Depto de Estágios e Práticas

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 20

2013

1.   2013-Atual. A AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONCEPÇÃO, ORGANIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DESAFIOS NA ATUALIDADE.
Descrição: Vivemos tempos de profundas transformações provocadas pelo advento da Revolução da Robótica e da Informática, como também pelo reflexo do que alguns estudiosos como István Mészáros, consideram uma crise estrutural do capital. Tais mudanças vem impactando na nossa sociedade através de reformas impostas ao governo brasileiro, dentre elas, aquelas relacionadas à Educação. Especificamente, em relação ao trabalho do professor, é comum escutarmos críticas da sociedade, de alunos e até mesmo de alguns professores, em relação ao descompasso entre o ritmo acelerado das transformações que acontecem no mundo inteiro e as transformações que acontecem na escola, no trabalho do professor e nas aulas ministrados. A escola de educação básica e superior não tem evoluído de forma a se tornar atraente para o aluno. Nesse sentido, a questão central desta pesquisa está explicitada na seguinte indagação: Como o professor da educação básica e da educação superior concebe, organiza e desenvolve sua aula frente aos desafios da sociedade atual? A partir desta questão mais ampla, outras questões serão explicitadas para respondermos a esta indagação, no sentido de contribuirmos no debate sobre o fazer professor na atualidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Alda Aparecida Vieira Moura - Coordenador / Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana - Integrante / Ilma Passos Alencastro Veiga - Integrante / Eduardo Junio Santos Moura - Integrante / Gabriella Carvalho da Silva - Integrante / Renata Esteves Lobato - Integrante / Lidyane Alves de Moura - Integrante / Alda Mariana de Medeiros Reis - Integrante.
Membro: Alda Aparecida Vieira Moura.
2.   2013-Atual. A construção do Ethos do professor Universitário dos cursos de Letras Português
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo identificar como se dá o processo de construção do Ethos dos professores com formação no curso de Letras Português no ensino superior. Entendemos ser de suma importância analisar o perfil dos professores que atuam na educação superior com o intuito de saber sua formação, especialização, atuação, perspectivas e a imagem que eles têm de si mesmos.Para desenvolver nossa pesquisa nos pautaremos no arcabouço teórico da Analise do discurso de linha francesa,focalizando a questão do sujeito ,suas condições de produção e o Ethos discursivo e pré-discursivo,objetivando que este profissional construa e revele a imagem de si. Focalizaremos os professores da rede pública de ensino nas cidades de Montes Claros, Almenara, Januária e Espinosa. Este trabalho justifica-se por se tratar de uma investigação voltada para a imagem de si que o profissional do ensino de Língua Portuguesa tem em relação as suas práticas discursivas A elaboração da construção de imagem de si no discurso tenta reservar um lugar determinante para a enunciação e para o enunciador. Nesse sentido, o enunciador deve conferir a si e ao destinatário um determinado status para legitimar o seu dizer. A análise discursiva desta pesquisa é de formulação analítica -descritiva interpretativa priorizando a analise qualitativa e parte, primeiramente, da escolha do corpus discursivo, que nesse projeto constará de memoriais escritos pelos sujeitos da pesquisa.Os sujeitos serão entrevistados e em seguida irão escrever um memorial sobre sua vida acadêmica. A entrevista e o memorial serão analisados a partir da definição de Ethos discursivo e de sua prática acadêmica.Pretendemos ao final participar de congressos e eventos para divulgar os resultados através de resumos,artigos e capítulos de livros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diocles Igor Castro Pires Alves - Coordenador / Ana Cristina Santos Peixoto - Integrante / Luana Aparecida Matos Leal - Integrante / Cláudia Reis Otoni de Paula - Integrante.
Membro: Diocles Igor Castro Pires Alves.
3.   2013-Atual. Ciencias da Religião e a Pedagogia da Autonomia: a Tessitura de Saberes e Prática de Professores de Ensino Religioso
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Maria Veronica Fernandes de Carvalho - Coordenador / ANDRADE, Rosana Cássia Rodrigues - Integrante.
Membro: Maria Veronica Fernandes de Carvalho.

