Depto. Estágios e Práticas Escolares

Trabalho de conclusão de curso de graduação



Número total de itens: 62

2014

1.   Adrielle Soares Pereira. A construção da nação a partir da personagem feminina em La Quijotita y su Prima, de Lizardi. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida.
2.   Alessandra Durães de Souza. Rito e Devoção: continuidade e descontinuidade da Folia de Reis do Mestre Marciano em São Francisco. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carla Cristina Barbosa.
3.   AMAURI PEREIRA DOS SANTOS. A EDUCAÇÃO CARCERÁRIA PARA MENORES INFRATORES. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Gisele Alves de Matos.
4.   Ana Claudia Vieira Cordeiro. Cultura e Patrimônio: o cotidiano dos São Franciscanos no rio São Francisco. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carla Cristina Barbosa.
5.   Ana Karolina dias Souto. A DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS DILEMAS DOS PROFESSORES INICIANTES NA CONSTRUÇÃO DE SUA PRÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL MESTRA BILA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Dayse Magna Santos Moura.
6.   Bianca Almeida Silva. Ludicidade: elemento sistematizador na prática docente na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Dayse Magna Santos Moura.
7.   Cinthia Vaz de Souza. A filosofia no processo de aprendizagem do Ensino Médio. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
8.   Cristina Jesus Oliveira Silva. Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal em Jaíba. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rejane Aparecida Ribeiro dos Santos.
9.   CRISTINA SOARES SANTOS. A INFLUENCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NO DESEMPENHO ESCOLAR DO ALUNO. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Maria Veronica Fernandes de Carvalho.
10.   Cristina Soares Santos. A influência da família e da escola no desempenho escolar do aluno. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Maria Veronica Fernandes de Carvalho.
11.   Daianne Ramos Lima. O processo de adaptação da criança na educação infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Cláudia Simone Pereira Sarmento Quadros.
12.   Daniela Barbosa da Silva. A utilização dos jogos no processo de ensino aprendizagem da matemática dos alunos da Educação Infantil de uma escola pública no município de Janaúba/MG. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rejane Aparecida Ribeiro dos Santos.
13.   Diego Ramon Araújo. Neoliberalismo em Educação: estudo da influência de organismos internacionais sobre as políticas educacionais brasileiras. (Graduação em Geografia - Campus Montes Claros) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Janete Aparecida Gomes Zuba.
14.   Duliânia Pereira de Souza. A importancia do incentivo da leitura no processo de aprendizagem dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola Y de Paracatú.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
15.   Dyeime Paula Amorim Tenório. O lúdico como instrumento de ensino e Aprendizagem na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rejane Aparecida Ribeiro dos Santos.
16.   Edilene Soares dos Santos. O professor e a organização do espaço na educação infantil. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIMONTES, . 2014.
Orientador: Cláudia Simone Pereira Sarmento Quadros.
17.   Edna Aparecida Barbosa Soares. Contribuições do uso de Textos no processo de alfabetização e letramento dos alunos do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Maria Veronica Fernandes de Carvalho.
18.   Eglã Pereira Cruz. A crítica de Lúcia Miguel Pereira na ficção e na crítica literária. (Graduação em Letras Espanhol) - Unimontes, . 2014.
Orientador: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida.
19.   Eliane de Souza Lima. O livro didático no ensino da Geografia. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Genilda do Rosário Alves.
20.   Elisama Lima Barros. Contribuições do lúdico em uma escola de tempo integral da rede pública de Espinosa -MG. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIMONTES, . 2014.
Orientador: Cláudia Simone Pereira Sarmento Quadros.
21.   Elisângela Ferreira Brito. Estrutura física da educação infantil: uma análise comparativa de duas escolas da cidade de Espinosa. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIMONTES, . 2014.
Orientador: Cláudia Simone Pereira Sarmento Quadros.
22.   Elizabete Dias dos Santos. Relação: família/ escola e aprendizagem. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIMONTES, . 2014.
Orientador: Cláudia Simone Pereira Sarmento Quadros.
23.   ELIZANGELA CORDEIRO DOS REIS. AS CONTRIBUIÇÕES DO PROERD PARA OS ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE MONTES CLAROS. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Maria Veronica Fernandes de Carvalho.
24.   Fabio Teixeira Alves. Possíveis relações entre evasão escolar e criminalidade. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
25.   FERNANDA FREITAS ALVES. O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Dayse Magna Santos Moura.
26.   FREDSON REIS NUNES. GEOGRAFIA E INCLUSÃO: O TRABALHO DE CAMPO COMO ALIADO AO ENSINO/APRENDIZAGEM DAS PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO. (Graduação em Geografia Licenciatura) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Dulce Pereira dos Santos.
27.   Gabriel da Rocha Ferreira. Benzedeiras (ores): Permanências na Arte de Curar no Sertão de São Francisco-MG. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Carla Cristina Barbosa.
28.   Geisiane Fernandes Guimarães. A importância da família na rotina escolar do aluno. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rejane Aparecida Ribeiro dos Santos.
29.   IDALMA SIMONE DOS SANTOS. INDISCIPLINA ESCOLAR SOB A ÓPTICA DOS PROFESSORES. (Graduação em Geografia Licenciatura) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Dulce Pereira dos Santos.
