1. | 2013-Atual. A construção do Ethos do professor universitário dos cursos de Letras Português Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo identificar como se dá o processo de construção do Ethos dos professores atuantes no curso de Letras Português no ensino superior. Entendemos ser importante analisar o perfil dos professores que atuam na educação superior com o intuito de saber sua formação, especialização, atuação, perspectivas e a imagem que eles têm de si mesmos.Para desenvolver nossa pesquisa, nos pautaremos no arcabouço teórico da Análise do Discurso de linha francesa,focalizando a questão do sujeito,suas condições de produção e o Ethos discursivo e pré-discursivo,pressupondo que este profissional construa e revele a imagem de si, por meio do discurso. Focalizaremos os professores da rede pública de ensino superior nas cidades de Montes Claros, Almenara, Januária e Espinosa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Luana Aparecida Matos Leal - Coordenador / Ana Cristina Santos Peixoto - Integrante / Diocles Igor Castro Pires Alves - Integrante / Cláudia Reis Otoni de Paula - Integrante. Membro: Luana Aparecida Matos Leal. Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo identificar como se dá o processo de construção do Ethos dos professores atuantes no curso de Letras Português no ensino superior. Entendemos ser importante analisar o perfil dos professores que atuam na educação superior com o intuito de saber sua formação, especialização, atuação, perspectivas e a imagem que eles têm de si mesmos.Para desenvolver nossa pesquisa, nos pautaremos no arcabouço teórico da Análise do Discurso de linha francesa,focalizando a questão do sujeito,suas condições de produção e o Ethos discursivo e pré-discursivo,pressupondo que este profissional construa e revele a imagem de si, por meio do discurso. Focalizaremos os professores da rede pública de ensino superior nas cidades de Montes Claros, Almenara, Januária e Espinosa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Ana Cristina Santos Peixoto - Coordenador / Diocles Igor Castro Pires Alves - Integrante / LUANA APARECIDA MATOS LEAL - Integrante / CLAUDIA REIS OTONI DE PAULA - Integrante. Membro: Ana Cristina Santos Peixoto. |
2. | 2013-Atual. A escrita do corpo no corpo da escrita: a problemática do "eu" em José Craveirinha, Anelito de Oliveira e Osmar Oliva Descrição: Projeto de doutorado aceito e em desenvolvimento na Universidade Federal de Juiz de fora. Atualmente institucionalizado na Universidade Estadual de Montes Claros/ Unimontes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Dulcilene Brito Lopes - Coordenador. Membro: Dulcilene Brito Lopes. |
3. | 2013-Atual. Além do sertão e do mar Descrição: Investigar figurações, representações, fronteiras, entrecruzamentos, interseções, apropriações, transgressões e transversões culturais e simbólicas da relação sertão-mar em textos literários em língua portuguesa. Objetivos Específicos Estudar confluências e divergências das poéticas nos diferentes sistemas literários de língua portuguesa; investigar o diálogo sociopolítico-cultural decorrente da errância da Língua Portuguesa no espaço transgeográfico dos continentes; Estudar a recepção dessas literaturas nos âmbitos nacionais, transnacionais e virtuais. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (28) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Elcio Lucas de Oliveira - Coordenador / Ilca Vieira de Oliveira - Integrante / Telma Borges - Integrante / Osmar Pereira Oliva - Integrante / Maria Generosa Ferreira Souto - Integrante / Ivana Ferrante Rebello e Almeida - Integrante / Anelito Pereira de Oliveira - Integrante / Alex Fabiano Correia Jardim - Integrante / Rita de Cássia Silva Dionísio - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante / Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Integrante. Membro: Elcio Lucas de Oliveira. |
4. | 2013-Atual. Brás Cubas e A Cartomante: o olhar da ironia Descrição: Projeto de pesquisa com 3 orientandos de iniciação científica. Analisa o recurso da ironia na narrativa machadiana e a crítica social implícita.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Aurora Cardoso de Quadros - Coordenador. Membro: Aurora Cardoso de Quadros. |
