1. | 2013-Atual. A GESTÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EAD NA UAB/UNIMONTES: AVANÇOS E DESAFIOS Descrição: A pesquisa propõe desenhar o modelo de gestão utilizado na oferta dos cursos de graduação à distância para formação de professores na Unimontes/UAB, com foco nas etapas do processo de tecnologia para atender o campo acadêmico e administrativo, considerando o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Cordeiro Maciel - Coordenador / Maria das Graças Mota Mourão - Integrante / Andréa Lafetá de Melo Franco - Integrante / Maria Nadurce Silva - Integrante / Wellington Danilo Soares - Integrante. Membro: Renata Cordeiro Maciel. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Lafeta de Melo Franco - Integrante / Renata Cordeiro Maciel - Coordenador. Membro: Andrea Lafeta de Melo Franco. |
2. | 2013-Atual. Estudos e Pesquisas das Salas de Recursos Multifuncionais de Montes Claros - MG Descrição: Projeto de Pesquisa na área da Educação Inclusiva, envolvendo professores da rede Municipal de Educação e professores da UNIMONTES, com uma professora convidada da UFSCAR e a Coordenadora da rede Municipal em Educação Especial Inclusiva. Este projeto envolve Encontros e Grupos Focais com a coordenação dos professores da UNIMONTES.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cassandra Catarina Gonçalves Mineiro - Coordenador / Carlos Alberto Siqueira Alexandre - Integrante / Aline Silvânia Ferreira dos Santos - Integrante / Leonice Vieira de Jesus Paixão - Integrante / Isabel Simões de Oliveira - Integrante / Hélida Cristine Santos Mendes Barroso - Integrante / Bárbara Ferreira de Carvalho - Integrante / Ilma Mendes de Almeida - Integrante / Paula Eugenio Félix de Almeida - Integrante / Simone Maria Oliveira Azevedo Rocha - Integrante. Membro: Cassandra Catarina Gonçalves Mineiro. |
3. | 2013-Atual. Implicações do Programa Bolsa-família no desenvolvimento escolar de crianças na rede municipal de Montes Claros- MG - primeira década: resultados sistêmicos e avaliação sob olhar das famílias e dos educadores envolvidos. Descrição: As discussões brasileiras sobre a pobreza e a desigualdade se intensificaram, consideravelmente, após a adoção dos programas de transferência de renda, mas as avaliações das relações dos programas de transferência de renda sobre a Educação dos beneficiários brasileiros ainda são escassas e não apresentam resultados consistentes. O presente projeto, intitulado Implicações do Programa Bolsa-família no desenvolvimento escolar de crianças na rede municipal de Montes Claros- MG - primeira década: resultados sistêmicos e avaliação sob olhar das famílias e dos educadores envolvidos busca emitir considerações na compreensão do Bolsa-família em seus aspectos quantitativos no tocante ao impacto de caráter financeiro redistributivo e qualitativos nas subjetividades e em seu simbolismo imaterial. Apoia-se em autores como Kliksberg (2001), Medeiros, Brito e Soares (2007), que apontam que grande parte das críticas e opiniões direcionadas ao programa não possuem evidência empírica e devido a isto, podem comprometer consideravelmente os caminhos do sistema de proteção social brasileiro. O tema em questão revela nossa percepção atual sobre a necessária avaliação de um Programa em sua primeira década de implantação. Buscaremos a explicitação através de dados e consultas pessoais sobre as implicações principais deste Programa avaliando sua viabilidade ou não a fim de oferecer a sociedade o retrato atual de uma realidade marcada por estigmas e contradições.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliane Leite Ferreira e Figueiredo - Coordenador / Sandra Maria de Sá Carneiro - Integrante. Membro: Juliane Leite Ferreira e Figueiredo. |
4. | 2013-Atual. Lei 10639/03: Por Quantos Caminhos se Constrói um Projeto Descrição: O projeto de pesquisa visa analisar o impacto da lei 10639/03 no currículo dos cursos de formação inicial de professores da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Zilmar Santos Cardoso - Coordenador. Membro: Zilmar Santos Cardoso. |
