Depto Filosofia

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 12

2013

1.   2013-Atual. Hannah Arendt e o Problema da Legitimidade e Política no Horizonte da Modernidade (RESOLUÇÃO Nº. 115 CEPEx/2013)
Descrição: Investigar na obra de Arendt as condições de possibilidade para a efetivação e legitimação da prática política, a partir da crise na modernidade que se apresenta como abertura e como possibilidade de re-fundação do político.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José dos Santos Filho - Coordenador.
Membro: José dos Santos Filho.
2.   2013-Atual. História, Política e Subjetividade em Michel Foucault: emergência e desdobramentos do biopoder
Descrição: O projeto tem por objetivo discutir a emergência histórica e os desdobramentos políticos do biopoder, a partir das análises empreendidas por Michel Foucault, em duas frentes argumentativas: uma histórico-genealógica, que considera as condições históricas efetivas a partir das quais foi possível diagnosticar a emergência, nas sociedades ocidentais contemporâneas, de novas tecnologias políticas de produção de subjetividade sob a égide de uma nova dinâmica das tecnologias de poder arregimentada pela preocupação política sobre a vida (bios) da população; outra, teórico-filosófica, que pretende investigar os limites e a abrangência do conceito de biopoder considerando as implicações práticas que se podem extrair do caráter paradoxal constitutivo do seu modus operandi no plano histórico da produção de subjetividades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ildenilson Meireles Barbosa - Coordenador / Joanna Ribeiro Nogueira - Integrante / Mayra Souza Costa - Integrante / Ailton Carlos S. Mota - Integrante. Número de orientações: 3
Membro: Ildenilson Meireles Barbosa.
3.   2013-Atual. Tecnologias de gênero e formas de insubmissão feminina na contemporaneidade
Descrição: A partir dos conceitos de 'poder' e 'tecnologias de sexo' formulados por Michel Foucault, a teórica feminista Teresa de Lauretis propôs conceber o gênero como produto de diferentes tecnologias sociais como o cinema, a televisão, a música, a literatura e a mídia impressa, de discursos institucionalizados ou não, assim como de epistemologias e de práticas da vida cotidiana. Para referir-se a essas tecnologias, discursos e práticas construtoras de gênero a autora elaborou o conceito de tecnologias de gênero . Este projeto tem por objetivo mais amplo entender o funcionamento dessas tecnologias e dispositivos de poder na constituição de sujeitos, especialmente do feminino na contemporaneidade, bem como as formas de insubmissão feminina e desacato às representações de gênero instituídas. Seguindo a perspectiva de Foucault, concebemos o poder como multiplicidade de correlações de forças; ele não apenas impede, coíbe, limita, mas também incita e produz. Além disso, não há relação de poder onde as determinações estejam saturadas, mas somente quando há possibilidade de deslocamento e escapatória; não há relação de poder sem resistência, sem insubmissão ou sem eventual inversão. Assim, se objetivamos entender o funcionamento das tecnologias de gênero na constituição de sujeitos femininos e de representações de gênero, buscamos também entender as formas de escapar das técnicas de assujeitamento ou subverter processos de subjetivação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Claudia de Jesus Maia - Coordenador / Filomena Luciene Cordeiro Reis - Integrante / Helen Ulhôa Pimentel - Integrante / Luana Balieiro Cosme - Integrante / Renata Santos Maia - Integrante / Rosana de Jesus dos Santos - Integrante / Lucia Helena Rodrigues - Integrante / Manuel Gaspar da Silva Lisboa - Integrante.
Membro: Ildenilson Meireles Barbosa.

2012

1.   2012-Atual. A pseudonímia como disfarce irônico das formas estéticas dos estádios estético e ético na obra Diário de um sedutor, de Kierkegaard
Descrição: O presente estudo tem por finalidade destacar parte do pensamento filosófico-estético do pensador dinamarquês Sören Aabye Kierkegaard a partir da obra Diário de um Sedutor, com a intenção de analisar o verdadeiro sentido da pseudonímia e como ela se manifesta na construção de uma comunicação indireta que tem por objetivo elaborando estratégias de sedução do leitor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Monteiro Nogueira - Coordenador.
Membro: Simone Monteiro Nogueira.
2.   2012-Atual. Violência de gênero e biopolítica no Norte de Minas
Descrição: O projeto dar continuidade a pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Gênero e Violência, iniciadas em 2006 e tem por objetivo analisar no processo histórico a violência de gênero no norte de Minas Gerais, enfatizando a violência contra mulheres. Para tanto, segue duas grandes linhas de investigação. A primeira enfoca as mulheres em situação de violência, procurando entender suas experiências, os tipos de violências sofridas, as formas de resistências, os modos de subjetivação, seus contextos sociais e culturais, as relações de poder no âmbito familiar, as representações e sentidos que elas constroem sobre a violência sofrida, bem como as implicações dessa sobre suas vidas, seus corpos e sua saúde física e mental. A outra linha de investigação enfoca, a partir do conceito de biopolítica, a atuação e o papel do Estado na concepção, prevenção, controle e combate à violência de gênero através dos órgãos criados para essa finalidade (como a Defensoria Pública, a Delegacia da Mulher, Núcleos de assistência, etc.) e de medidas políticas e institucionais adotadas. Para as análises, utilizamos um diversificado número de fontes impressas, audiovisuais e orais. Dentro dessa perspectiva mais ampla, o projeto engloba outros subprojetos e abre-se para a incorporação de análises conjuntas e/ou comparativas com outros contextos sociais do Brasil e de outros países marcados pela cultura patriarcal. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ildenilson Meireles Barbosa - Integrante / Claudia de Jesus Maia - Coordenador / Helen Ulhôa Pimentel - Integrante / Rosana de Jesus dos Santos - Integrante / Lucia Helena Rodrigues - Integrante / Manuel Gaspar da Silva Lisboa - Integrante / Luciene Rodrigues - Integrante / vera lucia puga - Integrante.
Membro: Ildenilson Meireles Barbosa.
3.   2012-Atual. ÉTICA E LÓGICA: O MOSTRAR A PARTIR DO MÍSTICO EM WITTGENSTEIN NOS ESCRITOS DE 1914 A 1929.
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar algumas contribuições pensadas por Ludwig Wittgenstein que tangem à esfera denominada mística. Esta esfera é composta pelos seguintes temas: ética, estética, religião, metafísica e lógica. Embora todas as temáticas sejam relevantes, nosso estudo terá como foco a ética e a lógica. A escolha por tais questões não implica a desconsideração dos demais. Em alguns momentos desta análise, tendo em vista a complexidade do assunto, será necessário trazer para a discussão todos os elementos compositores do místico. Levaremos em consideração que, para Wittgenstein, os temas que constituem a esfera mística são necessariamente interligados, sendo assim, dissociá-los não é possível. Para compreensão do místico, faz-se necessário estabelecer os limites da linguagem. Para o filósofo, tais limites somente podem ser conhecidos quando a linguagem é examinada de maneira analítica. Destarte, esta pesquisa abarcará as duas vertentes existentes (analítica e mística) no pensamento de Ludwig Wittgenstein. De antemão, podemos alegar que são concepções inovadoras e fora do esquadro tradicional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cláudia Archanjo Veloso Rocha - Coordenador.
Membro: Ana Cláudia Archanjo Veloso Rocha.

