1. | 2014-Atual. A Profissionalização dos Formadores de Professores do Curso de Pedagogia da Unimontes Descrição: Este projeto de pesquisa pretende analisar como se constitui a profissionalização docente dos professores universitários que atuam como formadores de professores nos cursos de Pedagogia da UNIMONTES. Para tanto, a pesquisa se constituirá de um estudo de caso com cunho qualitativo, e terá como referência de estudo o período composto entre 2003 até os dias atuais. Faremos uma pesquisa bibliográfica recorrendo aos autores que abordam a singularidade do processo investigativo. Pretendemos definir a pesquisa no discurso do materialismo histórico dialético, à luz da relação entre trabalho e educação, porque entendemos ser necessário examinar e ter uma visão da totalidade dos fenômenos na perspectiva crítico-emancipatória, capaz de desvelar a realidade pesquisada. Para tanto, reportaremos ao referencial teórico de Gramsci (2010), Nóvoa (1992; 2002), Zabalza (2004) e Veiga (1999; 2005), entre outros. Utilizaremos como instrumento a entrevista semiestruturada com os professores do curso de Pedagogia da UNIMONTES. Assim sendo, propomo-nos a investigar de forma sistemática e crítica as possibilidades, os limites e os desafios da profissionalização docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Alda Aparecida Vieira Moura - Integrante / Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana - Coordenador. Membro: Alda Aparecida Vieira Moura. |
2. | 2014-Atual. e-duc@r: laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais Descrição: Projeto de produção de conteúdo, com utilização das novas TICs, para serem apropriados por alunos e professores das escolas da rede pública de Montes Claros, Janaúba e Januária. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ellen de Cássia Sousa Parrela - Coordenador / Fábia Magali Santos Vieira - Integrante. Membro: Ellen de Cássia Sousa Parrela. |
3. | 2014-Atual. GIMA - Grupo de Implantação das Metodologias Ativas da FAVAG Descrição: Organização, implementação e coordenação de grupo interdisciplinar de pesquisa aplicada, formado por professores de todos os Cursos oferecidos pela FAVAG, com a finalidade de pesquisar, aplicar e avaliar o resultado de métodos ativos de aprendizagem na dinâmica cotidiana da sala de aula, no ensino superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ellen de Cássia Sousa Parrela - Coordenador / FERRAZ, Claudenir Mendes - Integrante / Sandra Márcia Lopes - Integrante / Vera Lucia Durães Figueiredo - Integrante / Zulma Ferreira de Souza - Integrante / Arley Figueiredo Portugal - Integrante / Bruno Ganem - Integrante / Silvana Magda Ferreira de Oliveira - Integrante / Simone Machado - Integrante. Membro: Ellen de Cássia Sousa Parrela. |
4. | 2014-Atual. Infância em diálogos: a literatura infantojuvenil brasileira pelas letras de escritoras mineiras Descrição: A literatura infantojuvenil brasileira é lacunar, olvidando, às vezes, importantes nomes de escritoras das primeiras décadas do século XX. Escritoras como Henriqueta Lisboa, Alexina Magalhães Pinto e Lúcia Miguel Pereira ? entre outras ? escreveram, em sua época, obras dignas de nota, mas, contemporaneamente, estão esquecidas do público leitor. Considerando esta problemática, esta pesquisa propõe-se a investigar, catalogar e propor uma interpretação das obras das autoras mineiras referidas ? e outras, cujos nomes estão relacionados neste projeto ? e apresentar uma reflexão crítico-estética sobre as mesmas. A pesquisa (de caráter bibliográfico e documental, que se desenvolverá em dois anos) será realizada, em parte, no Acervo de Escritores Mineiros da Universidade Federal de Minas Gerais, na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro e na Fundação Rui Barbosa. Como resultado da pesquisa, pretende-se elaborar um documento sobre a história da literatura infantojuvenil mineira da primeira metade do século XX, do ponto de vista das escritoras mineiras contemporâneas do movimento modernista.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Coordenador / Rita C. Dionísio - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida. |
