Depto. Métodos e Técnicas

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 45

2013

1.   2013-2013. "Leitura, luz, câmera e ação": o cinema como ferramenta para a leitura do do mundo
Descrição: O desafio de utilizar as mídias e tecnologias como ferramentas didático-pedagógicas na escola, superando formas cristalizadas do seu uso, muitas vezes, amadoras e improvisadas, foi um dos pontos de partida para este trabalho. Tínhamos, em uma Pesquisa de Intervenção Pedagógica (PIP), como aprimoramento da nossa formação, no Curso Mídias em Educação (UNIMONTES-MEC), alunos de 7º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Sete Lagoas/MG, desinteressados e com defasagem em leitura e escrita. Esse quadro gerava indisciplina e baixa autoestima na Turma. Escolhidos como ferramentas didático-pedagógicas, o material impresso e o cinema, esta Pesquisa tinha como objetivo desenvolver habilidades de leitura e escrita de textos; criar um contexto para que os alunos utilizasses as mídias e tecnologias como recurso de aprendizagem;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Coordenador / ASSIS, Vanilda Barbosa Brito de - Integrante.
Membro: Úrsula Adelaide de Lélis.
2.   2013-Atual. A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL Nº 10639/2003
Descrição: Propomo-nos com este projeto analisar a implementação da referida lei pela ótica das políticas educacionais acionadas pelo poder municipal e seus possíveis impactos nas ações diárias das escolas. Há que se destacar que, apesar de entendermos que a realidade não pode ser mudada apenas por força de Lei , reconhecemos, como quer Gomes (2008) a importância da Lei 10639/03, bem como das medidas desencadeadas pelo MEC para implementação da mesma. Este trabalho permite depreender que devemos ultrapassar a dimensão da obrigatoriedade para a sensibilização que requer conhecimento crítico da realidade, e sugere a necessidade de novos estudos sobre a implementação da referida Lei.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Helena de Souza Ide - Integrante / AMORIM, Mônica Maria Teixeira - Coordenador / Emília Murta - Integrante / Maria Cleonice Mendes - Integrante / Silvana Amorim - Integrante.
Membro: Maria Helena de Souza Ide.
3.   2013-Atual. Confessionalidade: o Ensino Religioso em questão
Descrição: Projeto de pesquisa institucionalizado pela UNIMONTES.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Janice Machado Ribeiro Rodrigues - Coordenador.
Membro: Janice Machado Ribeiro Rodrigues.
4.   2013-Atual. e-duc@r: laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais
Descrição: Criar um laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais para formação de educadores dos cursos de Letras/Português, Letras/Inglês, Letras/Espanhol e Pedagogia para desenvolver conteúdos pedagógicos digitais e metodologias para o uso dos mesmos no processo ensino-aprendizagem das disciplinas da educação básica: Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Cristina Dias Franco - Integrante / Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Alcino Franco de Moura Junior - Integrante.
Membro: Cláudia Cristina Dias Franco.
5.   2013-Atual. ENSINO RELIGIOSO, CONFESSIONALIDADE E SECULARIZAÇÃO: um estudo comparativo entre duas escolas católicas no norte de Minas
Descrição: A presente pesquisa pretende desenvolver uma análise comparativa entre duas escolas católicas situadas na cidade de Montes Claros/MG: o Colégio Berlaar Imaculada Conceição, das Irmãs do Sagrado Coração de Maria, de Berlaar/Bélgica, em Montes Claros desde o ano de 1907 e o Colégio Marista São José, da Congregação dos Irmãos Maristas, presentes também na cidade desde o ano de 1948. A pesquisa objetiva estudar comparativamente o projeto curricular e para-curricular adotado no campo do Ensino Religioso ministrado em ambas as instituições, seja em sala de aula (ensino em sentido mais estrito), seja nas demais atividades de cunho formativo oferecidas em cada uma delas. Na atual situação se investigará se o caráter católico hoje existente nessas escolas acentua mais a dimensão da confessionalidade mais tradicional ou o estilo mais secularizado , hoje dominante na sociedade e na cultura brasileira, em especial nas novas gerações. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Janice Machado Ribeiro Rodrigues - Integrante.
Membro: Janice Machado Ribeiro Rodrigues.
6.   2013-Atual. Formação continuada de alfabetizadores no contexto do PNAIC: construção de uma rede de discussão entre universidades mineiras
Descrição: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a alfabetização e o letramento. O projeto constitui-se como pesquisa interinstitucional que pretende constituir uma rede de discussão entre universidades mineiras para a criação de estratégias de formação e de reflexão sobre as contribuições de uma ação de extensão para a formação do professor alfabetizador (PNAIC) em termos de mudanças de concepções e de práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Soares de Oliveira - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Cecídia Almeida Barreto - Integrante / Claudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante / Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Railma Aparecida Marinho - Integrante / Ursula Adelaide de Lelis - Integrante.
Membro: Cláudia Soares de Oliveira.
7.   2013-Atual. POLÍTICAS EDUCACIONAIS, TRABALHO DOCENTE E DESEMPENHO DISCENTE NO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM ESCOLAS PERIFÉRICAS
Descrição: Este projeto apresenta como objeto de pesquisa o trabalho docente e o desempenho discente no Ensino Médio Noturno em escolas periféricas. A investigação buscará evidenciar as potencialidades e limitações desse nível de ensino no contexto das reformas educacionais enfocando sua identidade definida em relação às determinações sócio-culturais, pedagógicas e político-econômicas. A inserção no lócus escolar buscará identificar, diagnosticar e analisar aspectos concernentes às reformas do Ensino Médio; a caracterização dos aspectos condicionantes da evasão escolar; as atividades laborais dos profissionais da educação do Ensino Médio; a materialização das políticas curriculares no cotidiano escolar; o desempenho discente em interface com o contexto social. No âmbito microssocial, colocaremos em relevo olhares e vozes dos sujeitos que conferem sentido a esse nível de ensino: docentes, gestores e estudantes. Assim, o percurso dessa investigação estará alicerçado em dois flancos de análise: a percepção dos discentes sobre o universo escolar e a materialidade do trabalho docente em suas múltiplas determinações. Para a materialização desta investigação adotaremos procedimentos metodológicos ancorados na pesquisa de tipo etnográfico, utilizando instrumentos como coleta de dados, observação e questionamentos, realizados por meio de entrevistas ou questionários, além da produção de registros fílmicos. Tendo como referência esses procedimentos realizaremos nossa investigação no âmbito do sistema de ensino e no âmbito da escola em dois estabelecimentos de ensino de ensino médio da área periférica dos seguintes municípios mineiros: Uberlândia (Triângulo Mineiro), Uberaba (Triângulo Mineiro), Ituiutaba (Pontal do Triângulo Mineiro), Montes Claros (Norte de Minas)... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Maria Vieira da Silva - Coordenador / Vilma Aparecida de Souza - Integrante / Idalice Ribeiro Silva Lima - Integrante / Leonice Matilde Richter - Integrante / Aparecida Maria Fonseca - Integrante / Vanessa Cristina Alvarenga - Integrante / Pâmela Carolina Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Úrsula Adelaide de Lélis.

