Depto. Letras

Trabalho de conclusão de curso de graduação



Número total de itens: 86

2014

1.   Adoniran Rodrigues Souza. Configurações do índio em O Guarani. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
2.   Adriana Ferraz Sena. Adultério em O Primo Basílio: causa ou consequência?. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Henrique Carlos Alves.
3.   Adrielle Soares Pereira. A construção da nação a partir da personagem feminina em La Quijotita y su Prima, de Lizardi. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida.
4.   Alane Grazielle Silva Alves. Língua Espanhola: uma análise dessa oferta no ensino médio das escolas públicas da cidade de Montes Claros - MG. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carmen Alberta Katayama de Gasperazzo.
5.   Aline Cristiane Pereira dos Santos. O uso do dicionário no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Daniela Imaculada Pereira Costa.
6.   Amanda Antunes de Oliveira. A Literatura de cordel como instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem da línguaq espanhola. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Daniela Imaculada Pereira Costa.
7.   Amanda Cardoso Araújo. A História em Quadrinhos de Quino como uma Estratégia de Incentivo à Leitura e a Formação de Alunos Críticos e Reflexivos de Língua Espanhola. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Daniela Imaculada Pereira Costa.
8.   Ana Claudia de Oliveira. A leitura de textos jornalísticos presentes nos livros didáticos do ensino médio: habilidades e dificuldades. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Elaine Ferreira Dias.
9.   Ana Maria Silva Gomes. Os valores semânticos do sufixo - ete na contemporaneidade. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Adriana Souza Santos.
10.   Ana Paula Silva Aguiar. Genealogia da malandragem brasileira em Memórias de um sargento de milícias. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Henrique Carlos Alves.
11.   Andréa Guimarães Santos. O intelectual pequeno burguês em Angústia. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Henrique Carlos Alves.
12.   Anny Meykla Alves de Oliveira. Aqua: A tempestade do Angra. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Ilca Vieira de Oliveira.
13.   Arielli Bianchini Marcelino. O Capitalismo e a degradação humana em As vinhas da ira, de John Steinbeck. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Fabrício Lúcio Gabriel de Souza.
14.   Auvenite Rodrigues Souza. O caráter subjetivo dos enunciados no livro didático de língua portuguesa ? a opinião do emissor expressa pelo modalizador em vocábulos com -mente. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros-Letras, . 2014.
Orientador: Ana Márcia Ruas de Aquino.
15.   Beliene Lima. Literatura e Politica em Carlos Drummond de Andrade. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
16.   Bruna Brenda S. Rocha e Jéssica Lemos O. Machado. O ethos e a argumentatividade em o crime do padre Amaro. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Norte de Minas, . 2014.
Orientador: Alba Valéria Niza Silva.
17.   Bruna Géssica de Jesus Antunes. Os pontos de deriva da charge política: diálogos e vozes na/da multimodalidade. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Ana Márcia Ruas de Aquino.
18.   Bruna Soares Fonseca. A leitura não verbal como ferramenta auxiliadora na compreensão de textos. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia de Andrade Souto.
19.   Bruna Soares Vieira. A Língua Materna como Suporte no Processo de Aquisição de Língua Inglesa por Falantes Brasileiros. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Jorge Adriano Pires Silva.
20.   Bruno Vieira da Silva. A identidade do professor de inglês nos cadernos didáticos da UAB. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Elaine Ferreira Dias.
21.   Camila Cardoso Ramos e Wanderson Aguiar de Souza. A imagem dos manifestantes construída através dos textos veiculados pela revista Veja. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Norte de Minas, . 2014.
Orientador: Alba Valéria Niza Silva.
22.   Carla Aparecida Pereira. A perpectiva do "fora" em The fire next time, de James Baldwin. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Fabrício Lúcio Gabriel de Souza.