5. | 2013-Atual. Centro de Comunicação e Referência Audiovisual Descrição: Possibilitar aos seus programas gestores, docentes e discentes conectarem-se nacional e internacionalmente com outras universidades e centros de excelência científica através de videoconferências com consequentemente incremento dos intercâmbios interinstitucionais ; possibilitará ainda o registro de palestras, conferências, mesas-redondas e de outros encontros científicos, bem como a gravação de entrevistas com escritores, personalidades e intelectuais, com vista à formação de acervo digital de documentos audiovisuais, o que, seguramente, constituir-se-á importante e original fonte de pesquisa para pesquisadores da Unimontes e de todo o Norte de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (26) . Integrantes: Elcio Lucas de Oliveira - Coordenador / Ilca Vieira de Oliveira - Integrante / Telma Borges - Integrante / Osmar Pereira Oliva - Integrante / Anelito Pereira de Oliveira - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante. Membro: Elcio Lucas de Oliveira. |
6. | 2013-Atual. Do sertão para o mundo: contribuições da literatura para a construção do audiovisual brasileiro Descrição: Estudo de obras cinematográficas e televisivas, adaptadas de obras literárias de temática sertaneja, e suas receptivas recepções críticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andrea Cristina Martins Pereira - Coordenador. Membro: Andrea Cristina Martins Pereira. |
7. | 2013-Atual. E-duc@r:laboratório interdisciplinar de tecnologias digitais Descrição: A proposta deste projeto é contribuir para a formação dos acadêmicos dos cursos de licenciatura Letras/Português, Letras/Inglês, Letras/Espanhol, Pedagogia e bacharelado em Sistemas de Informação, da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes, no sentido de desenvolver a habilidades para compreender os processos comunicacionais das tecnologias digitais e utilizá-las de forma colaborativa no processo ensino-aprendizagem dos estudantes da educação básica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cristina Santos Peixoto - Coordenador / Sandra Ramos de Oliveira - Integrante / FABIA MAGALI SANTOS VIEIRA - Integrante / WANESSA PEREIRA FROES QUADROS - Integrante / ELTON JOSE DE LOURDES - Integrante. Membro: Ana Cristina Santos Peixoto. |
8. | 2013-Atual. Estética e política em Drummond Descrição: Projeto de pesquisa com duas orientandos de inciação científica. Analisa a angústia social da obra de Carlos Drummond de Andrade, na face em que revela o conflito de pertencer a uma elite e ter ciência da incapacidade de modificar as injustiças sofridas pelos desprivilegiados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Aurora Cardoso de Quadros - Coordenador / PONTES, Maria Sandra Ramos - Integrante / Luciana Aparecida de Araújo - Integrante. Membro: Aurora Cardoso de Quadros. |
9. | 2013-Atual. Lúcia Miguel Pereira e a crítica literária nas décadas de 30 e 40 Descrição: Lúcia Miguel Pereira foi uma das primeiras mulheres a ter reconhecida sua atuação como crítica literária. Com uma intensa produção para jornais e revistas, sobretudo entre os anos 30 e 40, a crítica e romancista exerceu uma atividade que, segundo avaliação predominante naquela geração, constituía um exercício másculo . Diante desta premissa, este projeto tem o propósito de examinar o posicionamento da autora em seus textos críticos produzidos nos anos 30 e 40, reunidos em A leitora e seus personagens, frente a questões relevantes para o fazer literário, tais como a concepção do romance, o embate estabelecido entre a arte e a vida social, o papel do autor e do crítico literário, dentre outros assuntos abordados. Para isso, é necessário ter presente a pergunta que orientou o pensamento político e ideológico de sua geração: se era de direita ou de esquerda. Sendo assim, a pesquisa enseja apresentar uma leitura da atividade crítica realizada pela voz feminina que conseguiu alcançar o respeito e o reconhecimento de seus contemporâneos, tendo em vista um contexto orientado pelas ideias e práticas masculinas. Com uma ativa percepção crítica, Lúcia soube, como poucas mulheres de seu tempo, entender, explicar e praticar a íntima relação estabelecida entre a arte e a sociedade. Frente a esses pressupostos, um estudo sobre a crítica exercida por Lúcia Miguel Pereira orienta não apenas o conhecimento do teor político e ideológico vigentes, sobretudo nos anos 30, e que ela, conscientemente, materializou também em seus três romances escritos para adultos naquela década Maria Luísa, Em Surdina, e Amanhecer, mas que foram orientadores do entendimento dos escritos de outros autores num momento decisivo para a afirmação do romance.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Coordenador / Eglã Pereira Cruz - Integrante. Membro: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida. |
