeida. Menina Bonita: a cultuação do corpo na. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
37.   Edila Ferreira da Conceição. O lúdico como fator de desenvolvimento cognitivo dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
38.   Elaine Moreira Mendanha. A importancia do lúdico no rocesso ensino aprendizagem na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
39.   Elen Sabrina Assis Costa. Didática do ensino superior (...). do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
40.   Eliene Silva. Ciências e as Ciências Naturais na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
41.   ELIENE SOARES DE AMORIM. O TEXTO COMO INSTRUMENTO DE TRABALHOE INCENTIVO A LEITURA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Fátima Rita Santana Aguiar.
42.   Elisama Nunes Miranda. Os jogos matemáticos enquanto recursos didáticos para uma aprendizagem significativa na educação de jovens e adultos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rita Tavares de Mello.
43.   Elly Nayara de Jesus Dias. Educação de Jovens e Adultos (EJA): abrindo caminhos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Maria Helena de Souza Ide.
44.   Elma de Souza Silva. O papel do lúdico na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
45.   Erlane da Silva Souza. Escola e família:uma parceria necessária. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
46.   Fabiano Batista de Freitas. Didática do ensino superior (...). do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
47.   Fernanda Cristina Alves de Jesus. Didática do ensino superior (...). do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
48.   Fernanda Soares da Silva. A (in)visibilidade da infância no meio rural do município de Grão Mogol - MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
49.   Fernando Rodrigues Oliveira. Tradição e Modernidade no cinema crítico de Carlos Alberto Correia: a singularidade de. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social) - Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Maria Helena de Souza Ide.
50.   Flávio Jânio Rodrigues dos Santos. A relação familia e escola no processo ensino/aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, . 2014.
Orientador: Vânia Maria Cavalcante Lagoeiro.
51.   Franciele Mendes Gonçalves. As interferências do internet~es na escrita dos estudantes do ensino fundamental. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Fabia Magali Santos Vieira.
52.   Franciele Mendes Gonçalves. Franciele Mendes Gonçalves. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Fabia Magali Santos Vieira.
53.   Gabriella Alves Silveira. Políticas públicas para a formação continuada de professores, no contexto do Pacto N.A.I certa. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
54.   Gilderlane Almeida Antunes. As contribuições das práticas docentes para o desenvolvimento da autonomia e independência da criança, na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
55.   Gilmara Rosa da Silva. Gêneros Textuais: entre o prescrito e o trabalho em sala de aula. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
56.   Gisele Cunha Oliveira. Contos de Fadas: pontenciais benefícios. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Francely Aparecida dos Santos.
57.   Giselly de Castro Ramos. A alfabetização: significados e possibilidades. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
58.   Graziela Ferreira da Silva. A importância das práticas alfabetizadoras nas Séries Inciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Francely Aparecida dos Santos.
59.   GÉSSIKA GONÇALVES DOS SANTOS. DOCÊNCIA: O OLHAR DO PROFESSOR SOBRE A SUA PRÁTICA E A SUA CARREIRA. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Regina Coele Cordeiro.
60.   Iane Correia da Silva. Metodologias de Ensino Utilizadas Pelos Professores no Trabalho com a Educação de Jovens e Adultos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
61.   Ilma Gonçalves Lafetá. Educação Familiar: sua influência no desenvolvimento e aprendizagem da criança na escola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Magda Martins Macedo.
62.   Ilma Oliveira Braga Takahashi. O desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na leitura e escrita. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
63.   Ilmar Duarte Fonseca Aguiar. A FORMAÇÃO DE PROFESSOR A DISTÂNCIA PELO SISTEMA UAB / UNIMONTES: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CURSO DE PEDAGOGIA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2014.
Orientador: Fabia Magali Santos Vieira.
64.   IRENE JOSÉ RAMOS PERES. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Fátima Rita Santana Aguiar.
65.   Iris Daiana Cardoso dos Santos. A importância do projeto político pedagógico para a prática docente na Educação Infantil.. (Graduação em Pedagogia- Campus Januária) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carlos Ceza de Carvalho.