23.   Carla Miranda Alves Lacerda. A representação do índio na obra Iracema, de José de Alencar. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
24.   Cleide Alves Mota. A ocorrência das habilidades de leitura da Prova Brasil na coleção de Língua Portuguesa do 9º ano Português Linguagens. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Adriana Souza Santos.
25.   Cláudio de Oliveira Vales. Posição social e personalidade: uma relação variável no conto O espelho, de Machado de Assis. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Fabrício Lúcio Gabriel de Souza.
26.   Cynthia Silva Santos. REPRESENTAÇÃO DO INCESTO EM OS MAIAS ? DO LITERÁRIO À TELEDRAMATURGIA. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Andrea Cristina Martins Pereira.
27.   Daniela Lopes Vieira Nunes. Um estudo sobre o valor semântico atribuído às cores dos esmaltes Risqué. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Adriana Souza Santos.
28.   Daniele Abreu de Souza Cardoso. Infoverbos ? a hibridização de neologismos por empréstimo referentes à área da informática e internet. (Graduação em Letras Português) - Revista do Curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Ana Márcia Ruas de Aquino.
29.   Edilene Ferreira dos Santos. A Argumentatividade no Anúncio Publicitário. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Arlete Ribeiro Nepomuceno.
30.   Edna Mendonça da Silva. Interpretando o caráter de Macunaíma. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
31.   Eglã Pereira Cruz. A crítica de Lúcia Miguel Pereira na ficção e na crítica literária. (Graduação em Letras Espanhol) - Unimontes, . 2014.
Orientador: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida.
32.   Eliade Paixão da Rocha. PERFIL FEMININO: AS RELAÇÕES DE PODER INSTITUÍDAS NO ÂMBITO DE O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Helen Cristina Pereira Rocha.
33.   Eliomar Mendes Costa. A reificação em Vidas Secas. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Henrique Carlos Alves.
34.   Ellen Josyanne Santos Nunes. Heterogeneidade da/na AD: o não risível no humor em charges de campanha política. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Ana Márcia Ruas de Aquino.
35.   Emanuelle Cristina Carvlho Souza. A contribuição da Literatura Infantil nos contos de fada na formação de consciência cidadã. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Alba Valéria Niza Silva.
36.   Fernanda de Souza e Samara de Souza Cordeiro. Marcas da oralidade na escrita de alunos do 6º e 9º ano de uma escola da rede municipal de ensino. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Norte de Minas, . 2014.
Orientador: Alba Valéria Niza Silva.
37.   Fernanda Oliveira Sá. O uso do estrangeirismo como estratégias de persuasão nas propagandas da Cacau Show. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Elaine Ferreira Dias.
38.   Flávia Silva Cruz. O CORTIÇO: UM RETRATO CARIOCA DO SECULO XIX. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Helen Cristina Pereira Rocha.
39.   Hayamy Ribeiro Dias. A Modalidade Epistêmica em Crônicas Jornalísticas. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Arlete Ribeiro Nepomuceno.
40.   Hévila dos Santos. A Habilidade de Leitura Aplicada ao Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa na Perspectiva da Abordagem Comunicativa. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Jorge Adriano Pires Silva.
41.   Indyane Iaçanã Sales Silva. A cultura como ferramenta de ensino aprendizagem da língua inglesa. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia de Andrade Souto.
42.   Jane Marta Caldeira de Souza. A inter-relação entre a face estética e a face social na obra São Bernardo, de Graciliano Ramoso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Angela Heloiza Benedito Buxton.
43.   Joana Darc Fagundes. Os gêneros textuais presents nas atividades de leitura proposta no livro didático. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Norte de Minas, . 2014.
Orientador: Alba Valéria Niza Silva.
44.   Joana Patricia Alves dos Santos. A (des) motivação na aprendizagem de língua inglesa no 7º ano da Escola Estadual Vereador Francisco Tófani da cidade de Montes Clar. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Danielle Ferreira de Souza.