2012

1.   2012-Atual. A pseudonímia como disfarce irônico das formas estéticas dos estádios estético e ético na obra Diário de um sedutor, de Kierkegaard
Descrição: O presente estudo tem por finalidade destacar parte do pensamento filosófico-estético do pensador dinamarquês Sören Aabye Kierkegaard a partir da obra Diário de um Sedutor, com a intenção de analisar o verdadeiro sentido da pseudonímia e como ela se manifesta na construção de uma comunicação indireta que tem por objetivo elaborando estratégias de sedução do leitor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Monteiro Nogueira - Coordenador.
Membro: Simone Monteiro Nogueira.
2.   2012-Atual. Ciências da Religião e a Pedagogia da Autonomia: A Tessitura de Saberes e Práticas de Professores de Ensino Religioso s
Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar como se manifesta a tessitura da Pedagogia da Autonomia e os fundamentos epistemológicos da Ciência da Religião com os saberes docentes de professores de Ensino Religioso que atuam no Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Educação de Montes Claros - MG. Esta proposta se apresenta como uma das formas de pensar a visibilidade do Ensino Religioso, através de uma organização cuidada de práticas escolares e das situações de aprendizagens para uma população historicamente produzida por interesses que, por sua vez, são promovidos e reproduzidos por homens e a negação dos principios fundamentais dos direitos humanos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Maria Veronica Fernandes de Carvalho - Coordenador / ANDRADE, Rosana Cássia Rodrigues - Integrante.
Membro: Maria Veronica Fernandes de Carvalho.
3.   2012-Atual. Formação Continuada :Prioridades formativas nas séries iniciais do ensino fundamental no período de 2005 a 2010
Descrição: projeto a ser realizado no período de setembro 2012 a setembro 2014, composto dos membros Alda aparecida Vieira Moura,Dalci Miranda santos e dayse Magna santos Moura,aprovado pelo conselho de ensino,Pesquisa e Extensão Res. 180-CEPEx,em 22/08/2012. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Dalci Miranda Santos - Coordenador / Alda Aparecida Vieira Moura - Integrante / Dayse Magna Santos - Integrante.
Membro: Dalci Miranda Santos.
4.   2012-Atual. FORMAÇÃO CONTINUADA: PRIORIDADES FORMATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MONTES CLAROS/MG NO PERÍODO DE 2005 A 2010
Descrição: O projeto de pesquisa pretende investigar quais as prioridades formativas enfocadas pela Superintendência Regional de Ensino da cidade de Montes Claros/MG, na oferta de cursos de formação continuada em serviço, direcionada aos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública de Ensino da Cidade durante o período de 2005 a 2010. Em um primeiro momento utilizaremos a análise documental na Superintendência Regional de Ensino da cidade, local que nos oferecerá subsídios para utilização de questionário previamente estruturado, como instrumento de coleta de dados junto a cinco escolas públicas estaduais beneficiadas com os cursos. Através do questionário aplicado aos professores atuantes nas S.I.E.F. será possível perceber se os cursos ministrados trouxeram benefícios para sua atuação o que privilegiará o aspecto qualitativo e quantitativo e estará atendendo as necessidades formativas dos docentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Dayse Magna Santos Moura - Coordenador.
Membro: Dayse Magna Santos Moura.
5.   2012-Atual. FORMAÇÃO CONTINUADA: PRIORIDADES FORMATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PERÍODO DE 2005 A 2010 EM MONTES CLAROS/MG
Descrição: O presente projeto de pesquisa pauta-se na preocupação de entender, quais as prioridades formativas em serviço que são enfocadas pela Superintendência Regional de Ensino da cidade de Montes Claros/MG nos cursos de formação continuada em serviço, oferecidos as docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas da Rede Pública de Ensino da Cidade, durante o período de 2005 a 2010. Tendo como objetivo geral: Investigar as prioridades formativas enfocadas nos cursos de formação continuada oferecidos aos docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede pública de ensino da Cidade de Montes Claros MG, no período determinado e desdobrando-se em objetivos específicos investigar a oferta de cursos de formação continuada a professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; verificar as prioridades formativas dos cursos de formação continuada oferecidos a docentes; analisar os critérios determinantes pelo poder público para a oferta dos cursos de formação contínua aos docentes, identificar os objetivos abordadas nos cursos de formação continuada e se esses condizem com a LDBEN 9394/96, averiguar a coerência desses cursos de acordo com as necessidades dos professores. Levando em consideração os objetivos deste estudo o tipo de pesquisa que será usada será descritiva e quali-quantitativa. A pesquisa de campo será desenvolvida em dois