66.   Isabel Cristina Ferreira Azevedo. Educação humanista e a sua aplicabilidade pelos docentes. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
67.   Isabella Tolentino Prates. Avaliação da aprendizagem no ensino a distância. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
68.   IVANETE GOUVEIA DOS SANTOS GOMES. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ESPINOSA/MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Mânia Maristane Neves Silveira Maia.
69.   Jaqueline Lopes Pinheiro. Avaliação do ensino-aprendizagem: desafios para a prática docente. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
70.   Jaqueline Lopes Pinheiro. Avaliação escolar no processo de ensino e de aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
71.   Jeicione Ribeiro Soares. Análise da satisfação dos universitários com seu curso e suas perspectivas em relação ao mercado de trabalho.. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
72.   Jessica Cardoso Rodrigues. "Um barco a esmo no rio...": A importância da Supervisão Escolar na Dinâmica Pedagógica da Escola Pública. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Magda Martins Macedo.
73.   Jobert James Alves de Aquino. A formação de professores a distância pelo Sistema UAB: saberes e fazeres. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2014.
Orientador: Fabia Magali Santos Vieira.
74.   Joelia da Silva Carvalho Dias. Pedagogia Hospitalar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
75.   Joelma Brito. O papel e a atuação da família na educação dos filhos: Um estudo das concepções de docentes e pais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Mônica Maria Teixeira Amorim.
76.   Jordana Valéria Lima Ferreira. Educação de Jovens e Adultos: o que pensam os alunos e professores da EJA?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Geisa Magela Veloso.
77.   Joseane Leocádia Pereira de Freitas. A explicação dos fenômenos da natureza pelas crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
78.   Josiane Pereira de Souza. Didática do ensino superior (...). do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
79.   Juliana Ladeira Mariano Pegaroro. A escolarização de uma criança autista. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
80.   Juliana Santos Dias. Políticas Públicas Educacionais: o Pacto Nacional pela Alfabetizaçãa na Idade Certa e seus impactos e seus impactos na formação de professores. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
81.   Juná Dias Guimarães. PRÓ-LETRAMENTO MATEMÁTICA: UMA NOVA VISÃO NA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ESPINOSA/MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Mânia Maristane Neves Silveira Maia.
82.   Jussara Rodrigues Cardoso. A percepção dos professores em relação ao desenho da criança-aluno. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
83.   Jéssica Dayanna Vieira da Cruz. Ciências da religião: metodologia e formação docente.. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
84.   Jéssika Oliveira Rodrigues. O lúdico na aprendizagem escolar: uma forma de educar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
85.   Karina Barbosa de Souza Madureira. A importância da música na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
86.   Karine Mendes de Oliveira. As cantigas de roda na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
87.   Karla Divina Alves Evangelista. A formação inicial de licenciandos para a implementação da Lei 10.639. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Maria Helena de Souza Ide.
88.   Karla Divina Alves Evangelista. Um estudo sobre a formação, os saberes e as práticas de formadores em cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2014.
Orientador: Maria Helena de Souza Ide.
89.   Kelly Dias Araújo. As contribuições das TI para os portadores de necessicidades especiais, visuais: estudo de caso. (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Computação de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Fabia Magali Santos Vieira.
90.   Kelly Nobre da Silva. A participação da família no processo de aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia- Campus Januária) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carlos Ceza de Carvalho.
91.   Kelvia Fabiane Alves de Moura. Desafios enfrentados por acadêmicos do curso de licenciatura em química na modalidade a distância. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
92.   Kely Barcelos de Oliveira. O programa PIBID e a formação das acadêmicas do curso de Pedagogia.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
93.   Késia Rodrigues Silveira Porto. Didática do ensino superior (...). do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
94.   LAIZA RODRIGUES ALVES. A IMPORTANCIA DA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN NO AMBITO ESCOLAR. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Fátima Rita Santana Aguiar.