5. | 2013-Atual. Políticas de Desenvolvimento e de Formação Docente no Brasil: o Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar-PABAEE (1956-1964) Descrição: A pesquisa tem por objetivo refletir sobre políticas de desenvolvimento adotadas no Brasil nas décadas de 1950-1960 e a sua relação com a formação docente para a escola primária. Para tanto tem-se como objeto de análise o Programa de Assistência Brasileiro Americano ao Ensino Elementar (PABAEE) e suas influências no processo de (re)ordenação da política de formação docente adotada pelo governo brasileiro. Consiste em uma pesquisa com abordagem qualitativa de cunho histórico e valer-se-à de fontes bibliográficas, documentais - leis, decretos, regulamentos, resoluções - referentes à formação docente no Brasil, relatórios e demais escritos produzidos durante a implantação e execução do PABAEE, jornais da época e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos INEP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sarah Jane Alves Durães - Coordenador / Vivian Grasielle Freitas - Integrante. Membro: Sarah Jane Alves Durães. |
6. | 2013-Atual. Projeto Memória e História das Instituições Escolares do Norte e Noroeste de Minas Gerais: uma Contribuição para a Criação de Acervo Histórico/Memória das Escolas Públicas Mineiras Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonice Vieira de Jesus Paixão - Coordenador / Rosangela Silveira Rodrigues - Integrante / Maria Nailde Martins Ramalho - Integrante / Islei Gonçalves Rabelo - Integrante / Maria Nadurce da Silva - Integrante / Lucilena Nunes Araújo - Integrante. Membro: Leonice Vieira de Jesus Paixão. Descrição: Realizar pesquisa no âmbito das Escolas Públicas criadas nas três primeiras décadas dos anos novecentos com o objetivo de analisar e historicizar o processo de escolarização das cidades de Grão Mogol, Montes Claros, Coração de Jesus, Diamantina, Paracatu e Unaí, a fim de refletir sobre os fatores determinantes do processo de suas implantações. Realizar atividades de extensão por meio da criação de um acervo histórico/memória educativa nas primeiras escolas criadas no período das três primeiras décadas dos anos novecentos, nas cidades de Grão Mogol, Montes Claros, Coração de Jesus, Diamantina, Paracatu e Unaí, no decorrer do processo de investigação da historicidade das referidas escolas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Islei Gonçalves Rabelo - Integrante / Rosângela Silveira Rodrigues - Coordenador / Maria Nailde, M. Ramalho - Integrante / Leonice Vieira de Jesus Paixão - Integrante / Maria Nadurce da Silva - Integrante / Lucilena Nunes de Araujo - Integrante. Membro: Islei Gonçalves Rabelo. |
1. | 2012-Atual. A Gestão da Educação à Distância - EAD na UAB/Unimontes: avanços Descrição: Este projeto tem como objetivos: Traçar um perfil do gestor da Educação à distância EaD na UAB-Unimontes; Identificar os problemas enfrentados pelo gestor no gerenciamento da Educação à Distância nos Cursos desenvolvidos pela UAB-Unimontes, no período de 2008 a 2012; Analisar a prática da gestão educacional na educação a distância (EaD), buscando compreender suas particularidades; Demonstrar o processo de gestão da tecnologia nos Cursos da UAB-Unimontes; Refletir sobre os problemas enfrentados na gestão da Educação à distância à luz da literatura pertinente; Apontar soluções para os problemas da gestão em EaD detectados através desta pesquisa à luz da literatura pertinente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Nadurce da Silva - Coordenador / Renata Cordeiro Maciel - Integrante / Maria das Graças Mota Mourão - Integrante. Membro: Maria Nadurce da Silva. |
2. | 2012-Atual. Descentralização do ensino e ação municipal na educação brasileira: análise de alguns municípios de Minas Gerais no início da República (1889-1906) Descrição: Pensando num projeto de história da educação comparada, buscamos compreender o fenômeno da formação do município pedagógico em outras cidades do estado de Minas Gerais, expandindo o levantamento em Ouro Preto, Juiz de Fora, Araguari, Uberaba, Mariana, Paracatu, Montes Claros, Diamantina e Sacramento, onde encontramos importantes documentos que retratam os esforços pela instrução pública no contexto municipal. Esses resultados nos levaram a um repensar sobre o processo de difusão dos sistemas escolares de ensino na segunda metade do século XIX e início do XX, chamando a atenção para o caráter também pedagógico do município em realidades diferenciadas do interior brasileiro, notadamente Minas Gerais, onde o estudo sobre Uberabinha identificou a