5. | 2014-Atual. OS RESULTADOS DO IDEB NOS MUNICIPIOS DO NORTE DE MINAS ? MG: um estudo comparativo dos avanços e desafios. Descrição: Trata-se vinculada linha de pesquisa gestão educacional e tem por objetivo realizar um estudo comparativo e compreensivo das razões da queda nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica nos municípios de Pirapora, Bocaiúva; Salinas e Januária/MG localizado norte de Minas Gerais. Para fundamentação teórica serão utilizados autores que discutem a temática, dentre eles Saviani (2007), Sousa e Lopes (2010), Faria e Figueiras (2010), Libâneo (2003) França e Bezerra (2009). A pesquisa será desenvolvida numa abordagem qualitativa dos dados e o percurso metodológico consistirá na realização de entrevista semiestruturada com os secretários de educação , diretores, professores das escola nos municípios e análise documental dos últimos resultados divulgados pelo do Instituto de Pesquisa[INEP], censo do Instituo Brasileiro de Geografia[IBGE -2010], sobretudo os resultados do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dayse Magna Santos Moura - Integrante / Márcio Antônio Silva - Coordenador / Edileia Mendes Alves de Souza - Integrante / Shirley Patrícia Nogueira de Castro Almeida - Integrante. Membro: Dayse Magna Santos Moura. |
6. | 2014-Atual. Práticas Educativas ( Formais e não formais) , formação e desenvolvimento social Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Vânia Maria Siqueira Alves - Integrante / Maria Amélia Gomes de Souza Reis - Coordenador. Membro: Vânia Maria Siqueira Alves. |
7. | 2014-Atual. Subprojeto Geografia:Alfabetização Cartográfica Descrição: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/ PIBID. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) . Integrantes: Maria Cleusa de Freitas - Coordenador / Gisele Alves de Matos - Integrante / Genilda do Rosário Alves - Integrante. Membro: Maria Cleusa de Freitas. |
8. | 2014-Atual. Transtorno do espectro do Autismo: efeito de uma intervenção em pais e em profissionais da educação infantil Descrição: A pesquisa visa identificar crianças com as possíveis características do TEA, assim como, preparar os pais e/ou responsáveis para lidar com a realidade de ter um filho com TEA, de forma a contribuir para a melhoria nas políticas da educação e da saúde, no estabelecimento de programas, na disponibilização dos serviços, na redução dos custos com esses serviços e no preparo dos profissionais para identificar, diagnosticar e acompanhar crianças com TEA. Por se tratar de um estudo inédito no Brasil, acredita-se que os dados encontrados poderão contribuir com a ciência na busca de novas descobertas,além de incentivar o desenvolvimento de novos projetos e pesquisas, favorecendo a definição de políticas de saúde, educação e qualidade vida para essa população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ellen de Cássia Sousa Parrela - Integrante / Marise Fagundes Silveira - Coordenador / Hercílio Martelli Júnior - Integrante / Andrea Maria Eleutério de Barros Lima Martins - Integrante / Desirée Sant'ana Haikal - Integrante / Fernanda Alves Maia - Integrante / Maria Tereza Carvalho Almeida - Integrante / Rafael Silveira Freire - Integrante / Vanessa de Araújo Saeger - Integrante / Carla Patricia Oliveira Parrela - Integrante / Ionara Aparecida Mendes Cezar - Integrante / Laura Vicunã S. Bandeira lopes - Integrante / Victor Bruno da Silva - Integrante / Ana Flávia Mundim Ramos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Ellen de Cássia Sousa Parrela. |
1. | 2013-Atual. A AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONCEPÇÃO, ORGANIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DESAFIOS NA ATUALIDADE. Descrição: Vivemos tempos de profundas transformações provocadas pelo advento da Revolução da Robótica e da Informática, como também pelo reflexo do que alguns estudiosos como István Mészáros, consideram uma crise estrutural do capital. Tais mudanças vem impactando na nossa sociedade através de reformas impostas ao governo brasileiro, dentre elas, aquelas relacionadas à Educação. Especificamente, em relação ao trabalho do professor, é comum escutarmos críticas da sociedade, de alunos e até mesmo de alguns professores, em relação ao descompasso entre o ritmo acelerado das transformações que acontecem no mundo inteiro e as transformações que acontecem na escola, no trabalho do professor e nas aulas ministrados. A escola de educação básica e superior não tem evoluído de forma a se tornar atraente para o aluno. Nesse sentido, a questão central desta pesquisa está explicitada na seguinte indagação: Como o professor da educação básica e da educação superior concebe, organiza e desenvolve sua aula frente aos desafios da sociedade atual? A partir desta questão mais ampla, outras questões serão explicitadas para respondermos a esta indagação, no sentido de contribuirmos no debate sobre o fazer professor na atualidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Alda Aparecida Vieira Moura - Coordenador / Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana - Integrante / Ilma Passos Alencastro Veiga - Integrante / Eduardo Junio Santos Moura - Integrante / Gabriella Carvalho da Silva - Integrante / Renata Esteves Lobato - Integrante / Lidyane Alves de Moura - Integrante / Alda Mariana de Medeiros Reis - Integrante. Membro: Alda Aparecida Vieira Moura. |