95.   Lara Paloma Magalhães Martins. A importância da participação da família para o processo ensino aprendizagem da criança. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, . 2014.
Orientador: Vânia Maria Cavalcante Lagoeiro.
96.   Laura Ferreira Rodrigues. Relação família e escola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
97.   Laílla Gonçalves Rodrigues. Possibilidades do atendimento educacional especialiazado como suporte à prática docente. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
98.   Leandro Souza Campos. As possibilidades de comunicação para deficientes auditivos através das tecnologias da informação e comunicação. (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Computação de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
99.   Leila Suzana Matos Oliveira. Leitura de Deleite, jogos pedagógicos e atividades relacionadas aos direitos de aprendizagem: contribuições para a alfabetização de crianças, no Pacto NAI Certa. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
100.   Letícia Antunes Freitas. Ambiente alfabetizador: o docente como mediador na prática educativa. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, . 2014.
Orientador: Vânia Maria Cavalcante Lagoeiro.
101.   Letícia da Silva Santos. A influência do período militar no ensino.. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
102.   Letícia Silva Lopes. FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL QUE ATUAM EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ESPINOSA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Mânia Maristane Neves Silveira Maia.
103.   Lilian Almeida Araújo. O Programa Travessia Nota 10 e suas contribuições na vida dos educandos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
104.   Liliane Carneiro dos Santos Matos. METODOLOGIAS E PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO DO 1° AO 3°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
105.   Lorena Natany Souza. A importância da brincadeira na aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
106.   Luana Soares Luz. A importância do lúdico para a aprendizagem dos alunos com TDAH. (Graduação em Pedagogia- Campus Januária) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carlos Ceza de Carvalho.
107.   Luciana Aparecida Evangelista Tiago. Educação inclusiva: um olhar sobre o processo de ensino aprendizagem de alunos surdos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, . 2014.
Orientador: Vânia Maria Cavalcante Lagoeiro.
108.   Luciana Loyola de Souza Zumba. Métodos de ensino e aprendizagem na formação do professor reflexivo: contribuições atuais da pesquisa aplicada à didática interface à perspectiva e formação do educador. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
109.   Luciene Alves da Silva. Alfabetização e letramento no primeiro ano de escolarização do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Francely Aparecida dos Santos.
110.   Luciene Constância da Mota. A LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Maria Ângela Costa Mota.
111.   Lucivânia da Cruz Oliveira. O DESENHO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE TEMÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM JANAÚBA/MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Mânia Maristane Neves Silveira Maia.
112.   Lucélia Batista Soares Silva. UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E PRFESSORES SOBRE O CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E MÉTODOS DE ENSIN DESENVOLVIDOS NA EJA DE UMA ESCOLA EM JANAÚBA/MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientadores: José França Neto, Mânia Maristane Neves Silveira Maia.
113.   Ludmila Taynã Veloso Cruz Pedroga. Estudo da sexualidade na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
114.   Luiz Aparecido Freitas. Didática do ensino superior (...). do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
115.   Maira Aparecida Ferreira de Aquino. Fatores que exercem maior influência na interação entre família e escola de alunos do ensino fundamental, de uma escola no município de Januária-MG. (Graduação em Pedagogia- Campus Januária) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carlos Ceza de Carvalho.
116.   Maisa Araújo da Silva. Percepção dos professores do ciclo de alfabetização em relação aos jogos didáticos no processo de alfabetização de alunos do ensino fundamental numa escola da rede estadual de ensino, na cidade de Januária ? MG. (Graduação em Pedagogia- Campus Januária) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carlos Ceza de Carvalho.
117.   Maria Clara Fagundes. Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para a educação. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2014.
Orientador: Fabia Magali Santos Vieira.
118.   Maria Clarissa Araújo Fonseca. Gestão escolar: formas de participação democráticas e deliberativas da comunidade escolar. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: José França Neto.