10. | 2013-Atual. O "dizer" e o "fazer" dos Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental nas Escolas Públicas de Montes Claros Descrição: O projeto visa apreender e analisar acontecimentos e processos pelos quais perpassam as falas e ações dos professores na sua ação para e na sala de aula, suas exolhas de conteúdo e de material didático e a forma com ensina.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cláudia Adriana Souza Santos - Coordenador / Marileia de Souza - Integrante / Danielle Ferreira de Souza - Integrante / Aurinete Barbosa Tiago - Integrante. Membro: Cláudia Adriana Souza Santos. |
11. | 2013-Atual. Programa de Pós-graduação em letras/estudos literários/literatura brasileira- Projeto DEG-00009-13 Descrição: Este projeto tem como objetivo geral contribuir para com a formação de professores para a docência em ensino de literatura e formação do leitor e, também estudar a literatura brasileira, dando ênfase aos autores e obras de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (32) . Integrantes: Ilca Vieira de Oliveira - Coordenador / Maria Generosa Ferreira Souto - Integrante / Osmar Pereira Oliva - Integrante / Elcio Lucas de Oliveira - Integrante / Rodrigo Guimarães Silva - Integrante / Telma Borges da Silva - Integrante / Cláudia de Jesua Maia - Integrante / Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes e Almeida - Integrante / Rita de Cássia Silva Dionísio - Integrante / Ivana Ferrante Rebello - Integrante / Alex Fabiano Correia Jardim - Integrante / Anelito Pereira de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Ilca Vieira de Oliveira. |
12. | 2013-Atual. Representações de Linguagem de Professores de Língua Portuguesa do Sistema Público de Ensino daCidade de Montes Claros e os Possíveis Impactos na Prática Docente Descrição: Descrição: Este trabalho se propões a relacionar as representações de linguagem dos professores de língua portuguesa de escolas públicas de Montes Claros às teorias que lhes são subjacentes e à sua prática. A pesquisa encontra-se em fase de estudos bibliográficos que estão ancorados na Teoria das Representações Sociais, tendo em vista o seu imbricamento com a vida cotidiana e com a formação da identidade. como pelo fato de as representações sociais constituírem-se, enquanto processo de mediação da relação homem-mundo, uma possibilidade a cada um em particular e de todos, em geral, posto tratar-se de processo de apropriação do mundo e da construção de cada um em contato com este mundo. Partimos do pressuposto que, no fazer do professor e no seu dizer sobre o seu fazer, é possível encontrar traços comuns e traços específicos nas suas escolhas para a sua ação docente. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Danielle Ferreira de Souza - Integrante / Aurinete Barbosa Tiago - Integrante / Mariléia de Souza - Coordenador / Cláudia Adriana Souza Santos - Integrante. Membro: Danielle Ferreira de Souza. Descrição: Este trabalho se propões a relacionar as representações de linguagem dos professores de língua portuguesa de escolas públicas de Montes Claros às teorias que lhes são subjacentes e à sua prática. A pesquisa encontra-se em fase de estudos bibliográficos que estão ancorados na Teoria das Representações Sociais, tendo em vista o seu imbricamento com a vida cotidiana e com a formação da identidade. como pelo fato de as representações sociais constituírem-se, enquanto processo de mediação da relação homem-mundo, uma possibilidade a cada um em particular e de todos, em geral, posto tratar-se de processo de apropriação do mundo e da construção de cada um em contato com este mundo. Partimos do pressuposto que, no fazer do professor e no seu dizer sobre o seu fazer, é possível encontrar traços comuns e traços específicos nas suas escolhas para a sua ação docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aurinete Barbosa Tiago - Integrante / Danielle Ferreira de Souza - Integrante / Cláudia Adriana Souza Santos - Integrante / Mariléia de Souza - Coordenador. Membro: Aurinete Barbosa Tiago. |
1. | 2012-Atual. "A Rivalidade entre Irmãos - entre a água e a sombra: um estudo dos romances Os Dois Irmãos, de Oswaldo França Júnior e Dois Irmãos, de Milton Hatoum Descrição: Projeto de pesquisa na área de literatura brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dora Ney Conceição Matos - Integrante / Maria Generosa Ferreira Souto - Coordenador / Carlos Alberto Ferreira Brandão - Integrante. Membro: Dora Ney Conceição Matos. |