2012

1.   2012-2013. A descentralização da educação profissional em saúde: conhecendo a história dos Núcleos Descentralizados da Escola Técnica de Saúde da Unimontes.
Descrição: O objetivo principal desse estudo é descrever a história da descentralização da educação profissional em saúde desenvolvida pela Escola Técnica de Saúde da Unimontes com os Núcleos Descentralizados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Patrícia da Silva - Coordenador / Zaída Angela Marinho de Paiva Crispim - Integrante / Marilia Borborema Rodrigues Cerqueira - Integrante / Eveline Andries de Castro - Integrante / Jaqueline Maia Lima - Integrante / Elika Garibalde - Integrante.
Membro: Maria Patrícia da Silva.
2.   2012-Atual. A formação de professores a distância pelo Sistema UAB: saberes e fazeres
Descrição: O censo de 2009 apontou um crescimento significativo dos cursos superiores a distância, enquanto 71% dos cursos presenciais são de bacharelado, metade dos cursos de ensino distância é de licenciatura. . Conforme dados divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) há ainda no Brasil um déficit de 246 mil professores para atuar na educação pública brasileira. Para atender a essa demanda, o Ministério da Educação (MEC), tem investido prioritariamente na formação de professores, implantando uma política pública nacional de formação pela educação a distância (EaD), que passa a alcançar proporção e escala por meio da criação e implementação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O resultado do Edital de Seleção nº 01/2006-SEED/MEC/2006/2007, do Ministério da Educação MEC, contemplou a Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes, com o oferecimento de nove cursos de graduação, licenciatura em polos de apoio presenciais, localizados em municípios das regiões do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais. Entretanto a educação a distância tem provocado uma série de debates, vários pesquisadores têm demonstrado por diferente nuances, a pluralidade de objetos, enfoques teórico-metodológicos e os desafios para enfrentar as novas demandas entre elas, ensinar e aprender, em espaços e tempos diferentes, mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Esta pesquisa pretende investigar o valor éticopolítico e pedagógico do conhecimento construídos pelos acadêmicos, egressos, nos cursos de graduação, licenciatura do Sistema UAB, ministrados pela Unimontes, discutindo, os saberes, os fazeres, os desafios, os limites e as possibilidades da formação de professores a distância, mediada pelas TIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Alcino Franco - Integrante / Almeida, Karen T. L. - Integrante / Liliane Campos Machado - Integrante / Helena Murta Moraes - Integrante / Emilia Moraes Murta - Integrante / Claudia Cristina Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Fabia Magali Santos Vieira.
Descrição: O censo de 2009 apontou um crescimento significativo dos cursos superiores a distância, enquanto 71% dos cursos presenciais são de bacharelado, metade dos cursos de ensino distância é de licenciatura. Segundo o site Globo.com1 o ministro da Educação, Fernando Haddad afirma que o crescimento dos cursos superiores a distância traz também uma preocupação com a qualidade do ensino principalmente nas licenciaturas, considerando que a educação a distância é ainda muito incipiente no Brasil. Conforme dados divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) há ainda no Brasil um déficit de 246 mil professores para atuar na educação pública brasileira. Assim, de um lado, temos assistido a ampliação vertiginosa de cursos de licenciatura em instituições privadas de ensino superior, certificando anualmente milhares de novos professores mediante a incorporação da modalidade EaD. E de outro lado, para atender a essa demanda, o Ministério da Educação (MEC), tem investido prioritariamente na formação de professores, implantando uma política pública nacional de formação pela educação a distância (EaD), que passa a alcançar proporção e escala por meio da criação e implementação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O resultado do Edital de Seleção nº 01/2006-SEED/MEC/2006/2007, do Ministério da Educação MEC, por meio da Secretaria de Educação a Distância SEED e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes, publicado no Diário Oficial da União em 20 de maio de 2008, contemplou a Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes, com o oferecimento de nove cursos de graduação, licenciatura em polos de apoio presenciais, localizados em quinze municípios das regiões do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais. Entretanto a educação a distância tem provocado uma série de debates, vários pesquisadores têm demonstrado por diferente nuances, a pluralidade de objetos, enfoques teórico-metodológicos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cláudia Cristina Dias Franco - Integrante / Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Helena Moraes Murta - Integrante / Alcino Franco de Moura Junior - Integrante / Karen Torres Corrêa Lafetá de Almeida - Integrante / Emilia Murta Moraes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Cláudia Cristina Dias Franco.
3.   2012-Atual. e-duc@r: laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais
Descrição: Partindo da necessidade de contribuir para a compreensão dos atuais processos comunicacionais e persuasivos da mídia, a sua resistência, quando necessária, e a sua utilização de forma colaborativa, este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver conteúdos pedagógicos digitais e metodologias para o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no processo ensino-aprendizagem das disciplinas da educação básica: Português, Inglês, Espanhol, Geografia, História, Artes, Educação Religiosa e Filosofia. Para tanto, pretende-se: 1) Desenvolver conteúdos digitais educacionais para a educação básica, através da promoção de um trabalho colaborativo e interdisciplinar; 2) Elaborar novas abordagens pedagógicas que utilizem os conteúdos digitais e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na prática pedagógica do ensino de Português, Inglês, Espanhol, Geografia, História, Artes Visuais, Artes-Teatro, Artes Música, Ciência da Religião e Filosofia presenciais e a distância, para os professores da rede pública mineira envolvidos nas disciplinas, além dos acadêmicos desses cursos. A meta é fazer com que os envolvidos entendam o porquê e como integrar as tecnologias digitais à prática educativa de modo criativo e inteligente para desenvolver a autonomia e a competência dos mesmos enquanto usuários e produtores dessas tecnologias e não como meros receptores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Alcino Franco - Integrante / Almeida, Karen T. L. - Integrante / Claudia Cristina Dias - Integrante / Ana Cristina Santos Peixoto - Integrante / Sandra Ramos de Oliveira - Integrante / Maria Jacy Maia Velloso - Integrante / Elton José de Lourdes - Integrante / Wanessa Pereira Fróes Quadros - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Fabia Magali Santos Vieira.