119.   Maria da Conceição Rosa. Déficit de atenção no processo de ensino aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rose Mary Ribeiro.
120.   Maria Helena Teixeira de Araújo. Brincar e aprender: a possibilidade do lúdico como recurso pedagógico na Educação Infantil.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
121.   Maria Isabel Sirqueira Simões. A importância da Musica no desenvolvimento da criança da educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
122.   Maria Ivoneide Fernandes. Autoestima na aprendizagem: percepções docentes. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
123.   Maria Luíza dos Santos Barbosa. Importância da Literatura Infantil no Processo de Aprendizagem de Crianças. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: José França Neto.
124.   Maria Rosenice Mendes Pereira. A importância do lúdico como instrumento pedagógico. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
125.   Maria Salambô Senra. A necessidade da didática na formação dos acadêmicos em cursos de licenciatura. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
126.   Maria Teresa de Souza Neves. Reflexão sobre a atuação dos acadêmicos em uma disciplina do curso de licenciatura em música a distância: um relato de experiência. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
127.   Mariana Abiachel Medeiros. O ensino como pesquisa. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
128.   Mariana Basílio dos Santos Pereira. Escola Pública e Participação: a Essência da Gestão Democrática. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Magda Martins Macedo.
129.   Mariana Manzoca Pena. Percepções de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental sobre a Implementação da Educação das Relações Raciais (Lei 10639/03) na Escola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Mônica Maria Teixeira Amorim.
130.   Mariana Oliveira. Violência contra professores nas instituições de ensino superior. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
131.   Marley Ribeiro de Freitas. As perspectivas e dificuldades do Aluno da EJA na aprendizagem da Língua Inglesa. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: José França Neto.
132.   Maycon Willer Ribeiro Machado. Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para a educação. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2014.
Orientador: Fabia Magali Santos Vieira.
133.   Meyrillene do Nascimento Barbosa Pereira. Processos de alfabetização nas Séries Inciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Francely Aparecida dos Santos.
134.   Monique Prates Ferreira. Alfabetização e letramento:considerando o alfabetizar letrando. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Francely Aparecida dos Santos.
135.   Mônica Alves de Freitas. A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
136.   Nadma Islane Oliveira Santos. Saberes necessários à docência: perspectivas dos acadêmicos para a formação como professora de música.. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
137.   Nelma Cristina Alves da Silva. O ensino da Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rose Mary Ribeiro.
138.   Neuza Soares de Souza Almeida. O processo de construção das amizades na infância. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
139.   Patrícia Souza Beserra. Avaliação escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rose Mary Ribeiro.
140.   Paula Josiane Pereira Costa e Corte. A importância da psicomotricidade do desenvolvimento da criança. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
141.   Paulo Dario dos Santos Oliveira. Brincar, você brinca em casa com seus brinquedos! A percepção dos pais em relação ao lúdico na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
142.   Pollyana de Fátima Silveira. Dislexia: a aprendizagem e seus distúrbios. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rosana Lacerda Monte Alto.
143.   Pricila Silva Santana. Alfabetizar através de jogos e brincadeiras. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, . 2014.
Orientador: Vânia Maria Cavalcante Lagoeiro.
144.   Priscila Arcanjo de Jesus Gonçalves. Formação de leitores nos anos inicias do ensino fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
145.   Regiane Oliveira Santos. O Bullying na sala de aula. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
146.   REIS, Guiomar Damasio Silva. A Importância da Música na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Guiomar Damasio Silva dos Reis.
147.   REIS, Guiomar Damasio Silva. Educação Infantil: uma análise da Percepção docente a respeito do cuidar e educar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Guiomar Damasio Silva dos Reis.
148.   RENATA ROCHA SIQUEIRA. DESENHO: IMPORTANCIA NA FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Regina Coele Cordeiro.