2. | 2012-Atual. A representação feminina em Tempo das frutas, de Nélida Piñon Descrição: O projeto de pesquisa pretende analisar com profundidade a representação feminina que a escritora Nélida Piñon faz em seus contos, da mulher objeto que segue paradigmas comportamentais estabelecidos pela sociedade e inscreve outra, que rompe com esses padrões, pois é capaz de trilhar seu próprio destino, numa tentativa de libertação e reação ao jugo masculino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ilmar Rodrigues Fernandes - Coordenador. Financiador(es): Universidade Estadual de Montes Claros - Outra. Membro: Ilmar Rodrigues Fernandes. |
3. | 2012-Atual. História e Mídia: sociedade, cultura e questões raciais em fontes midiáticas Descrição: O trabalho em questão propõe analisar os filmes A Outra História Americana e Crash, o filme Vênus Negra e a novela Que Rei sou eu?, produzida pela Rede Globo de Televisão. Produzidos em momentos distintos, com temas aparentemente distintos, mas que se intercruzam para levantar problemáticas importantes para o mundo contemporâneo e para o Brasil. Objetivamos ainda demonstrar como fontes cada vez mais plurais permitem análises históricas e historiográficas de grande valor, permitindo a historiadores, sociólogos e cientistas de varias áreas a análise de relações sociais e culturais por meio de fontes como os filmes e as novelas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Integrante / ALessandro de Almeida - Integrante / Alysson L. F. Jesus - Coordenador / Regina Célia Lima Caleiro - Integrante. Membro: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida. |
4. | 2012-Atual. Intérpretes dos Gerais Descrição: Projeto de natureza interdisciplinar, cujo objetivo é investigar, estudar e analisar a literatura produzida no norte de Minas Gerais, inicialmente representada pelos autores Petrônio Braz, Hermes de Paula e Cândido Canela.Pretende-se com esta pesquisa estabelecer bases de investigação e análise da identidade literária catrumana, divulgando as escritas regionais e suas características.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ivana Ferrante Rebello e Almeida - Coordenador / BORGES, Telma. - Integrante / João Batista Costa - Integrante / Marta Verônica Leite Vasconcelos - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Montes Claros - Remuneração. Membro: Ivana Ferrante Rebello e Almeida. |
5. | 2012-Atual. Intérpretes dos Gerais Descrição: trata-se de projeto de natureza interdisciplinar que tem por objetivo, catalogar, estudar e analisar obras literárias de autores do norte de Minas erais. G. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ivana Ferrante Rebello e Almeida - Coordenador / BORGES, Telma. - Integrante / LEITE, Marta verônica Vasconcelos. - Integrante / João Batista Costa - Integrante. Membro: Ivana Ferrante Rebello e Almeida. |
6. | 2012-Atual. Água Viva, Clarice Lispector e a exegese judaica por linhas tortas: escritura como investigação do instante vivenciado Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katya Queiroz Alencar - Coordenador. Membro: Katya Queiroz Alencar. |
1. | 2011-2013. A (Des)construção do Defunto Estrambótico de Machado: da narração ao voice-over Descrição: Levantamento crítico bibliográfico a ser realizado em bibliotecas de universidades e outros acervos disponíveis do autor com recursos do PROAP, redação e publicação de artigo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Josélia dos Santos Oliveira - Coordenador / Osmar Pereira Oliva - Integrante. Membro: Josélia dos Santos Oliveira. |
2. | 2011-Atual. A construção da poesia de Osvaldo André de Mello: gênese e memória textual Descrição: O presente projeto pretende analisar o percurso de criação do poeta mineiro Osvaldo André de Mello, através de seus arquivos e biblioteca, da marginália e da representatividade de suas leituras no processo de criação. Através desse exame, é nossa intenção buscar a presença / recorrência de traços / marcas que possam configurar um tipo de imaginário social constituído a partir de uma determinadas formação histórico-cultural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alba Valéria Niza Silva - Coordenador. Membro: Alba Valéria Niza Silva. |
3. | 2011-2013. A construção das identidades de alunos com deficiência visual. Descrição: Esta pesquisa investigou a construção de identidades de alunos deficientes visuais em processo de inclusão escolar. Objetivou-se refletir sobre os processos de inclusão, de letramento e de reconhecimento de suas identidades. Realizou-se o trabalho de campo em duas escolas de ensino regular em Salvador. Selecionou-se a aplicação de questionários para professores, gestores e coordenadores para se perceber como a escola tem trabalhado com a construção identitária, a inclusão escolar e o letramento dos deficientes visuais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Mendes de Oliveira - Integrante / Denise Maria Oliveira Zoghbi - Coordenador. Membro: Fernanda Mendes de Oliveira. |