momentos. Num primeiro momento utilizaremos a análise documental na Superintendência Regional de Ensino, que nos oferecerá subsídios a partir de um levantamento previamente estruturado, utilizado como instrumento de coleta de dados, o qual também será utilizado junto a cinco escolas públicas estaduais beneficiadas com os cursos. Buscaremos, através do direcionamento de análise documental, junto as escolas investigar quais as prioridades formativas dadas aos professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, analisar a coerência desses com as demandas levantadas no Projeto Necessidades Formativas dos Profes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Alda Aparecida Vieira Moura - Coordenador / Dayse Magna Santos Moura - Integrante / Dalci Miranda Santos - Integrante.
Membro: Alda Aparecida Vieira Moura.
6.   2012-Atual. O EMPODERAMENTO DA MULHER ATRAVÉS DO TRABALHO NA AGRICULTURA FAMILIAR E DO ACESSO AO PRONAF NO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS NO NORTE DE MINAS GERAIS
Descrição: Descrição: Por ser a mulher subordinada e excluída em várias formas de direito durante muito tempo, como a falta de reconhecimento de sua força de trabalho, a luta por direitos previdenciários, o direito à propriedade da terra e o acesso à políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. O empoderamento poderia significar a capacidade de fazer representar sua visão de mundo dentro de espaços democráticos e participativos como por exemplo sua participação nas associações de produtores rurais locais. Conforme define Deere e León (2002) o empoderamento implica a ?alteração radical dos processos e das estruturas que reproduzem a posição subalterna da mulher? e pode ser percebido nas dimensões econômicas, sociais e políticas representando perspectivas como aumento de renda, melhoria na qualidade de vida, capacidade de questionamento de sua posição de submissão e ampliação na sua participação no poder. A partir do momento em que a mulher desafia relações familiares patriarcais criando espaço para novas abordagens e perspectivas através do empoderamento está implicando em mudanças não só em suas próprias experiências, mas também nas de seus companheiros e de sua família e na construção de uma nova identidade. As mulheres desempenham nas unidades familiares importante papel econômico, pois grande parte da população rural feminina acumula funções reprodutivas e produtivas nas quais a inserção na produção constitui um prolongamento das atividades domésticas. Essas funções representam posições de subordinação dentro da organização familiar que de acordo com Carneiro (1995) ?a luta contra a ?dupla subordinação? a que elas estão sujeitas dentro da sociedade capitalista seria neutralizada pelas relações familiares de produção onde a posição subordinada da mulher não seria definida por uma relação de trabalho, mas por uma situação decorrente da relação conjugal.? (p. 49) O trabalho da mulher rural muitas vezes se torna invisível, assim como sua contribuição econômica, pois sua atuação. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Genilda do Rosário Alves - Integrante / Ana Ivânia Alves Fonseca - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Genilda do Rosário Alves.
7.   2012-Atual. O ensino de geografia na modalidade Educação à distância da Unimontes: Um olhar sobre a formação de professores na Universidade Aberta do Brasil
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Cleusa de Freitas - Coordenador / Janete Aparecida Gomes Zuba - Integrante / Gisele Alves de Matos - Integrante.
Membro: Maria Cleusa de Freitas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Janete Aparecida Gomes Zuba - Coordenador / Gisele Alves Matos - Integrante / Maria Cleuza Freitas - Integrante.
Membro: Janete Aparecida Gomes Zuba.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gisele Alves de Matos - Integrante / Maria Cleusa de Freitas - Integrante / Janete Aparecida Gomes Zuba - Coordenador.
Membro: Gisele Alves de Matos.
8.   2012-Atual. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA:a tessitura de saberes e práticas de professores de ensino religioso
Descrição: É UM PROJETO DE CIENCIAS DA RELIGIÃO DESENVOLVIDA EM ESCOLAS MUNICIPAIS NO MUNICIPIO DE MONTES CLAROS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Rosana Cássia Rodrigues Andrade - Integrante / Maria Verônica Fernandes de Carvalho - Coordenador.
Membro: Rosana Cássia Rodrigues Andrade.
9.   2012-Atual. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À DOCÊNCIA - PIBID/UNIMONTES
Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, promovendo a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola, contribuindo, assim, para a valorização do magistério.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Doramar Dias Leão - Coordenador / SILVANA DIAMANTINO FRANÇA - Integrante / LERICA MARIA MENDES VELOSO - Integrante / FERNANDA ALVES MAIA - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Doramar Dias Leão.