4.   2012-2013. LEITURA, MATEMÁTICA E ESCOLA: LITERATURA INFANTIL E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DE 6 ANOS
Descrição: A proposta de pesquisa situa-se no campo de estudos sobre o letramento literário. A atividade elegeu o processo de ensino-aprendizagem da linguagem escrita e da linguagem matemática como objeto de estudo. O objetivo da pesquisa é utilizar a literatura infantil para produzir mediações pedagógicas e compreender o processo de desenvolvimento de habilidades letradas no âmbito da matemática e da leitura, entre crianças de 6 anos, que ainda não sabem ler. A imersão no campo será realizada por abordagem de natureza qualitativa, sendo que o processo de coleta de dados inclui entrevistas com professora alfabetizadora e seus alunos de 6 anos, inicialmente no 1º ano de escolaridade e, posteriormente, no 2º ano de escolaridade com 7 anos de idade. Como sujeitos, os alunos também participarão da aplicação de testes diagnósticos relacionados ao letramento linguístico e matemático, e de atividades de leitura/audição de diversificados textos literários, de forma a explorar a linguagem escrita e a linguagem matemática apresentada pelos autores. Estas atividades se constituem como parte de intervenção nos processos educativos e construção de possibilidades didáticas de letramento literário. A intervenção didática será realizada em dois anos consecutivos e destina aos alunos das camadas populares e constituir-se-á pela realização de oficinas de leitura/audição de histórias por acadêmicos bolsistas do Curso de Pedagogia, sob a coordenação, acompanhamento, avaliação das pesquisadoras proponentes desse projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Geisa Magela Veloso - Coordenador / Francely Aparecida dos Santos - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Geisa Magela Veloso.
Descrição: A pesquisa tem por objetivo utilizar a literatura infantil para produzir mediações pedagógicas e compreender o processo de desenvolvimento de habilidades letradas no âmbito da matemática e da leitura, entre crianças de 6 anos, que ainda não sabem ler.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador.
Membro: Francely Aparecida dos Santos.
5.   2012-Atual. Projeto Biotemas: o desvelar de uma década de intercâmbio da universidade-escola
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Janice Machado Ribeiro Rodrigues - Coordenador.
Membro: Janice Machado Ribeiro Rodrigues.
6.   2012-2013. Pró-Reitoria de Extensão-PROEX
Descrição: Projeto Unimontes- Coordenadoria de Apoio ao Estudante - CAE pela Pró-Reitoria de Extensão daUniversidade Estadual de Montes Claros. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (60) . Integrantes: Vânia Maria Cavalcante Lagoeiro - Coordenador.
Membro: Vânia Maria Cavalcante Lagoeiro.
7.   2012-2013. Subprojeto Interdisciplinar Educação Inclusiva do PIBID/Unimontes
Descrição: Articular as políticas de iniciação à docência a partir da análise e estudo, de forma interdisciplina, sobre a educação inclusiva. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: José França Neto - Integrante / Maria Imaculada Bento - Coordenador.
Membro: José França Neto.
8.   2012-Atual. É do Campo: analisando as condições infra-estruturais e de lazer e desporto da Educação Pública ofertada para as Populações Rurais do Norte de Minas
Descrição: O Projeto de Pesquisa É DO CAMPO: analisando as condições infraestruturais e de lazer e desporto da Educação Pública ofertada para as Populações Rurais no Norte de Minas, trabalha na perspectiva conceitual da Educação do Campo. Tem como objetivo a construção de um perfil parcial do atendimento escolar público desenvolvido junto a seis escolas do campo, sendo três nucleadas e três multisseriadas, localizando sua problematização na região sertaneja de Minas Gerais, inicialmente nos municípios de Montes Claros, Janaúba e Coração de Jesus. Este Projeto de Pesquisa quer somar-se a essas ações de Ensino desenvolvidas pela Unimontes, calçando-as com a Pesquisa sobre a realidade do atendimento escolar regional à Educação do Campo e no direcionamento de novas ações possíveis à Unimontes, enquanto instituição de grande impacto no desenvolvimento social do Norte de Minas. Pesquisar-se-á junto às Secretarias Municipais de Educação, Escolas do Campo e Comunidades Escolares aspectos referentes às condições infra-estruturais, áreas de lazer e desporto e serviços básicos. A metodologia da pesquisa será desenvolvida através do paradigma interpretativo e exploratório, e é de natureza quali-quantitativa, trilhando os caminhos da pesquisa participante. Na perspectiva da pesquisa participante serão feitas entrevistas estruturadas e também um diagnóstico participativo junto às comunidades escolares. Os produtos previstos são a produção de artigos em revistas qualificadas; trabalhos completos em anais de congressos; resumos publicados; orientação de iniciação científica; orientação de monografias; monografias; produção de relatórios técnicos; promoção de evento temático na Unimontes; realização de três eventos para devolução dos dados nas comunidades pesquisadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) . Integrantes: Magda Martins Macedo - Coordenador / Maria Aparecida Afonso de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T A: 3
Membro: Magda Martins Macedo.