4. | 2011-2013. A leitura armada: história, estética e ideologia na obra crítica de Fábio Lucas Descrição: Projeto de pesquisa sobre a obra crítica de Fábio Lucas, com vistas a compreender relação entre história, estética e ideologia. Tem como objetivo elucidar a interlocução da obra com questões prementes do período de formação do crítico, os anos 1940 e 1950, destacando o lugar dos campos estético e ideológico na leitura de obras significativas da literatura brasileira contemporânea.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anelito Pereira de Oliveira - Coordenador. Membro: Anelito Pereira de Oliveira. |
5. | 2011-2013. A RIVALIDADE ENTRE IRMÃOS - ENTRE A ÁGUA E A SOMBRA Descrição: A RIVALIDADE ENTRE IRMÃOS: ENTRE A ÁGUA E A SOMBRA Um estudo dos romances Os Dois Irmãos, de Oswaldo França Júnior e Dois Irmãos, de Milton Hatoum. Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva estudar a representação da rivalidade entre irmãos gêmeos e não gêmeos nos romances contemporâneos Os dois irmãos, de Oswaldo França Júnior e Dois Irmãos, de Milton Hatoum, dando ênfase na abundante ocorrência de sinais imaginários no cotidiano dos fraternos, numa tumultuada relação de ciúme, inveja, ódio, desrespeito, indisciplina, ira, orgulho, de duplo, de monstros. Pretendemos analisar as sombras dos irmãos às margens das águas doces dos rios que, na imaginação dos homens, são águas privilegiadas, que favorecem o ser a ceder, fácil e sociável, diante da sua doçura, de sua afabilidade como primeira bebida , segundo Gaston Bachelard (1998). É intento, também, analisar as teorias hipertextuais presentes em ambos os romances, a partir do conceito de hipertexto como uma forma híbrida, dinâmica e flexível de linguagem que dialoga com outras interfaces semióticas, adiciona e acondiciona à sua superfície formas outras de textualidade (XAVIER, 2005). O projeto se justifica por se achar necessário utilizar das teorias da hipertextualidade, principalmente de Pierre Lévy, relacionadas com outras teorias postas, para compreender as similaridades que ocorrem entre os textos de França Júnior e Hatoum. Segundo Sírio Possenti (2002), apesar da euforia em relação à hipertextualidade digital, esse arrebatamento de teorias sobre um advento relativamente recente na história das civilizações, traz um efeito positivo de nos fazer entender melhor o que é um texto. A pesquisa é de cunho bibliográfico, e para a realização da mesma utilizaremos textos teóricos e críticos, principalmente os de Gaston Bachelard e Carl Gustav Jung. Os resultados pretendidos com essa pesquisa, além de contribuírem para a análise de mais uma obra literária brasileira, a de Milton Hatoum, pretende fortalecer os e. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Alberto Ferreira Brandão - Coordenador / Maria Generosa Ferreira Souto - Integrante. Membro: Carlos Alberto Ferreira Brandão. |
6. | 2011-Atual. Biointemperismo de Escórias de Rejeito de Mineração: poluição, controle e Monitoramento Descrição: A Mineração no Estado de Minas Gerais/Brasil é uma das atividades com maior impacto sobre o meio ambiente: metais pesados (Zn, Cd e Pb) e metalóides (As) poluem as águas superficiais, sedimentos e solos agrícolas irrigados. Esta é uma grande desvantagem desse tipo de atividade econômica. O projeto MinPollControl tem como objetivo principal investigar a poluição das atividades de mineração de Zn, Si-Fe, Si na região norte do estado de Minas Gerais, inseridas na bacia hidrográfica do rio São Francisco. O aspecto pluridisciplinar do projeto (geologia, mineralogia, química ambiental, microbiologia e áreas de pesquisa envolvendo Biotecnologia Ambiental) irá, neste primeiro momento, exigir um programa de formação avançada e transferência de conhecimentos, através da organização de um Curso de Verão/2011, que será realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte) e na Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES (Pirapora-MG).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Luiz Alves de Souza - Coordenador / Luiz Henrique Arimura Figueredo - Integrante / Adolf Heinrich Horn - Integrante / Erich van Hullebusch - Integrante / Piet Lens - Integrante. Financiador(es): UNESCO-IHE Institute for Water Education - Cooperação. Membro: Luiz Alves de Souza. |
