Depto. Letras

Total de orientações concluídas



Número total de itens: 75

2013

1.   Adoniran Rodrigues Souza. Configurações do índio em O Guarani. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
2.   Airanan Beatriz Soares de Oliveira. O cenário social em "Dentro da Noite Veloz,de Ferreira Gullar. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Geuvana Vieira de Oliveira.
3.   Alexandrina Silva Cordeiro. Representação feminina e relações de gênero nas novelas exemplares de Cervantes, La Señora Cornélia e La ilustre Fregona.. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida.
4.   Amanda Cristine Oliveira Nascimento. A representação feminina nos contos Maria, Maria; A moça tecelã; Entre a espada e a rosa e longe como meu querer, de Marina Colasanti.. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Geuvana Vieira de Oliveira.
5.   Ana Paula Pereira Rocha. A educação em nove anos: um estudo sobre a inclusão da criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos à luz das políticas públicas de educação. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Comunitário, . 2013.
Orientador: Keli Cristiane Eugênio Souto.
6.   Anderson Gomes da Silva. A utilização das histórias em quadrinhos no desenvolvimento da compreensão leitora nas aulas de Língua Espanhola no Ensino Médio. (Graduação em Letras- Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Janice de Fatima Santos Alves.
7.   Andreia Martins Ramos. Discurso e política: uma análise do discurso joncoso nas charges de Edra. (Graduação em Letras Português) - Universidade Aberta do Brasil, . 2013.
Orientador: Danilo Aguiar Martins.
8.   Angela Maria Silva Lima. Transferência negativa da posição dos adjetivos da língua materna na produção escrita de língua inglesa. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Alessandra Cunha Botelho.
9.   AQUINO, Danielle. Resquícios da poética beat em cinco canções de Paul Simon. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Dirlenvalder do Nascimento Loyolla.
10.   Beliene Lima. Literatura e Politica em Carlos Drummond de Andrade. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
11.   Bruna Alves Veloso. Uso de Aspectos Morfológicos na Leitura em Língua Inglesa. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Cláudia de Andrade Souto.
12.   Bruno Nogueira Silva. O PROCESSO DE COMPREENSÃO ORAL NA SALA DE AULA. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Aurinete Barbosa Tiago.
13.   Camila de Souza Ramos. Passeio à Diamantina: um retrato da cidade por Lúcia Machado de Almeida e Cecília Meireles. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Ilca Vieira de Oliveira.
14.   Carla Miranda Alves Lacerda. A representação do índio na obra Iracema, de José de Alencar. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
15.   Claúdia Regina Oliveira. A abordagem da literatura infanto-juvenil no livro didático "Português - uma proposta para o letramento" do 7o ano do ensino fundamental e a formação de um leitor literário. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Kelly Alencar Fróes Fonseca.
16.   Cléa Marcia Ferreira Andrade. As tiras e anúncios didático do 6º ano do ensino fundamental. (Graduação em Letras Português) - Unimontes - no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, . 2013.
Orientador: Geuvana Vieira de Oliveira.
17.   Daiane Ferreira da Silva. Brás Cubas e A Cartomante: um olhar sobre a ironia. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
18.   Daniela Rodrigues de Oliveira. As estratégias de interação no discurso do apresentador global Fausto Silva. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Ana Márcia Ruas de Aquino.
19.   Dayane Gomes da Silva. Crenças dos Professores em Formação sobre o Processo de Ensino Aprendizagem de Espanhol/Língua Estrangeira. (Graduação em Letras- Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Janice de Fatima Santos Alves.
20.   Débora de Souza Mendes. Ouro Preto: a Cidade das Letras no Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2013.
Orientador: Ilca Vieira de Oliveira.
21.   Edileuza Rodrigues Neves. A figuração feminina em algumas crônicas de Affonso Romano de Sant'anna. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Geuvana Vieira de Oliveira.
22.   Edna Mendonça da Silva. Interpretando o caráter de Macunaíma. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
23.   Elise Aparecida de Oliveira Souza. Transculturação em Maíra, de Darcy Ribeiro. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos Literários) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Anelito Pereira de Oliveira.
24.   Emanuelly Estéphane de Oliveira Silva. O narrador multifacetado da obra Contos Gauchescos, de J. Simões Lopes. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Ivana Ferrante Rebello e Almeida.
25.   Emely Silva de Almeida. A importância da Literatura Infanto-Juvenil como formdora de comunicação e formação do cidadão social. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Dora Ney Conceição Matos.