2011

1.   2011-2013. A Influência da Formação Continuada em Pós Graduação nas Práxis Docentes em Educação Infantil Montes Claros / MG - 2011 a 2013
Descrição: Pensar a formação continuada de professores significa pensar nas demandas postas pela realidade que tais profissionais enfrentam no cotidiano das suas práticas, atreladas aos movimentos de pesquisa e discussão sobre educação apresentadas pelas realidades diversas. Este projeto de pesquisa propõe-se à análise da incidência da formação continuada de professores, a partit do eixo da pesquisa, em nível de pós-graduação, nas práxis docentes de acadêmicas-professoras participantes da turma I, da Pós-Graduação Lato Sensu Gratuita em Educação Infantil, do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais. Para tanto, realizará uma pesquisa de abordagem qualitativa-quantitativa, através dos procedimentos das pesquisas teórica e de campo. Tal investigação se justifica pela necessidade intrínseca de acompanhamento do curso citado, avançando na oferta de formação continuada dos profissionais da educação, na Universidade Estadual de Montes Claros. Analisar quais são os saberes, as habilidades e as atitudes criados e mobilizados nas ações pedagógicas docentes, a partir da participação no referido curso de pós-graduação, oferecerá subsídios para a Universidade pensar o seu papel enquanto agente formador dos profissionais da educação. O projeto foi aprovado na Universidade Estadual de Montes Claros pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), Resolução n 184/2011.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Eliana de Freitas Soares - Coordenador / Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Denice do Socorro Lopes Brito - Integrante / Regina Coele Cordeiro - Integrante.
Membro: Eliana de Freitas Soares.
2.   2011-2013. A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM PÓS-GRADUAÇÃO NAS PRAXIS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA, EM MONTES CLAROS/MG 2011 A 2013
Descrição: - Analisar a incidência da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil nas praxis docentes de 25 acadêmicas-professoras participantes da Turma I (2010- 2012); - Fomentar a formação acadêmica de 10 acadêmicos de cursos de licenciaturas-Unimontes, através da iniciação científica. - Aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPEX em 21/09/2011 - Resolução nº 184. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Regina Coele Cordeiro - Integrante / Úrsula Adelaide de Lélis - Coordenador / Eliana de Freitas Soares - Integrante / Denice do Socorro Lopes Brito - Integrante / Cecídia Barreto Almeida - Integrante.
Membro: Regina Coele Cordeiro.
3.   2011-2013. A influência da formação continuada em pós-graduação nas práxis docentes da educação infantil pública, em Montes Claros (MG)
Descrição: Analisar a incidência da Pós-Graduação em Educação Infantil nas práxis docentes de 25 acadêmicas - professoras participantes da Turma I, oferecido pelo Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais, com intervenção pedagógica nas escolas municipais das acadêmicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (25) . Integrantes: Cecídia Barreto Almeida - Integrante / eliana de freitas Soares - Coordenador / Denice do Socorro Lopes de Brito - Integrante / Regina Coele Cordeiro - Integrante / Ùrsula Adelaíde de Lélis - Integrante.
Membro: Cecídia Barreto Almeida.
4.   2011-Atual. Educação Técnica de Nível Médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais
Descrição: A pesquisa tenciona analisar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais no que tange à oferta de educação técnica, organização dos IFETs, políticas para o trabalho docente, permanência/ evasão de estudantes e transição para o ensino superior e para o trabalho. O estudo agrega pesquisadores da UFMG, CEFET-MG e PUC-MG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Rosemary Dore - Coordenador / Fernando Fildalgo - Integrante / João Bosco Laudares - Integrante / Maria Auxiliadora Oliveira - Integrante / Daisy Cunha - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim.
5.   2011-Atual. ESTUDO DA TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES, COM BASE NO INGRESSO PELO SISTEMA UNIVERSAL E PELO SISTEMA DE COTAS. (Parte II)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Luciene Rodrigues - Integrante / Maria Elizete Gonçalves - Coordenador / Ilva Ruas Abreu - Integrante / Gilmara Emília Teixeira - Integrante.
Membro: Maria Helena de Souza Ide.
6.   2011-Atual. Formação de professores a distância: saberes e fazeres
Descrição: O projeto visa pesquisar a formação de professores a distãncia na Unimontes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Helena Murta Moraes Souto - Integrante / Fábia Magaly Santos Vieira - Coordenador.