7. | 2011-2013. ESTÉTICA E RELIGIÃO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TEXTOS DA BÍBLIA E A LITERATURA Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Dorival Souza Barreto Júnior - Coordenador / Aurora Cardoso de Quadros - Integrante / Letícia de Freitas Cardoso Freire - Integrante. Membro: Dorival Souza Barreto Júnior. Descrição: Projeto de Iniciação científica; professora orientadora de dois orientandos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Aurora Cardoso de Quadros - Integrante / Dorival Souza Barreto - Coordenador / FREIRE, Letícia de Freitas Cardoso - Integrante. Membro: Aurora Cardoso de Quadros. |
8. | 2011-Atual. Felicidade e clandestinidade em Clarice Lispector Descrição: Tendo como objetivo geral a análise das relações que se estabelecem entre os conceitos de clandestinidade e felicidade nas obras de Clarice Lispector, esse projeto se justifica pela ênfase percebida na obra dessa escritora quanto à exposição do sentimento glorioso da felicidade e/ou de seu recalque, com reflexos entre o aparecimento e o apagamento no meio social e no seio familiar vividos por suas personagens. A metodologia adotada será a pesquisa bibliográfica exploratória, sendo posteriormente utilizado o método analítico-comparativo, com vistas a ressaltar nas obras as relações estabelecidas entre os conceitos de clandestinidade e felicidade. Nos dois anos propostos por esta pesquisa, o corpus recairá inicialmente nas seguintes obras de Clarice Lispector: Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres (1993); Felicidade clandestina (1998b) e Hora da estrela (1998a), A maçã no escuro (1970), Laços de família (1973), Perto do coração selvagem (1974), A cidade sitiada (1982a), O lustre (1982b), Legião Estrangeira (1983), A paixão segundo G.H (1991a), Um sopro de vida (1991b), podendo ao longo do trabalho outras obras da mesma autora vir a ser incluídas. Com essa aproximação comparativa dos textos claricianos, este estudo visa contribuir para um maior interesse de investigação de suas obras em nossa universidade e para o incremento da fortuna crítica de Lispector no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Elcio Lucas de Oliveira - Coordenador. Membro: Elcio Lucas de Oliveira. |
9. | 2011-2013. Identidade e Construção do Ethos nas narrativas orais dos quilombos do sertão das Gerais Descrição: Projeto de Doutorado que investiga a construção de Identidade nas narrativas orais dos quilombolas no Sertão das Gerais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cristina Santos Peixoto - Coordenador. Membro: Ana Cristina Santos Peixoto. |
10. | 2011-Atual. Itinerários Poéticos: Viagens, Paisagens e Imagens das Cidades de Minas Descrição: O presente projeto tem como objetivo estudar as viagens, as paisagens e as imagens das cidades de Minas nos textos literários: Madrinha Lua (1941-1946) e Azul profundo (1950-1955), de Henriqueta Lisboa, Romanceiro da Inconfidência e Crônicas de viagens 2, de Cecília Meireles, Alguma poesia (1930), Claro enigma (1951) e Confissões de Minas (1944), de Carlos Drummond de Andrade e nos textos: Roteiro lírico de Ouro Preto, de Afonso Arinos de Melo Franco, Passeio a Sabará, Passeio a Diamantina e Passeio a Ouro Preto, de Lúcia Machado de Almeida, Guia de Ouro Preto, de Manuel Bandeira, observando como as imagens das cidades históricas se configuram a partir das descrições que o sujeito viajante faz de diferentes espaços dessas cidades mineiras, desde o momento de fundação, tombamento, restauração e reabilitação artística e política.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Ilca Vieira de Oliveira - Coordenador / Rodrigo Guimarães Silva - Integrante / Débora de Souza Mendes - Integrante / Wesley Thales de Almeida Rocha - Integrante / Carla Roselma Athayde Moraes - Integrante / Éverton Barbosa Correia - Integrante / Delvanir Lopes - Integrante / Camila de Souza Ramos - Integrante / Tânia Tamires Durães Zuba - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5 Membro: Ilca Vieira de Oliveira. |
11. | 2011-2013. O alçamento vocálico na Fonologia Cognitiva Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Liliane Pereira Barbosa - Coordenador. Número de produções C, T A: 4 Membro: Liliane Pereira Barbosa. |
12. | 2011-Atual. O Erotismo em viagem, de Ceília Meireles Descrição: Projeto institucionalizado de mestrado... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dulcilene Brito Lopes - Coordenador. Membro: Dulcilene Brito Lopes. |