2. | 2013-Atual. Formação continuada de alfabetizadores no contexto do PNAIC: construção de uma rede de discussão entre universidades mineiras Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como pesquisa interinstitucional que pretende constituir uma rede de discussão entre universidades mineiras para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de uma ação de extensão para a formação do professor alfabetizador (PNAIC) em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Soares de Oliveira - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Cecídia Almeida Barreto - Integrante / Claudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Railma Aparecida Marinho - Integrante / Ursula Adelaide de Lelis - Integrante. Membro: Cláudia Soares de Oliveira. |
3. | 2013-2015. Lúcia Miguel Pereira e a crítica literária nas décadas de 30 e 40 Descrição: Lúcia Miguel Pereira foi uma das primeiras mulheres a ter reconhecida sua atuação como crítica literária. Com uma intensa produção para jornais e revistas, sobretudo entre os anos 30 e 40, a crítica e romancista exerceu uma atividade que, segundo avaliação predominante naquela geração, constituía um exercício ?másculo?. Diante desta premissa, este projeto tem o propósito de examinar o posicionamento da autora em seus textos críticos produzidos nos anos 30 e 40, reunidos em A leitora e seus personagens, frente a questões relevantes para o fazer literário, tais como a concepção do romance, o embate estabelecido entre a arte e a vida social, o papel do autor e do crítico literário, dentre outros assuntos abordados. Para isso, é necessário ter presente a pergunta que orientou o pensamento político e ideológico de sua geração: se era de direita ou de esquerda. Sendo assim, a pesquisa enseja apresentar uma leitura da atividade crítica realizada pela voz feminina que conseguiu alcançar o respeito e o reconhecimento de seus contemporâneos, tendo em vista um contexto orientado pelas ideias e práticas masculinas. Com uma ativa percepção crítica, Lúcia soube, como poucas mulheres de seu tempo, entender, explicar e praticar a íntima relação estabelecida entre a arte e a sociedade. Frente a esses pressupostos, um estudo sobre a crítica exercida por Lúcia Miguel Pereira orienta não apenas o conhecimento do teor político e ideológico vigentes, sobretudo nos anos 30, e que ela, conscientemente, materializou também em seus três romances escritos para adultos naquela década Maria Luísa, Em Surdina, e Amanhecer, mas que foram orientadores do entendimento dos escritos de outros autores num momento decisivo para a afirmação do romance.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Coordenador / Eglã Pereira Cruz - Integrante / Simone Costa Ferreira - Integrante. Membro: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida. |
1. | 2012-Atual. A pseudonímia como disfarce irônico das formas estéticas dos estádios estético e ético na obra Diário de um sedutor, de Kierkegaard Descrição: O presente estudo tem por finalidade destacar parte do pensamento filosófico-estético do pensador dinamarquês Sören Aabye Kierkegaard a partir da obra Diário de um Sedutor, com a intenção de analisar o verdadeiro sentido da pseudonímia e como ela se manifesta na construção de uma comunicação indireta que tem por objetivo elaborando estratégias de sedução do leitor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Monteiro Nogueira - Coordenador. Membro: Simone Monteiro Nogueira. |
2. | 2012-Atual. Formação Continuada :Prioridades formativas nas séries iniciais do ensino fundamental no período de 2005 a 2010 Descrição: projeto a ser realizado no período de setembro 2012 a setembro 2014, composto dos membros Alda aparecida Vieira Moura,Dalci Miranda santos e dayse Magna santos Moura,aprovado pelo conselho de ensino,Pesquisa e Extensão Res. 180-CEPEx,em 22/08/2012. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalci Miranda Santos - Coordenador / Alda Aparecida Vieira Moura - Integrante / Dayse Magna Santos - Integrante. Membro: Dalci Miranda Santos. |