Membro: Helena Murta Moraes Souto.
7.   2011-Atual. Núcleo de Sociedade Inclusiva
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lourdes de Freitas Drumond Bento - Coordenador.
Membro: Lourdes de Freitas Drumond Bento.
8.   2011-Atual. Projeto de pesquisa: A influência da formação continuada em pós-graduação na práxis docentes da Educação Infantil em Montes Claros, Minas Gerais
Descrição: Pesquisa e extensão - Resolução nº 184 de 2011. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denice do Socorro Lopes Brito - Coordenador / Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante.
Membro: Denice do Socorro Lopes Brito.
9.   2011-2013. Práticas de leitura, escrita e Matemática no norte de Minas Gerais: um olhar sobre o passado
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Rose Mary Ribeiro - Integrante / Claudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Francely Aparecida dos Santos.
10.   2011-Atual. PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA NO NORTE DE MINAS: CONSTITUIÇÃO DE ACERVO DOCUMENTAL E MAPEAMENTO DA REALIDADE (1900-1980)
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo constituir acervo de fontes documentais e reconstituir elementos da memória histórica regional, identificando representações, apropriações e práticas integrantes da cultura escolar relacionada ao ensino da matemática, leitura e escrita que tiveram lugar nas escolas primárias de Montes Claros e região norte mineira. A proposta situa-se no campo da História da Educação, orienta-se pela abordagem da História Cultural, não envolve a participação direta de sujeitos e se organiza a partir de dois grandes eixos de trabalho: constituição de acervo documental e pesquisa historiográfica. No 1º eixo será iniciado processo de constituição de Acervo Documental, que irá integrar Centro de Documentação em Educação a ser instalado nas dependências do Centro de Ciências Humanas, com portal na página eletrônica da Unimontes. No segundo eixo pretende-se identificar elementos da cultura escolar, de forma a compreender práticas de ensino de matemática, leitura e escrita em que as reformas educacionais focalizaram mudanças no processo de alfabetização.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Geisa Magela Veloso - Coordenador / Francely Aparecida dos Santos - Integrante / RIBEIRO, Rose Mary - Integrante / MACHADO - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Geisa Magela Veloso.
11.   2011-2013. Práticas de leitura, escrita e Matemática no norte de Minas: um olhar sobre o passado
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francely Aparecida dos Santos - Integrante / Geisa Magela Veloso - Coordenador / Rose Mary Ribeiro - Integrante / Claudia Aparecida Ferreira Machado - Integrante.
Membro: Francely Aparecida dos Santos.
12.   2011-Atual. Religião e Relativismo: Encontro e Alteridade
Descrição: A expressão ditadura do relativismo tão veiculada nos últimos tempos nos despertou o interesse de pesquisar o tema Religião e Relativismo. Pretendemos examinar o relativismo nas suas dimensões: ética e epistemológica, para depois procurar o papel da religião na contemporaneidade. Ou seria a Religião, hoje, apenas mais um detalhe da fragmentação da civilização ocidental e um reflexo do ocaso do Bem Universal? Desse modo, percorrendo autores clássicos (Montaigne, Hume, Max Weber e Durkheim) e autores contemporâneos (Habermas, Hans Kung, R. Boudon, Vattimo, Rorty e Lévinas), objetivamos compreender o que significa ser no tempo e se é possível, e em que sentido, entrever um fio condutor que reúna o que a modernidade separou, que una Oriente e Ocidente, homem e natureza e, sem transgredir os limites e a dignidade das várias culturas, vislumbrar dialogia e conjugação em torno do humano. Assim, traçamos como meta o pensamento em torno da categoria de encontro como realização da religião, e esta como alteridade ética, o que possibilita diálogo e compromissos conjuntos no nosso tempo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Kathia Silva Gomes - Coordenador / Márcio Antônio de Paiva - Integrante / Ibraim Vitor de Oliveira - Integrante / Márcia Eliane Fernandes Tomé - Integrante / Luiz Fernando Pires Dias - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Kathia Silva Gomes.
13.   2011-Atual. Subprojeto-PIBID
Descrição: Professora Colaboradora do subprojeto(PIBID), no curso de Pedagogia Brasília de Minas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (2) . Integrantes: Cecídia Barreto Almeida - Integrante / Leonice Vieira de Jesus da Paixão - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Cecídia Barreto Almeida.