2011

1.   2011-Atual. PROJETO DE PESQUISA EM GEOGRAFIA RURAL: UM ESTUDO SOBRE AS POULAÇÕES TRADICIONAIS NO NORTE DE MINAS GERAIS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Genilda do Rosário Alves - Integrante / Ana Ivânia Alves Fonseca - Coordenador.
Membro: Genilda do Rosário Alves.

2010

1.   2010-Atual. A herança artístico cultural do seresteiro, repentista e político Nivaldo Maciel (1920-2009)
Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo investigar a história de vida do norte mineiro Nivaldo Maciel, fazendeiro, produtor, político e destacado artista, e divulgá-la por meio da produção de um livro, um documentário e exposições itinerantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Raiana Alves Maciel Leal do Carmo - Coordenador / Marta Verônica Vasconcelos Leite - Integrante.
Membro: Raiana Alves Maciel Leal do Carmo.
2.   2010-Atual. Matemática II - Projeto Pibid Geometria Dinâmica
Descrição: O PIBID foi criado pelo ministério da Educação com o objetivo de motivar os estudantes das diversas licenciaturas a atuarem na educação básica após a graduação e propõe também promover a articulação teoria-prática e a interação entre as escolas da Educação Básica e a Universidade. O GD faz parte do PIBID/Unimontes desde 2010 e prevê principalmente despertar o interesse pelo ensino e aprendizagem da Matemática em licenciandos do curso de Matemática da Unimontes, professores e estudantes da Educação Básica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (5) . Integrantes: Doramar Dias Leão - Integrante / MARIA RACHEL ALVES - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Doramar Dias Leão.
3.   2010-Atual. Música e Políticas Culturais: uma reflexão acerca dos Pontos de Cultura no Norte de Minas Gerais
Descrição: Pesquisa de doutorado que tem como objetivo verificar e compreender quais são as políticas públicas que têm sido aplicadas através dos Pontos de Cultura das cidades de Januária, Porteirinha e quais os impactos das ações realizadas nesses projetos para as manifestações musicais desses municípios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Raiana Alves Maciel Leal do Carmo - Coordenador.
Membro: Raiana Alves Maciel Leal do Carmo.
4.   2010-Atual. PARUNIMONTES
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Dayse Magna Santos Moura - Integrante / Márcio Antônio Silva - Coordenador / Edileia Mendes Alves de Souza - Integrante / Shirley Patrícia Nogueira de Castro Almeida - Integrante.
Membro: Dayse Magna Santos Moura.

2009

1.   2009-Atual. Da Teoria à Pratica: a Formação de Professor de Geografia e sua Atuação em Escolas da Educação Básica no Município de Montes Claros-MG.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gisele Alves de Matos - Integrante / Maria Cleusa de Freitas - Integrante / Janete Aparecida Gomes Zuba - Coordenador.
Membro: Gisele Alves de Matos.
2.   2009-Atual. Delineamento do perfil dos academicos estagiários dos cursos de licenciatura do campo Darci Ribeiro da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luzimara Silveira Braz Machado - Coordenador / Maria de Lourde Guimarães Carvalho - Integrante / Antonio Avilmar de Souza - Integrante / Maria Assunção Lopes - Integrante / Allan Silveira dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Luzimara Silveira Braz Machado.

2008

1.   2008-Atual. Evasão e Retenção nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros
Descrição: Analisar criticamente a retenção e evasão nos cursos de licenciatura, na modalidade regular, oferecidos nos 9 (nove) Campi da Unimontes, através do acompanhamento da vida acadêmica do aluno no período do 2º semestre de 2005 ao 1º semestre de 2009, nos turnos diurno e noturno, visando efetivar a política de inclusão social da Instituição... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Renata Cordeiro Maciel - Coordenador / Mânia Maristane Neves Silveira Maia - Integrante / Shirley Sabriny Alves Pereira - Integrante / Dalila Alves dos Santos - Integrante / Andrea Lafeta de Melo Franco - Integrante. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mânia Maristane Neves Silveira Maia - Coordenador.
Membro: Mânia Maristane Neves Silveira Maia.


(*) Relatório criado com produções desde 2013 até 2013
Data de processamento: 27/11/2014 14:11:59