centralidade da educação nas preocupações da edilidade. O limite temporal estabelecido foi, por um lado, 1889, com o início da República e, por outro, o ano de 1906, marcado pela reforma João Pinheiro, que institui o sistema de grupos escolares no estado, abrindo caminho para uma nova fase na educação mineira. Deve-se chamar a atenção que essas datas são apenas referenciais, podendo a pesquisa voltar-se tanto para períodos anteriores como posteriores. Em função dos resultados alcançados, que corroboram boa parte de nossas hipóteses, propõe-se, neste momento, nova ampliação do universo de estudo, incluindo mais 5 cidades mineiras: Araxá, Patos de Minas, Serro, Rio Pomba e Teófilo Otoni. Para isso, serão utilizadas categorias comuns de análise, para se aquilatar as proximidades e os distanciamentos na formação do município pedagógico nas diferentes localidades do estado. Tomaremos como unidade de comparação estes municípios, por terem sua documentação organizada nos Arquivos Municipais ou disponibilizada por outros meios e por contarem quase todos com instituições de ensino superior, o que facilita o diálogo com outros pesquisadores e a formação de parcerias institucionais na catalogação e interpretação dos dados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sarah Jane Alves Durães - Integrante / Dalva Carolina de Menezes Yasbeck - Integrante / Wenceslau Gonçalves Neto - Coordenador / Carlos Henrique de Carvalho - Integrante / Geraldo Inácio Filho - Integrante / Rosana Areal de Carvalho - Integrante / Flávio César de Freitas Vieira - Integrante / Antoniette Camargo de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Sarah Jane Alves Durães. |
3. | 2012-Atual. Estudo sobre os fatores de degradação físicos e biológicos que contribuem para o desgaste dos materiais bibliográficos da Biblioteca Professor Antônio Jorge da Universidade Estadual de Montes Claros Descrição: Objetiva investigar os fatores de degradação do acervo da Biblioteca da Unimontes. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Joao Olimpio Soares dos Reis - Integrante / Elizabete Barbosa Carneiro - Integrante / Filomena Luciene Cordeiro - Coordenador / Roseli Aparecida Damaso - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Joao Olimpio Soares dos Reis. |
4. | 2012-Atual. Estudos e Pesquisa das salas de Recursos Multifuncionais de Montes Claros - MG Descrição: Pesquisa com as professoras da rede municipal, em parceria com o ONEESP, em salas de Recursos Multifuncionais. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cassandra Catarina Gonçalves Mineiro - Coordenador / Carlos Alberto Siqueira Alexandre - Integrante / Leonice Vieira de Jesus Paixão - Integrante / Isabel Simões de Oliveira - Integrante / Hélida Cristine Santos Mendes Barroso - Integrante / Simone Maria Oliveira Azevedo Rocha - Integrante / Eny Silveira - Integrante. Membro: Cassandra Catarina Gonçalves Mineiro. |
5. | 2012-Atual. Sistema de cotas e desempenho dos estudantes cotistas: percepção de professores e estudantes do curso de Medicina da Unimontes Descrição: Analise das percepções de professores e estudantes do curso de Medicina/Unimontes sobre o sistema de cotas e o desempenho dos cotistas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Simone Monteiro Ribeiro - Coordenador / Fernanda Alves Maia - Integrante / CARVALHO, Maria Tereza - Integrante. Financiador(es): FAPEMIG - Bolsa. Membro: Simone Monteiro Ribeiro. |
1. | 2011-Atual. HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Descrição: O GHOEM é um grupo de pesquisa interinstitucional que pretende constituir um referencial para a utilização da História Oral como recurso a pesquisas em Educação Matemática, com o que se pretende elaborar um mapeamento histórico sobre a formação de professores de Matemática no Brasil. Além disso, pretende-se investigar a possibilidade da História Oral quanto a sua contribuição para estudos e intervenções envolvendo temas específicos em Educação Matemática (concepções de professores de Matemática; identidade de grupos de pesquisa e estudos, referenciais teóricos para nortear análise de livros didáticos, formação de professores de Matemática, dentre outros). Além dessas frentes de pesquisa, o GHOEM criou um subgrupo para desenvolver projetos de iniciação científica, o IC-GHOEM, cujos objetivos principais são: intensificar o oferecimento de estágios de iniciação científica aos estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades nas quais estão lotados os membros do grupo; e promover o exercício de orientação de pesquisa aos "estudantes" vinculados ao GHOEM que, como alunos de Programas de Mestrado e Doutorado, serão futuros orientadores em Cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação. Tendo formado um acervo considerável de obras didáticas antigas (contendo livros do século XVII a meados do século XX, já restaurados e disponibilizados ampla e gratuitamente à comunidade de pesquisa) atualmente o grupo intensificou estudos sobre conservação de arquivos e tem desenvolvido pesquisas sobre análise de livros didáticos de Matemática. Maiores detalhes sobre a produção do grupo, com a íntegra (disponível para download) de muitos dos trabalhos já desenvolvidos, podem ser buscados em www.ghoem.com e www.ic.ghoem.com. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida - Integrante / ANTÔNIO VICENTE MARAFIOTI GARNICA - Coordenador / HELOÍSA DA SILVA - Integrante / MARIA LAURA MAGALHÃES GOMES - Integrante. Membro: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida. |
2. | 2011-2013. Mulheres negras na docência do Ensino Superior: discriminação e resistência Descrição: A presente pesquisa insere-se no campo de estudos sob uma perspectiva histórica e cultural a fim de conhecer o processo de profissionalização e a permanência das professoras negras na Universidade Estadual de Montes Claros (Brasil). Como principal objetivo pretende-se analisar como ocorreu e ocorre o processo de inserção profissional das mulheres negras na docência do ensino superior no Brasil, face ser esta uma profissão inicialmente masculina, onde somente os homens estudavam e ensinavam. Paralelamente pretende-se a todo tempo construir um estudo sobre o gênero feminino e a feminização do espaço docente aliando o critério raça e observar de que maneira acontece a afirmação feminina neste ambiente predominantemente branca, historicamente um gueto masculino. Através da realização da análise de cinco histórias de vida, mediante relatos, pretende-se analisar o espaço universitário público para identificar de que maneira ocorreu o processo de inserção de mulheres negras na docência do ensino superior e verificar se ocorre o racismo institucional, ademais de analisar de que forma ocorre essa legitimação e permanência das referidas professoras negras no ensino superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sarah Jane Alves Durães - Coordenador / Emanuella Marques - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual de Montes Claros - Remuneração. Membro: Sarah Jane Alves Durães. |
3. | 2011-Atual. Núcleo de Sociedade Inclusiva - NUSI Descrição: Pesquisa envolvendo acadêmicos deficientes para orientação e suporte nos estudos universitários.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cassandra Catarina Gonçalves Mineiro - Integrante / Carlos Alberto Siqueira Alexandre - Integrante / Simone Maria Oliveira Azevedo Rocha - Coordenador. Membro: Cassandra Catarina Gonçalves Mineiro. |
4. | 2011-Atual. O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, e as suas implicações no processo de construção da identidade na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM Descrição: Trata-se de um projeto que tem como objetivo analisar a expansão do Ensino superior pelo Reuni nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e a participação da comunidade na escolha dos cursos.Propõe investigar a formação da identidade da instituição por meio da efetivação de seus professores bem como a evasão dos mesmos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Márcio Antônio Silva - Integrante / Maria Nailde Martins Ramalho - Coordenador. Membro: Márcio Antônio Silva. |
5. | 2011-Atual. Observatório Nacional de Educação Especial - ONEESP Descrição: Áreas temáticas na pesquisa: 1- A avaliação institucional das salas de recursos multifuncionais; 2- Análise do fluxo escolar de alunos com necessidades educacionais especiais e estudos estatísticos de suas dificuldades de aprendizagens.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isabel Simões Oliveira - Integrante / Cassandra Catarina Gonçalves Mineiro - Coordenador. Membro: Isabel Simões Oliveira. |