149.   Rita Dayane Pereira dos Santos Lima. Avaliação na concepção dos docentes de uma determinada escola pública. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
150.   Rodrigo Costa Lima. Inclusão ou integração? Análise do plano de desenvolvimento institucional (pdi) da Universidade Estadual de Montes Claros. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
151.   Rosana Franciele Botelho Ruas. Didática do ensino superior (...). do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
152.   Rosana Gonçalves Araújo. Análise das dificuldades de aprendizagem na leitura em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola estadual do munícipio de Lontra-MG.. (Graduação em Pedagogia- Campus Januária) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carlos Ceza de Carvalho.
153.   Rosangela Ferreira da Silva. Olhar consciente sobre a diversidade racial: sob a luz da lei 10.639. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
154.   Rosilene Alves dos Reis Soares. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: O que mudou nas práticas alfabetizadoras?. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Geisa Magela Veloso.
155.   Rozeli dos Santos Andrade. Matemática e Literatura Infantil: confluências no processo de alfabetização. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Francely Aparecida dos Santos.
156.   Ruth Macedo de Oliveira. A representação do medo a partir da percepção da criança-aluno. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
157.   Samuel Veloso Correa. As inferências como estratégias de leitura.. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
158.   Sheila Luciane Cardoso Vilele. As brincadeiras e sua relação com a aprendizagem na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rose Mary Ribeiro.
159.   Shirley Ferreira de Oliva Lima. Didática do ensino superior (...). do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
160.   Sidineia Magalhães Costa. A adequação da infraestrutura escolar para o atendimento da escola de tempo integral na perspectiva docente. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
161.   Solange da Silva Gonçalves Oliveira. Perspectivas acadêmicas sobre a pesquisa no curso de Pedagogia. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
162.   Soraia Rodrigues Amorim. Educação carcerária: o processo de ensino e de aprendizagem dos detentos da APAC em Januária- MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Úrsula Adelaide de Lélis.
163.   Sônia Alves de Jesus. A importância da participação da família no processo ensino-aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
164.   Thayelle Rayana Flores de Jesus. A Importância da atuação do pedagogo no ambiente hospitalar.. (Graduação em Pedagogia- Campus Januária) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carlos Ceza de Carvalho.
165.   Valéria Poliana Silva. Educação à distância: o professor tutor nos processos de ensino e aprendizagem.. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
166.   Vanessa Fonseca Leite. Memórias de alunos que estudaram na área rural de Montes Claros na década de 90. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Aparecida Ferreira Machado.
167.   Verônica Aline de Almeida Dias. Avaliação escolar na perspectiva do aluno educador. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Presidente Antônio Carlos, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
168.   Viktor Emanuel Lima. As influências do internetês na escrita de adolescentes. (Graduação em Sistemas de Informação) - Faculdade de Computação de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Fabia Magali Santos Vieira.
169.   Wagner Alves Pinto. A Implementação da Lei 10639/03 em cursos de licenciatura da Unimontes. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Mônica Maria Teixeira Amorim.
170.   Wanessa Maria Ribeiro de Brito. A Progressão Continuada sob a ótica do professor regente. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, . 2014.
Orientador: Vânia Maria Cavalcante Lagoeiro.
171.   Warly Silva Magalhães. Gênero Profissional ? o perfil docente e discente do curso de pedagogia na Unimontes, campus januária/MG. (Graduação em Pedagogia- Campus Januária) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carlos Ceza de Carvalho.
172.   Welma Pereira da Silva. O uso das novas tecnologias como recurso didático no ensino da geografia.. do Ensino Superior) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Cristina Dias Franco.
173.   Édlla Costa da Silva. A Contribuição da Prática Pedagógica na Aprendizagem de Crianças com Síndrome de Down, numa Escola da Rede Estadual de Educação na Cidade de Januária - MG. (Graduação em Pedagogia- Campus Januária) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carlos Ceza de Carvalho.


(*) Relatório criado com produções desde 2014 até 2014
Data de processamento: 31/03/2016 14:29:47