45.   Junimara Soares de Souza. O feminino em Memorial de Maria Moura: discutindo relação de gênero. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Dorival Souza Barreto Júnior.
46.   Jéssica Aparecida Souza Santos. Representações do feminino nas obras La Quijotita y su prima, de Lizardi e Senhora, de José de Alencar. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida.
47.   Júlia Cristiane Santos. DA LITERATURA AO CINEMA: UMA ANÁLISE DO HERÓI MARGINALIZADO EM CAPITÃES DA AREIA, DE JORGE AMADO. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Andrea Cristina Martins Pereira.
48.   KAMILLY DUARTE SOARES DA FONSECA. EAD: uma questão de autonomia. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Aurinete Barbosa Tiago.
49.   Karen Adriane Lopes da Silva. Uso de Tópicos Culturais como Ferramenta para Melhorar o Ensino/Aprendizagem de Língua Inglesa. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: José Lúcio Ferreira Higino.
50.   Karen Patrícia Gomes Rocha. La interferencia de los ruidos en las clases de lengua espanhola en la ensenanza secundaria. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carmen Alberta Katayama de Gasperazzo.
51.   Larissa Gamboa Marques Barroso. DO TEXTO LITERÁRIO À NARRATIVA FÍLMICA: UM ESTUDO SOBRE A CONSCIÊNCIA COLETIVA DE BALEIA EM VIDAS SECAS. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2014.
Orientador: Andrea Cristina Martins Pereira.
52.   Laura Cristina Mendes Durães. A representação do fogo na obra "Divina Comédia" de Dante Alighieri, em analogia com textos bíblicos. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Dorival Souza Barreto Júnior.
53.   Leonardo Palhares. Monumentos de Pedra de Osmar Oliva. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Ivana Ferrante Rebello e Almeida.
54.   Lisa Mary Neres dos Reis. Crenças de professores de espanhol em formação sobre a utilização a utilização da expressão oral em aulas de espanhol. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Daniela Imaculada Pereira Costa.
55.   Luciene Borges Cerqueira Santos. O discurso midiático: o sentido enunciativo em torno do papa Bento XVI na revista Veja. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientadores: Ilmar Rodrigues Fernandes, Elaine Ferreira Dias.
56.   Ludimila Rodrigues Silva. A Flor e a náusea: uma leitura do duplo na poesia social de Drummond. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Ivana Ferrante Rebello e Almeida.
57.   Marcos Vinicíus Gonçalves Fonseca. O retrato do clero na obra o crime do padre amaro, de Eça de queirós. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Claudia Reis Otoni de Paula.
58.   Maria de Lourdes Santana Lopes. A Representação do personagem infantil : Carlinhos, do Romance Menino do Engenho.. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Geuvana Vieira de Oliveira.
59.   Maria dos Anjos Arcanjo de Souz. Análise da imagem feminina em propagandas de cerveja: uma abordagem ideológica e interdiscursiva. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Elaine Ferreira Dias.
60.   Maria Sandra Ramos Pontes. Poesia do coração ou solidão. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
61.   Marina Letícia Câmara. Ilustrações de Minas na poesia de Osvaldo André de Mello e suas confluências poéticas. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Alba Valéria Niza Silva.
62.   Matheus Alves Santos e Wesley Béssimo Silva. A construção da identidade da figura feminina nas músicas brasileiras. (Graduação em Letras) - Faculdades Integradas do Norte de Minas, . 2014.
Orientador: Alba Valéria Niza Silva.
63.   Márcia Gabrielle Pereira Fernandes. O uso da música como ferramenta no ensino da língua inglesa. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Dulcilene Brito Lopes.
64.   Míriam Rodrigues Ferreira. A coesão e a construção de sentido do texto: uma análise de textos de alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Montes Claros. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros-Letras, . 2014.
Orientador: Ana Márcia Ruas de Aquino.