6. | 2011-2013. OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTUDO EM REDE NACIONAL SOBRE AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NAS ESCOLAS COMUNS. Descrição: Avaliação institucional das salas de recursos multifuncionais tomando como base: indicadores de qualidade do ensino-aprendizagem, do trabalho didático e da carreira docente; indicadores de desempenho do atendimento educacional especializado e da qualidade de ensino em salas de recursos multifuncionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonice Vieira de Jesus Paixão - Coordenador / PAIXÃO, L.V.J. - Integrante. Membro: Leonice Vieira de Jesus Paixão. |
7. | 2011-Atual. ONEESP-Observatório Nacional Educação Especial Descrição: Como membro colaborador, na pesquisa que caracteriza a sala de recursos multifuncionais e produção de conhecimento para formação continuada dos professores em educação especial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (2) . Integrantes: Carlos Alberto Siqueira Alexandre - Coordenador. Membro: Carlos Alberto Siqueira Alexandre. |
1. | 2010-Atual. Descentralização do ensino e ação municipal na educação brasileira: análise de alguns municípios de Minas Gerais no início da República (1889-1906) Descrição: O município pedagógico é, provisoriamente, entendido como uma entidade político-administrativa possibilitada no final do séc. XIX pela presença de uma legislação descentralizadora da gestão do ensino e a extensão da responsabilidade para com a instrução primária aos seus limites, levando à regulamentação local dessa obrigação. No âmbito da crença no poder regenerador da educação e da difusão dos sistemas escolares, as elites locais fazem uso desse processo para a definição de uma identidade municipal e para a defesa de objetivos particulares. Esta concepção nos motivou a avançar o estudo da formação do sistema de instrução pública no Brasil para além da análise estadual, estendendo essa investigação aos municípios, inicialmente tomando Uberabinha como referência. Em seguida, pensando num projeto de história da educação comparada, buscamos compreender o fenômeno da formação do município pedagógico em outras cidades do estado de Minas Gerais, expandindo o levantamento em Ouro Preto, Juiz de Fora, Araguari e Uberaba, onde encontramos importantes documentos que retratam os esforços pela instrução pública no contexto municipal. Esses resultados nos levaram a um repensar sobre o processo de difusão dos sistemas escolares de ensino na segunda metade do século XIX e início do XX, chamando a atenção para o caráter também pedagógico do município em realidades diferenciadas do interior brasileiro, notadamente Minas Gerais, onde o estudo sobre Uberabinha identificou a centralidade da educação nas preocupações da edilidade. O limite temporal estabelecido foi, por um lado, 1889, com o início da República e, por outro, o ano de 1906, marcado pela reforma João Pinheiro, que institui o sistema de grupos escolares no estado, abrindo caminho para uma nova fase na educação mineira. Deve-se chamar a atenção que essas datas são apenas referenciais, podendo a pesquisa voltar-se tanto para períodos anteriores como posteriores. Em função dos resultados alcançados, que corroboram boa parte d. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sarah Jane Alves Durães - Integrante / Wenceslau Gonçalves Neto - Coordenador / Carlos Henrique de Carvalho - Integrante / Geraldo Inácio Filho - Integrante / Rosana Areal de Carvalho - Integrante / Flávio César de Freitas Vieira - Integrante / Antoniette Camargo de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Sarah Jane Alves Durães. |
2. | 2010-2013. O Uso e a Disseminação das TICs no Ensino Presencial Descrição: Projeto para subsidiar a aprendizagem interativa, fazer com que os acadêmicos dos cursos de graduação presencial tenham maior intimidade com as ferramentas interativas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ariadne Maria Gonzaga - Coordenador / Patricia Takaki - Integrante. Membro: Ariadne Maria Gonzaga. |