3. | 2012-2014. FORMAÇÃO CONTINUADA: PRIORIDADES FORMATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MONTES CLAROS/MG NO PERÍODO DE 2005 A 2010 Descrição: O projeto de pesquisa pretende investigar quais as prioridades formativas enfocadas pela Superintendência Regional de Ensino da cidade de Montes Claros/MG, na oferta de cursos de formação continuada em serviço, direcionada aos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública de Ensino da Cidade durante o período de 2005 a 2010. Em um primeiro momento utilizaremos a análise documental na Superintendência Regional de Ensino da cidade, local que nos oferecerá subsídios para utilização de questionário previamente estruturado, como instrumento de coleta de dados junto a cinco escolas públicas estaduais beneficiadas com os cursos. Através do questionário aplicado aos professores atuantes nas S.I.E.F. será possível perceber se os cursos ministrados trouxeram benefícios para sua atuação o que privilegiará o aspecto qualitativo e quantitativo e estará atendendo as necessidades formativas dos docentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Dayse Magna Santos Moura - Coordenador. Membro: Dayse Magna Santos Moura. |
4. | 2012-2014. FORMAÇÃO CONTINUADA: PRIORIDADES FORMATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PERÍODO DE 2005 A 2010 EM MONTES CLAROS/MG Descrição: O presente projeto de pesquisa pauta-se na preocupação de entender, quais as prioridades formativas em serviço que são enfocadas pela Superintendência Regional de Ensino da cidade de Montes Claros/MG nos cursos de formação continuada em serviço, oferecidos as docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas da Rede Pública de Ensino da Cidade, durante o período de 2005 a 2010. Tendo como objetivo geral: Investigar as prioridades formativas enfocadas nos cursos de formação continuada oferecidos aos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede pública de ensino da Cidade de Montes Claros ? MG, no período determinado e desdobrando-se em objetivos específicos investigar a oferta de cursos de formação continuada a professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; verificar as prioridades formativas dos cursos de formação continuada oferecidos a docentes; analisar os critérios determinantes pelo poder público para a oferta dos cursos de formação contínua aos docentes, identificar os objetivos abordadas nos cursos de formação continuada e se esses condizem com a LDBEN 9394/96, averiguar a coerência desses cursos de acordo com as necessidades dos professores. Levando em consideração os objetivos deste estudo o tipo de pesquisa que será usada será descritiva e quali-quantitativa. A pesquisa de campo será desenvolvida em dois momentos. Num primeiro momento utilizaremos a análise documental na Superintendência Regional de Ensino, que nos oferecerá subsídios a partir de um levantamento previamente estruturado, utilizado como instrumento de coleta de dados, o qual também será utilizado junto a cinco escolas públicas estaduais beneficiadas com os cursos. Buscaremos, através do direcionamento de análise documental, junto as escolas investigar quais as prioridades formativas dadas aos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, analisar a coerência desses com as demandas levantadas no Projeto Necessidades Formativas dos Profes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Alda Aparecida Vieira Moura - Coordenador / Dayse Magna Santos Moura - Integrante / Dalci Miranda Santos - Integrante. Membro: Alda Aparecida Vieira Moura. |
5. | 2012-Atual. História e Memória da Irmandade Nossa Senhora das Mercês - Santa Casa de Montes Claros Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Carla Cristina Barbosa - Integrante / Barbosa, Denilson Meireles - Coordenador. Membro: Carla Cristina Barbosa. |
6. | 2012-Atual. O EMPODERAMENTO DA MULHER ATRAVÉS DO TRABALHO NA AGRICULTURA FAMILIAR E DO ACESSO AO PRONAF NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS NO NORTE DE MINAS GERAIS Descrição: Descrição: Por ser a mulher subordinada e excluída em várias formas de direito durante muito tempo, como a falta de reconhecimento de sua força de trabalho, a luta por direitos previdenciários, o direito à propriedade da terra e o acesso à políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. O empoderamento poderia significar a capacidade de fazer representar sua visão de mundo dentro de espaços democráticos e participativos como por exemplo sua participação nas associações de produtores rurais locais. Conforme define Deere e León (2002) o empoderamento implica a ?alteração radical dos processos e das estruturas que reproduzem a posição subalterna da mulher? e pode ser percebido nas dimensões econômicas, sociais e políticas representando perspectivas como aumento de renda, melhoria na qualidade de vida, capacidade de questionamento de sua posição de submissão e ampliação na sua participação no poder. A partir do momento em que a mulher desafia relações familiares patriarcais criando espaço para novas abordagens e perspectivas através do empoderamento está