2011

1.   2011-Atual. A alteridade como fundamento da cidadania e do pluralismo religioso .Programa de Educação Tutorial em Ciências dxa Religião/CAPES
Descrição: O porjeto tem como proposta desenvolver no curso de Ciências da Religião da UNIMONTES, mediante a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, uma postura de responsabilidade pública sedimentando entre os seus alunos um caráter de compromisso pleno com a produção do conhecimento, sua comunicação e compartilhamento com a sociedade brasileira. Para tanto desenvolve terze subprojetos com 12 alunos bolsistas e 06 não bolsistas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) . Integrantes: Angela Cristina Borges Marques - Coordenador / Angela Cristina Borges - Integrante.
Membro: Angela Cristina Borges Marques.
2.   2011-2013. A Mística presente na Linha de Baiano na Umbanda-Sertaneja na cidade de Montes Claros/ MG
Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar as características da Mística presente na Linha de Baiano na Umbanda-Sertaneja no imaginário religioso nos cultos afro-sertanejo, isto é, Umbanda na cidade de Montes claros, a partir das narrativas orais. Conhecer o processo histórico da formação da linha de baiano na cidade de Montes Claros/MG Descrever o ritual da linha de Baiano Procurar realizar uma hermenêutica acerca do ritual da linha de Baiano Descrever a mística presente na Linha de Baiano na Umbanda-Sertaneja Mapear as músicas cantadas durante o ritual da linha de Baiano Analisar as música cantadas durante o ritual da linha de Baiano Refletir sobre a relação entre magia e mística . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Membro: Admilson Eustáquio Prates.
3.   2011-Atual. Gilles Deleuze e os diálogos com a filosofia e a literatura a partir da obra Lavoura Arcaica
Descrição: A proposta do projeto é construir uma relação entre filosofia e literatura a partir dos conceitos filosóficos de Gilles Deleuze e a literatura de Raduan Nassar, em especial a obra Lavoura Arcaica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alex Fabiano Correia Jardim - Coordenador.
Membro: Alex Fabiano Correia Jardim.

2010

1.   2010-2013. A MÚSICA COMO SUPERAÇÃO DO PESSIMISMO NA ESTÉTICA DE SCHOPENHAUER: A GENIALIDADE COMO PERSPECTIVA DA TRAVESSIA DO SOFRIMENTO HUMANO
Descrição: PROJETO DE MESTRADO EM ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE - IFAC/UFOP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Roberto de Oliveira - Coordenador / BRUNO GUIMARÃES - Integrante.
Membro: João Roberto de Oliveira.

2009

1.   2009-Atual. Pelo Sertão : geografia, aforismos e filosofia em Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa
Descrição: O presente projeto pretende ampliar o universo da pesquisa sobre a obra de João Guimarães Rosa na Universidade Estadual de Montes Claros e contribuir para a produção bibliográfica sobre o autor, colocando à disposição da comunidade acadêmica regional, nacional, internacional, e interessados de modo geral, um glossário crítico com a cartografia fluvial, as localidades, os aforismos e os conceitos de sertão disseminados por Grande sertão : veredas. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Péricles Pereira de Sousa - Integrante / Fábio Figueiredo Camargo - Integrante / Marina de Fátima Brandão Carneiro - Integrante / Patrícia Goulart Tondineli - Integrante / Telma Borges da Silva - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Péricles Pereira de Sousa.

2007

1.   2007-Atual. Grupo de Estudos em História da Filosofia Antiga - Sofística e Tragédia
Descrição: O objetivo do Grupo é promover a leitura das tragédias "Oréstia" de Ésquilo; "Antígona" de Sófocles e da peça "Orestes" de Eurípides detectando nas cenas de "agón" estruturas análogas às "antilogias do sofista Protágoras e do sofista Antifonte.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) . Integrantes: Anna Christina da Silva - Coordenador.
Membro: Anna Christina da Silva.


(*) Relatório criado com produções desde 2013 até 2013
Data de processamento: 27/11/2014 14:23:10