2010

1.   2010-Atual. A FORMAÇÃO DOCENTE NA TRADIÇÃO DA UNIMONTES (décadas de 60, 80 e 90): contraposições epistemológicas do conteúdo da disciplina História da Educação mediante a historicidade formativa e a historicidade crítica
Descrição: Este estudo objetiva discutir elementos a respeito do conteúdo da disciplina História da Educação, conteúdo este, contido no processo de profissionalização do docente no contexto da tradição institucional da universidade brasileira (décadas de 60, 80 e 90), a partir da influência dos paradigmas da História, mediante a contraposição da historicidade formativa e da historicidade crítica. Tem-se como hipótese que a disciplina de História da Educação, no âmbito da tradição da universidade pública brasileira, exerce influência de acordo com os contornos da historicidade formativa no processo de hegemonização do perfil de professor, este almejado pelas políticas educacionais neoliberais. A metodologia, que norteia nosso estudo, se fundamenta nos princípios da investigação histórica, de forma a nortear a análise do conhecimento presente no conteúdo da disciplina de História da Educação, contida nos currículos dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes (Minas Gerais), a fim de compreender se tais conhecimentos se fundamentam em um paradigma epistemológico que norteia a formação docente por meio da influência da historicidade formativa ou da historicidade crítica; além de identificar, quantitativamente, a presença e a carga horária da referida disciplina nos cursos de licenciatura das instituições alvo. Tal recorte se justifica na constatação da tendência do perfil do professor formado a partir da influência dos conhecimentos presentes nos conteúdos das bibliografias investigadas. Integrantes: Islei Gonçalves Rabelo- Integrante / Bruna Luiza Nunes Garcia- Integrante /Rosângela Silveira Rodrigues - Coordenador. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rosangela Silveira Rodrigues - Coordenador / Bruna Luiza Nunes Garcia - Integrante / Islei Gonçalves Rabelo - Integrante / Franciele Santos Souza - Integrante / Mônica Soares Rodrigues - Integrante / Anne Karoline Aráujo Santos - Integrante. Número de orientações: 3
Membro: Rosangela Silveira Rodrigues.
2.   2010-Atual. A incidência da formação continuada em pós-graduação nas práxis docentes na Educação Infantil pública, em Montes Claros/MG 2011 a 2013
Descrição: Esse projeto objetiva analisar a incidência da Pós-graduação "Lato Sensu" Gratuita em Educação Infantil nas "praxis" docentes das acadêmicas-professoras participantes da mesma, no decorrer da oferta do Curso e em especial, durente o desenvovimento dos trabalhos de conclusão de curso (projeto e intervenção pedagógica),atrelado às atividades de iniciação científica de acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Unimontes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (31) / Especialização: (40) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Eliana de Freitas Soares - Coordenador / ALMEIDA, Cecídia Barreto - Integrante / CORDEIRO, Regina Coele - Integrante / Cleonice Proença Mendes - Integrante / Denice do Socorro Lopes de Brito - Integrante.
Membro: Úrsula Adelaide de Lélis.
3.   2010-Atual. GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E SEUS MECANISMOS DE CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO: o desafio do Plano de Ações Articuladas (PAR)
Descrição: A pesquisa tem por objetivo compreender como o Plano de Ações Articuladas - PAR - implantado em 2007, se constitui em instrumento de apoio técnico e financeiro articulado com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para promover a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB - dos entes federativos. Tem como instituições promotoras: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); Universidade Estadual de Goiás (UEG); e como coordenadoras: Drª Marília Fonseca e Drª Eliza Bartolozzi Ferreira. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Railma Aparecida Cardoso Marinho - Integrante / Márcio Antônio Silva - Coordenador / Ernaldina Souza Silva Rodrigues - Integrante / Shirley Patrícia N. de Castro e Almeida - Integrante / Edléia Alves Mendes - Integrante / José Normando Gonçalves Meira - Integrante / Maria Imaculada Bento - Integrante / Helda Maria Henriques Rodrigues Lopes - Integrante / Dayse Magna Santos Moura - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Railma Aparecida Cardoso Marinho.
4.   2010-Atual. Grupo de Estudos em Pesquisa em Educação (GEPED)
Descrição: Grupo de Estudos em Pesquisa em Educação que tem como tema A influencia da Formação Continuada em Pós-graduação nas práxis docentes na educação infantil pública, em Montes Claros/MG- 2010 a 2013 que tem como objetivo geral - Analisar a incidência da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil nas praxis docentes de 25 acadêmicas-professoras participantes da Turma I (2010- 2012).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cecídia Barreto Almeida - Integrante / eliana de freitas Soares - Coordenador / Denice do Socorro Lopes de Brito - Integrante / Regina Coele Cordeiro - Integrante.
Membro: Cecídia Barreto Almeida.
5.   2010-Atual. PEDAGOGIA: contradições epistemológicas e possibilidades de uma prática emancipada
Descrição: O GESP Grupo de Estudos da Pedagogia,apresenta como tema de pesquisa: o curso de pedagogia: pedagogos ou professores? E como problema pretende saber: o curso de pedagogia da UNIMONTES vem formando qual educador: pedagogo ou professores? E esse profissional estará apto a auxiliar e avaliar de modo emancipatório e transformador as práticas educativas e docentes? Para o desenvolvimento desse trabalho de pesquisa temos como objetivo geral: compreender o curso de Pedagogia, na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, à luz de seu trajeto histórico e da situação atual no Ensino Superior com a implantação das novas diretrizes curriculares, bem como a atual formação do educador, repensando o Projeto Político Pedagógico sob a perspectiva de avanços, entendimentos e resignificações.Diante deste quadro, essa pesquisa se faz de suma importância não só para o maior entendimento da atual formação no curso de Pedagogia: pedagogo ou professores, numa esfera macro da educação a serviço da sociedade, entendendo que homem estamos formando e qual a possibilidade de atuação desse educador de formar o próprio sujeito crítico, criativo, participativo, ou seja, um sujeito verdadeiramente emancipado, como também a formação do pedagogo da UNIMONTES/MG, após as implantações das diretrizes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Janice Machado Ribeiro Rodrigues - Coordenador / Rose Mary Ribeiro - Integrante / CLÁUDIA SIMONE PEREIRA SARMENTO QUADROS - Integrante / Denice do Socorro Gomes Fernandes - Integrante.
Membro: Janice Machado Ribeiro Rodrigues.
6.   2010-Atual. Um Estudo sobre a Formação, os saberes e as Práticas de Formadores em cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Maria Helena de Souza Ide - Integrante / Mônica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Liliane Campos Machado - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Maria Helena de Souza Ide.