13. | 2011-2013. Programa de Pós-graduação em letras/estudos literários/literatura brasileira- Projeto DEG- 114/10 Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo contribuir para a formação de professores para a docência em ensino superior e a formação do leitor, com a finalidade de suprir a carência do profissional da área de letras com essa formação específica no norte, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e nordeste de Minas Gerais, consolidando a pesquisa como estratégia de conhecimento da realidade e da cultura regionais. Este projeto será desenvolvido no período de 3/3/2011 a 3/3/2013.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (32) . Integrantes: Ilca Vieira de Oliveira - Coordenador / Maria Generosa Ferreira Souto - Integrante / Osmar Pereira Oliva - Integrante / Elcio Lucas de Oliveira - Integrante / Rodrigo Guimarães Silva - Integrante / Telma Borges da Silva - Integrante / Fábio Figueiredo Camargo - Integrante / Alex Fabiano Correia Jardim - Integrante / Anelito Pereira de Oliveira - Integrante / Cláudia de Jesus Maia - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Ilca Vieira de Oliveira. |
14. | 2011-2013. Representação feminina e relações de gênero na Espanha do Século de Ouro: tradição e modernidade nas Novelas Ejemplares, de Cervantes Descrição: Iremos enfatizar, nas Novelas Ejemplares, as estratégias utilizadas pelo autor para compor personagens que conservam a tradição, mas, ao mesmo tempo, simbolizam novas subjetividades ao entrarem no mundo moderno. Tendo em vista que a escrita cervantina ainda trás muitas marcas do cotidiano medieval, é bom destacar, como esclarece Auerbach (1972) acerca da escrita do Século de Ouro espanhol, que podemos notar nela uma ideologia contra-reformista. Diante desses embates ideológicos, é preciso trazer à discussão os mecanismos utilizados pelo autor para representar não somente as personagens femininas, mas também a conservação e a ruptura de posturas nas relações de gênero.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Coordenador / Alexandrina Silva Cordeiro - Integrante / Ianny Lima Maia - Integrante / Paula Jéssica P. Soares - Integrante / Letícia Ribeiro Borges - Integrante. Membro: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida. |
15. | 2011-2013. Transculturação em Maíra, de Darcy Ribeiro Descrição: Analisar a transculturação no romance Maíra, e sua relação com o conceito de transculturação proposto por Ángel Rama, em 1970.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elise Aparecida de Oliveira Souza - Coordenador / Anelito Pereira de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T A: 7 Membro: Elise Aparecida de Oliveira Souza. |
1. | 2010-Atual. Cervantes: poética, retórica e formas discursivas na Espanha dos séculos XVI e XVII - USP Descrição: O presente projeto de pesquisa sob a coordenação da Professora Dra. Maria Augusta da Costa Vieira objetiva pesquisar as representações literárias cervantinas bem como as demais representações do século de ouro espanhol nas seguintes linhas de pesquisa: Poética e retórica nos séculos XVI e XVII espanhóis Reescrituras cervantinas. Projeções de Don Quijote na literatura brasileira . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . Integrantes: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida - Integrante / Maria Augusta da Costa Vieira - Coordenador. Membro: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida. |
2. | 2010-2013. Configurações do cômico em Serafim ponte Grande, de Oswald de Andrade Descrição: Projeto de pesquisa de mestrado com orientação de dissertação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Aurora Cardoso de Quadros - Coordenador. Membro: Aurora Cardoso de Quadros. |
3. | 2010-2013. Literatura e televisão: o hibridismo estético-cultural como experiência de linguagem no Projeto Quadrante Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andrea Cristina Martins Pereira - Coordenador. Membro: Andrea Cristina Martins Pereira. |
1. | 2009-2013. A articulação de cláusulas hipotáticas adverbiais em textos publicitários Descrição: Por meio de uma abordagem funcional-discursiva, investigaremos a combinação de cláusulas hipotáticas de realce na mídia publicitária. Para atingir tal propósito, objetivamos verificar que fatores interferem no processo de combinação das cláusulas hipotáticas de realce em textos publicitários no nível discursivo, as relações implícitas emergentes, bem como verificar se o gênero de texto (publicitário) influencia na forma do uso dessas cláusulas, entre outros. Numa análise qualitativo-interpretativa, o referencial teórico-metodológico procede de princípios da teoria funcionalista, em especial, na versão da Teoria da Estrutura Retórica dos Textos, assumida por Mann (1984), Mann e Thompson (1983, 1985), Matthiessen e Thompson (1988), modelo teórico no qual se inserem as proposições relacionais, os quais entendem que a coerência é a ausência de sequências ilógicas ou quaisquer