65.   Nayane de Souza Viana. S. Bernardo: uma discussão acerca da questão social e do capitalismo evidenciados a partir do personagem Paulo Honório. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Henrique Carlos Alves.
66.   Nayara Raquel Silva Santos. O discurso sexista no gênero canção sertaneja pop. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Ana Márcia Ruas de Aquino.
67.   Regiane Rodrigues Santos. OPRESSÃO E SILÊNCIOS: AS RELAÇÕES DE PODER NA OBRA SÃO BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Helen Cristina Pereira Rocha.
68.   Regina Aparecida Souza Oliveira. O Ensino da Habilidade de Leitura (Reading) na Aula de Língua Inglesa. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Jorge Adriano Pires Silva.
69.   Rosana Aparecida Souza. Gêneros textuais - uma análise do livro didático 'Vontade de Saber Português'. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Danilo Aguiar Martins.
70.   Rubens Santana Magalhães. INFÂNCIA ROUBADA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E POLÍTICA EM CAPITÃES DA AREIA, DE JORGE AMADO. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Helen Cristina Pereira Rocha.
71.   Sanderley Cardoso dos Santos. Representação do herói em Maleita, de Lúcio Cardoso.. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Geuvana Vieira de Oliveira.
72.   Sarah Caroline Dias Leão. A Articulação de Orações em Anúncios. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Arlete Ribeiro Nepomuceno.
73.   Sebastiana Rocha Lima. A religiosidade no conto A hora e vez de Augusto Matraga. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Henrique Carlos Alves.
74.   Simone Pereira Lacerda. Crenças de alunos de Letras sobre o ensino da cultura na aula de espanhol como língua estrangeira. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Daniela Imaculada Pereira Costa.
75.   Soraya Ribeiro Guimarães. Mariana Alcoforado e a representação feminina nas Cartas Portuguesas. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Geuvana Vieira de Oliveira.
76.   Suelen de Mattos Pinheiro. A figura feminina sob a ótica naturalista de O Cortiço. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Fabrício Lúcio Gabriel de Souza.
77.   Suely Rocha de Jesus. Uma estória de Miguilim: a literatura como inclusão social social em Campo Geral e Buriti. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Ivana Ferrante Rebello e Almeida.
78.   SÉRGIO DANILO DE BRITO. Correção de erros: uma estratégia favorável à interação professor-aluno. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Aurinete Barbosa Tiago.
79.   Talita Luana Dias Silva. A Importância da Compreensão Oral no Ensino de língua estrangeira. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Daniela Imaculada Pereira Costa.
80.   Taynara Lorrane Lopes Santos. Tensões entre Eros e Thanatos no filme As invasões bárbaras, de Denys Arcand. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Fabrício Lúcio Gabriel de Souza.
81.   Thais Marques Rodrigues. A Literatura nas Aulas de Língua Espanhola. (Graduação em Letras- Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Janice de Fatima Santos Alves.
82.   Tiago Botelho Costa. LER E REDIGIR: PONDERAÇÕES ACERCA DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Helen Cristina Pereira Rocha.
83.   Tânia Tamires Durães Zuba. Passeio a Ouro Preto e Romanceiro da Inconfidência: imagens da cidade. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Ilca Vieira de Oliveira.
84.   Victor Gabriel Nogueira Brito. Relações sócio-históricas em Clara dos Anjos, de Lima Barreto. (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Henrique Carlos Alves.
85.   Érika Ferreira Gonçalves. A reconfiguração do pronome ?eu? na constituição da expressão ?a gente? ? o sujeito empírico e o sujeito do discurso. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros-Letras, . 2014.
Orientador: Ana Márcia Ruas de Aquino.
86.   Ítalo Natan F. C. Sarmento. As principais dificuldades ortográficas apresentadas nas séries iniciais do ensino fundamental. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Dulcilene Brito Lopes.


(*) Relatório criado com produções desde 2014 até 2014
Data de processamento: 30/03/2016 18:07:14