2009

1.   2009-2013. A organização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Conjunto da Educação Profissional Brasileira.
Descrição: Projeto de doutoramento em curso que objetiva examinar o processo de organização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Conjunto da Educação Profissional Brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Coordenador.
Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim.
2.   2009-Atual. ESTADO E MOVIMENTOS SINDICAIS RURAIS- relações e regulações no contexto da formação de professores do campo
Descrição: Esse estudo pretende encaminhar reflexões sobre as atuais formas de regulação que, através do Estado, o sistema do capital engendra para superação de suas crises sobre os movimentos sociais agrários, e as consequências dessas intervenções para a dinâmica societal. Toma como referência as políticas públicas estatais para a formação de professores dos movimentos sindicais agrários, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Integrante / Maria Vieira da Silva - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais - Bolsa.
Membro: Úrsula Adelaide de Lélis.
3.   2009-Atual. ESTADO, MOVIMENTOS SINDICAIS AGRÁRIOS: relações e regulações no âmbito da formação superior de professores
Descrição: Analisa as relações e as possíveis regulações estabelecidas entre o Estado e os movimentos sindicais agrários na oferta de cursos de formação de professores do campo (Pedagogia do Campo - Pronera ),através do estudo dos fundamentos epistemológicos, filosóficos, políticos, sociais, culturais e educacionais que permeiam as propostas de tais Cursos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Úrsula Adelaide de Lélis - Coordenador / Maria Vieira da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Membro: Úrsula Adelaide de Lélis.
4.   2009-2013. Inclusão Escolar na Universidade: Concepções dos Professores e Discentes dos Cursos de Licenciatura da Unimontes
Descrição: Tendo como objetivos: - analisar a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais nos Cursos de Licenciatura da Unimontes , em relação ao desenvolvimento dos princípios da inclusão na educação superior; verificar as concepções e o fazer pedagógico dos professores e coordenadores dos cursos de Licenciatura da Unimontes no que se refere ao trabalho na docência inerente ao atendimento á alunos com necessidades educacionais matriculados nos cursos de Licenciatura da Unimontes; - investigar as concepções dos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados nos cursos de licenciatura da Unimontes no que se refere aos princípios da inclusão na Universidade; . - identificar como os princípios da inclusão vem acontecendo nos cursos de licenciatura da Unimontes e quais as políticas efetivas desenvolvidas pela UNIMONTES para a Formação Inicial nos cursos de Licenciatura com orientações inclusivas para alunos com de necessidades educacionais especiais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: José França Neto - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Membro: José França Neto.
5.   2009-Atual. INCLUSÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS PARA O ATENDIMENTO DO DEFICIENTE FÍSICO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR.
Descrição: O presente projeto,intitulado Inclusão Escolar: os desafios pa ra o atendimento do deficiente físico na escola de ensino regular, tem como principal objetivo analisar o atendimento de alunos com deficiência física em duas escolas da rede pública de Montes Claros, sendo uma Municipal e outra Estadual.Claros - MG. Inicialmente desenvolveu-se a revisão de literatura fundamentada nos seguintes autores: Mantoan (2003), Santos (1999), Esper, Pedro (2008),Sassaki (2007). A metodologia utilizada na pesquisa abordagem qualitativa baseada em Bodgan Biklen (1997) foram tomadas para proceder análise do conteúdo pesquisado.).Para a coleta de dados foi realizada a observação direta e entrevista estruturada.Em relação aos sujeitos da pesquisa foram escolhidos as categorias professores, supervisores, diretores e pais de alunos. Não foi possível descrever os resultados da pesquisa, uma vez que a pesquisa ainda se encontra em andamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvana Diamantino França - Coordenador / JOSE FRANÇA NETO - Integrante / Maria Isabel Barros Morais Costa - Integrante / Ana Paula Mota França - Integrante. Número de produções C, T A: 5
Membro: Silvana Diamantino França.
6.   2009-Atual. Negros no Norte de Minas: Relações Intercomunitárias e Processos Sociais em Comunidades Quilombolas
Descrição: Projeto de Pesquisa e Extensão. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Maria Teixeira Amorim - Integrante / Maria Railma Alves - Integrante / Maria Helena de Souza Ide - Coordenador / Luciano Cândido Sarmento - Integrante / Marcos Ântonio Caldeira Neves - Integrante / Claúdia Luz de Oliveira - Integrante / João Batista de Almeida Costa - Integrante / Clóvis Zimmermann - Integrante / Geisa Magela Veloso - Integrante / Márcio Antônio Silva - Integrante / Telma Borges de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Mônica Maria Teixeira Amorim.