26.   Giuliana de Oliveira Fernandes Barbosa. Pedagogia de Projetos: a contribuição no processo de aprendizagem dos alunos. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Comunitário, . 2013.
Orientador: Keli Cristiane Eugênio Souto.
27.   Helena Caetano Fernandes Marques. História em quadrinho: a importância na formação do leitor crítico. (Graduação em Letras Português) - Universidade Aberta do Brasil, . 2013.
Orientador: Danilo Aguiar Martins.
28.   Ianny Lima Maia. Mulheres ciganas em La Gitanilla e em Carmen. (Graduação em Letras Espanhol) - Unimontes, . 2013.
Orientador: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida.
29.   Jacqueline Beatriz Teixeira Barbosa. Gilberto Mendonça Teles: Poesia e escrita de si. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Ilca Vieira de Oliveira.
30.   Janaelle Bispo da Silva. Aquisição de Vocabulário em Língua Inglesa. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Cláudia de Andrade Souto.
31.   JEZUZ, Aline Pires de. A poética de um rain dog: análise das canções do álbum Rain Dogs, de Tom Waits. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Dirlenvalder do Nascimento Loyolla.
32.   Juliana Moreira Borges. A mitologia greco-romana como estratégia discursiva em Memórias Póstumas de Brás Cubas. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Angela Heloiza Benedito Buxton.
33.   Jéssica de Araújo Silva. Atividade Teatral como Instrumento Mediador no Ensino/ Aprendizagem em Língua Inglesa. (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Cláudia de Andrade Souto.
34.   Karla Gisele Pereira Custódio. Estudo das formas de tratamento na primeira parte de Don Quijote de la Mancha - Miguel de Cervantes. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Daniela Imaculada Pereira Costa.
35.   Keila Generosa dos Santos. O item lexical enquanto:da sintaxe ao discurso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Arlete Ribeiro Nepomuceno.
36.   Kennya Gonçalves Lima. O Poeta atrevido: uma leitura de Parangolivro, de Aroldo Pereira.. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Ivana Ferrante Rebello e Almeida.
37.   Kerley Campos Almeida. Uma reflexão sobre a prática de leitura na sala de aula do ensino fundamental II. (Graduação em Letras Português) - Universidade Aberta do Brasil, . 2013.
Orientador: Danilo Aguiar Martins.
38.   Lauriê Machado Pereira. O lugar do gênero textual receita culinária no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: análise de sequências didáticas. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Lauro Sérgio Machado Pereira.
39.   Leide Daiara Soares Ruas. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Aurinete Barbosa Tiago.
40.   Letícia Cilene Ribeiro Dias. A paradização do texto literário. (Graduação em Letras Português) - Unimontes - no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, . 2013.
Orientador: Geuvana Vieira de Oliveira.
41.   lilian Martins Fonseca. Brás Cubas e A Cartomante: um olhar sobre a ironia. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
42.   LIMA, Bruna Maiara Costa. Saudosismo estético e perda da aura em Midnight in Paris, de Woody Allen. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Dirlenvalder do Nascimento Loyolla.
43.   Lorenna Sílvia Cruz Guimarães. Estratégias de leitura como facilitador no processo de leitura e compreensão. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Danielle Ferreira de Souza.
44.   Luciana Aparecida de Araújo. Drummond: estética e política. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2013.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
45.   Lucilane Rodrigues de Souza. O Gênero Aula e o Aprendiz de Professor. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Arlete Ribeiro Nepomuceno.
46.   Lucivânia Maria dos Santos. Dificuldades de leitura nos anos iniciais de uma escola pública municipal de Buritis-MG. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ensino Superior Comunitário, . 2013.
Orientador: Keli Cristiane Eugênio Souto.
47.   Ludmila Rodrigues Silva. Estética e Religião: estudo comparativo entre textos da Bíblia e a literatura. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2013.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
48.   Lívia Alkmim Veloso. Língua Inglesa: A Influência do Latim e a Formação das Palavras. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Angela Heloiza Benedito Buxton.
49.   Marcela Tallita Borges. A interdiscursividade presente no discurso de posse de Dilma Roussef. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Ana Cristina Santos Peixoto.
50.   Maria Aparecida Cardoso Lisboa. A prática de leitura e escrita na sala de aula. (Graduação em Letras Português) - Universidade Aberta do Brasil, . 2013.
Orientador: Danilo Aguiar Martins.
51.   Maria Clarice Silva. ELEMENTOS COESIVOS: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Cláudia Adriana Souza Santos.
52.   Maria Cristina Carvalho Mota. Os níveis de leitura nos anos finais do ensino fundamental: uma reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem. (Graduação em Letras Português) - Universidade Aberta do Brasil, . 2013.