lacunas. Aventamos a hipótese de que o modo pelo qual as orações se combinam pode diferir de acordo com o gênero textual a que elas se prestam. Justifica-se esta investigação científica por que apresenta , na língua escrita, um estilo coloquial, uma situação discursiva concreta, envolvendo um conjunto de recursos linguístico-interacionais, de teor pragmático discursivo, que instauram o jogo dinâmico e social da linguagem, desmistificando a estaticidade e a homogeneidade da língua dita padrã, permitindo-nos considerar e detectar motivações que concorrem para que uma cláusula seja o que é e comporte-se e represente-se como tal. Nesse viés, a língua não é organizada de forma arbitrária, ela é vista e percebida como probabilística, não determinística, dependente das necessidades do produtor na interação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arlete Ribeiro Nepomuceno - Coordenador. Membro: Arlete Ribeiro Nepomuceno. |
2. | 2009-Atual. A leitura e a produção de gêneros na escola Descrição: Descrição: A função da escola é desenvolver e aprimorar a competência discursiva e textual dos alunos, com vistas à inserção deles nas diferentes atividades sociais. Uma das formas de se alcançar esse objetivo é o trabalho com gêneros de textos nos domínios discursivos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs (1998, 1999, 2002) propõem que a atividade de leitura deve mobilizar um vasto conjunto de saberes para a produção de sentidos e que a atividade de produção textual deve ser trabalhada com base nos gêneros textuais, ou seja, a competência discursiva e textual deve ser ampliada em situações de fala, leitura e produção de textos inseridas nas diferentes atividades sócio-culturais de que os indivíduos participam. Considerando esse contexto em que os PCNs visam a interferir nas atividades de ensino e partindo das discussões que esses documentos suscitam na esfera acadêmica, o objetivo deste projeto de pesquisa é verificar como os gêneros materializados nos textos resultantes das atividades de leitura/escrita/fala/escuta são desenvolvidos na escola.O embasamento científico desta pesquisa serão os postulados teóricos e descobertas da Lingüística Textual, conforme Koch (2003,2005) e Marcuschi (2005), do interacionismo-sócio discursivo, segundo Bronckart (1999), os apontamentos sobre os gêneros e sua tipificação, de acordo com Bakhtin (2003) e Bazerman (2005) e da Prosódia (no que tange à análise dos elementos prosódico-retóricos dos gêneros orais), de acordo com Cagliari (1992). O corpus de análises serão os textos resultantes das atividades de leitura e produção de gêneros realizadas em escolas do ensino público e privado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: CARMELINO, Ana Cristina - Integrante / PERNAMBUCO, Juscelino - Coordenador / Luiz Alves de Souza - Integrante / Ana Paula Fiore - Integrante / Maria Flávia Figueiredo - Integrante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Luiz Alves de Souza - Integrante / Maria Flávia Figueiredo - Integrante / Juscelino Pernambuco - Coordenador / Ana Paula Fiore - Integrante / Priscila Penna Ferreira - Integrante. Membro: Luiz Alves de Souza. |
1. | 2008-Atual. Cidades de Minas na poesia brasileira do século XX Descrição: O presente projeto tem como objeto de estudo as imagens das cidades de Minas nos textos literários do século XX, especificamente dos poetas: Oswald de Andrade, Murilo Mendes, Emílio Moura, Affonso Ávila, Gilberto Mendonça Teles e Osvaldo André de Mello em contraponto com as imagens representadas na poesia dos árcades: Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga e do poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Alba Valéria Niza Silva - Integrante / Ilca Vieira de Oliveira - Coordenador / Débora de Souza Mendes - Integrante / Priscila de Castro Leitão - Integrante / Marina Letícia Câmara - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Montes Claros - Bolsa. Membro: Alba Valéria Niza Silva. |
1. | 2001-Atual. Projeto: Grupo de Pesquisa em Estudos Literários - G. E. L Unimontes Descrição: Na linha de Pesquisa: Poéticas da Modernidade, sob a minha coordenação tem como objetivo estudar as imagens da terra na poesia brasileira, relacionando a paisagem com as imagens criadas pelo sujeito da escrita a partir da memória e do tempo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ilca Vieira de Oliveira - Coordenador / Jacqueline Beatriz Teixeira Ferreira - Integrante / Luciana Costa Magalhães - Integrante. Membro: Ilca Vieira de Oliveira. |
(*) Relatório criado com produções desde 2013 até 2013
Data de processamento: 11/12/2014 14:02:38