1. | 2009-2013. GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E SEUS MECANISMOS DE CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO: o desafio do Plano de Ações Articuladas (PAR) Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva investigar o Plano de Ações Articuladas PAR implantado em 2007, como instrumento de apoio técnico e financeiro articulado com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para promover a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB dos entes federativos. A coordenação geral fica a cargo da Professora Dra. Marília Fonseca (UnB), haja vista a experiência dessa universidade no acompanhamento de programas nacionais como o Fundescola e PDE-Escola (FONSECA, OLIVERIA E TOSCHI, 2004). De forma a conhecer as especificidades regionais do objeto em pauta, este projeto de pesquisa se propõe a ampliar o campo de pesquisa, incluindo pesquisadores já contatados pela coordenação da pesquisa, dentre eles, professores, estudantes de pós-graduação e de graduação (bolsistas Pibic) das seguintes universidades: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Estadual de Goiás (UEG).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida - Integrante / SILVA, Márcio Antônio. - Coordenador / FEITOSA, Antônio Maurílio Alencar. - Integrante / MARINHO, Railma Aparecida Cardoso. - Integrante / REIS, Guiomar Damásio Silva. - Integrante / SOUZA,Ediléia Alves Mendes. - Integrante / José Normando Gonçalves Meira - Integrante. Membro: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida. |
2. | 2009-Atual. Projeto Comunitario Comunidade Terapeutica Fazenda São Francisco de Assis Descrição: Responsavel direto pela sustentação do projeto comunitario comunidade terapeutica são francisco de assis, montes claros,mg. Ações de triagem, reintegração, profissionalização, socialização de pessoas adictas, orientação equipe multidisciplinar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Alberto Siqueira Alexandre - Coordenador. Membro: Carlos Alberto Siqueira Alexandre. |
1. | 2008-Atual. GEPEDS - Grupo de Estudos e Pesquisa na Educação, Diversidade e Saúde Descrição: Analisar criticamente a retenção e evasão nos cursos de licenciatura, na modalidade regular, oferecidos nos 9 (nove) Campi da Unimontes, através do acompanhamento da vida acadêmica do aluno no período do 2º semestre de 2005 ao 1º semestre de 2009, nos turnos diurno e noturno, visando efetivar a política de inclusão social da Instituição... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Andrea Lafeta de Melo Franco - Integrante / Renata Cordeiro Maciel - Coordenador / Mânia Maristane Neves Silveira Maia - Integrante / Shirley Sabriny Alves Pereira - Integrante / Dalila Alves dos Santos - Integrante. Membro: Andrea Lafeta de Melo Franco. |
2. | 2008-Atual. GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NA DIVERSIDADE - GEPEDS Descrição: O propósito do grupom é integrar e incentivar trabalhos de pesquisa em educação, educação física e saúde, através do envolvimento de professores pesquisadores, discentes dos cursos de Pedagogia, Educação Física e ligados à Saúde, além de outras instiutições de ensino e de pesquisa do país e do exterior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida - Integrante / MOURÃO, Maria das Graças Mota. - Coordenador / Silvana Diamantino França - Integrante / ARAÚJO NETO, A. B. - Integrante / BARBOSA, Maria Cristina Freire - Integrante / CARDOSO, Zilmar Santos Cardoso. - Integrante / MACIEL, Renata Cordeiro. - Integrante. Membro: Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida. |
3. | 2008-Atual. Grupo de Pesquisa, Educação, Diversidade e Saúde, GEPEDS Descrição: Descrição:Coordenaçãoda Linha de Pesquisa Políticas Públicas na Educação Básica e Superior, Educação Diversidade e Cidadania.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Cristina Freire Barbosa - Coordenador / Zilmar Gonçalves Santos - Integrante / Valéria Daiane Soares dos Santos - Integrante / Juliane Leite Ferreira - Integrante / Odet Terezinha Maciel - Integrante / Bruna Luiza Nunes Garcia - Integrante. Membro: Maria Cristina Freire Barbosa. |
1. | 2003-Atual. NUSI-Nucleo de Sociedade Inclusiva - Unimontes Descrição: Núcleo de integração dos alunos cotistas, tal como, pesquisar sua permanencia na universidade e suas condições de acesso aos materiais didáticos que favorecem sua aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (17) . Integrantes: Carlos Alberto Siqueira Alexandre - Coordenador. Membro: Carlos Alberto Siqueira Alexandre. |
(*) Relatório criado com produções desde 2013 até 2013
Data de processamento: 26/11/2014 17:56:45