Orientador: Danilo Aguiar Martins.
53.   Maria Sandra Ramos Pontes. Drummond: estética e política. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
54.   Mírian Barcelos Oliveira. A (in)adequação do projeto político pedagógico da escola da zona urbana: o atendimento ao meio rural. (Graduação em Letras Português) - Universidade Aberta do Brasil, . 2013.
Orientador: Danilo Aguiar Martins.
55.   Nayara Fernanda de Lima. A Contribuição dos jogos para ensinar cultura nas aulas de Espanhol/Língua Estrangeira. (Graduação em Letras- Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Janice de Fatima Santos Alves.
56.   Pablo Vinícius Dias Siqueira. O baile de esgrimas: reflexão sobre a ira e o discurso colérico em Clarice Lispector.. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos Literários) - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2013.
Orientador: Elcio Lucas de Oliveira.
57.   Paula Jéssica P. Soares. Desejo e violação em La fuerza de la sangre .. (Graduação em Letras Espanhol) - Unimontes, . 2013.
Orientador: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida.
58.   Rejane Guedes de Lima. O Negro na Literatura Brasileira à luz da obra "O Cortiço". (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Dora Ney Conceição Matos.
59.   RODRIGUES, Andreia Maria. Orgulho e Preconceito/Razão e Sensibilidade: o intelectual e o feminismo em Jane Austen. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Dirlenvalder do Nascimento Loyolla.
60.   Rosa Maria de Jesus. As dificuldades de leitura apresentadas pelos alunos do primeiro ano do ensino médio. (Graduação em Letras Português) - Universidade Aberta do Brasil, . 2013.
Orientador: Danilo Aguiar Martins.
61.   SADY, Vanessa de Sousa. Vampiros e Lobisomens: a série Crepúsculo, de Stephenie Meyer, como veículo de renovação de mitos literários e cinematográficos. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Dirlenvalder do Nascimento Loyolla.
62.   SILVA, Kênia Cristiny. O tema do amor na adaptação fílmica do romance The English patient, de Michael Ondaatje. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Dirlenvalder do Nascimento Loyolla.
63.   Simone Lopes de Souza. Análise do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem empreendido por Hellen Keller na obra: A história da minha vida. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Keli Cristiane Eugênio Souto.
64.   Sinara Monielly de Souza. O feminino e suas representações em El Lazarillo de Tormes. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida.
65.   SOUSA, Jussara das Dores Pereira de. Estudo sobre a relação entre o Paganismo e o Cristianismo na obra As crônicas de Nárnia - o leão, a feiticeira e o guarda-roupa, de C. S. Lewis. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Dirlenvalder do Nascimento Loyolla.
66.   Suely dos Reis Carvalho. A importância do ensino de pronúncia da língua inglesa na Educação Básica. (Graduação em Letras/Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Luiz Alves de Souza.
67.   Síntia Aparecida Pereira da Silva. As tecnologias na escola: novas formas de ensino da língua portuguesa. (Graduação em Letras Português) - Universidade Aberta do Brasil, . 2013.
Orientador: Danilo Aguiar Martins.
68.   Tayenne Aparecida Cordeiro. Brás Cubas e A Cartomante: um olhar sobre a ironia. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
69.   Terezinha Ribeiro Almeida. A personagem negra na obra O Cortiço. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Ivana Ferrante Rebello e Almeida.
70.   Thaís Freire Soares. O ENSINO DE ENTONAÇÃO POR PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Aurinete Barbosa Tiago.
71.   Tânia Tamires Durães Zuba. Imagens da Cidade de Ouro Preto em textos de Cecília Meireles e Lúcia Machado de Almeida. (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2013.
Orientador: Ilca Vieira de Oliveira.
72.   Vera Lúcia dos Santos Gandra. O leitor no ensino fundamental: os diferentes níveis de leitura dos alunos do sexto ano de uma escola estadual de Urucuia. (Graduação em Letras Português) - Universidade Aberta do Brasil, . 2013.
Orientador: Danilo Aguiar Martins.
73.   Viviane Rodrigues. A sátira na obra Serafim ponte Grande. Dissertação (Mestrado em Letras/Estudos Literários) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Aurora Cardoso de Quadros.
74.   Viviane Rodrigues Ribeiro. A transitividade do verbo namorar: variação linguística ou mudança em curso?. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Montes Claros, . 2013.
Orientador: Liliane Pereira Barbosa.
75.   Wanderglaysson Cardozo da Mata. Dificuldades de interpretação de textos dos alunos do terceiro ano do ensino médio da E. E. A. E. dos A.. (Graduação em Letras Português) - Universidade Aberta do Brasil, . 2013.
Orientador: Danilo Aguiar Martins.


(*) Relatório criado com produções desde 2013 até 2013
Data de processamento: 11/12/2014 14:02:38