implicando em mudanças não só em suas próprias experiências, mas também nas de seus companheiros e de sua família e na construção de uma nova identidade. As mulheres desempenham nas unidades familiares importante papel econômico, pois grande parte da população rural feminina acumula funções reprodutivas e produtivas nas quais a inserção na produção constitui um prolongamento das atividades domésticas. Essas funções representam posições de subordinação dentro da organização familiar que de acordo com Carneiro (1995) ?a luta contra a ?dupla subordinação? a que elas estão sujeitas dentro da sociedade capitalista seria neutralizada pelas relações familiares de produção onde a posição subordinada da mulher não seria definida por uma relação de trabalho, mas por uma situação decorrente da relação conjugal.? (p. 49) O trabalho da mulher rural muitas vezes se torna invisível, assim como sua contribuição econômica, pois sua atuação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Genilda do Rosário Alves - Integrante / Ana Ivânia Alves Fonseca - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Genilda do Rosário Alves. |
7. | 2012-Atual. O ensino de geografia na modalidade Educação à distância da Unimontes: Um olhar sobre a formação de professores na Universidade Aberta do Brasil Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Cleusa de Freitas - Coordenador / Janete Aparecida Gomes Zuba - Integrante / Gisele Alves de Matos - Integrante. Membro: Maria Cleusa de Freitas. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Janete Aparecida Gomes Zuba - Coordenador / Gisele Alves Matos - Integrante / Maria Cleuza Freitas - Integrante. Membro: Janete Aparecida Gomes Zuba. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gisele Alves de Matos - Integrante / Maria Cleusa de Freitas - Integrante / Janete Aparecida Gomes Zuba - Coordenador. Membro: Gisele Alves de Matos. |
8. | 2012-Atual. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA:a tessitura de saberes e práticas de professores de ensino religioso Descrição: É UM PROJETO DE CIENCIAS DA RELIGIÃO DESENVOLVIDA EM ESCOLAS MUNICIPAIS NO MUNICIPIO DE MONTES CLAROS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Rosana Cássia Rodrigues Andrade - Integrante / Maria Verônica Fernandes de Carvalho - Coordenador. Membro: Rosana Cássia Rodrigues Andrade. |
1. | 2010-Atual. Cervantes: poética, retórica e formas discursivas na Espanha dos séculos XVI e XVII - USP Descrição: O presente projeto de pesquisa sob a coordenação da Professora Dra. Maria Augusta da Costa Vieira objetiva pesquisar as representações literárias cervantinas bem como as demais representações do século de ouro espanhol nas seguintes linhas de pesquisa: Poética e retórica nos séculos XVI e XVII espanhóis Reescrituras cervantinas. Projeções de Don Quijote na literatura brasileira. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . Integrantes: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Integrante / Maria Augusta da Costa Vieira - Coordenador. Membro: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida. |
2. | 2010-Atual. Música e Políticas Culturais: uma reflexão acerca dos Pontos de Cultura no Norte de Minas Gerais Descrição: Pesquisa de doutorado que tem como objetivo verificar e compreender quais são as políticas públicas que têm sido aplicadas através dos Pontos de Cultura das cidades de Januária, Porteirinha e quais os impactos das ações realizadas nesses projetos para as manifestações musicais desses municípios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Raiana Alves Maciel Leal do Carmo - Coordenador. Membro: Raiana Alves Maciel Leal do Carmo. |
3. | 2010-2014. PARUNIMONTES Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Dayse Magna Santos Moura - Integrante / Márcio Antônio Silva - Coordenador / Edileia Mendes Alves de Souza - Integrante / Shirley Patrícia Nogueira de Castro Almeida - Integrante. Membro: Dayse Magna Santos Moura. |
1. | 2009-Atual. Delineamento do perfil dos academicos estagiários dos cursos de licenciatura do campo Darci Ribeiro da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luzimara Silveira Braz Machado - Coordenador / Maria de Lourde Guimarães Carvalho - Integrante / Antonio Avilmar de Souza - Integrante / Maria Assunção Lopes - Integrante / Allan Silveira dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Luzimara Silveira Braz Machado. |
1. | 2006-Atual. Grupo de Pesquisa Fronteiras do Sertão Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carla Cristina Barbosa - Coordenador. Membro: Carla Cristina Barbosa. |
(*) Relatório criado com produções desde 2014 até 2014
Data de processamento: 30/03/2016 16:22:39