30.   Janine Teixeira dos Santos. A importância do estágio supervisionado na formação do professor de Espanhol. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Gersilene Souza Lima e Carvalho.
31.   Jaqueline Carneiro Machado. O lúdico na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
32.   JULIANE MOREIRA MARQUES. A ABORDAGEM DA TEMÁTICA AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Maria Veronica Fernandes de Carvalho.
33.   Juliane Moreira Marques. A abordagem da temática ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Maria Veronica Fernandes de Carvalho.
34.   JÉSICA MIRELE GONÇALVES FIGUEIRA. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Ivanise Melo de Souza.
35.   Jéssica Alves Calazans. O ENSINO DE GEOGRAFI NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TDAH. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Gisele Alves de Matos.
36.   Jéssica Aparecida Souza Santos. Representações do feminino nas obras La Quijotita y su prima, de Lizardi e Senhora, de José de Alencar. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida.
37.   Leonarda Cardoso dos Reis. A Importância da Formação do Professor de Geografia: uma análise entre a formação e sua atuação na Geografia escolar.. (Graduação em Geografia - Campus Montes Claros) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Janete Aparecida Gomes Zuba.
38.   Lorena Lorrane R. A. Silva. Educação inclusiva: O atendimento didático-pedagogico a alunos com sindrome de Down. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
39.   Luciere Xavier Neves. O estudo da violência em uma escola pública ao noroeste da cidade de Montes Claros-MG. (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Genilda do Rosário Alves.
40.   Lucilene de Jesus Saraiva Santos. Atuação do pedagogo no ambiente hospitalar de Montes Claros. (Graduação em Pedagogia) - UNIMONTES, . 2014.
Orientador: Cláudia Simone Pereira Sarmento Quadros.
41.   Lucineide Mendes Ribeiro. AS CONDIÇÕES DE ENSINO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA CIDADE DE LUISLÂNDIA/MG E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Dayse Magna Santos Moura.
42.   Maria Eliane Monção Teixeira. A importância dos jogos para uma aprendizagem significativa da matemática dos alunos do 4º ano das séries iniciais de uma escola x Janaúba. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rejane Aparecida Ribeiro dos Santos.
43.   Marilene de Paula Rocha. Educação Geográfica: a construção da noção de espaço dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. (Graduação em Geografia - Campus Montes Claros) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Janete Aparecida Gomes Zuba.
44.   Marilia Fernandes Santos. Intensificação do trabalho docente e saúde do professor. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
45.   Marina Beatriz R. Mendes. Contribuiçoes da musica para a alfabetização de crianças deficientes. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
46.   Maronilde Barbosa Silva. O programa bolsa escola e sua incidência sobre a frequência e a evasão escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
47.   Nadielle Fabricia P. Lima. Jogos e brincadeiras:As contribuiçoes para o processo de ensino e de aprendizagem, na perspectiva dos professores. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
48.   Nágila Tavares Gomes. Afetividade e o processo de ensino e de aprendizagem.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
49.   Patricia Ribeiro Cirqueira. Educação Mtemática: material concreto como proposta de ensino aprendizagem na educação infantil. (Graduação em PEDAGOGIA) - UNIMONTES, . 2014.
Orientador: Cláudia Simone Pereira Sarmento Quadros.
50.   Regiane Moreira da Rocha. A IMPORTANCIA DA DIVERSIDADE TEXTUAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Dayse Magna Santos Moura.
51.   Renato Cristiano Cruz Marques. Alfabetização e letramento na EJA, uma analise sobre o livro didático. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
52.   RIGEL RODRIGUES RIBEIRO. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Maria Veronica Fernandes de Carvalho.
53.   Rigel Rodrigues Ribeiro. A utilização dos jogos como recurso didático na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Maria Veronica Fernandes de Carvalho.
54.   ROSELI GOMES DA SILVA. INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA ENSINO REGULAR DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MONTES CLAROS (MG). (Graduação em Geografia Licenciatura) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Dulce Pereira dos Santos.
55.   SAMILLE RODRIGUES FERREIRA. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Ivanise Melo de Souza.
56.   Sandoval Rodrigues Teixeira. Inclusão de uma criança com sindrome de Down no ensino regular de uma E.M. de Paracatú. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
57.   Simone Rosa da Silva. Contribuições das práticas pedagógicas: uma visão sobre o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da Alfabetização.. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Simone de Sousa Barbosa e Silva.
58.   Tamires Batista Pereira. A afetividade entre professor e aluno e sua influência na aprendizagem na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rejane Aparecida Ribeiro dos Santos.
59.   Tamires Emanuelle Mendes Souza. O lúdico na construção do processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Rejane Aparecida Ribeiro dos Santos.
60.   Tatiane Farias Novais. A importância do professor no atendimento educacional especializado. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
61.   Thaysmara Aparecida Faustina Souza. As contribuições da didática de ensino na Educação. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Bernarda Elane Madureira Lopes.
62.   Zenilda Aparecida Aquino Silva. O Lúdico e a Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2014.
Orientador: Simone de Sousa Barbosa e Silva.


(*) Relatório criado com produções desde 2014 até 2014
Data de processamento: 30/03/2016 16:22:39