2008

1.   2008-Atual. Um estudo sobre o processo de letramento virtual: da inclusão digital a formação virtual docente.
Descrição: A discussão central do Projeto Um Estudo sobre o Processo de Letramento VirtuaL: da Inclusão Digital a Formação Virtual do Docente, congrega ações de Ensino, Pesquisa e Extensão com vistas a investigar a prática pedagógica de professores da Educação Básica de escolas públicas estaduais de Montes Claros - MG em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes - Coordenador / Liliane Campos Machado - Integrante / Magda Martins Macêdo - Integrante / Wane Elayne Eulália dos Anjos - Integrante / Dulcilene Brito Lopes - Integrante.
Membro: Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes.

2007

1.   2007-Atual. HISTEDBR - DF
Descrição: O HISTEDBR-DF é um dos Grupos de Trabalho do HISTEDBR, Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" com sede na Faculdade de Educação da Unicamp e coordenação geral dos professores doutores Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi. Criado pelas professoras Raquel de Almeida Moraes e Eva Waisros Pereira no 2/2007, o grupo tem por finalidade somar esforços na investigação histórica das políticas educacionais e das instituições escolares do Brasil a partir do Distrito Federal. Além das pesquisas, pretende-se, com o equipamento recebido pelo DPP/UnB, digitalizar e disponibilizar no sítio do grupo [http://www.fe.unb.br/histedbr-df/] os seguintes documentos para posterior link com o Observatório Mundo Acadêmico, na UnB [http://mundoacademico.unb.br/] e HISTEDBR na Unicamp [http://www.histedbr.fae.unicamp.br/]: 1)LDB N.9394/06: material de pesquisa financiado pelo CNPq doado pelas professoras Eva Waisros Pereira e Lúcia Maria da Franca Rocha ao acervo do CEDUC/FE-UnB; 2)Informática na Educação no Brasil - material da pesquisa de mestrado e doutorado da Profª Raquel de A. Moraes;3) Gênese da escola pública no DF, sob a coordenação da Profª Eva Waisros (recursos da FAAP-DF);4)A Política de Educação a Distância, EAD, no âmbito do Estado brasileiro e especificamente, da FE/UnB e sua Cátedra Unesco de Educação a Distância - material de pesquisa das Profªs Leda Maria R. Fiorentini, Raquel Moraes e seus orientandos.5)Mediações dialógicas no ciberespaço - histórico,estudos e pesquisas de ambientes virtuais e informáticos. Responsável: Profª Raquel de A.Moraes e seus orientandos e colaboradores. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (14) Doutorado: (9) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Coordenador / Raquel de Almeida Moraes - Integrante.
Membro: Fabia Magali Santos Vieira.
2.   2007-Atual. O Curso de Matemática na Unimontes em Montes Claros/MG: um adiscussãodo esvaziamento discente
Descrição: O curso de Mmatemática na Unimontes passa por um fluxograma um pouco complicado de entender,e que nós faz curiosoas em discutir a seguinte questão: : por que existe um esvaziamento discente no curso de Mmatemática na Unimontes em Montes Claros, umavez que as matrículas semestrais são em média de 30 a 42 alunos e a lista de colação de grau semestral nãp passa em médiade 3 a 11 alunos?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Francely Aparecida dos Santos - Coordenador. Número de produções C, T A: 10 / Número de orientações: 15
Membro: Francely Aparecida dos Santos.

2002

1.   2002-Atual. o banco mundial e experiencias da inovação da gestao escolar
Descrição: O Estudo de Caso do Programa Apoio a inovaçoes educacionais em escolas estaduais de Montes Claros e Pirapora, coordenado pelo Professor Marcio Antonio Silva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dirce Efigênia Brito Lopes - Coordenador / marcio antonio silva - Integrante.
Membro: Dirce Efigênia Brito Lopes.

1994

1.   1994-Atual. Aprendizagem, Tecnologias e Educação a Distância
Descrição: Estudos,pesquisas,docência e extensão sobre tecnologias da informação e da comunicação em ambientes de aprendizagem a distância, sem distância, mediatizados pelo uso das tecnologias na educação. Financiamento: Unesco (bolsas); CAPES (bolsas); CNPq (PIBIC-PIC, bolsas);FNDE (equipamentos), MEC (SEED/UAB - (bolsas, equipamentos). O site de registro das pesquisas do grupo é: http://mundoacademico.unb.br. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: Fabia Magali Santos Vieira - Integrante / Raquel de Almeida Moraes - Integrante / Laura Maria Coutinho - Coordenador.
Membro: Fabia Magali Santos Vieira.


(*) Relatório criado com produções desde 2013 até 2013
Data de processamento: 25/11/2014 17:38:42